Ir para o conteúdo

Pilares do RH: quais são e por que são importantes para sua empresa?

·
5 minutos de leitura
pilares do RH

Desde o recrutamento e seleção de pessoas até o desenvolvimento profissional e a tecnologia, são muitos os pilares do RH que desempenham um papel imprescindível para a organização. Saiba mais sobre o assunto! 

Você já deve saber que o departamento de Recursos Humanos desempenha um papel fundamental no sucesso de uma empresa, certo? Não se trata apenas de contratar e demitir funcionários, mas sim de estabelecer uma base sólida para o crescimento organizacional e aprimoramento do ambiente de trabalho.

Dentro dessa perspectiva, os pilares do RH se destacam como elementos-chave para o desenvolvimento estratégico e a sustentabilidade de uma empresa.

Pensando nisso, vamos explorar neste post os principais fatores que devem servir de sustentação ao RH e por que eles são tão importantes para sua organização.

Desde o recrutamento e seleção de pessoas até o desenvolvimento profissional e a importância da tecnologia aliada a processos e estratégias, cada pilar desempenha um papel único. Juntos, são imprescindíveis no fortalecimento da equipe e na promoção de um ambiente saudável e produtivo.

Se você deseja impulsionar o crescimento de sua empresa, atrair e reter talentos de alto desempenho e construir uma cultura empresarial positiva, este artigo é para você.

Boa leitura!

Descubra uma tecnologia que pode otimizar todos os pilares do seu RH

performance

Quais são os pilares do RH?

Os pilares do RH representam os fundamentos essenciais que sustentam as práticas e estratégias adotadas nessa área.

Eles fornecem uma base sólida para atrair, desenvolver e reter talentos, além de promover uma cultura organizacional positiva e produtiva.

A seguir, vamos explorar os aspectos mais importantes e entender por que eles são tão relevantes para sua organização.

Pessoas

pilares do RH estratégico

Um dos pilares fundamentais do RH é o cuidado com as pessoas. Afinal, o bem-estar e a segurança dos colaboradores são prioridades que não podem ser negligenciadas, concorda?

Assim, promover segurança no trabalho e manter um ambiente saudável são ações cruciais para o engajamento e a produtividade dos funcionários. Para isso, o setor deve utilizar estratégias que capacitem os colaboradores e promovam a cultura da empresa.

Uma abordagem baseada em perfis comportamentais, por exemplo, é uma forma de trilhar esse percurso por meio de estudos avançados na área da tecnologia. Com isso, é possível compreender os pontos fortes e as áreas de melhoria de cada colaborador, evitando, inclusive, episódios de ansiedade no trabalho.

Grande aliado nesse processo, o People Analytics é um exemplo de metodologia que pode auxiliar na compreensão do comportamento dos colaboradores e fornecer dados relevantes aos gestores de RH.

Com o auxílio da ferramenta, o setor pode tomar decisões embasadas em informações sólidas e operar uma gestão de mudanças sempre que necessário.

👉 Baixe gratuitamente nosso gráfico teia de aranha e identifique os talentos que sua empresa precisa

Tecnologia

Já ouviu falar em RH 4.0? Este é o termo atribuído à revolução tecnológica e inovadora aplicada ao setor de Recursos Humanos.

Essa revolução é impulsionada pela utilização de dispositivos, ferramentas, softwares de gestão e metodologias que buscam otimizar as atividades do RH, além de embasá-las em dados.

Nesse contexto, os recursos tecnológicos são essenciais para trazer flexibilidade, praticidade e aproximar o setor de RH dos colaboradores.

O investimento em softwares, aplicativos e sistemas em nuvem são exemplos de como a tecnologia pode auxiliar o setor nas atividades diárias e na tomada de decisões.

Com a ajuda de softwares especializados, é possível automatizar tarefas rotineiras, como o processamento de folha de pagamento e o gerenciamento de benefícios. Isso permite que o profissional de RH tenha mais tempo para se concentrar em atividades mais estratégicas.

Além disso, a utilização de aplicativos e sistemas em nuvem permite o acesso fácil e seguro a informações relevantes por parte dos colaboradores. Facilitando a comunicação interna e a interação com o RH.

📥 [Download gratuito] eBook: Primeiros passos para estruturar o RH da sua empresa

ebook primeiros passos

Processos

A eficiência dos processos de RH é um pilar crucial para o sucesso da empresa. Desde o recrutamento e seleção até a gestão de folha de pagamento, é importante ter métodos bem estruturados e documentados.

Um contrato de experiência claro e preciso, por exemplo, ajuda a alinhar as expectativas entre a empresa e o novo colaborador.

Além disso, a geração de relatórios de RH precisos e atualizados é fundamental para embasar decisões estratégicas. Assim como avaliar o desempenho da equipe.

Ao aprimorar e padronizar os processos, o setor garante a consistência e a transparência em suas práticas.

💡 RH do futuro: quais são as principais tendências?

Estratégia

pilares da gestão de pessoas

O RH desempenha um papel importante na identificação de cargos promissores dentro da empresa e no desenvolvimento de planos de carreira para os colaboradores.

Nesse sentido, você já deve ter percebido que o RH do futuro é estratégico, não é mesmo? Por isso, ações bem planejadas e com objetivos claros formam um pilar-chave para o setor. 

Esse aspecto envolve a definição de metas alinhadas aos propósitos da organização.

Além disso, a estratégia de RH deve estar alinhada com a estratégia geral da empresa. Garantindo que os esforços estejam direcionados para impulsionar o crescimento e alcançar os resultados desejados.

💰 Baixe o modelo de plano de cargos e salários para implementar em sua empresa

Equidade

A equidade é um princípio essencial dentro do RH. Trata-se de garantir tratamento justo e igualdade de oportunidades para todos os colaboradores. Independentemente de características pessoais ou do seu background.

Promover a diversidade e a inclusão é fundamental para criar um ambiente de trabalho inclusivo. Ou seja: onde todos se sintam valorizados e respeitados.

A equidade também envolve a garantia de salários justos e benefícios equilibrados para todos os funcionários. Ao priorizar a equidade, o RH constrói uma cultura empresarial saudável e fortalece a reputação da organização.

👩🏽‍💼 Os 4 papéis do RH: quais são e quais os objetivos de cada um nas empresas

Desafios enfrentados pelo RH

pilares dos Recursos Humanos

Embora traga vantagens significativas, a implementação dos pilares também enfrenta desafios. Empresas com métodos antigos precisam passar por uma mudança comportamental. Além de investir em recursos adequados e realizar treinamentos para a utilização correta das técnicas.

A integração dos processos e a preparação da equipe são fundamentais para o sucesso da transição. Atuar a partir da realidade do RH 4.0 requer um planejamento cuidadoso, estabelecimento de objetivos claros e compartilhamento de tarefas com todo o time.

Além disso, o investimento em tecnologia é essencial, permitindo a coleta de informações e métricas sobre o ambiente de trabalho. Isso melhora o desempenho e a satisfação dos colaboradores, garantindo o armazenamento seguro desses dados.

Conte com a Factorial para potencializar seu RH

Agora que você já sabe a importância dos pilares de RH para a sua empresa, está na hora de contar com suporte de quem mais entende sobre o assunto.

Com funcionalidades chave, como centralização de informações, gestão do processo da folha de pagamentoautomação de tarefas administrativas e análises avançadas, a Factorial se destaca como uma ferramenta essencial para impulsionar a eficiência e o sucesso da sua equipe de RH.

Descubra como a Factorial pode potencializar o seu departamento de RH. Visite nosso site e conheça todos os benefícios que podemos oferecer para a sua empresa.

💻 Quer conhecer mais sobre nossa plataforma e como ela pode te ajudar? Confira em 1 minuto como funciona o software da Factorial! 👇

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados