Ir para o conteúdo

Recrutamento digital: como encontrar os melhores talentos online

·
8 minutos de leitura
recrutamento digital

O recrutamento digital é uma ótima opção para empresas que desejam encontrar talentos de forma eficiente. Com o software de RH e DP da Factorial, é possível acelerar o processo, aumentar a precisão na seleção e garantir a segurança das informações. 

A Factorial é uma plataforma de RH completa, que oferece diversas funcionalidades e benefícios para otimizar o processo de recrutamento e seleção. Não é atoa que é um dos melhores softwares do mercado.

Nesse sentido, se você quer saber mais sobre como a Factorial pode ajudar sua empresa a encontrar os melhores candidatos, continue lendo nosso artigo a seguir!

Conheça uma tecnologia que ajuda no processo de Recrutamento e Seleção da sua empresa

performance

O que é recrutamento digital?

recrutamento online

O recrutamento digital é um processo de RH digital que utiliza plataformas digitais para atrair, selecionar e contratar candidatos.

Através do uso de tecnologia, é possível divulgar vagas em sites de emprego e redes sociais corporativas, filtrar candidatos, realizar assinaturas digitais, testes remotos e entrevistas online.

Além disso, é possível gerenciar todo o processo de Recrutamento e Seleção através de softwares que automatizam tarefas e oferecem relatórios detalhados.

Ao utilizar o software de RH da Factorial para o recrutamento digital, os gestores podem aproveitar diversas funcionalidades e benefícios, como por exemplo:

💻 Portal de empregos: como ter um e atrair os talentos certos

Como atrair os melhores talentos online para sua empresa

Para atrair os melhores talentos online para sua empresa, é preciso elaborar uma estratégia eficiente de recrutamento digital. Uma das principais estratégias é utilizar plataformas especializadas em vagas e empregos, como a Factorial

A plataforma especializada Factorial oferece diversas funcionalidades para otimizar o processo de recrutamento e seleção, como:

Ou seja, abraça todo o processo, do talent acquisition até o onboarding do candidato.

Além disso, contribui para o recrutamento interno, processo que as empresas muitas vezes não sabem realizar efetivamente. A Factorial também ajuda a encontrar o talento interno ideal.

Vamos conferir um pouco de cada uma dessas estratégias para atrair os melhores talentos para sua empresa de forma digital.

Utilize um software de RH para recrutamento e seleção

Uma das principais estratégias para ter sucesso na atração e seleção de talentos é utilizar um software de RH que de fato atenda às expectativas da empresa.

O software da Factorial é completo. Com ele, você automatiza tarefas como triagem de currículos e gerenciamento das candidaturas. Além disso, ele proporciona acesso rápido a informações detalhadas dos candidatos.

Na prática, contar com o software da Factorial elevará seus processos seletivos e melhorará a gestão de RH na sua empresa.

👉 Experimente gratuitamente o software da Factorial comece a transformar a gestão de RH da sua empresa!

Divulgue em sites e redes sociais corporativas

Uma estratégia importante é divulgar vagas em sites de emprego e redes sociais corporativas para atrair talentos online.

Nesse sentido, é essencial definir os canais a serem usados e aplicar princípios na divulgação para elaborar essa estratégia efetivamente. Alguns deles são:

Essa estratégia permite alcançar um grande número de candidatos em potencial. Além de aumentar as chances de encontrar os talentos certos.

Para ajudá-lo nessa tarefa, a Factorial oferece funcionalidades de integração que facilitam a divulgação das vagas nos sites de emprego e no LinkedIn.

Além disso, antes de começar a divulgar suas vagas, é importante definir quais canais serão utilizados. Existem inúmeros sites de emprego disponíveis, cada um com seu público-alvo e características específicas. Portanto, é essencial escolher os canais mais adequados ao perfil dos candidatos que você deseja atrair.

Além disso, é importante elaborar uma estratégia de divulgação que leve em consideração o conteúdo do anúncio, as palavras-chave utilizadas e a forma como a vaga será apresentada.

👩🏽‍💻 Recrutamento e seleção online: como escolher os melhores candidatos

Monitore os perfis online e filtre os candidatos

Uma estratégia essencial é monitorar perfis online dos candidatos para garantir que estejam alinhados com os valores da empresa.

Ao monitorar perfis online dos candidatos, obtém-se uma visão completa de habilidades, experiências, recomendações e presença digital. Isso é possível por meio de plataformas como LinkedIn, Facebook e Twitter.

A Factorial oferece funcionalidades que permitem a criação de filtros personalizados, com base em critérios como experiência, habilidades específicas, localização geográfica e muito mais.

Esses filtros ajudam a reduzir o tempo gasto na triagem manual de currículos, por exemplo. Além de identificar os candidatos que melhor se encaixam nos requisitos da vaga.

📽️ Saiba mais sobre como otimizar o seu processo seletivo com a Factorial 👇

botao demo

Tenha uma página de carreiras atrativa e atualizada

Uma página de carreiras atrativa e atualizada é um diferencial para atrair os melhores talentos.

A Factorial facilita o processo com a instalação e personalização da página da empresa, tornando-o fácil e rápido.

💡Recrutamento interno: O que é e como aplicá-lo na sua empresa? [+Excel]

Testes remotos

Os testes remotos são uma excelente maneira de avaliar as habilidades técnicas dos candidatos. Com a Factorial é possível realizar testes remotos diretamente na plataforma. O que agiliza o processo de seleção.

📋 [Download] Baixe gratuitamente o modelo com 10 testes para Recrutamento e Seleção da Factorial

testes recrutamento

Como a Factorial pode ajudar no seu recrutamento digital

A Factorial é uma plataforma completa para recrutamento e seleção que oferece diversas funcionalidades para otimizar o processo.

Com a plataforma, é possível tornar o RH da sua empresa estratégico e altamente eficiente. Como, por exemplo: publicar vagas em poucos cliques, gerenciar e acompanhar as candidaturas, ter acesso a uma base de dados direto pelo Software ATS Factorial, além de contar com contratos e assinaturas digitais.

A seguir, confira com mais detalhes as funcionalidades do software da Factorial.

Publicação de vagas em poucos cliques

Com a Factorial, é possível publicar vagas em poucos cliques em diversos sites de emprego e redes sociais corporativas.

Para isso, nossa plataforma oferece integração com diversos sites especializados em vagas e empregos, como Indeed e Linkedin.

👥 Integração de novos colaboradores: como fazer em 6 passos

Gerenciamento e acompanhamento prático das candidaturas

A plataforma da Factorial oferece uma interface intuitiva para gerenciar e acompanhar as candidaturas.

A partir dela, é possível visualizar todas as informações dos candidatos em um só lugar. Além de poder enviar mensagens diretamente pela plataforma.

💻 Software de RH: o que é, tipos, benefícios e os melhores do mercado

Base de dados direto pelo Software ATS Factorial

Antes de tudo, vamos explicar o que é ATS. Essa é uma sigla para Application Tracking System, que em português significa “Sistema de Rastreamento de Candidatos”.

Trata-se de um software de recrutamento que auxilia todas as etapas do processo seletivo, desde a atração de talentos até a admissão. Além disso, permite criar formulários, testes, perguntas, buscar candidatos específicos e estruturar a classificação de currículos.

O ATS funciona de maneira simples e atrativa, utilizando palavras-chave para procurar talentos e classificando os candidatos mais adequados à vaga.

recrutamento e seleção

A base de dados direto pelo Software ATS Factorial permite ter acesso rápido a informações detalhadas dos candidatos. Assim, é possível filtrar candidatos por habilidades e competências, o que facilita o processo de seleção.

👨🏻‍💼 Os 4 papéis do RH: quais são e quais os objetivos de cada um nas empresas

Contratos e assinaturas digitais

A Factorial oferece contratos e assinaturas digitais para facilitar o processo de contratação. É possível enviar contratos diretamente pela plataforma, além de assinar digitalmente.

Para criar um contrato na Factorial, siga as seguintes etapas:

  • Acesse a seção de Colaboradores e selecione o contrato desejado;
  • Preencha as informações básicas, como cargo, data de início e tipo de contrato;
  • Adicione informações extras do colaborador, se necessário;
  • Especifique o horário de trabalho, com a quantidade de horas e dias da semana;
  • Introduza o salário bruto e a remuneração adicional, com recorrência e quantia;
  • Crie uma nova versão do contrato para fazer alterações, sem modificar a data de início do contrato original;
  • Receba notificações automáticas com antecedência sobre a expiração do contrato.

software de recrutamento digital

Respostas automáticas e feedback do recrutamento digital

O software da Factorial é completo. Por isso, ele oferece respostas automáticas aos candidatos e feedbacks detalhados, aumentando a transparência e melhorando a imagem da empresa.

Integração com outras plataformas

A Factorial oferece a possibilidade de integração entre a divulgação da vaga em diferentes sites de emprego, o que aumenta as chances de encontrar candidatos qualificados.

Além disso, a plataforma conta com integração com outras ferramentas digitais, como a rede social LinkedIn, facilitando ainda mais o processo e tornando-o mais eficiente e ágil.

Portanto, se você, como gestor de RH e DP quer aumentar as chances de atrair e reter os melhores talentos, é essencial publicar em várias plataformas de empregos.

👉 Recrutamento e seleção: Passo a passo com dicas e exemplos práticos

Recrutamento e Seleção com o software de RH da Factorial

software de recrutamento e seleção

Contar com um software de RH para realizar o recrutamento digital traz diversos benefícios para a empresa. Além da redução de custos, é possível personalizar a plataforma de acordo com as necessidades da empresa. 

A seguir, confira alguns dos benefícios de contar com um software de RH da Factorial para o recrutamento digital.

Redução de custos

O software de RH Factorial elimina a necessidade de investimentos em anúncios de emprego impressos ou em serviços de recrutamento externos. Resultando em uma redução significativa de custos.

Triagem automatizada

O software de RH da Factorial permite a triagem automatizada dos currículos recebidos, poupando tempo e esforço na seleção inicial dos candidatos.

Acesso rápido a informações detalhadas

Com o software de RH, você tem acesso rápido e fácil a informações detalhadas sobre os candidatos. Incluindo histórico profissional, habilidades, experiências anteriores e avaliações.

Integração facilitada

Como já mencionamos, o software de RH da Factorial integra-se a diferentes plataformas e ferramentas, incluindo sites de emprego e redes sociais corporativas. Isso permite automatizar e centralizar a divulgação das vagas em diversos canais.

Otimização de processos

Com a plataforma da Factorial, é possível otimizar todo o processo de recrutamento e seleção. Desde a criação das vagas até a finalização do processo de contratação.

Maiores oportunidades de encontrar o candidato ideal para a vaga

Um software de RH aumenta suas chances de encontrar o candidato ideal. A triagem automatizada e os recursos de filtragem identificam os candidatos qualificados, focando nas melhores opções desde o início.

Alcance maior de candidatos talentosos

Por fim, com um software de RH, amplia-se o alcance das vagas e atrai-se mais candidatos mais talentosos.

A integração com sites de emprego e redes sociais corporativas também divulga suas oportunidades para um público mais amplo. Aumentando suas chances de encontrar profissionais realmente qualificados.

Maximize a eficiência do seu processo de recrutamento com o software de RH da Factorial! Personalize a plataforma de acordo com as necessidades da sua empresa e reduza custos significativamente.

📽️ Conheça mais sobre o sistema de RH e DP da Factorial 👇

➡️ Experimente gratuitamente a plataforma em uma demonstração, e confira de perto como este é o melhor software de RH para sua empresa!

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados