Ir para o conteúdo

Teste de raciocínio lógico para entrevista: Como aplicar [+ Modelo]

Utilizar um teste de raciocínio lógico adequado para a avaliação de um candidato é fundamental para selecionar os melhores talentos. Veja a seguir o que é um teste de raciocínio lógico e baixe um modelo pronto para ser aplicado.

Testes e questionários são ferramentas poderosas para os processos seletivos. Este conjunto de avaliações podem ser feitas à distância ou presencialmente, e ajudam a avaliar competências e habilidades específicas para alguns cargos de trabalho.

Para descobrir mais sobre estes testes, continue a leitura deste artigo. No fim, confira um 💥Modelo de teste de raciocínio lógico com respostas completas para download 💥 Confira!

Índice

Teste de raciocínio lógico: o que é?

Os testes de raciocínio lógico são ferramentas utilizadas em processos de recrutamento e seleção para medir habilidades específicas e até traços de personalidade de um candidato.

Estes testes permitem avaliar se esta é ou não a pessoa adequada para preencher as necessidades de um determinado cargo ou função em uma organização. Para contextualizarmos melhor o que é um teste de raciocínio lógico e quais tipos existem, é importante entender que eles se baseiam em evidências científicas. O que isto quer dizer?

Os testes de raciocínio lógico foram desenvolvidos de acordo com um método científico específico, e têm como finalidade serem objetivos e imparciais.

Isso significa que eles podem ser usados, sobretudo, para avaliar competências técnicas e de cunho prático. No entanto, têm também outras abordagens. Confira a seguir mais detalhes.

recrutamento onboarding factorial

Como aplicar um teste de raciocínio lógico em uma entrevista?

O teste de raciocínio lógico pode ser feito antes ou depois de uma entrevista. Normalmente, um processo seletivo segue as seguintes etapas básicas:

  • Publicação da oferta de trabalho, com uma descrição detalhada da função.
  • Recebimento das candidaturas
  • Processo de triagem de currículos
  • Aplicação do teste de raciocínio lógico para a primeira leva de potenciais candidados
  • Outras entrevistas para os aprovados: Dinâmicas de grupo, entrevista individual, etc.
  • Seleção do candidato ideal.

Apesar de as maioria das empresas seguirem mais ou menos esta ordem, isso não significa que seja uma regra. O teste de raciocínio lógico pdoe ser aplicado em outra etapa do processo seletivo.  Pode ser que o recrutador prefira, por exemplo, medir habilidades e atitudes específicas de potenciais colaboradores após as entrevistas em gupo.

Em resumo, os testes são realizados assim que os recrutadores decidem que o candidato preenche todos os requisitos iniciais para uma posição.

Dessa forma, os testes de raciocínio lógico fornecem aos responsáveis pelo recrutamento informações detalhadas sobre a personalidade, habilidades técnicas e aptidões de um candidato. Essas são informações essenciais para a tomada de decisão final de contratação.

No fundo, os testes de raciocínio lógico permitem que os recrutadores avaliem essas características e habilidades objetivamente. E, assim, todos os candidatos têm as mesmas possibilidades de serem escolhidos.

📝 [Guia] Kit para a Gestão de RH: Templates, ferramentas e dicas práticas

Características de um teste de raciocínio lógico

Uma das perguntas mais comuns sobre os testes de raciocínio lógico é sobre os seus objetivos e forma de avaliação. Um teste de raciocínio lógico é frequentemente composto por perguntas personalizadas de acordo com a posição a ser preenchida.

No entanto, existem muitos tipos de teste de raciocínio lógico. As perguntas e objetivos podem, portanto, variar bastante. Confira algumas das abordagens possíveis:

  • Personalidade
  • Julgamento situacional
  • Pensamento crítico
  • Raciocínio numérico
  • Habilidades
  • Raciocínio verbal

Normalmente, os testes de raciocínio lógico costumam destacar o nível de extroversão do avaliado, as soft skills, ou o raciocínio lógico. Também podem indicar também a capacidade de resolução de problemas e o trabalho sob pressão de um candidato.

Apesar dos muitas abordagens,  podemos destacar algumas características comuns a maioria dos testes:

  • Perguntas objetivas
  • Gráficos ou figuras para análise
  • Informações numéricas
  • Textos para interpretação
  • Opções de respostas diretas e não discursivas

Em suma, os diversos tipos de teste de raciocínio lógico permitem avaliar uma panóplia de características dos candidatos, que estarão intimamente relacionadas com a posição a recrutar.

Confira a seguir um modelo de Teste de raciocínio lógico com respostas e figuras, pronto para ser aplicado!

[📋Modelo para download] Teste de raciocínio lógico com respostas

Para que você possa integrar os testes de raciocínio lógico nos seus processos seletivos, preparamos um modelo com 3 tipos de exercícios: numérico, verbal e não verbal.

Neste Teste de raciocínio lógico com respostas e figuras, você encontrará mais de 10 questões que podem ser implementadas remotamente ou presencialmente.  Incluímos as respostas e explicações completas de cada questão para facilitar a correção.

👇 Baixar modelo de Teste de raciocínio lógico 👇

teste de racicionio logico com respostas

Tipos de teste de raciocínio lógico

Os testes de raciocínio lógico visam avaliar um conjunto geral, ou específico, de habilidades e competências de uma pessoa. De acordo com o objetivo e foco, podemos diferenciar as seguintes categorias de testes:

1. Raciocínio numérico

Este tipo de teste raciocínio lógico é usado ​​com o propósito de avaliar habilidades matemáticas básicas. Estes testes ajudam os recrutadores a entender como um candidato pode (ou não) interpretar os dados. Os testes de raciocínio lógico numérico podem, ainda, ser apresentados na forma de relatórios, gráficos ou tabelas.

2. Raciocínio verbal

Este tipo de teste de raciocínio lógico contém informações detalhadas por escrito para o candidato ler, interpretar e, em seguida, tomar uma decisão com base no texto.

Normalmente os testes de raciocínio verbal se concentram na resolução de problemas e capacidade de interpretação. Para isso, são considerados cenários fictícios ou notícias reais.

👉 Gestão por Competências: Exemplos e dicas práticas

3. Raciocínio não verbal ou indutivo

Para realizar estas avaliações, é necessário que o candidato identifique tendências ou padrões, através de uma representação esquemática. Para isso, sao utilizados testes de raciocínio lógico com figuras, que devem ser interpretadas pelo candidato.

4. Raciocínio lógico

Já os testes de raciocínio lógico padrão, são ferramentas que têm como objetivo avaliar a tomada de decisão de um candidato. O recrutador irá tentar entender se a decisão é baseada num caminho lógico, ou não.

Qual a importância dos testes de raciocínio lógico?

Depois de entendermos o é um teste de raciocínio lógico, quais as suas características e tipologias, é essencial destacar mais a fundo qual a sua importância para as empresas.

Nunca antes como neste momento tivemos tantas alternativas de ferramentas tecnológicas para nos ajudar a tomar melhores decisões. A utilização de dados em RH não é apenas uma das grandes tendências da atualidade. Os dados procuram sustentar cientificamente os nossos esforços.

O mesmo acontece quando falamos em um teste de raciocínio lógico. Estes testes são projetados para serem capazes de obter uma visão geral de como será o desempenho do candidato no trabalho. As avaliações a partir de teste de raciocínio lógico trazem, assim, um nível de padronização e objetividade bem diferente se comparada com a tradicional “arte” do recrutamento.

Estes testes ajudam, ainda, a eliminar possíveis preconceitos no recrutamento. Estes aspetos estão intimamente ligados com a possibilidade de reforço da liderança feminina e da diversidade no trabalho.

Estas noções são vitais, hoje em dia, para atrair e reter jovens talentos nas empresas. Em suma, todos os aspetos anteriores evidenciam o porquê dos testes de raciocínio lógico serem importantes para as empresas.

📋 Matriz de Competências: O que é e como aplicar [+ Modelo em Excel]

teste de raciocinio logico online

Vantagens dos testes de raciocínio lógico

Como já pudemos ver, um teste de raciocínio lógico, por definição, é desenvolvido de acordo com uma base científica. Só isso já é uma grande vantagem de escolher este tipo de avaliação.

Tendo como base todos os aspectos que destacam a importância destes testes, podemos considerar as seguintes vantagens na utilização dos testes de raciocínio lógico nas empresas:

  • São testes padronizados e iguais para todos os candidatos.
  • Altamente confiáveis (pouco permeáveis à mentira).
  • Maior rigor e utilidade em comparação com a entrevista.4
  • Conseguem, de forma mais clara, determinar as capacidades e limitações dos candidatos.
  • Podem prever uma possível evolução e progresso na carreira

Desvantagens dos teste de raciocínio lógico

Contudo, como em outros métodos, existem algumas desvantagens importantes que precisamos destacar sobre a aplicação deste tipo de ferramenta.

  • Provocam ansiedade e tensão nos candidatos.
  • Apresentam uma natureza rígida e pouco flexível.
  • São frequentemente um fator eliminatório no processo de recrutamento ou preenchimento de certas vagas.

👉 Entrevista online: 8 dicas e ferramentas para recrutar à distância

5 exemplos de teste de raciocínio lógico para entrevistas

Depois de entender as vantagens e desvantagens da implementação deste método de avaliação, é essencial conhecer alguns exemplos que podem ser utilizados.

Veja a seguir 5 exemplos de testes de raciocínio lógico mais utilizados nos processos seletivos. 

1. Indicador Myers-Briggs

Este indicador, também conhecido por MBTI, é um teste de raciocínio que tem como objetivo classificar a personalidade de um candidato, tendo em conta 4 categorias dicotómicas:

  1. Sensorial ou Intuição
  2. Introversão ou Extroversão
  3. Racionalidade ou Sentimento
  4. Julgamento ou Percepção

Sucintamente, este método propõe que existam 4 pares opostos de formas de pensar e agir e, por isso, chamados de dicotomias ou dimensões. Os termos usados em cada dicotomia têm significados técnicos específicos, que diferem do seu significado do dia a dia.

Por exemplo: uma pessoa com preferência para a racionalidade em relação ao sentimento, não é necessariamente mais racional ou menos sentimental.

Explicando este exemplo melhor… o que este método nos diz é que uma pessoa com preferência à racionalidade, toma decisões com base na lógica e procura argumentos mais racionais. Pessoas com preferência emocional, decidem mais com base nos seus sentimentos. Mas lembre-se: Um não é mais do que o outro. Tudo depende do objetivo!

Em suma, podemos dizer que o teste de Myers-Briggs possui dezesseis tipos de personalidade diferentes. E esta ferramenta de avaliação é projetada para identificar as preferências pessoais inatas de um indivíduo.

2. Questionário de 16 fatores de personalidade (16PF)

Popularmente conhecido como 16PF, este teste foi criado pelo psicólogo Raymond Cattell, em 1949. Este teste é composto por 170 questões e consegue identificar 16 características primárias que todos nós possuímos em diversos graus.

Apenas para enumerar algumas, podemos dizer: afabilidade, raciocínio, estabilidade, dominância, perfecionismo, apreensão, sensibilidade e abertura à mudança.

O objetivo? Procura investigar como um indivíduo pode reagir a uma determinada situação no trabalho, ao invés de ficar com uma mera descrição do tipo geral de personalidade do candidato.

📚 [Artigo + Infográfico] 10 tipos de testes para recrutamento e seleção

processo seletivo

3. Teste de Moss

O Test Moss ou Teste de Moss é utilizado em processos de recrutamento para posições de cargos intermédios, seja de gestão, executivos ou de tomada de decisão.

Esta avaliação permite perceber como uma pessoa se comporta numa determinada situação em que exige supervisão de pessoas ou controle de uma situação. Este é um teste rápido, com duração máxima de 20 minutos, composto por 30 perguntas e onde são apresentadas situações.

Este teste de raciocínio lógico é baseado em 5 categorias diferentes:

  1. Habilidades de supervisão (utilizando cenários fictícios)
  2. Tomada de decisão
  3. Resolução de conflitos
  4. Senso comum
  5. Capacidade em estabelecer limites

Em conclusão, o teste de Moss foi pensado para entender qual é o candidato mais adequado para ocupar uma posição intermédia. No entanto, não leva em consideração apenas as competências de liderança.

O mais interessante deste teste de raciocínio lógico é que permite combinar perfeitamente duas capacidades. A capacidade de ser líder (exigindo uma determinada carga horária) e as habilidades de um gestor (em manter a harmonia entre os funcionários).

[📰Entrevista exclusiva] Liderança inspiradora: Dicas para impactar positivamente a equipe

4. Perfil comportamental DISC

Executor, comunicador, planejador e analista. Estes são os quatro tipos de classificações de comportamento que o teste de raciocínio lógico DISC avalia . Este teste de perfil comportamental foi desenvolvido pelo psicólogo Walter Vernon Clarke, e tem como base a teoria do psicólogo William Marston.

De acordo com os traços comportamentais que predominam entre os 4 tipos mencionados, as pessoas podem ser classificadas de dois eixos. Ou orientadas para a atenção (passiva ou ativa), ou orientadas para as pessoas (ou ambiente circundante).

Algumas versões mais específicas do teste de perfil comportamental DISC ajudam a entender como uma pessoa, provavelmente, reagiria numa situação específica. Seja de equipe, de gestão ou de liderança.

📚 [Guia completo] Perfil Comportamental: O que é e como aplicar a metodologia DISC

5. Teste de Cleaver

Confiança, influência social, perseverança e valores morais. Estes são os 4 pilares que o teste de Cleaver considera. Mas para que serve ou qual a sua finalidade? Resumidamente, o teste Cleaver oferece uma avaliação global sobre a personalidade de um candidato num processo de recrutamento.

Atenção, este tipo de teste não fornece nenhuma informação sobre o QI de um candidato, como é comum encontrar em outros testesdo tipo. Este é, sim, um teste que permite prever as reações de indivíduo no ambiente de trabalho.

Além disso, procura também avaliar o comportamento do candidato em situações corriqueiras, o seu nível de motivação e a sua capacidade de resposta em momentos de pressão.

Sistema ATS para Recrutamento e seleção: Recursos e possibilidades

Os testes de raciocínio lógico são muito úteis nos processos de procura, seleção e contratação de novas pessoas. Estes testes permitem tomar decisões com base em dados científicos e, desta forma, selecionar os melhores talentos.

No entando, para levar o processo de seleção ao próximo nível, os recrutadores podem (e devem) combinar essas metodologias com o uso de ferramentas tecnológicas. Hoje já existem diversas alternativas que ajudam a centralizar e inovar os processos seletivos.

Um exemplo é o software de RH Factorial, que possui um sistema ATS integrado e ajuda os profissionais de RH a gerir todos os processos de recrutamento em um único lugar. Algumas das funcionalidades desta solução são:

  • Portal de carreiras personalizado
  • Publicação das ofertas diretamente no LinkedIn e Indeed
  • Gestão do ciclo de completo de candidato a funcionário
  • Personalização dos processos (formulários, ofertas de emprego e feedbacks)
  • Centralização da documentação
  • Automatização de respostas a candidatos
  • Teste gratuito por 14 dias!
  • e muito mais! 💥

✅Centralize seus processos de RH com o software da Factorial. Solicite um teste gratuito durante 14 dias!✅

Este artigo também está disponível em: Español, Portugal, Mexican

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário

Novidades semanais para profissionais de RH

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, recursos e notícias do mundo do RH.

Ao se inscrever, você concorda com o processamento de seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade