Ir para o conteúdo

O que é work life balance: benefícios e dicas para as empresas

·
9 minutos de leitura

Garantir o bem-estar dos colaboradores é um dos grandes desafios dos gestores e do RH. Veja neste artigo o que é Work life Balance e confira dicas práticas para garantir um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos funcionários.

A dificuldade de conciliação do trabalho e da vida pessoal é de fato o principal precursor dos grandes problemas da gestão de pessoas: o burnout, a baixa motivação laboral e o aumento da taxa de turnover são indicadores que exemplificam esta realidade.

É neste contexto que as práticas de Work life balance e horários flexíveis ganham espaço nas empresas.

Com o objetivo de melhorar a experiência e a produtividade dos colaboradores, o RH tem buscado cada vez mais proporcionar uma rotina de bem-estar e equilíbrio para cada funcionário. Mas como fazer isso na prática? Veja a seguir o que é Work life balance e saiba como criar, na prática, uma cultura organizacional pautada nesta prática.

Conheça a tecnologia ideal para melhorar a qualidade de vida e produtividade da sua equipe

performance

O que é Work life Balance?

Garantir o bem-estar dos colaboradores é um assunto que tem estado cada vez mais em alta nas empresas. Dentre as principais práticas voltadas para este objetivo, está o Work life Balance. Mas afinal, o que é Work life balance? Como ele está relacionado com as estratégias de gestão de pessoas?

Este conceito nada mais é do que a prática de garantir que os colaboradores consigam conciliar a vida pessoal e profissional de forma equilibrada, sem que haja comprometimento do rendimento laboral ou da saúde mental.

Muitas vezes o que acontece é que a atividade profissional é colocada acima do tempo para o autocuidado, descanso, família ou lazer. Algo que pode acontecer por causa da má gestão do tempo pelo próprio colaborador, ou então por causa da má gestão de talentos da empresa.

Atualmente, as exigências do dia a dia e a alta competitividade no trabalho são alguns dos fatores que impossibilitam o equilíbrio correto na vida dos colaboradores em todo o mundo. De fato, e de acordo com um relatório publicado pela OCDE, composta por 38 países, 11% dos colaboradores destes territórios trabalham 50 horas ou mais por semana.

👉Integração na empresa: 8 dicas práticas para acolher novos colaboradores

Pirâmide de Maslow e Work life balance

Para entender a importância e as implicações do Work life balance, basta analisar a gestão de RH a partir do paradigma da pirâmide de Maslow. Enquanto na base estão as necessidades básicas como comer ou dormir, no topo está a realização pessoal de cada indivíduo.

Isso significa que dificilmente um colaborador que não esteja feliz e confortável, terá um bom desempenho no trabalho. Além disso, quando não está satisfeito com as atividades que exerce diariamente ou tem dificuldades de exercê-las, é improvável que consiga se desenvolver dentro do plano de carreira estabelecido.

Em resumo, tudo que acontece na vida pessoal e profissional de um indivíduo está diretamente relacionado . Tudo isso pode obter influência em seu comportamento nos dois contextos. Por esse motivo, buscar o Work life balance nas organizações é fundamental. Veja a seguir algumas dicas práticas.

work life balance o que e

Regimes de trabalho e Work life balance

De acordo com um estudo publicado pela Universidade Rey Juan Carlos, a principal dificuldade em conciliar a vida familiar e a vida profissional é quando o colaborador tem filhos, sobretudo no caso das mulheres.

O modelo clássico da família em que a mãe fica dentro de casa cuidando dos filhos enquanto o pai sai para se dedicar ao trabalho não coincide mais com a realidade. Pelo contrário, aumenta a cada dia o número de mulheres que trabalham em casa ou no escritório. O mesmo acontece com as famílias monoparentais com grande carga de trabalho.

Por isso, em cada regime de trabalho e para cada colaborador, é preciso repensar as práticas de work life balance. Veja a seguir como os gestores e o RH podem agir em cada caso.

Home Office

No caso do home office, o estresse laboral pode aumentar ou diminuir. Isso depende das condições de trabalho proporcionadas ao colaborador.  Por isso, os profissionais de recursos humanos devem garantir que o ambiente de trabalho seja adequado para que os colaboradores continuem motivados e consigam manter a produtividade elevada. Veja algumas dicas:

  • Manter comunicação regular para melhorar as relações de trabalho.
  • Promover atividades de team building online para manter a integração entre a equipe.
  • Oferecer um auxílio para que os colaboradores invistam em estrutura para trabalhar em casa.
  • Delegar atividades em duplas ou grupos para incentivar a interaçao entre a equipe.
  • Implementar programas de saúde ocupacional e bem-estar.
  • Oferecer horários flexíveis para que colaboradores com filhos possam se adequar à rotina da melhor forma possível.
  • Estabelecer canais de comunicação interna para receber feedbacks sobre práticas de work life balance.
  • Investir em um Portal do Colaborador, onde os funcionários tenham autonomia para realizar processos diários como registro de ponto e, ao mesmo tempo, tenham acesso a todas as informações e documentos que precisam.

👉 Software para trabalho híbrido e home office: Recursos e ferramentas

Trabalho híbrido

Por outro lado, a possibilidade de trabalhar remotamente ao mesmo tempo facilita o surgimento de novas modalidades que ajudam a manter um certo tipo de contato com os espaços de trabalho tradicionais, como o trabalho híbrido.

Atualmente, esta é uma das opções que mais ajuda a manter o work life balance,  já que dá ao colaborador mais autonomia e liberdade. O trabalho híbrido combina o melhor de dois mundos. A chave aqui é conseguir um equilíbrio consistente com o tipo de contrato dos colaboradores, a cultura organizacional e as leis em vigor.

Para que o trabalho híbrido esteja voltado para a garantia do worklife balance, existem algumas medidas que podem ser tomadas, sempre que a situação sanitária permitir:

  • Promover eventos e atividades presenciais periódicos
  • Implementar rotatividade no escritório, combinando previamente que parte da equipe estará presente ou não, para evitar aglomerações.
  • Promover sessões de coaching e mentoring presenciais para incentivar a ida ao escritório.
  • Dividir o processo de onboarding em fases online e presenciais.
  • Conceder prêmios, certificados ou menção por bom desempenho.
  • Permitir e incentivar as equipes a atingirem objetivos por meio de seus próprios métodos. Dê a eles liberdade e um voto de confiança.
  • Promover reuniões de equipe mensais para manter o engajamento e a interação entre a equipe.
  • Realizar pesquisas de clima para saber como está a motivação dos colaboradores.
teste de motivacao no trabalho

Workations

O “workation” é basicamente uma metodologia de gestão de talentos. Em alta, esta prática ganha cada vez mais força no mundo dos freelancers e trabalhadores autônomos.

Trata-se de desenvolver trabalhos ou tarefas profissionais com carga horária leve, enquanto estão de férias. Muitas vezes, esse tipo de atividade é administrado na forma recompensa pelo bom desempenho no trabalho.

Semelhante ao trabalho de uma vida inteira, os workations são uma boa forma de se manter produtivo sem necessariamente desligar completamente as pessoas do trabalho. Esta prática prioriza a eficiência  e o foco nos resultados. Além disso, alinha a liberdade e responsabilidade.

Esta é uma ótima maneira de garantir o work life balance, visto que o trabalhador tem a possibilidade de se dividir entre o trabalho e momentos de lazer e bem-estar.

Como garantir o Work life balance: 5 dicas práticas

Quando uma pessoa decide trabalhar além do horário, não tem uma forma correta de administrar seu tempo ou, simplesmente, sua relação com o trabalho não é totalmente saudável, o RH tem grandes desafios pela frente. No entanto, há casos em que garantir o work life balance dos colaboradores pode ajudar a retomar a confiança e a motivação dentro da empresa.

Veja a seguir algumas dicas práticas que ajudam a garantir o work life balance dos colaboradores:

1. Garanta os intervalos entre as tarefas

Uma das missões do RH é criar valores e políticas empresariais que contribuam para tornar a empresa um local ideal para crescer profissionalmente. Neste caso, podemos incentivá-los e até ensiná-los a trabalhar em pausas. Sem dúvidas é uma forma de melhorar a experiência dos colaboradores.

As pausas podem ser ativas ou passivas. O mais importante é que haja espaços para desconectar por alguns minutos no escritório entre cada tarefa. Outra opção é contar com um sistema de gestão de projetos. Isso ajuda quem trabalha remotamente a fazer pausas conscientes em casa.

Além disso, contar com sistemas eletrônicos para gestão de ponto é essencial. Estas ferramentas trazem mais autonomia aos colaboradores e ajudam os gestores a entenderem como funciona a rotina de cada equipe no dia a dia.

👉 Controle de Ponto Eletrônico: Tudo sobre as novas regras da Portaria 671

2. Incentive uma cultura de desconexão

Respeitar o tempo que o colaborador dispõe para suas atividades pessoais, de lazer e/ou de autocuidado é de vital importância. É necessário que do RH tenha tolerância zero para comunicações que ocorram fora do expediente entre funcionários e equipes, a menos que seja uma emergência.

Os colaboradores devem saber gerir o seu trabalho dentro do prazo estipulado, evitando horas extras e cumprindo assim a lei sobre o controle de ponto.

3. Torne a gestão de férias mais flexível

Por lei, todos os colaboradores têm direito a 30 dias de folga por ano. No entanto, isso não significa que esses dias devem ser usados ​​de uma só vez. Além disso, em equipes grandes, organizar as férias de todos os colaboradores pode ser um desafio para os gestores, podendo prejudicar o tempo livre que cada um tem direito.

Para facilitar esse processo, é importante criar e divulgar de forma clara a política de férias da empresa. Além disso, contar um um softwares de RH para gestão de férias permite que todas as solicitações sejam feitas em um mesmo sistema, e,  quando aprovadas, apareçam em um calendário de equipe de fácil acesso e visualização.

work life balance dicas

4. Acompanhe a Licença maternidade/paternidade 

Este é um momento importante para o work life balance. A licença para a chegada de um novo membro da família é sempre prioridade para uma família. Por isso, a empresa deve encarar este momento da mesma forma.

Como agentes de mudança, as empresas devem garantir a preservação da qualidade de vida de seus colaboradores. Dessa forma , mesmo em períodos de licença, estar por perto é fundamental.

Para isso, não basta apenas seguir a lei e conceder a licença maternidade ou paternidade. Promova iniciativas de apoio a estas pessoas, acompanhe-as durante este período e ofereça benefícios extras que possam ajudá-las a aproveitar ao máximo este momento tão importante.

5. Autonomia nos processos

Seja no trabalho presencial, híbrido ou no home office, é fundamental que os colaboradores tenham autonomia para realizar suas tarefas no dia a dia. Mas como fazer com que a gestão do tempo, a produtividade e o work life balance façam parte da realidade da empresa? Garantir que os processos funcionem da melhor maneira possível é o primeiro passo.

Para ajudar nesse desafio, as empresas têm contado cada vez mais com a ajuda da tecnologia. Com sistemas inteligentes capazes de digitalizar processos e conectar pessoas, os softwares de RH são ótimos exemplos de ferramentas que ajudam os gestores e funcionários a agilizar o cumprimento de tarefas.

Com a aplicação da inovação, sobra mais tempo para cada funcionário focar nas suas atividades e, assim, se aproximar do work life balance.

👉 Software de RH: Recursos para funcionários, colaboradores e profissionais de RH

Work life Balance: Benefícios para as empresas

Os benefícios do Work life balance para os colaboradores são bem claros.No entanto, muitas empresas não veem como esta prática pode trazer vantagens diretas para o negócio.

Sempre insistimos que a maior vantagem competitiva de uma empresa é o seu capital humano. Portanto, quanto mais saudável for a nossa organização, ou seja, quanto mais satisfeitos estiverem os colaboradores, maior o desempenho geral.

Por esta razão, são muitas as  vantagens do Work life balance para as empresas:

  • Aumento do engajamento dos funcionários:

Quando o RH ajuda um colaborador a encontrar o equilíbrio perfeito entre trabalho e casa, esta pessoa pessoas terá mais tempo e incentivo para desempenhar melhor suas tarefas. Além disso, sabemos que os colaboradores valorizam ainda mais seus trabalhos quando suas necessidades são levadas em consideração.

plano de desenvolvimento individual

  • Melhora a tomada de decisão:

Colaboradores que possuem equilíbrio entre vida profissional e pessoal têm maior foco, atenção e nível de desempenho em suas tarefas. Incentivar o work life balance é criar um ambiente de trabalho, onde cada pessoa tem propriedade e responsabilidade por sua própria carreira. Isso aumenta as chances de sucesso individuais e empresariais.

  • Evita o burnout:

O burnout é um dos maiores problemas das empresas hoje em dia. O principal fator para que isso aconteça é o desequilíbrio entre vida pessoal e profissional. Trabalhar fora do horário de expediente, não ter direito a desligar e passar longos períodos sem férias ou pausas são apenas alguns dos pontos que contribuem para esta situação.

  • Melhora o employer branding

Colaboradores satisfeitos costumam indicar as empresas em que trabalham. Assim, fazem um trabalho automático de recomendação da organização. O work life balance pode ser a chave para a melhoria do employer branding. Consequentemente, isso ajuda na atração dos melhores talentos.

Tecnologia e bem-estar: Ferramentas e recursos

Contribuir para o work life balance das pessoas que compõem o quadro de colaboradores é uma tarefa vital. Isso porque ela garante o sucesso de uma empresa.

Como vimos, para isso é preciso garantir que cada um tenha os recursos e ferramentas necessários para trabalhar de forma ágil e equilibrada.

Para ajudar neste desafio, já existem hoje diversas ferramentas que agilizam e centralizam processos diários. Um desses exemplos é o software da Factorial. Com um teste gratuito de 14 dias de todos os recursos disponíveis, este sistema reúne em uma mesma plataforma diversas possibilidades para funcionários, gestores e para o RH.

Veja a seguir alguns dos recursos do software:

  • Gestão de férias e ausências
  • Avaliações de desempenho padronizadas
  • Gestão de objetivos
  • Portal do Colaborador
  • Controle de ponto online
  • Processo de onboarding digital
  • Canais de comunicação interna

Delegue suas tarefas diárias a um programa de gestão de Recursos Humanos e melhore a experiência dos colaboradores. Experimente a Factorial hoje e sinta a diferença! Veja em 1 minuto como funciona:

Teste a Factorial por 14 dias e veja como melhorar a gestão de talentos na prática!

 

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário