Por mais que as habilidades tradicionais do mundo corporativo ainda sejam valorizadas, as empresas cada vez mais buscam um diferencial que vá além da questão técnica e acadêmica. É aí que surgem as chamadas Mad Skills.
Esse termo, apesar de ainda não muito conhecido no Brasil, tem se tornado cada vez mais popular nos Estados Unidos e na Europa. Ele se refere àquelas habilidades profissionais que vão além do convencional, abraçando uma variedade de competências.
No artigo a seguir vamos explorar o conceito de Mad Skills e destacar sua crescente importância no contexto do Recursos Humanos, da gestão de talentos e do Recrutamento e Seleção de pessoas.
Então, boa leitura!
✅ Conheça uma tecnologia que ajuda a otimizar a sua gestão de talentos
Índice
- O que são Mad Skills?
- A importância das Mad Skills para o Recursos Humanos
- Diferencial das Mad Skills no Recrutamento e Seleção
- Hard, Soft e Mad Skills: entenda a diferença
- 📥 [Download] Teste de Fit Cultural
- Como usar o conceito de Mad Skills no seu processo seletivo
- ✅ Conte com a Factorial para otimizar sua gestão de talentos
O que são Mad Skills?
O termo Mad Skills diz respeito a habilidades excepcionais e fora do comum. Em outras palavras, são aquelas capacidades que vão além das habilidades técnicas e tradicionais. Incluindo aspectos como: criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico, adaptabilidade e inteligência emocional.
Muitas vezes, as mad skills também envolvem hobbies ou interesses pessoais do profissional, como desenho, dança, fotografia, esportes, entre outros.
Enquanto as habilidades técnicas são essenciais, as Mad Skills servem para complementar as habilidades tradicionais no ambiente de trabalho, e são cada vez mais buscadas por profissionais de RH.
Afinal, o cenário organizacional está passando por uma transformação significativa. Impulsionada principalmente pela tecnologia e por mudanças nas expectativas das relações de trabalho.
Nesse contexto, as empresas estão percebendo que, para prosperar, precisam ir além da busca por habilidades técnicas específicas. É hora de abraçar a diversidade de competências que as Mad Skills oferecem.
🤖 Como a Inteligência Artificial pode ajudar no Recrutamento e Seleção
A importância das Mad Skills para o Recursos Humanos
Como vimos, muitas empresas estão deixando para trás as práticas de contratação tradicionais, que priorizam exclusivamente as qualificações acadêmicas e a experiência técnica.
Segundo dados do mais recente Índice de Confiança da empresa de recrutamento Robert Half, cerca de 66% dos recrutadores valorizam essas habilidades. Mais do que isso: as levam em consideração durante o processo de recrutamento.
Em outras palavras: muitas organizações buscando por candidatos que possuam essas habilidades diferenciadas.
💡 Dinâmicas de RH: estratégias para a sua gestão de talentos
Exemplos de Mad Skills que podem ser um diferencial para empresas
A seguir, confira alguns exemplos de Mad Skills que, muito além de um interesse pessoal, podem ser vistas como um diferencial para as empresas:
- Tocar um instrumento musical: pessoas que tem um apreço pela música podem ter mais facilidade em questões como criatividade, disciplina e habilidades motoras;
- Praticar esportes: aqueles que praticam algum tipo de esporte em geral sabem trabalhar muito bem em equipe, além de desenvolver um espírito de liderança e habilidades de comunicação;
- Fotografia: pessoas amantes da fotografia costumam ter ótimas habilidades de observação, além de um senso aguçado de criatividade e atenção aos detalhes;
- Estudo de idiomas: adaptabilidade, habilidades de comunicação e abertura para novas culturas são algumas das características que podem descrever pessoas interessadas no estudo de novas línguas;
- Artesanato: já parou para pensar que as habilidades manuais podem desenvolver habilidades como criatividade e uma extrema atenção aos detalhes?
- Programação: sim, para muitos a programação é um hobbie, e que pode ser muito bem-vinda no universo organizacional, por ajudar a desenvolver habilidades técnicas, pensamento lógico e, claro, a resolução de problemas;
- Escrita criativa: por fim, os amantes da escrita costumam possuir ótimas habilidades de comunicação, além de bastante criatividade e pensamento crítico, o que pode ser um diferencial no ambiente de trabalho.
👩🏻🦰👨🏻🦱 O que é a Pirâmide de Maslow e como aplicar para o setor de RH
Diferencial das Mad Skills no Recrutamento e Seleção
Por serem algo bastante buscado na escolha de um talento, as mad skills podem ser um diferencial significativo no processo seletivo.
Isso porque candidatos com habilidades excepcionais têm mais chances de chamar a atenção dos recrutadores, destacando-se em processos seletivos concorridos.
Muitas vezes, as Mad Skills não apenas indicam competências profissionais. Elas também refletem a capacidade de um indivíduo se integrar à cultura organizacional.
Por isso, candidatos com essas habilidades são muitas vezes mais capazes de se adaptar a ambientes de trabalho dinâmicos e contribuir para uma cultura de inovação.
Além disso, em um ambiente repleto de desafios, a capacidade de resolver problemas de maneira criativa é inestimável. Por isso, profissionais com mad skills que incentivem o pensamento inovador e criatividade podem fazer toda a diferença na sua equipe.
Enfim, as mad skills não beneficiam apenas o indivíduo, mas também enriquecem o ambiente de trabalho. Isso porque colaboradores com habilidades excepcionais podem inspirar seus colegas, promovendo uma cultura de aprendizado contínuo.
🎥 Veja como engajar ainda mais suas equipes com o apoio da Factorial 👇
Hard, Soft e Mad Skills: entenda a diferença
Agora já sabemos o que são as mad skills. Mas você pode estar se perguntando a diferença deste tipo de habilidade para as soft skills e as hard skills. Veja a seguir!
Hard Skills
As hard skills são habilidades técnicas e específicas, sempre relacionadas a uma profissão ou setor.
Por conta disso, elas são mensuráveis e tangíveis, e incluem conhecimentos específicos e certificações. Também envolvem alguma habilidade técnica, como programação, design, arquitetura, e até conhecimento em ferramentas específicas.
👩🏻💻 Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer sua empresa crescer
Soft Skills
Já as soft skills são aquelas habilidades interpessoais e comportamentais. Aqui, podemos citar competências como comunicação eficaz, trabalho em equipe, liderança, empatia e resolução de conflitos.
Essas habilidades são cruciais para o sucesso no ambiente de trabalho, independentemente da área de atuação.
👉 Ambientação no trabalho: como fazer em 6 passos
Mad Skills
As Mad Skills, como já explicamos, vão além das hard e soft skills. Elas englobam hobbies, interesses ou experiências pessoais do profissional que possam vir a ser valorizados pelas empresas.
A ideia é buscar por habilidades que ofereçam novas perspectivas para a solução de problemas. Podendo também incluir características como criatividade, adaptabilidade, resiliência, pensamento crítico etc.
Em resumo: enquanto as hard skills são fundamentais para realizar tarefas específicas, as Mad Skills podem ser a chama que impulsiona a inovação e a excelência.
📥 [Download] Teste de Fit Cultural
O teste de Fit cultural é uma das ferramentas que ajuda a garantir o sucesso de um processo de recrutamento e seleção. Para complementar o processo seletivo da sua empresa, utilize o modelo abaixo adaptando os dados em cada entrevista. 👇
Como usar o conceito de Mad Skills no seu processo seletivo
Integrar o conceito de Mad Skills durante o processo seletivo pode trazer muitos benefícios. Tanto para a empresa quanto para o candidato.
Afinal, analisar habilidades neste sentido pode permitir uma avaliação mais profunda e holística dos candidatos.
Por isso, durante a entrevista, procure incluir perguntas que explorem situações passadas em que o candidato demonstrou criatividade, adaptabilidade ou resolução de problemas. Especialmente por conta de uma habilidade vinda de um hobby ou interesse pessoal. Isso fornecerá insights valiosos sobre suas Mad Skills na prática.
Além disso, vá além dos testes técnicos. Inclua avaliações práticas ou psicológicas que incentivem os candidatos a pensar fora da caixa. Isso pode revelar suas Mad Skills em tempo real.
Por fim, incentive o candidato a falar mais sobre suas paixões, hobbies e interesses pessoais, expondo suas “Mad Skills”.
Muitas vezes isso acaba ficando de fora da entrevista. Porém, é papel do recrutador demonstrar interesse no assunto e incentivar o talento a falar sobre suas diversas habilidades.
👩🏽💻 Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer sua empresa crescer
✅ Conte com a Factorial para otimizar sua gestão de talentos
Como vimos, as Mad Skills são cada vez mais buscadas no cenário profissional, oferecendo um diferencial valioso em processos seletivos.
A capacidade de inovar, adaptar-se rapidamente e demonstrar inteligência emocional são características que vão além das habilidades técnicas e interpessoais tradicionais. E muitas vezes essas características são aperfeiçoadas a partir de um interesse pessoal, como a escrita ou a fotografia.
Por isso, ao incorporar o conceito de Mad Skills ao seu processo seletivo, o RH pode identificar candidatos que não apenas atendam aos requisitos técnicos, mas também tragam diversidade para suas equipes.
Nesse sentido, a entrevista de emprego se torna uma oportunidade para os candidatos demonstraram como poderem contribuir para a empresa de uma forma única.
E para otimizar ainda mais a sua gestão de talentos, desde o Recrutamento e Seleção até o engajamento de suas equipes, é essencial contar com as melhores ferramentas de RH.
💻 Uma dessas soluções é a Factorial, um software que conta com mais de 30 funcionalidades para otimizar a gestão do seu RH, incluindo:
- Gestão de pessoas e engajamento de equipes;
- Recrutamento e Seleção;
- Onboarding e Offboarding de colaboradores;
- Gestão de Treinamentos;
- Avaliações de Desempenho e OKR;
- E muito mais!
📽️ A Factorial é uma ferramenta pensada para revolucionar a sua gestão de talentos. Confira em 1 minuto como funciona 👇
Solicite uma demonstração gratuita e transforme a gestão de RH da sua empresa! ⬇️