Ir para o conteúdo

Os 4 papéis do RH: quais são e quais os objetivos de cada um nas empresas

·
6 minutos de leitura
os 4 papéis do RH

Os 4 papéis do RH são: parceria estratégica, agente de mudança, especialista administrativo e campeão do funcionário. Entenda mais sobre cada um deles neste artigo!

Assim como diversas áreas de uma organização, o Recursos Humanos também se transformou. Assim, o setor não é mais como era conhecido há anos. Confira neste texto quais são os 4 papéis do RH e seus objetivos.

Quem trabalha em uma empresa sabe que o setor de Recursos Humanos é fundamental para o funcionamento da organização. Afinal, é essa área a responsável por todos os processos que envolvem a relação entre empregador e colaborador.

Mas dentro desse contexto, você já parou para pensar em quais são os papéis do RH? Apesar de ser uma área bastante conhecida, nem todos os colaboradores sabem quais são as funções desse setor dentro de uma empresa.

Você faz parte do grupo de pessoas que ainda não conhece a fundo os papéis do RH? Tudo bem, continue a leitura e descubra.

Neste artigo, vamos explicar alguns conceitos para compreender melhor o que é o setor de Recursos Humanos.

Vamos nessa?

Descubra uma tecnologia que pode ajudar a cumprir com os 4 papéis do RH

performance

Quais são os 4 papéis do RH?

 quais são os 4 papéis do RH

Para muitas pessoas, o papel do RH na empresa envolve apenas uma função burocrática de contratar e demitir colaboradores. Mas será que é só isso?

Nos últimos anos, a gestão de pessoas e talentos tem evoluído bastante, deixando de ser apenas uma área cercada de operações burocráticas, passando a ser também um suporte estratégico baseado em consultoria.

Por esse motivo, existem 4 papéis do RH baseados em princípios básicos. Princípios que muitos especialistas chamam de ulrichismo. Abordaremos o tema com profundidade nos tópicos seguintes, então não se preocupe.

Segundo Ulrich, os quatro papéis que um profissional de Recursos Humanos deve desempenhar em uma organização são: 

  • Parceria estratégica;
  • Agente de mudança;
  • Especialista administrativo;
  • Campeão do funcionário (contribuição do funcionário).

Confira mais a seguir!

Parceiro estratégico

O papel de parceiro estratégico diz respeito ao desenvolvimento e alinhamento de estratégias.

Em linhas gerais, o profissional tem diversas responsabilidade. Entre elas: alinhar atividades e iniciativas de RH com as estratégias gerais do negócio. Tudo para causar impactos reais nos clientes.

Como resultado, é possível aumentar os níveis de inovação, auxiliando a empresa a se tornar mais ágil e oferecendo mais treinamento e capacitação aos funcionários.

💡 O que é gestão da inovação e como aplicar nas empresas?

Agente de mudança

Não há como negar que os profissionais de RH possuem um vasto conhecimento em cultura organizacional.

Dessa forma, o papel como agente de mudança diz respeito ao apoio que esses gestores de Recursos Humanos podem oferecer para mudanças e transições que o negócio pode apresentar, por meio do capital humano disponível na organização.

Na prática, esse papel acontece com treinamentos especializados e assistência aos gerentes que lideram essas iniciativas de mudança.

E a presença do setor de RH nesse processo é fundamental. Principalmente para garantir que a transição seja uma etapa de sucesso para a empresa.

👉 Treinamento e capacitação de funcionários: como fazer na sua empresa

Especialista administrativo

Esse talvez seja o papel que muitas pessoas imaginam quando o assunto é Recursos Humanos. Como especialista administrativo, a função do profissional é garantir processos eficazes que supram as necessidades individuais do negócio.

Isso quer dizer um bom atendimento em áreas como contratos e contratações, gestão de folha de pagamento, solicitação de férias, entre outros.

✅ Quer simplificar os processos de RH na sua empresa? Experimente a Factorial por 14 dias grátis!

Contribuição do funcionário

Reter colaboradores é algo essencial para o crescimento de uma empresa e é justamente um dos pontos de atenção que o papel de contribuição do funcionário deve focar.

Nessa função, o profissional de RH deve saber do que cada membro da equipe necessita, seja ao nível material ou inspirador.

Esse papel ajuda a criar funcionários comprometidos, engajados e competentes, o que por sua vez gera impactos diretos no crescimento da empresa.

📽️ Descubra como melhorar o engajamento de sua equipe com a Factorial 👇

botao demo

O que é Modelo Ulrich?

Nos tópicos anteriores falamos um pouco sobre ulrichismo e você provavelmente ficou se perguntando o que isso significa. Por esse motivo, iremos te explicar a seguir.

O conceito ou modelo Ulrich é baseado na linha de pensamento de um treinador de gestão chamado David Ulrich. Em seu livro lançado em 1996, o inglês argumenta que o papel dos gestores de recursos humanos deve ser redefinido para enfrentar os desafios competitivos das empresas modernas.

As argumentações de Ulrich têm como base a ideia de que as organizações e as pessoas precisam parar de enxergar o setor de RH como uma ferramenta de administração, e sim como uma ferramenta estratégica.

Sendo assim, os papéis citados anteriormente fazem parte do modelo criado por esse estudioso da área.

O que é Business Partner?

papéis estratégicos do RH

Para implementar esse modelo e, por sua vez, esses os 4 papéis do RH, é preciso entender o conceito de Business Partner.

Segundo o livro “Human Resources Champions“, do escritor David Ulrich, Business Partner é um profissional fundamental para o crescimento das organizações.

Também chamado de parceiro de negócios, essa posição atua ao lado das lideranças de uma empresa, tendo como principal objetivo garantir que as ações do departamento sejam guiadas pelos objetivos estratégicos da firma. 

Por esse motivo, esse profissional adquire uma visão ampla da organização. Aspecto que possibilita a detecção de áreas que precisam ser melhoradas ou modificadas, em prol do sucesso da empresa e da expectativas dos colaboradores.

Resumindo, ele atua como uma espécie de consultor que estreita os relacionamentos internos e otimiza os processos de RH nos demais setores.

💻📝 Saiba como marketing e comunicação podem auxiliar o RH

Quais as vantagens do Business Partner?

Os business partners são profissionais essenciais para a melhoria contínua dos resultados da empresa. Tanto em níveis macros quanto em casos específicos.

Por estar em contato direto com as lideranças da organização, essas figuras conseguem promover alinhamento entre empregador e empregado, minimizando crises e aumentando o crescimento dos negócios.

Sendo assim, ter um business partner na equipe de RH pode promover muitas vantagens para a empresa e garantir boas oportunidades para vê-la prosperar.

Humanizar o RH

Esse tipo de profissional conhece todos os detalhes de como a empresa funciona. Por esse motivo, ele sabe quais são os melhores caminhos para fazê-la alcançar os seus objetivos operacionais e metas de lucratividade.

No entanto, engana-se quem pensa que isso ocorre de forma mecanizada, pois os BP sabem bem como falar com os colaboradores de forma humanizada. Ou seja, compreendendo suas necessidades, dificuldades e desejos no dia a dia de trabalho.

Dessa forma, um profissional como esse pode ser a peça-chave para humanizar o setor de RH. Deixando o setor mais convidativo para todo o time.

🙎🏽‍♀️ Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável [+ Pesquisa de Clima Organizacional grátis]

Engajar equipes

A humanização do setor e a boa gestão desses profissionais impactam diretamente no engajamento da equipe.

Ao perceberem que existe um olhar atento às suas necessidades, buscando implementar ações que possam saná-las, os funcionários acabam ficando mais engajados em participar de iniciativas e propor ideias para melhorar os resultados da empresa.

papel do RH na cultura organizacional

👥 Engajamento de equipe: qual a importância e o papel do RH na cultura organizacional

Melhorar produtividade

Outra vantagem percebida em organizações que investem em business partners é a melhora da produtividade.

O olhar humanizado e o engajamento da equipe criam ambientes propícios para um trabalho de alta performance, fruto da atuação de profissionais satisfeitos e produtivos.

✅ Conheça a ferramenta digital de RH da Factorial

Você sabia que existe um software de RH que, somado a esses conceitos, pode ajudar o seu Departamento de Recursos Humanos a assumir papéis estratégicos do RH com mais facilidade? Na Factorial temos a solução perfeita para o seu negócio! 

Nossas soluções te ajudam a gerir férias, ausências e licenças médicas de todos os funcionários, disponibilizar um calendário com informações de cada equipe, comunicar eventos e anúncios da empresa, e muito mais!

💻 Quer conhecer mais sobre nossa plataforma e como ela pode te ajudar? Confira em 1 minuto como funciona o software da Factorial! 👇

Entre em contato conosco e veja o que um software de gestão de talentos pode fazer pelo RH de sua empresa!

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados