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O que significa ESG e qual o papel do RH

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5 minutos de leitura
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Se você busca entender como as empresas estão alinhando seus negócios com práticas sustentáveis e sociais, é provável que já tenha se deparado com o termo ESG. E se eu te disser que o setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental nessa jornada? 

O RH tem um papel importante principalmente na implementação e divulgação dessas práticas, já que é responsável pela gestão e desenvolvimento dos colaboradores e tem poder de influenciar a cultura organizacional e os comportamentos dos funcionários.

Se você quer saber mais sobre o que é ESG, entender a relação do ESG com o RH e descobrir como o RH atua para viabilizar ações sustentáveis em um negócio, continue a leitura!

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O que é ESG?

ESG é uma sigla que se refere a três pilares fundamentais para as práticas de negócios sustentáveis: ambiental, social e governança. Esses pilares representam aspectos relevantes que devem ser considerados pelas empresas na busca por uma gestão mais responsável e sustentável.

Essas práticas devem abranger a preocupação com o meio ambiente e a redução do impacto ambiental das operações empresariais. Além de priorizar a atenção aos direitos humanos e trabalhistas, o engajamento com a comunidade e a transparência e integridade nos processos de gestão. 

Confira a seguir o conceito de cada um dos pilares:

  • (E) Environmental: está atrelado à responsabilidade da empresa com o meio ambiente, como estão seus cuidados em relação à emissão de gases poluentes, gestão de ruídos, poluição da água, entre outros.
  • (S) Social: o bom relacionamento com clientes, colaboradores, investidores, parceiros e comunidade é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Para isso, algumas práticas são desenvolvidas como proteção de dados e privacidade, políticas sociais com a comunidade e um ambiente de trabalho saudável.
  • (G) Governance: estar alinhado aos órgãos governamentais é indispensável para o bom funcionamento de uma organização, assim como ter uma boa gestão interna e transparência nos processos.

O conceito inicial foi elaborado em 2005 pela ONU e, atualmente, está associado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de 2015. As empresas que se comprometem em se tornar ESG aumentam seu valor no mercado, além do desempenho financeiro e da qualidade de gestão.

A importância do ESG nas empresas

As empresas que se comprometem em se tornar ESG praticam responsabilidade social e ambiental, o que pode melhorar a imagem da marca e atrair mais investidores preocupados com questões sustentáveis. 

Além disso, a adoção de práticas ESG pode gerar economia de recursos e melhorias na eficiência operacional, refletindo positivamente no desempenho financeiro e na qualidade de gestão.

Isso porque a conduta socioambiental de um negócio é um dos principais critérios para investidores decidirem se vale a pena comprar suas ações, por exemplo. Logo, ser uma empresa ESG significa ter mais oportunidades e vantagens no mercado financeiro. 

📚 Leia também sobre Responsabilidade Social Empresarial e como aplicá-la em sua empresa 📚

O papel do RH na implementação do ESG

Os Recursos Humanos desempenham um papel importante na implementação das práticas ESG, pois é responsável pela gestão e desenvolvimento dos colaboradores. O RH tem poder de influenciar a cultura organizacional e os comportamentos dos funcionários.

Saiba que o setor de Recursos Humanos tem um papel fundamental nesse processo por ser considerado ponto estratégico do negócio e pode atuar no desenvolvimento de pessoal dentro de uma estratégia ESG de diversas maneiras. 

📚 Antes de seguir, o que acha de conhecer as principais tendências de RH? Leia nosso artigo 12 principais tendências de RH + PDF de Recursos📚

Seleção de talentos

O RH pode incluir critérios ESG na seleção de novos colaboradores. Como? Buscando pessoas que compartilhem dos valores da empresa em relação à sustentabilidade e responsabilidade social.

Ao fazer isso, o setor de Recursos Humanos pode contribuir significativamente para a construção de uma cultura organizacional mais sustentável e responsável socialmente, e fortalecendo o quadro de pessoal

Treinamento e capacitação 

O RH pode oferecer treinamentos e capacitações sobre práticas sustentáveis e responsabilidade social. Com isso, visa o desenvolvimento dos colaboradores em relação a esses temas.

Colaboradores capacitados e conscientes podem contribuir para a criação de soluções inovadoras e criativas. Elas podem ajudar a empresa a se tornar mais sustentável e responsável socialmente.

Engajamento de colaboradores

O RH pode incentivar e promover a participação dos colaboradores em projetos e iniciativas relacionados à sustentabilidade e responsabilidade social. Ações voluntárias ou grupos de trabalho específicos são bons exemplos.

Essas ações aumentam a conscientização dos colaboradores sobre a importância desses temas. Além de estimular o engajamento e a motivação da equipe em relação às questões socioambientais. 

A participação em projetos e iniciativas relacionados à sustentabilidade também pode contribuir para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes para os colaboradores, como liderança, trabalho em equipe e pensamento crítico.

Parcerias

A parceria com ONGs sociais e ambientais também é um passo interessante para as empresas que estão se tornando ESG. Outra dica importante é fazer benchmarking com outras instituições que já são bem sucedidas no posicionamento sustentável.

📚Saiba mais sobre benchmarking e como aplicá-lo em nosso outro artigo📚

Comunicação interna

Não basta apenas definir estratégias e passar a aplicá-las para tornar seu negócio sustentável. Uma nova definição dos valores, crenças, missões, propósitos e metas deve ser elaborada com base no ESG.

A partir daí, em conjunto com o RH, você passará a divulgar a cultura e posicionamento socioambiental da marca. Comece pelos canais de comunicação interna e, na sequência, vá para as redes sociais da empresa.

Avaliação de desempenho

A decisão de se tornar uma empresa ESG não traz resultados imediatos, mas requer análise constante bem como monitoramento. É importante que os líderes estejam cientes sobre a evolução do processo e possam acompanhar a aplicação prática do modelo sustentável. 

Usar indicadores de desempenho (KPIs) é uma boa alternativa para mensurar e analisar efetivamente as práticas de ESG. No entanto, sem o auxílio da tecnologia, essa se torna uma tarefa complexa, como mostra o estudo do Decision Report. 

Para 59% dos executivos, a dificuldade para medir os resultados é o principal desafio para o RH. Em contrapartida, 45% já utilizam ferramentas tecnológicas como aliadas para alcançar a implementação eficiente das estratégias.

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Mas é importante destacar que a participação do RH na consolidação de uma estratégia ESG só é possível se houver a colaboração da alta gestão. Isso porque ela deve estabelecer as prioridades, objetivos e estratégias que servirão como ponto de partida para o desenvolvimento pessoal.

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Principais vantagens de implementar ESG

Com os critérios definidos e a implementação do ESG em andamento, você já começará a notar alguns resultados. Eles são considerados os principais benefícios para sua empresa, por serem frutos da construção de uma nova cultura organizacional. Confira quais são essas vantagens:

Satisfação dos colaboradores

O pilar Social é o que mais impacta o RH das empresas, pois estamos falando diretamente com os profissionais. Por isso, adotar estratégias preparatórias para os colaboradores promove saúde, bem-estar, satisfação e qualidade de vida para eles.

Superação de desafios

Muitas pessoas acreditam que as atribuições do RH e DP são as mesmas e que não há tantas diferenças. Ou seja, associam o setor a todas as funções burocráticas, como se cuidasse apenas de admissões, demissões e da folha de pagamento. Com a adoção das práticas sustentáveis é interessante que os colaboradores entendam como se dá a gestão de pessoas

Melhora a imagem da empresa

A melhoria da Employer Branding gera resultados positivos em relação à atração e retenção de talentos. Os profissionais com perfil sustentável passam a enxergar a marca como uma boa opção para seu crescimento profissional.

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Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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