Ir para o conteúdo

Tudo sobre software para gestão de turnos de trabalho: por que ter um na sua empresa

·
7 minutos de leitura
software gestão de turnos de trabalho

Um software para gestão de turnos de trabalho serve para organizar as escalas conforme as demandas da organização. Quem trabalha em setores como o RH sabe da importância dessas ferramentas digitais. Neste artigo, falaremos sobre a importância de ter um software para gestão de turnos de trabalho na sua empresa.

Você já ouviu falar sobre “software gestão de turnos”? Esse tipo de ferramenta agiliza e automatiza o processo de distribuição dos turnos de todos os colaboradores. Além disso, ele oferece uma visão mais clara e detalhada sobre a disposição dos horários dos funcionários, evitando erros e confusões em escalas de trabalho.

Abaixo, exploraremos as vantagens de utilizar um software de gestão de turnos. Veja como ele pode melhorar a gestão de equipes de trabalho. Descubra como esse recurso pode facilitar a rotina do departamento de Recursos Humanos e Departamento Pessoal.

Conheça uma tecnologia para gerenciar os turnos de trabalho na sua empresa da melhor forma

ferias ausencias rh

O que é gestão de turnos de trabalho?

Antes de falarmos sobre o software de gestão de turnos, precisamos explicar o que é a gestão de turnos de uma empresa. De maneira geral, esse tipo de gestão organiza as escalas de trabalho conforme as demandas da organização.

Sendo assim, dentro das empresas, os turnos são divididos pela parte da manhã, tarde e noite. O fluxo de trabalho pode ser fixo ou intermitente, quando as escalas de trabalho funcionam 24 horas por dia. Entenda melhor as seguintes modalidades:

  • Modelo fixo: o período de trabalho é regular, ou seja, quando não se altera;
  • Modelo de escala revezada: há alternância de horários de trabalho e, portanto, uma irregularidade entre os horários de trabalho.

Os 3 turnos de trabalho

Antes de saber como utilizar um software de RH para realizar a gestão de turnos de trabalho de uma instituição, é preciso entender melhor os 3 turnos de trabalho. Veja como funciona:

1º turno de trabalho

Também conhecido como turno da manhã, esse primeiro turno, normalmente, começa às 8h30 e termina às 17h30. Outra opção se inicia às 9 da manhã e finaliza às 18h.

Geralmente, esses turnos possuem 1 hora de pausa para o almoço. Esse é o turno mais comum nas empresas e preferido pelos trabalhadores que podem equilibrar o tempo de trabalho e o tempo livre.

2º turno de trabalho

O 2º turno de trabalho começa entre 14h e 17h e termina entre às 22h e meia-noite. Esse tipo de turno é muito comum para cargos de enfermeiro, policial, agente penitenciário e atendente de posto de gasolina.

3º turno de trabalho

Normalmente, o 3º turno de trabalho começa por volta das 21h à meia-noite e finaliza o expediente entre 7h e 9h da manhã. As empresas que mais utilizam o terceiro turno são da área de hospitalidade, segurança e hotelaria.

Como o RH pode realizar a gestão de turnos de trabalho corretamente?

gestão de turnos

A área de Recursos Humanos é a responsável por garantir a eficiência das equipes de trabalho e a satisfação dos colaboradores. Para isso, uma das ações é a realização da gestão e planejamento de turnos corretamente. Saiba como seguir algumas práticas e considerar alguns fatores importantes nesse tipo de gestão:

Conhecer as leis trabalhistas

O RH precisa fazer a adequação dos turnos de trabalho à legislação trabalhista. Portanto, busque o conhecimento e cumpra as normas e regulamentos das leis relacionadas à gestão de turnos de trabalho.

O Artigo 7º da Constituição Federal trata sobre esse tema na legislação em dois incisos:

XIII – duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

XIV – jornada de seis horas para o trabalho realizado em turnos ininterruptos de revezamento, salvo negociação coletiva.

📚 eBook gratuito: guia da atual legislação trabalhista para RH [em PDF]

Coletar informações sobre as áreas

Busque conhecer melhor os setores para criar escalas de turnos que não prejudiquem os processos e produções diárias. Sendo assim, saiba qual a capacidade de colaboradores por área, quantidade de demandas solicitadas e carga horária semanal dos funcionários.

Assim, você poderá desenvolver a gestão de turnos de trabalho de maneira correta e aumentar a produtividade, atendendo às demandas da empresa.

Considerar as necessidades dos colaboradores

Tenha em mente as necessidades dos trabalhadores, como horários de transporte, compromissos pessoais, entre outros. É importante que a distribuição de turnos seja realizada de forma equilibrada e justa.

Além disso, seja flexível na hora de realizar a distribuição de turnos e esteja disposto a fazer ajustes nas escalas quando necessário.

Utilizar ferramentas tecnológicas

O uso de ferramentas tecnológicas, como um software de gestão de turnos e um software de gestão de pessoas podem agilizar e automatizar o processo de divisão de turnos, ajudando a evitar falhas.

Essas ferramentas digitais ainda mantêm uma comunicação clara com os colaboradores sobre os horários de trabalho de cada turno.

O que é software de gestão de turnos?

Você sabe o que é software de gestão de turnos? É uma das formas mais eficientes e práticas de realizar a gestão de turnos. Normalmente, ela pode ser feita através de um dos recursos de um sistema de RH, que pode trazer integrado um aplicativo para turno de trabalho.

Esse tipo de software para gestão de horários facilita a distribuição dos turnos conforme a disponibilidade e as escalas dos funcionários, além das demandas da empresa.

Assim, ao assumir essa tarefa, esse software de gestão de RH garante que todos os processos envolvendo os turnos e escalas sejam distribuídos da maneira correta, conforme as leis trabalhistas, evitando as falhas humanas.

Portanto, o software de gestão de turnos automatiza e simplifica a disposição dos turnos e escalas, incluindo o controle de ponto e a gestão de folgas, férias e ausências.

📽️ Veja, por exemplo, como funciona o software de gestão de turnos da Factorial, o mais completo do mercado 👇

botao demo

📥 Baixe grátis: planilha de gestão de férias e planilha de banco de horas [Excel]

Dicas para escolher o melhor software de gestão de turnos

Como escolher um sistema de Recursos Humanos mais adequado para sua empresa? O melhor software para controlar turnos de trabalho?

Para te ajudar a encontrar o melhor software de gestão de turnos, listamos alguns critérios que devem ser considerados na hora da escolha:

  • Certifique-se que o software para gestão de horários possua o planejamento de turnos semanais e a longo prazo;
  • Procure uma tecnologia que envie notificação de turnos definidos ou modificados para os colaboradores;
  • Se a sua empresa opera com turnos fixos, então escolha uma ferramenta que ofereça a possibilidade de escolher entre os turnos mais usados nas últimas semanas;
  • Opte por uma ferramenta digital que realize o monitoramento das horas para ter mais controle do planejamento e análise dos turnos dos seus funcionários:
  • Escolha um software gestão de turnos que ofereça demonstração grátis ✅, como o software da Factorial, que oferece essa opção e todas as anteriores.

Enquanto escolhe o melhor sistema de gestão de turnos para sua empresa, você pode usar o Modelo de Escalas de Trabalho em Excel grátis que oferecemos:

📥 Baixe grátis: Modelo de Escalas de Trabalho em Excel

escalas de trabalho

Como funciona o software de RH da Factorial?

O software de Recursos Humanos da Factorial é tudo-em-um porque oferece a gestão e planejamento de turnos e outros inúmeros recursos para esse setor. Dentre as funcionalidades relacionadas com a gestão de turnos, por exemplo, estão:

  1. Atribuição de turnos para um ou mais colaboradores: com esse software para gestão de horários é possível facilitar o agendamento dos turnos de trabalho com um calendário visual, onde os turnos podem ser repetidos diariamente, semanalmente ou por um período mais longo;
  2. Monitoramento das horas trabalhadas nos turnos: com essa ferramenta, os profissionais de RH podem eliminar os turnos na própria célula, fazer mudanças nos turnos e publicá-los para avisar a todos;
  3. Personalização e visualização dos turnos: é possível usar filtros para um melhor planejamento dos turnos, como por colaboradores, por equipes, turnos por localização ou escritório;
  4. Detecção de conflitos: o software da Factorial ajuda na detecção de conflitos entre turnos de trabalho e facilitam a escolha de turnos justos para cada profissional;
  5. Relatórios personalizados: com esse sistema de RH é fácil criar relatórios completos sobre os dias e horários de trabalho de cada colaborador ou equipe;
  6. Entre outros inúmeros recursos.

Por que ter um software de gestão de turnos de trabalho na sua empresa?

Ainda não está convencido sobre os benefícios de um software gestão de turnos? Então confira os motivos que comprovam a necessidade do setor de Recursos Humanos ter essa ferramenta. Confira abaixo:

Acessibilidade

Todos os profissionais de RH e colaboradores da empresa podem acessar esse sistema para verificarem os turnos de qualquer lugar. Só é necessário ter conexão à internet. Essa vantagem se torna mais valiosa para empresas que realizam trabalho home office ou sistema híbrido.

Maior transparência das informações

O uso do software gestão de turnos oferece transparência, tanto para a empresa quanto para o funcionário. Afinal, com esse recurso é possível saber o horário correto dos turnos sem que haja margem para a dúvida.

Evita problemas com turnos e escalas

Além de evitar conflitos entre turnos e escalas dos colaboradores, esse software detecta as ausências não justificadas. Portanto, os integrantes do setor de RH serão avisados caso esse problema aconteça.

Economia de tempo e aumento da produtividade

Ao utilizar o software de gestão de tempo, a área de Recursos Humanos elimina os erros manuais e ganha tempo. Dessa forma, consequentemente, o departamento aumenta a sua produtividade.

🎥 Entenda em menos de 1 minuto como funciona ⬇️

✅ Teste a Factorial grátis por 14 dias e melhore a gestão de turnos da sua empresa!

botao demo

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados