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PCMSO: o que é, como funciona e qual o papel de RH e DP?

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6 minutos de leitura

Os colaboradores são a peça-chave para o sucesso de qualquer organização. Por isso, é importante que as empresas implementem o PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional), a fim de prevenir problemas de saúde e garantir segurança no trabalho.

A implementação do PCMSO não deve ser vista apenas como uma forma de mostrar preocupação com a equipe de trabalho. É uma medida preventiva que ajuda a evitar possíveis problemas legais, como indenizações por danos à saúde dos funcionários.

Para profissionais de RH e DP, bem como CEOs de empresas, é fundamental entender o que é, como funciona e qual o papel desses setores com o PCMSO. A seguir, saiba as informações relevantes sobre como implementar esse programa com eficácia na sua instituição. Boa leitura!

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O que é PCMSO?

O PCMSO significa “Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional”. Ele visa promover a saúde dos trabalhadores através do diagnóstico precoce de questões relacionadas ao ambiente de trabalho, como doenças ocupacionais e danos à saúde do trabalhador.

Esse cuidado é investigado por meio de exames periódicos, exames admissionais, exames para o retorno ao trabalho, exames demissional, exames para caso de mudança de função, entre outros.

Além disso, o PCMSO é uma ferramenta essencial para limitar os riscos de doenças físicas e mentais dos profissionais. Por isso, todos os empregadores têm uma responsabilidade legal e social de manter um ambiente de trabalho seguro e saudável.

💡 Leia também sobre Saúde Ocupacional: 5 etapas para garantir o bem-estar no trabalho

PCMSO e NR 7

PCMSO e NR 7: qual a relação? O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é regulamentado pela NR 7, a Norma Regulamentadora nº 07.

Essa norma visa cuidar da saúde dos trabalhadores, prevenindo doenças e lesões relacionadas ao trabalho e identificando possíveis danos irreversíveis. O não cumprimento da NR 7 pode acarretar problemas legais para a empresa.

Já o programa é realizado por um médico do trabalho, que analisa a segurança do trabalho e as condições físicas e de trabalho dos colaboradores, buscando promover a saúde dos funcionários, reduzir os riscos de acidentes, minimizar a taxa de absenteísmo e aumentar a produtividade.

Qual a importância do PCMSO?

É importante que as empresas implementem o PCMSO para cuidar da saúde dos seus colaboradores. Aliás, essa é uma forma de estar em dia com a legislação brasileira para evitar autuações e multas regulatórias.

Além de evitar problemas jurídicos, ao implementar esse programa é possível garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores e evitar acidentes no ambiente de trabalho. Esse tipo de programa também ajuda a promover qualidade de vida no trabalho e bem-estar aos funcionários.

Principais responsabilidades do programa

O PCMSO tem responsabilidades definidas e penalidades estabelecidas, assim como qualquer outro programa de saúde e segurança do trabalho.

Conforme o item 7.3.1 da NR-7, o empregador possui as seguintes responsabilidades em relação ao programa:

  • arcar com os custos de todos os procedimentos;
  • indicar um médico do trabalho para coordená-lo;
  • assegurar sua elaboração e implementação de forma eficiente e completa, buscando sempre melhorias contínuas nos processos.

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Benefícios do PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é uma obrigação das empresas, que busca garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro para os colaboradores. Além disso, o programa oferece diversos benefícios. São eles:

  • cumprir a NR7;
  • cuidar da saúde ocupacional;
  • promover o bem-estar dos trabalhadores;
  • aumentar a qualidade de vida dos funcionários;
  • monitorar e controlar possíveis danos à saúde dos colaboradores por meio de ações preventivas;
  • determinar procedimentos e condutas para garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro;
  • reduzir o risco de acidentes e lesões;
  • aumentar a satisfação dos profissionais em relação à empresa;
  • contribuir pelo aumento da produtividade.

PCMSO e PPRA: qual a diferença?

Esses dois programas de saúde ocupacional costumam confundir os responsáveis por cuidar do bem-estar dos colaboradores. Por isso, entenda a diferenciar os dois. Lembrando que:

  • PPRA: significa Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
  • PCMSO: significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.

Enquanto o PPRA se concentra na identificação dos riscos e perigos presentes no local de trabalho, o PCMSO é focado na avaliação da saúde dos funcionários da empresa.

Ambos os programas são medidas preventivas estabelecidas para avaliar, analisar e prever possíveis danos à saúde e integridade física dos colaboradores. No entanto, o PPRA está mais relacionado com a prevenção de acidentes, enquanto o PCMSO está mais relacionado com a qualidade de vida dos funcionários.

Por isso, todo integrante do setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal deve saber que a empresa precisa ter os dois programas conforme a legislação para evitar penalidades.

PCMSO e PPRA: multas

É comum que os profissionais de RH e DP pesquisem por “PCMSO valor da multa” ou “PPRA multa” para descobrirem o preço da autuação pela falta dos programas. 

Não seguir as regras dos programas PPRA e PCMSO pode resultar em multas se houver infração e for verificado pelos auditores fiscais do trabalho.

A não elaboração do PPRA pode resultar em multa mínima de R$ 2.387,12, enquanto a ausência do PCMSO pode levar a uma sanção pecuniária a partir de R$ 1.431,00. Portanto, é importante seguir as normas para evitar multas e garantir a segurança e saúde dos colaboradores.

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Qual o papel do RH e DP na coordenação do programa? 

As áreas de RH e DP desempenham um papel fundamental na coordenação do PCMSO. Isso porque esses setores são responsáveis pela organização e controle dos ASOs (Atestado de Saúde Ocupacional), além do registro desses documentos no eSocial.

O eSocial foi desenvolvido pelo Governo Federal para facilitar o processo de envio de informações relacionadas às obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. A intenção é diminuir a complexidade burocrática que as empresas enfrentavam.

Como implementar o PCMSO em 6 passos

É de responsabilidade do empregador implementar o programa de forma eficiente e completa, zelando pela melhoria contínua dos processos.

Nesse sentido, a implementação do PCMSO pode ser uma tarefa conjunta dos departamentos de Recursos Humanos e do Departamento Pessoal. Confira o passo a passo:

1. Identificar a empresa

Insira todos os dados de identificação da empresa para facilitar seu reconhecimento, como ramo de atividade, grau de risco, número de trabalhadores e distribuição por gênero.

2. Mapear os riscos

Faça o mapeamento dos perigos identificados em cada setor da empresa, conforme a tabela de riscos da NR-4 e pelo PPRA, previsto na NR-9.

A tabela de riscos da NR-4 e o PPRA previsto na NR-9 são documentos importantes para a implementação do PCMSO, por fornecerem informações sobre os riscos presentes nos locais de trabalho. A NR-7 também é relevante para o PCMSO, já que define os exames médicos ocupacionais obrigatórios e sua periodicidade.

3. Criar um programa anual

Elabore um programa com todos os exames rotineiros e específicos que devem ser realizados pelos colaboradores com base nos riscos mapeados, especificando quais trabalhadores serão submetidos e a periodicidade que esses exames serão feitos.

4. Informar outras avaliações médicas especiais

Informe outras avaliações médicas que possam surgir durante a análise e que estejam ligadas a riscos que possam estar listados no mapeamento e que exijam uma menor periodicidade em sua realização.

5. Elaborar de forma organizada

É importante que o PCMSO seja elaborado de forma organizada e conforme a sua finalidade para evitar prejuízos à instituição. Um documento mal elaborado pode gerar problemas para a empresa, desde riscos à saúde dos colaboradores até implicações legais.

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6. Enviar o relatório PCMSO

É necessário enviar o relatório PCMSO anualmente, um documento que compila todos os exames médicos realizados pelos trabalhadores da empresa, incluindo os exames complementares separados por setor e apresentando uma visão estatística dos resultados.

Isso permite à empresa identificar quantos colaboradores tiveram alterações nos exames e avaliações, bem como as possíveis causas.

Como melhorar a gestão de documentos? 

O RH e o DP precisam registrar os documentos no evento S-2220 no e-Social. Além disso, precisam também realizar o envio anual do relatório PCMSO, compilado de todos os exames médicos realizados pelos funcionários.

Para evitar o manuseio de milhares de documentos em papel, esses setores podem usar softwares de gerenciamento de documentos disponíveis no mercado.

O software de RH da Factorial, por exemplo, entre inúmeras funcionalidades, inclui o recurso de gestão de documentos, que pode ser utilizado para o PCMSO da empresa.

Com ajuda desse software é possível gerenciar todos os documentos digitais para aumentar a produtividade e eficiência, aumentando a produtividade e reduzindo o tempo.

Além disso, essa gestão de documentos possibilita a criação de pastas personalizadas para cada tipo de documento, notifica os colaboradores ao carregar um novo documento, entre outros recursos.

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Vantagens da implementação correta do PCMSO

Além do cumprimento da CLT e da obrigatoriedade legal, é importante lembrar que o papel do RH e DP em relação à implementação correta do PCMSO inclui as seguintes vantagens:

  • previni doenças ocupacionais;
  • oferece qualidade de vida no trabalho;
  • melhora o clima organizacional;
  • reduz o absenteísmo;
  • aumenta a produtividade;
  • evita processos judiciais.

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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