Ir para o conteúdo

Diversidade de gênero nas empresas: como medir e qual a importância?

·
4 minutos de leitura
diversidade de gênero nas empresas

A diversidade de gênero é cada vez mais importante nas empresas, mas ainda há desafios a serem superados. Isso porque a presença feminina aumentou, mas a representação em cargos executivos e de liderança ainda é baixa.

As empresas precisam criar oportunidades para as mulheres ocuparem esses papéis. Já que a diversidade de gênero é importante para promover um ambiente de trabalho mais justo e equitativo.

Neste conteúdo, vamos explorar a importância da diversidade de gênero nas empresas e como medir a diversidade de sua equipe pode ser benéfico. Além disso, vamos mostrar como o software de gestão de pessoas da Factorial pode ajudar sua empresa a melhorar a diversidade de gênero e muitos outros processos.

software-rh-dp-360

Qual a importância da diversidade de gênero nas empresas?

A diversidade de gênero na empresa é fundamental para criar uma cultura mais inclusiva e equitativa. Perspectivas diversas trazidas por homens e mulheres aumentam a criatividade e inovação na tomada de decisões.

No entanto, a desigualdade de salários, cargos e oportunidades persiste. Mulheres recebem 77,7% do salário dos homens e apenas 61,9% em cargos de liderança, segundo dados do IBGE. Por isso, é preciso estimular a diversidade de gênero na organização e combater a desigualdade.

Você sabe como estimular a diversidade de gênero na organização e combater a desigualdade? Veja, abaixo, três passos para melhorar o clima organizacional e tornar a empresa um ambiente saudável:

  1. Representatividade: garanta que há mulheres em todos os setores da sua empresa, inclusive em cargos de liderança;
  2. Cultura de diversidade: promova um ambiente livre de assédio e crie ações de flexibilização para mães de crianças pequenas, se houver, como dias alternados de home office, espaços kids, entre outros;
  3. Converse sobre o respeito: aqui a ideia é eliminar o preconceito e a desinformação, portanto dê espaço para que elas sejam ouvidas e exponham suas necessidades.

Em linhas gerais, para melhorar o clima organizacional, é preciso garantir representatividade em todos os setores, promover uma cultura de diversidade e criar ações de flexibilização para mães de crianças pequenas. Conversas sobre respeito e eliminação de preconceitos também são essenciais.

📖 Baixe grátis este eBook e entenda um pouco mais sobre a importância da estratégia alinhada com a diversidade, inclusão e equidade 📥

🎥 Se preferir, assista também ao vídeo abaixo e saiba como promover diversidade, equidade e inclusão: dicas para tornar as empresas mais diversas 👇

Medindo a diversidade de gênero com um software de gestão para RH

Você sabe como ter acesso aos dados de gêneros das suas equipes? O sistema de RH da Factorial permite a visualização clara da distribuição de gênero dentro da empresa, com gráficos e relatórios que mostram a representatividade de homens, mulheres e outros gêneros em cada departamento e nível hierárquico.

Essa ferramenta possibilita que a empresa identifique desigualdades e crie ações específicas para melhorar a inclusão e equidade de gênero na organização. Com um sistema eficiente de gestão de pessoas, a empresa pode tornar-se um ambiente mais justo e diverso, aumentando a produtividade e melhorando a reputação da empresa.

Além disso, ele possibilita a criação de relatórios e análises de todos os colaboradores. Veja, na sequência, como utilizá-lo vai proporcionar melhores resultados para a tomada de decisão estratégica da sua empresa.

✅ Solicite uma demosntração grátis e sem compromisso

Crie relatórios de distribuição de gênero

Você sabe qual é o número de homens e mulheres trabalhando em sua empresa? O primeiro passo é identificar a situação e entender quantas mulheres estão empregadas. Uma das funcionalidades do software da Factorial é criar um relatório sobre distribuição de gênero.

Com esses dados em mãos, você terá uma visão mais ampla do cenário empresarial, mas não o suficiente para tomar decisões. Portanto, o próximo passo é entender em quais cargos estão todos e como o salário está determinado. 

Essa é outra possibilidade da ferramenta, criar um Relatório sobre Salário Médio por Cargo e Gênero. Veja na imagem o recurso disponível no software de gestão para RH da Factorial:

Estruture um programa para a promoção da diversidade

Os relatórios são apenas uma parte do processo para tornar sua empresa mais inclusiva e igualitária. Na sequência é importante ouvir o que seus colaboradores têm para falar, principalmente as mulheres.

Somente após coletar feedbacks e informações que o próximo passo será dado, que é a estruturação de um programa de diversidade. Para alcançar bons resultados o plano de ação deve ser eficaz e gerar impactos positivos na cultura organizacional.

Lembre-se que a comunicação tem relevância nesse processo, logo, mantenha todos cientes das mudanças. A Factorial oferece um Portal do Colaborador por onde você poderá fazer comunicados, enquetes e outros acompanhamentos.

✅ Solicite uma demosntração grátis e sem compromisso

🎧 Assista nosso webinar e entenda como criar estratégias efetivas para a igualdade de gênero 🎥

webinar igualdade de gênero

Desenvolva programas de capacitação para os colaboradores

Ainda que tenha um destaque maior nos últimos anos, a diversidade de gêneros nas empresas ainda precisa ser amplamente discutida. O software de gestão permite que você compreenda a distribuição de cargos e salários, mas deve haver conscientização também. 

Portanto, inclua no plano de ação, alguns programas de capacitação para seus colaboradores. Ofereça palestras e cursos com especialistas em diversidade, inclusão e equidade. 

Com uma das soluções da Factorial, a Gestão de Treinamentos, você acompanha todo o processo.

treinamentos RH mulheres Factorial

Mensurando o impacto da diversidade de gênero 

Relatórios, planos de ação e capacitações são essenciais no processo de reestruturação da política e cultura organizacional. Mas como saber se a empresa está tendo resultado? 

O software de gestão da Factorial possui recursos para avaliação e mensuração dos resultados. Isso porque, ao avaliar o desempenho dos projetos será possível identificar se houve melhora ou não na empresa com aplicação de melhorias institucionais. 

Com essas informações, você pode identificar quais ações estão funcionando e implementar mudanças eficazes para garantir um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo.

✅ Experimente agora o software de gestão de RH da Factorial gratuitamente

e comece a mensurar o impacto da diversidade de gênero na sua empresa. Nossos consultores estão à disposição para ajudá-lo em todas as etapas do processo.

📚 Se preferir, leia nosso artigo para entender as razões pelas quais somos o melhor software de RH do mercado 📚

🎥 Você também pode assistir ao nosso vídeo com dicas práticas para a promoção de igualdade 👇

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados