Ir para o conteúdo

O que é resiliência no trabalho: tipos, exemplos e como desenvolver nos seus colaboradores

·
7 minutos de leitura
resiliência no trabalho

Gestores de RH e CEOs de empresas precisam reconhecer a importância da resiliência no trabalho. Afinal, essa característica mostra a capacidade dos colaboradores em lidar com situações desafiadoras e obstáculos no dia a dia.

Em um mundo corporativo cada vez mais competitivo, a resiliência no trabalho é uma habilidade valiosa que pode ajudar a garantir o sucesso da instituição. Por isso, as organizações precisam desenvolver uma cultura organizacional de resiliência para que os funcionários se adaptem rapidamente às mudanças e superarem os desafios imprevistos.

Neste artigo, contaremos como os trabalhadores resilientes têm maior probabilidade de alcançar os objetivos da empresa e como é possível ajudar os profissionais a desenvolverem essa habilidade. Confira!

performance

O que é resiliência?

Antes de saber o que é ser resiliente no trabalho, é importante contar o que é resiliência. Basicamente, o conceito dessa palavra se refere à característica de retomar a forma original após sofrer uma pressão.

Neste caso, uma pessoa resiliente é aquela que consegue se recuperar após uma situação de estresse ou crise, por mais conflitante que ela seja. Essa pessoa sofre os impactos das adversidades, mas consegue seguir por conta da sua força interior e a capacidade de enxergar além dos problemas.  

O que é resiliência no trabalho?

Mas afinal, o que é resiliência no trabalho? No ambiente corporativo, esse termo se mantém. Sendo assim, ele se refere à habilidade de lidar positivamente com a pressão, conflitos, feedbacks negativos, competitividade, incertezas e crises no ambiente de trabalho. 

Portanto, mesmo diante desses contextos, o profissional resiliente se mantém produtivo e focado em suas demandas. Essa característica se tornou muito desejada no mercado de trabalho atual. Isso porque ela entrou em um conjunto de habilidades interpessoais, chamado de soft skills. Esse grupo inclui:

  • resiliência
  • criatividade;
  • protagonismo;
  • inteligência emocional.

Essas soft skills são cobiçadas por todas as áreas de atuação, já que essas competências mostram como os profissionais pensam e se relacionam com os outros em diferentes situações.

💡 Leia mais sobre como adaptar o recrutamento e seleção online em tempos de crise 

A importância da resiliência no trabalho

Um trabalhador resiliente não perde tempo se lamentando pelos desafios e problemas enfrentados, mas busca por soluções. Aliás, um colaborador com essa característica também reconhece a chance de aprender com as adversidades. 

Ser resiliente também ajuda na relação profissional com os colegas de trabalho, aumenta as chances de ter bom plano de carreira na empresa e torna o ambiente de trabalho menos estressante. Sendo assim, os profissionais de RH e os donos de empresas, de pequenas a grandes, precisam reconhecer a importância da resiliência no trabalho.

Para isso, é preciso aprender a identificar um colaborador resiliente, para buscar esse perfil nos processos seletivos e desenvolver essa habilidade nos funcionários contratados.

📩 Download grátis

questionario entrevista de emprego

Quais as características de uma profissional resiliente?

Como identificar um trabalhador resiliente? Quais as características que essa pessoa precisa ter? São as seguintes:

  • foco;
  • otimismo;
  • flexibilidade;
  • perseverança;
  • autoconfiança;
  • adaptabilidade;
  • se adaptar às mudanças;
  • habilidade de tomar decisões;
  • capacidade de gerenciar emoções;
  • encontrar soluções criativas para os problemas;
  • manter a motivação mesmo em situações difíceis;
  • enfrentar problemas e desafios com determinação;
  • lidar de forma saudável com as pressões do ambiente de trabalho;
  • encontrar novas formas de trabalhar por meio da colaboração e do aprendizado contínuo.

Essas são algumas das características de um trabalhador resiliente, portanto, busque essas qualidades nos profissionais da sua empresa.

📥 Baixar grátis: Modelo de Matriz de Competências [Excel]

Quais são os fatores da resiliência?

Fatores desempenham um papel importante na obtenção de resultados e há vários deles que contribuem para a resiliência, tanto em indivíduos quanto em organizações. As principais categorias de fatores que influenciam a resiliência são:

  1. Fatores pessoais: englobam as características individuais, como flexibilidade, autocontrole, autoconfiança, senso de propósito e busca por suporte;
  2. Fatores sociais: incluem a presença de relações pessoais e sociais importantes, como o apoio de familiares, amigos e colegas, além da participação em grupos sociais que oferecem suporte e conexão;
  3. Os fatores ambientais: abrangem a qualidade do ambiente físico, como a disponibilidade de recursos, a segurança e a estabilidade;
  4. Fatores psicológicos: compreendem a habilidade de regular emoções e se adaptar a novas situações, o otimismo e a esperança, além da capacidade de encontrar significado em experiências negativas e a habilidade de aprender com essas vivências;
  5. Fatores biológicos: incluem elementos como a saúde física e mental, a genética e o funcionamento do sistema nervoso;
  6. Os fatores organizacionais: compreendem a presença de uma liderança forte, a comunicação efetiva, a cultura de confiança, o planejamento para as possíveis dificuldades, a preparação para prováveis desafios e a flexibilidade em lidar com mudanças.

Tipos de resiliência no trabalho

Se você busca pelos tipos de resiliência, então saiba quais são eles: resiliência cognitiva, emocional e social. Por isso, abordaremos melhor sobre esses principais tipos de resiliência no trabalho a seguir.

Resiliência cognitiva

A resiliência cognitiva se refere à capacidade de pensar estrategicamente e desenvolver soluções eficazes, mesmo em situações difíceis. Portanto, profissionais com esse tipo de resiliência possuem a capacidade de regular as emoções negativas, manter o foco nos objetivos definidos e encontrar soluções criativas para os problemas da empresa.

🌴 Workation: o que é e como funciona essa tendência

Resiliência emocional

A resiliência emocional se refere à capacidade de lidar com as emoções de maneira saudável, que capacitam a pessoa a lidar com transformações e adaptações ao seu redor. Sendo assim, um colaborador com resiliência emocional possui sentimentos positivos em meio às adversidades, como autoestima, autoeficácia e autonomia, visando a solução de problemas.

💡 Síndrome de Burnout: 7 dicas práticas para apoiar os colaboradores

Resiliência social

A resiliência social envolve a capacidade de desenvolver relacionamentos saudáveis com colegas de trabalho e clientes, bem como a capacidade de trabalhar em equipe. Por isso, uma pessoa com resiliência social consegue se adaptar às mudanças nas relações sociais, como se afastar de amigos ou familiares, ou se adaptar a novos ambientes sociais como um novo espaço de trabalho.

👉 Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável

o que é ser resiliente no trabalho

Exemplos de resiliência no trabalho

Se você procura por um exemplo de resiliência no trabalho, então saiba como os colaboradores resilientes enfrentam situações desafiadoras no trabalho para alcançar seus objetivos. Veja alguns exemplos:

1. Lidar com mudanças inesperadas

Os profissionais que sabem lidar positivamente com as mudanças repentinas no ambiente de trabalho, como alterações nos cargos de liderança e nos processos, por exemplo, demonstram resiliência no trabalho.

2. Manter o equilíbrio emocional em situações estressantes

Os funcionários demonstram resiliência quando conseguem manter o equilíbrio emocional e tomar decisões racionais em situações de alta pressão, como prazos apertados ou crises no trabalho.

3. Superar fracassos e lidar com reprovações

Os trabalhadores que conseguem superar as falhas, aprender com os erros e seguir adiante, mesmo diante de reprovações, são um exemplo de resiliência no trabalho.

4. Se adaptar aos novos desafios e tarefas

Os profissionais resilientes no trabalho demonstram ser capazes de se adaptarem rapidamente às novas tarefas e desafios, mesmo que não tenham experiência.

💡 Veja dicas e ferramentas para automatizar tarefas do Departamento pessoal

5. Lidar com conflitos e resolvê-los de maneira eficaz

Outro exemplo de resiliência no trabalho são os colaboradores que conseguem lidar com conflitos e resolvê-los de maneira eficaz, mantendo relacionamentos positivos com colegas de trabalho.

6. Manter-se motivado e produtivo em tempos difíceis

Os funcionários resilientes também conseguem manter a motivação e a produtividade, mesmo em tempos difíceis, como em períodos de crises financeiras ou instabilidade no mercado de trabalho.

Benefícios da resiliência no trabalho

Você sabe quais são os benefícios da resiliência no ambiente de trabalho? Mostraremos quais são as maiores vantagens de ter trabalhadores resilientes dentro da sua empresa. Confira:

  • aprendem a lidar positivamente com pressões e adversidades;
  • possuem a capacidade de se adaptar a situações difíceis;
  • tornam o trabalho menos estressante;
  • garantem uma melhor qualidade de vida no trabalho;
  • mantém o índice de motivação alto mesmo em momentos difíceis;
  • melhorar o engajamento com a empresa;
  • gera uma boa comunicação com colegas de equipe;
  • desenvolvem inteligência emocional;
  • superam os desafios e desenvolvem soluções criativas;
  • previnem doenças ocupacionais causadas pelo trabalho.

Como desenvolver resiliência no trabalho?

A resiliência no mercado de trabalho é uma das habilidades mais cobiçadas pelos profissionais de RH e CEOs de empresas. Mas omo ser resiliente no trabalho? Como desenvolver essa característica nos colaboradores? Abaixo, algumas estratégias que podem ser úteis:

  1. Oferecer recursos adequados para os colaboradores, incluindo programas de bem-estar, treinamentos e apoio psicológico.
  2. Promover um ambiente de trabalho positivo que incentive a comunicação aberta, a colaboração e o trabalho em equipe.
  3. Identificar e abordar fatores negativos que afetam a resiliência dos colaboradores, como a sobrecarga de trabalho, conflitos no ambiente de trabalho, falta de autonomia, entre outros.
  4. Dar oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, como treinamentos e programas de capacitação para desenvolver habilidades como a resiliência.
  5. Incentive prática de atividades que ajudem a desenvolver a resiliência, como mindfulness, meditação, ioga, entre outras.
  6. Ao colocar em prática essas estratégias, as empresas ajudarão os funcionários a desenvolverem a resiliência no trabalho, a enfrentarem desafios com mais facilidade e a encontrarem a felicidade corporativa.

📥  Download grátis: Plano de Desenvolvimento Individual [PDI]

Como a tecnologia ajuda a mensurar a resiliência dos colaboradores?

Sabia que a tecnologia consegue ajudar o setor de RH a mensurar a resiliência dos colaboradores? Isso mesmo! Existem ferramentas tecnológicas no mercado de trabalho que ajudam a identificar questões relacionadas a resiliência dos colaboradores.

Para isso, é preciso realizar uma avaliação de desempenho dos profissionais para que eles possam melhorar a resiliência no trabalho, conforme os direcionamentos dos gestores e da equipe de RH.

Através dos relatórios gerados dessas avaliações, os colaboradores saberão os pontos a melhorar em relação às adversidades, desafios, pressão e mudanças no trabalho.

Isso é possível com a ferramenta de avaliação de desempenho do software de Recursos Humanos da Factorial. Com ele, o RH consegue elaborar avaliações de desempenho personalizáveis e centralizar as informações dos colaboradores. Inclusive, você pode descobrir quais são as maiores habilidades dos funcionários, como a resiliência no trabalho.

🎥 Veja como funciona a avaliações de desempenho e a criação de relatórios na Factorial ⬇️

Quer avaliar o desempenho e as habilidades dos seus colaboradores? Peça uma demonstração grátis do software da Factorial

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados