Ir para o conteúdo

Veja quais são os cargos de RH mais promissores em 2024

·
5 minutos de leitura
Cargos rh

Os cargos de RH podem ser mais generalistas ou focados em uma área específica. Entre elas, gestão de benefícios, retenção de talentos, administração de pessoas, entre outros. Mas quais são os cargos mais promissores na área de Recursos Humanos em 2024? Confira a seguir.

O setor de RH é complexo e cheio de possibilidades de carreira, com profissionais focados em diferentes atividades e objetivos. Se você pensa em conseguir uma promoção ou até mesmo mudar de área, nada melhor do que conhecer quais são os cargos de RH mais populares atualmente.

No artigo a seguir, você confere diferentes cargos de RH e suas responsabilidades, a fim de ajudar você a tomar essa decisão tão importante para a sua carreira e, quem sabe, começar a especializar-se em um ramo específico da profissão. Vamos lá?

software-rh-dp-360

Os avanços do setor de RH nos últimos anos

O setor de Recursos Humanos sempre foi extremamente importante e estratégico dentro das organizações. A relevância desses profissionais apenas se tornou mais evidente após a pandemia de Covid-19. Empresas de todo o mundo precisaram se adaptar e reinventar os meus modelos de trabalho. E os profissionais de Recursos Humanos foram essenciais neste processo. 

[🎥] Saiba o que mudou no RH na pandemia e o no pós-pandemia no vídeo 👇

Justamente por ser uma peça fundamental na gestão de crise e na gestão estratégica das organizações frente a tantas mudanças, o setor de RH desfrutou não apenas de uma completa transformação digital, como também de uma reestruturação necessária de cargos e competências.

Com novas demandas, a área de Recursos Humanos deixou, há tempos, de voltar-se apenas a atividades operacionais. Mesmo que cargos mais generalistas sigam sendo importantes, cada vez mais as empresas buscam por profissionais especializados em diferentes áreas e tecnologias. 

Cargos de RH em alta em 2024: em qual área investir?

Se você possui uma carreira na área de Recursos Humanos, sabe que existe uma grande variedade de funções a desempenhar. A cada ano, as possibilidades apenas se expandem. 

Como já mencionamos, profissionais de Recursos Humanos e Departamento Pessoal têm ganhado cada vez mais espaço dentro das empresas, não apenas após a pandemia, mas muito antes disso.

Seja para cuidar de pessoas, trabalhar com dados e indicadores importantes, identificar problemas ou tendências de mercado, criar uma cultura organizacional sólida e muito mais, nenhuma empresa pode se dar ao luxo de não contar com bons profissionais de RH em sua equipe.

Com a crescente demanda do mercado, são diversas as possibilidades de especialização. Tudo depende de quais são os seus objetivos na profissão. A seguir, confira alguns dos cargos de RH com mais possibilidade de crescimento dentro das empresas em 2024.

👉 Indicadores de Desempenho: veja exemplos e saiba como usá-los

📚 [Download grátis de eBook] People Analytics: ferramentas e estratégias para o RH

Diretor de Recursos Humanos

Você deve saber que o cargo de diretor de RH é um dos mais importantes dentro de uma organização. Isso porque esse profissional é responsável por todo o departamento de Recursos Humanos.

Ele não apenas cuida dos colaboradores, mas também por todo o planejamento da empresa e aprovação de decisões importantes dentro do setor. Além disso, esse profissional é responsável por delegar funções importantes para analistas, coordenadores, gestores, etc.

💡 RH estratégico: 15 dicas práticas para aplicar nas empresas

Business Partner

Conhecido como parceiro de negócios, esse profissional permite que o setor de RH atue de maneira mais dinâmica, permitindo que as funções do time estejam além de questões burocráticas, como admissões, demissões e liberação da folha de pagamento.

Em resumo, o Business Partner tem como função criar um alinhamento entre o setor de Recursos Humanos e outras áreas da empresa, como a financeira ou a estratégica. Assim, esse profissional acaba atuando como uma espécie de consultor para os níveis mais altos de gestão da organização. Seja propondo novas estratégias de negócios, seja aplicando novas tecnologias.

Gerente de Recursos Humanos

Dentro dos cargos de RH, um gerente de RH é responsável por gerir pessoas, permitir uma boa integração de novos funcionários, gerir atividades e treinamentos, administrar salários e benefícios, criar um plano de carreira consolidado etc. 

Além disso, por ser responsável por diversos dos processos de RH, esse profissional atua lado a lado com os gestores e diretores do setor.

Gerente de Projetos

Uma gestão de projetos bem feita é que torna possível a separação das ideias que são aplicáveis daquelas que não são tão viáveis assim. Por isso, um gerente de projetos de RH é um profissional extremamente importante dentro da empresa.

Isso porque a experiência no setor de Recursos Humanos é essencial para trazer mais conhecimento em planejamento, gestão de projetosgestão de mudanças, por exemplo. Em geral, profissionais que querem ocupar esse cargo de RH precisam, preferencialmente, ter um inglês fluente, além de uma formação em engenharia ou áreas correlatas.

🎥 [Webinar] Tendências em Gestão de Desempenho: como otimizar este processo?

Líder/gerente de aquisição de talentos

Já faz algum tempo que o processo de recrutamento e seleção deixou de ser apenas sobre abrir um processo seletivo, contratar um candidato e integrá-lo à empresa.

Com tantas possibilidades de atuação e a concorrência cada vez mais acirrada, é necessário contar com um profissional que entenda de gestão de talentos para manter os melhores profissionais atuando na equipe e, com isso, aumentar a produtividade e os lucros da empresa.

Nesse sentido, um gerente de aquisição de talentos não tem como responsabilidade apenas contratar e reter colaboradores. Mas também planejar, desenvolver e implementar estratégias efetivas de aquisição de talentos para a organização.

testes recrutamento

👉 Leia mais sobre recrutamento online: dicas práticas para contratar à distância

👨‍💻 Software de Recrutamento e Seleção: Teste grátis 14 dias na prática

Diretor de sustentabilidade (ou líder de ESG)

Comparada a outros cargos de RH, essa é uma profissão relativamente nova, porém muito procurada por empresas. Em geral, é ocupada por profissionais das áreas de RH, Marketing e Finanças. Entre suas responsabilidades estão lidar com as políticas de governança e as ações sociais e ambientais da empresa.

É uma posição estratégica, que exige que o profissional esteja sempre em contato com investidores, clientes e representantes, além de se reportar diretamente ao CEO ou ao conselho da empresa.

✅ Conheça o melhor Software para gestão de RH

Para qualquer profissional de RH, independentemente do cargo que escolher, é necessário contar com boas ferramentas de trabalho. Ou seja, que ofereçam não apenas mais organização, mas também simplicidade e possibilidade de centralização e digitalização de processos.

Uma das melhores ferramentas de RH disponíveis no mercado é o software de Recursos Humanos da Factorial. Além de poder ser testado gratuitamente por 14 dias na prática, com ele é possível usufruir de mais de 30 funções para tornar a gestão de RH mais simples, incluindo:

💡 Automatize processos e torne o seu RH mais estratégico: peça uma demonstração grátis do software da Factorial

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados