Ir para o conteúdo

Feedback negativo: 6 dicas para manter a motivação do funcionário

·
7 minutos de leitura
feedback negativo

O feedback negativo é uma necessidade dentro das empresas e uma realidade do setor de RH. Contudo, mesmo neste momento, é primordial apontar aspectos positivos do funcionário, manter abertura para troca de ideias e preservar o ambiente colaborativo. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir!

O feedback é uma parte essencial do desenvolvimento profissional e pessoal de um funcionário. É uma maneira de fornecer informações úteis sobre o desempenho do colaborador, tanto positivas quanto negativas. Tudo para que ele possa crescer e se aprimorar.

O feedback negativo, no entanto, pode ser difícil tanto de ser dado quanto recebido. Afinal, ele pode afetar a motivação e a autoestima do profissional.

Nesse sentido, é importante que os líderes saibam como dar esse retorno de forma construtiva, para que a prática ajude o trabalhador a crescer, sem desmotivá-lo.

Neste post, vamos dar dicas de feedback e orientações para manter o funcionário engajado, melhorando os resultados da equipe.

Leia até o final e não perca nenhum detalhe importante!

Vamos lá?

✅ Conheça uma tecnologia que pode te ajudar a dar feedback para seus funcionários

performance

O que é feedback negativo?

feedback negativo

O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento profissional de qualquer colaborador em uma organização. Ele consiste em um retorno de informações sobre a atuação do funcionário e pode ser concedido como resultado de avaliação de desempenho. O objetivo é sempre melhorar o trabalho.

Nem todo retorno desse tipo, no entanto, é positivo. O feedback negativo, embora muitas vezes seja difícil de lidar, é igualmente importante para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. E, consequentemente, também para o sucesso da empresa.

No feedback positivo destacam-se os pontos fortes e as realizações do funcionário. Já no negativo são identificados aspectos a serem melhorados e erros que precisam ser corrigidos.

Alguns fatores merecem atenção especial no momento em que um líder faz essa devolutiva. O feedback negativo deve ser: 

  • claro;
  • objetivo;
  • construtivo.

Ou seja, é preciso apontar as falhas do colaborador, mas também oferecer sugestões de melhoria e mostrar que ele é capaz de superar os desafios.

Além disso, não esqueça que é determinante que ele seja dado em um momento adequado e em um ambiente propício para a conversa. Assim, existem mais chances para que o profissional entenda o objetivo do feedback, e não se sinta constrangido ou humilhado.

Vale ressaltar que o feedback pode ser uma prática constante dentro da instituição. Dessa forma, o colaborador se sente mais seguro para receber a avaliação, pois sabe que ela faz parte do processo de aprendizado e crescimento.

Nesse sentido, criar uma cultura em que essas devolutivas sejam esperadas contribui também para diminuir a ansiedade no trabalho.

💡 Crescimento profissional: qual o melhor caminho para atingir?

Feedback negativo X crítica destrutiva

A crítica destrutiva é uma abordagem negativa que pode causar danos à autoestima e à motivação do funcionário. É caracterizada por comentários hostis e sem propósito construtivo, que muitas vezes são feitos de forma injusta ou inapropriada.

Ao contrário do feedback negativo, a crítica destrutiva não fornece sugestões ou orientações claras para a melhoria do desempenho do profissional. Em vez disso, seu objetivo é atacar e desvalorizar a pessoa, em vez de ajudá-la a crescer e se desenvolver.

Esse pode ser um grande obstáculo para o trabalho dos colaboradores, pois prejudica a relação entre eles e a companhia. Além disso, pode levar a um clima tóxico, em que os funcionários se sentem desvalorizados e desmotivados. Afetando negativamente sua produtividade e satisfação.

Todo esse dilema pode contribuir, inclusive, para a demissão silenciosa, também chamada de quiet quitting. Ela ocorre quando um funcionário faz apenas o necessário para não ser demitido, sem se envolver muito com a empresa.

Em alguns casos, essa dinâmica é resultado de um ambiente de trabalho problemático ou de um líder ineficaz, que não valoriza o trabalho dos colaboradores.

É importante, portanto, que os gestores saibam identificar e evitar a crítica destrutiva. O ideal é sempre estudar como dar o feedback e optar por uma avaliação construtiva e motivadora, mesmo que seja um parecer negativo.

📊 Gráfico teia de aranha: como usar na avaliação de desempenho [+ Modelo grátis em Excel]

Feedback negativo e motivação

feedback negativo no trabalho

Sabia que, segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, funcionários motivados são 50% mais produtivos?

Essa constatação não é apenas uma impressão, mas sim fruto de um estudo que entrevistou 30 mil profissionais de 15 países, incluindo 10 mil brasileiros.

Engana-se ainda quem pensa que o bem-estar no trabalho dos colaboradores não tem relação com os resultados das empresas. Um levantamento da Universidade de Oxford apontou que 13% dos indivíduos executam melhor suas tarefas quando estão felizes. 

O engajamento é fundamental para a conquista de metas e resultados satisfatórios. É por isso que, mesmo quando há a necessidade de dar um feedback negativo para um membro da equipe, deve-se fazê-lo aliado à motivação.

Incentivar a resiliência na empresa também é indispensável para lidar com situações desafiadoras e superar adversidades.

Isso envolve a habilidade de se adaptar a mudanças, lidar com pressão e estresse e encontrar soluções criativas para os problemas que surgem no ambiente profissional.

📽️ Confira como fazer a avaliação de desempenho da sua equipe dentro do software da Factorial 👇

botao demo

Dicas para deixar o funcionário motivado

Como pudemos ver até agora, o retorno sobre o desempenho é uma ferramenta importante para fortalecer a relação humana dentro das empresas. Ele é capaz de corrigir falhas e direcionar melhorias no ambiente de trabalho.

Em um contexto de trabalho híbrido e remoto, cada vez mais comum, é ainda mais essencial cultivar essa prática por meio do diálogo aberto entre gestores, líderes e equipe.

Assim, o feedback negativo deve ser visto como uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Além disso, vale lembrar que é fundamental que líderes e colaboradores estejam antenados às tendências do mundo corporativo. 

Conforme artigo publicado na Forbes sobre “Dicas de sucesso para ajudar os líderes a fornecer feedback negativo de forma eficaz”, é imprescindível uma abordagem objetiva e baseada em fatos, evitando julgamentos pessoais.

Além disso, a autora sugere que o feedback seja fornecido em um ambiente privado e que o líder esteja aberto a ouvir a perspectiva do funcionário. Utilizar exemplos específicos e sugestões para melhorias também é uma recomendação.

Outras indicações incluem manter o tom de voz calmo e evitar linguagem ofensiva ou agressiva. Além de reconhecer as realizações do funcionário e manter um diálogo contínuo de feedback em vez de apenas fornecer feedback negativo ocasionalmente.

Confira a seguir nossas orientações para manter a motivação do colaborador, mesmo diante de um retorno negativo.

1. Aponte aspectos positivos

Uma maneira eficaz de manter a motivação dos funcionários durante o feedback negativo é apontando aspectos positivos do desempenho deles.

Essa abordagem ajuda a equilibrar a mensagem negativa com reconhecimento das ações que o funcionário está fazendo bem, criando um clima mais construtivo.

💻 Como incentivar e medir a motivação no trabalho dos seus colaboradores [+ Teste grátis]

2. Mantenha abertura e escute

Manter abertura e escutar atentamente o profissional é outra dica importante para cultivar o engajamento e a motivação após uma avaliação negativa. Os colaboradores precisam se sentir ouvidos e valorizados, mesmo quando estão recebendo críticas.

Além disso, isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança e respeito mútuo. Permitindo que o trabalhador esteja mais aberto para aceitar as críticas e desempenhar sua função nas melhorias necessárias.

⬇️ Teste de Motivação no Trabalho [Download grátis]

A motivação no trabalho é algo fundamental para o sucesso da equipe e das equipes.

Para ajudar o seu setor de RH, criamos um modelo gratuito de Teste de Motivação no Trabalho gratuito e pronto para download. Confira! 👇

regras ponto eletronico

3. Preserve o ambiente colaborativo

Você acorda muito mais disposto para trabalhar quando sabe que tem um ambiente acolhedor o aguardando, certo? É por isso que preservar uma boa atmosfera colaborativa é fundamental para que os funcionários fiquem empenhados após um feedback negativo.

Um clima organizacional hostil pode aumentar o desânimo e a desmotivação, prejudicando o desempenho individual e coletivo. Assim, é papel do líder equilibrar as críticas com encorajamento e apoio, para que as pessoas sintam que seu emprego está seguro.

Veja como RH e o setor de Comunicação podem colaborar para excelência no ambiente!

4. Implante o Plano de Desenvolvimento Individual

Implantar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser uma ferramenta eficaz para manter a motivação após um feedback negativo. O PDI é uma estratégia de desenvolvimento que busca melhorar habilidades e competências.

O plano deve ser personalizado e incluir metas específicas e tangíveis, com prazos definidos, para ajudar o funcionário a progredir em direção ao seu objetivo.

👉 Que tal mais praticidade? Baixe o nosso Plano de Desenvolvimento Individual

5. Não generalize

Não generalizar o feedback é uma das dicas curinga para manter a motivação em alta na corporação depois de uma avaliação de desempenho negativa.

Ao fornecer feedback específico e direcionado, o profissional é mais capaz de entender quais aspectos precisa melhorar e trabalhar nos acertos necessários. A generalização pode ser desmotivadora e deixar o colaborador sem saber como agir.

6. Mostre melhorias esperadas como metas

O gestor deve estabelecer metas claras e específicas para ajudar o time a se concentrar nos resultados almejados. Além disso, essa prática ajuda a alinhar as expectativas do líder e do funcionário e a promover um senso de propósito e direção.

👩🏽‍🦱 Kudos: significado e importância para engajar seus colaboradores

✅ Otimize sua gestão de talentos e tenha apoio no feedback negativo

feedback negativo para RH

Uma boa gestão de talentos por meio da tecnologia é capaz de motivar e capacitar sua equipe.

Para além da questão burocrática, considere o uso de um software completo, com mais de 3o funções, que pode te ajudar em diversos aspectos da gestão de talentos, como:

💡 A Factorial é um exemplo completo que oferece vários recursos que facilitam o dia a dia do RH. Confira em 1 minuto como funciona!

Peça uma demonstração gratuita e conheça uma tecnologia que pode te ajudar no processo de feedback de funcionários!

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados