Ir para o conteúdo

Change management: como fazer gestão de mudanças na empresa em 6 passos

·
7 minutos de leitura
gestão de mudanças

Todas as empresas passam por transformações, sejam elas grandes ou pequenas. A gestão de mudanças é um processo que pode tornar essa jornada não apenas mais simples e livre de conflitos, mas também bem sucedida. Saiba mais a seguir.

Mudar nem sempre é fácil. Muitas vezes, transformações enfrentam resistência. Dentro de uma empresa, isso não é diferente. Justamente por isso o profissional de RH deve conduzir a gestão de mudanças de forma eficaz, a fim de guiar gestores, colaboradores e parceiros rumo a novos formatos, projetos ou processos.

Nesse sentido, uma boa gestão de mudanças pode não apenas tornar o processo de transformação de um estado para outro menos caótico, mas também reduzir possíveis riscos ao negócio. Neste artigo, você confere o que é a gestão de mudanças, qual é o papel do setor de Recursos Humanos neste processo e como fazer essa gestão em 6 passos práticos. Boa leitura! 

trabalho remoto

O que é a gestão de mudanças

A gestão de mudança organizacional (tradução de change management em inglês) é basicamente uma forma de abordagem que permite lidar com transições ou transformações, seja de processos, de tecnologias ou até mesmo físicas dentro de uma organização.

Assim, as mudanças enfrentadas pelas pessoas dentro da empresa é guiada por meio de um processo estruturado, bem como um conjunto de estratégias e ferramentas, a fim de atingir os resultados esperados pela empresa durante essa fase de transição.

Por exemplo: durante a fusão de duas empresas diferentes, existe toda uma mudança que afeta principalmente o capital humano da organização. Não apenas atividades e funções se misturam, mas também culturas organizacionais diferentes e pessoas acostumadas a diferentes processos. 

Mas existem outras situações em que a gestão de mudança organizacional se faz presente: 

  • ao aplicar novos fluxos de trabalho; 
  • em uma mudança de cultura organizacional
  • na adoção de novas tecnologias;
  • em caso de troca de lideranças;
  • em uma mudança de posicionamento;
  • quando a empresa cresce rapidamente em poucos tempo; 
  • entre outros exemplos.

A questão é que nem toda organização parece entender por que possuir um sistema de gestão de mudanças. Por isso é necessário, antes, discutir por que esse processo é essencial — e os benefícios que pode trazer para o negócio como um todo.

💡🙋‍♂️ Leia mais: Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável

Por que a gestão de mudança organizacional é tão importante

Como ficou claro até aqui, existem diversos tipos de mudanças que podem impactar um negócio. Em maior ou menor grau. Seja qual for o caso, possuir um plano de gestão de mudança organizacional será essencial para reduzir os atritos que essa transição pode causar, e minar as resistências que podem aparecer a este novo cenário.

Veja bem: o objetivo não é forçar uma mudança aos colaboradores da empresa, mas sim ajudá-los a entender por que essa transformação é positiva, e como se adequar a ela de uma forma mais tranquila e sem conflitos. 

Por vezes as mudanças não enfrentarão tanta resistência, mas por vezes, sim. E é preciso que  o setor de RH esteja preparado para qualquer um desses cenários.

Em muitos casos, a questão da comunicação é essencial. As pessoas precisam entender por que algo está mudando, e como isso será benéfico no futuro. Isso permite que a transformação ocorra com mais agilidade, menor resistência e maior produtividade e engajamento das equipes nesse processo. 

Outra questão é a possibilidade de antecipar possíveis cenários e preparar-se para essa mudança, caso ela chegue um dia. Imagine que o mercado em que sua empresa está inserida, que antes era visto como nicho, explode. Certamente há uma oportunidade de crescimento única, mas essa mudança pode ser muito caótica se não possuir o gerenciamento adequado.

Exemplos de gestão voltada a mudanças

Um exemplo prático de como a gestão de mudança ajuda em um cenário incerto foi a pandemia. Ao estarmos diante de um novo cenário, que exigia muitas transformações, algumas empresas estavam aptas a lidar com essas exigências. Outras nem tanto. E a gestão de mudança foi essencial nessa hora.

Com a popularização do teletrabalho, isso também aconteceu. Nem todas as organizações estavam prontas para esse novo modelo de relação de trabalho, e muita resistência existiu — e ainda existe — em relação a ele. Seja por parte dos gestores, seja do colaborador.

Em resumo: uma boa gestão de mudança organizacional ajuda os profissionais de RH a conscientizar os envolvidos de que as transformações pelas quais a empresa está passando serão positivas. 

💡 Teste grátis o software de RH da Factorial por 14 dias

gestão de mudanças

Papel do setor de RH na gestão de mudanças

Mudanças são inevitáveis. Elas acontecerão em maior ou menor grau dentro da sua empresa. Portanto, é imprescindível que o profissional de RH esteja preparado para lidar com essas transformações da melhor forma possível. 

Afinal, para que as pessoas e a empresa como um todo se beneficiem dessas transformações, atingindo todo o seu potencial, é necessário entender as etapas deste processo. O papel do RH é justamente guiar essas pessoas durante esse caminho.

Além disso, esses profissionais também têm o desafio de fazer com que não apenas os colaboradores, mas os líderes abracem as mudanças e gerenciem suas equipes através deste processo. Até porque muitas vezes os laços e a confiança são maiores entre esses dois pontos, sendo o RH apenas um mediador da conversa.

Seja qual for o cenário que a sua empresa se encontre, o setor de RH deverá ajudar a organização a realizar essas mudanças de forma estruturada e bem gerenciada. Para isso, é importante que um processo esteja delimitado. 

A gestão de mudanças não é sobre esperar que algo aconteça, e então decidir o que fazer. É antes preparar-se para diferentes cenários e saber quais serão os passos da empresa caso novas realidades se façam presente. Parece complicado, mas há algumas dicas valiosas e importantes de como estruturar esse processo.

6 passos para realizar essa gestão de maneira eficaz

Para que a gestão de mudanças seja, de fato, eficaz é necessário uma estratégia bem definida, que guiará gestores, CEOs e colaboradores em um processo de ajuste ou substituição de sua realidade. 

Para isso, o setor de RH precisa antes planejar e testar essa mudança. Além de comunicar a todas as pessoas da empresa o passo a passo desse processo. Em seguida, é hora de implementar a mudança, documentando cada parte desse processo. Ao fim de tudo, deve-se então analisar seus efeitos e consequências.

Porém, além desses passos básicos, existem 6 dicas que podem ajudar o profissional de RH a realizar a gestão de mudanças de uma forma muito mais eficiente. Confira a seguir!

1. Estabelecer um prazo

Mudanças que não possuem um prazo limite para serem realizadas tendem a não irem para frente. Por isso, é importante que tanto os colaboradores quanto os gestores da empresa possuam um prazo limite para que as mudanças aconteçam. O setor de RH pode trabalhar lado a lado com profissionais de planejamento e estratégia para, juntos, estipular esse prazo.t

👉 Baixe grátis: Modelo pronto para gestão de objetivos conforme Metodologia OKR

2. Contar com uma base de apoio

Já mencionamos esse ponto, mas vale reforçar. As mudanças ocorrerão de forma muito mais fluida se os líderes de cada equipe estiverem lado a lado com o setor de RH durante a gestão desse processo.

Isso fará com que os profissionais de RH formem as coalizões necessárias e possuam um suporte dentro de cada setor para que as mudanças sejam implementadas com o menor nível de resistência possível.

📚 eBook grátis: Liderança de Alta Performance

🎧 Masterclass 👇

curso gestao de alta performance

3. Estabelecer e comunicar a visão da empresa

Em uma situação de mudança, é importante estabelecer a visão organizacional para este novo momento. Seja em uma troca de liderança, seja na fusão de duas marcas.

Independentemente da situação, é preciso deixar claro quais são os valores e o posicionamento da empresa em relação a este novo momento. E, é claro, transmitir essa visão aos colaboradores, através de uma comunicação interna transparente e assertiva.

👉 Baixe grátis: Plano de Comunicação Interna [Modelo em Excel]

4. Implementar as mudanças na cultura da empresa

Uma das partes mais importantes de implementar a gestão de mudanças é certificar-se de que os novos valores e objetivos da empresa sejam, de fato, absorvidos pela cultura organizacional. Se isso não acontecer, é possível que os esforços para que as transformações aconteçam sejam desperdiçados. E que aos poucos tudo volte a ser como era antes.

Mesmo em mudanças de espaço físico a mudança de cultura é algo importante, pois as dinâmicas serão diferentesPortanto, essa é uma questão que deve ser observada pelos profissionais de RH durante o gerenciamento de mudanças.

👉 Baixe grátis: Pesquisa de Clima Organizacional [Modelo em Word]

5. Envolver os colaboradores de forma ativa

Para que os funcionários da empresa sintam que as mudanças são positivas, eles devem estar envolvidos de forma ativa nesse processo. Nesse sentido, empoderar os colaboradores e fornecer todos os recursos necessários para que essa jornada seja mais tranquila fará toda a diferença, seja na forma de treinamento, seja proporcionar softwares com recursos importantes.

👉 Employer Branding: O que é e como criar uma estratégia para a sua empresa?

6. Contar com um software de gestão de RH ✅

Durante a jornada de gestão de mudanças, poder otimizar processos repetitivos e burocráticos pode ser de grande ajuda, permitindo que os profissionais de RH dediquem o seu tempo ao que realmente importa: auxiliar a empresa a passar por este momento de transformação. 

Com um software de gestão de RH, não é só o seu departamento de RH e DP que vai ganhar agilidade, mas todo o time. Com o software da Factorial, por exemplo, é possível, por exemplo, criar comunidades e uma rede social corporativa para comunicar cada mudança com transparências; além de realizar pesquisas de satisfação com colaboradores dentro da plataforma.

🎥 Veja como você pode comunicar as mudanças com transparência no software da Factorial 👇

E o melhor: além de contar com essa ferramenta para unificar, digitalizar e automatizar todos os processos de RH em um único ambiente, você tem direito a um teste gratuito de todos os mais de 30 recursos de nosso software, incluindo:

🎧 Webinar sobre Gestão de Mudanças

Quer saber ainda mais sobre o tema com especialistas no assunto? Assista ao webinar que preparamos 👇

gestao de mudancas

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário