Ir para o conteúdo

Planilha de férias, ausências e folgas – Download grátis em Excel

·
7 minutos de leitura
Planilha de férias, ausências e folgas – Download grátis em Excel

As férias, ausências e folgas dos funcionários afetam diversos processos de uma empresa. Por isso, uma das principais funções do RH é fazer o controle dos dias livres do colaborador. Veja a seguir como organizar as equipes com uma planilha de férias em Excel e conheça outra ferramentas em alta no mercado.

controle de férias dos colaboradores é um dos grandes desafios para os gestores e o RH. Para garantir a satisfação de toda a equipe e manter o funcionamento dos processos, organizar as férias de cada colaborador é essencial.

Abaixo trazemos uma planilha de férias 2022 para download grátis. Ela pode ser adaptada de acordo com as necessidades da empresa. O template pode ser utilizado como uma planilha de férias, planilha de folgas mensal ou, de forma mais específica, como uma planilha de folga 5×1, 6×1 e 12×36.

Continue a leitura e veja como funciona!

Índice

Controle das folgas: o que diz a lei?

Antes de elaborar uma planilha de férias, é importante entender tudo o que diz a legislação sobre este processo. Isso porque os dias de folga  de um colaborador são protegidos por lei, e devem ser respeitados pelo empregador.

Conforme determinado pela CLT, o trabalhador brasileiro pode ter até 44 horas semanais de trabalho. No Artigo 67 estão regularizadas as folgas dos funcionários, e segundo a Constituição Federal, o funcionário deve ter pelo menos 1 dia de folga remunerado, que deve coincidir com os domingos.

No entando, existem profissões em que o domingo é o principal dia de trabalho. Nesse caso, a legislação determina que deve haver escala de revezamento. Existem diferentes escalas de trabalho, que também devem ser consideradas na hora de fazer uma planilha de férias.

Outra dúvida comum é a diferença entre jornada de trabalho e escala. A primeira é referente às horas de trabalho do funcionário, e deve estar pautada no controle de horas trabalhadas, de acordo com a Reforma Trabalhista. Já na escala, estamos falando da união das jornadas durante a semana, assim como a(s) sua(s) folga. A escala mais comum no Brasil, por exemplo, é a 5×2.

Principais regras das folgas

As folgas são o tempo necessário para o descanso do colaborador, período que deve ser respeitado não só porque ela é um direito. Mas, porque também afeta a produtividade, o bem-estar e carreira do colaborador na empresa. Vejamos então abaixo as principais regras das folgas de acordo com a CLT:

  • Intervalo de no mínimo 11 horas entre uma jornada de trabalho e outra
  • O descanso ou folga deve coincidir pelo menos com 1 domingo a cada 7 semanas
  • O funcionário tem direito a 24 horas corridas de descanso pelo menos uma vez na semana
  • Em uma jornada de trabalho contínua de mais de 6 horas, deve haver uma pausa de no mìnimo 1 hora e máximo 2 horas, para alimentação e descanso

Além disso, fazer o download de uma planilha de férias, folgas e ausências é o ideal para indicar como o funcionário está cumprindo com esses horários. Outra fator interessante sobre esse controle de folgas dos colaboradores é que é possível extrair um indicador de RH sobre produtividade baseada nesses dias que o colaborador está fora do escritório.

Mas você sabe como funcionam os dias de folga dos funcionários? Ou como calcular os dias de férias? Veja a seguir as regras sobre o controle de férias.

👉 Modelo de escaladas de trabalho: Excel

Controle de férias: o que é?

Já fizemos aqui um artigo sobre as regras do direito às férias e a Reforma Trabalhista. Algumas da regras mais conhecidas são sobre o período aquisitivo e o período concessivo. A CLT e Constituição Federal atribuem esse direito ao trabalhador, em que ele pode gozar as férias por 30 dias após um período de 12 meses de trabalho sem prejuízo na remuneração.

Aliás, o pagamento das férias é outro assunto essencial. Saber como calcular as férias e conceder o valor correto é essencial para cumprir com as regras. Caso o pagamento é feito fora do período indicado por lei, a empresa é multada e o colaborador fica protegido.

Também é preciso entender que houve algumas mudanças com a Reforma Trabalhista. A principal delas é a possibilidade de gozar as férias em três períodos diferentes. Mas existem limitações para isso, as quais são:

  • Um dos períodos não pode ter menos de 14 dias
  • Os outros períodos não podem ser inferiores a 5 dias

Essa novidade atende uma parcela dos colaboradores que faz trabalhos específicos e no qual o descanso após duas semanas de trabalho pode ser o ideal. No entanto, qualquer trabalhador pode ter direito aos três períodos de férias.  Além disso, não houve alteração no pagamento das férias em período diferentes, esse direito continua garantido.

Tudo isso precisa ser acordado entre trabalhador e empresa, e deve ser condiderado na planilha de férias. Confira a seguir uma planilha de férias para download e adapte de acordo com as necessidades da empresa.

👉Software para gestão de férias: Teste grátis na prática por 14 dias

Para ajudar na organização e centralização de informações sobre férias e ausências, criamos uma planilha de férias em Excel pronta para uso. Atualize a planilha constantemente com todos os pedidos de ausência aprovados e monitore todo este processo.

📥 [Excel] Planilha de controle de férias – Download grátis

⬇️ Faça o download da Planilha de férias em Excel a seguir ⬇️

planilha gestão de férias

Porém, se você deseja conhecer outra forma mais fácil e prática de fazer o controle de férias, ausências e folgas dos seus colaboradores, confira a seguir!

Como funcionam as ausências ou faltas?

Mas afinal, como funcionam as ausências nas empresas? Sabemos que existem diferentes tipos e elas estão asseguradas pelas leis, como você verá abaixo. Saber estas regras é fundamental na hora de criar uma planilha de férias.

Muitos trabalhadores se preocupam com as ausências, em geral, porque pensam que elas podem alterar o salário no final do mês. Porém, as ausências frequentemente são diferenciadas entre faltas justificadas e faltas abonadas. O que está incorreto, pois ambas significam que o trabalhador teve um motivo respaldado pelas leis para faltar e não teve seu salário afetado.

Mas e as ausências por outros motivos, como doenças ou casamento? Veja o que a lei sobre os tipos de faltas no trabalho.

Art. 473 – O empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário:

I – até 2 (dois) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica;

II – até 3 (três) dias consecutivos, em virtude de casamento;

III – por um dia, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana;

IV – por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada;

V – até 2 (dois) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos têrmos da lei respectiva.

VI – no período de tempo em que tiver de cumprir as 

exigências do Serviço Militar referidas na letra c do art. 65 da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964 (Lei do Serviço Militar).

VII – nos dias em que estiver comprovadamente realizando provas de exame vestibular para ingresso em estabelecimento de ensino superior.

>VIII – pelo tempo que se fizer necessário, quand

o tiver que comparecer a juízo.

IX – pelo tempo que se fizer necessário, quando, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro.

X – até 2 (dois) dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira;

XI – por 1 (um) dia por ano para acompanhar filho de até 6 (seis) anos em consulta médica.

XII – até 3 (três) dias, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de realização de exames preventivos de câncer devidamente comprovada.

Art. 131 – Não será considerada falta ao serviço, para os efeitos do artigo anterior, a ausência do empregado:

I – nos casos referidos no art. 473;

Il – durante o licenciamento compulsório da empregada por motivo de maternidade ou aborto, observados os requisitos para percepção do salário-maternidade custeado pela Previdência Social;

III – por motivo de acidente do trabalho ou enfermidade atestada pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, excetuada a hipótese do inciso IV do art. 133 ;

IV – justificada pela empresa, entendendo-se como tal a que não tiver determinado o desconto do correspondente salário;

V – durante a suspensão preventiva para responder a inquérito administrativo ou de prisão preventiva, quando for impronunciado ou absolvido; e

VI – nos dias em que não tenha havido serviço, salvo n

a hipótese do inciso III do art. 133.

Com estas regras em mente, preencher a planilha de férias fica mais fácil. Sendo assim, caso ocorram faltas injustificadas, elas podem ser retiradas do dias de férias do trabalhador. Mas se esse não for o caso, esta regra não se aplica.

planilha de ferias excel

Importância da Planilha de férias

Parte do trabalho dos gestores e do RH é garantir o bom funcionamento das equipes e o cumprimento da legislação trabalhista. Para isso, diversas etapas da jornada do colaborador precisam de planejamento.

Sendo assim, no processo de gestão de férias e ausências, contar com uma planilha de férias em Excel é fundamental. Veja a segui a importância de uma planilha de férias:

  • Otimiza a visualização dos dias de férias de cada colaborador
  • Ajuda na organização dos projetos da equipe
  • Orienta o gestor na organização dos turnos de trabalho
  • Auxilia o RH no pagamento das férias dos colaboradores
  • A planilha de férias pode ser adaptada para outros processos
  • Evita conflitos na equipe

Apesar das vantagens de uma planilha de férias, as empresas devem estar atentas à possibilidade de inovar e otimizar processos. A seguir, destacamos softwares e ferramentas que podem ajudas na gestão de férias.

Faça sua gestão de férias e ausências com o apoio da Factorial! 

Em empresas de médio e grande porte, as planilhas de férias em Excel podem não funcionar muito bem. Isso por que com um grande número de colaboradores, gerir as férias em uma planilha pode ser confuso e trabalhoso. Além disso, as chances de erro também aumentam.

Por isso, a empresa deve saber a hora de contar com a tecnologia. Softwares e ferramentas para a gestão de férias estão cada vez mais em alta, trazendo as seguintes vantagens:

  • Diminuição da troca de e-mails para solicitação de férias
  • Visualização das férias de toda a equipe
  • Aprovação online
  • Menos tempo gasto no processo
  • Diminuição de erros

Softwares como o da Factorial, possuem mais de 20 recursos disponíveis, sendo feitos para que gestores, líderes e colaboradores tenham controle de seus horários e dias de férias.

Com o software da Factorial tudo fica centralizado e organizado, facilitando o dia a dia de todos. Foque naquilo que importa: seus colaboradores!

botao demo

Artigos Relacionados

Deixe um comentário