Ir para o conteúdo
entrevista de emprego

Entrevista de emprego: Perguntas + Modelo de questionário [Excel]

Na hora de recrutar e selecionar novos talentos, saber quais são os tipos de entrevista de emprego mais usados pelo RH é fundamental. Neste artigo, destacamos algumas dicas e perguntas para entrevista de emprego e um questionário pronto para ser usado nos processos seletivos. Leia a seguir!

Na busca por novos colaboradores, o profissional de RH deve analisar quais são as tarefas atribuídas à cada função. Além disso, é importante saber quais as competências mais importantes para realizar estas tarefas. Dessa forma, será possível elaborar melhor as perguntas para as entrevistas de emprego e garantir que o candidato seja adequado para o cargo.

A partir daí, é preciso selecionar um dos tipos de entrevista, pensando nos objetivos e na cultura da empresa. O processo de recrutamento e seleção deverá ser o mais eficiente e dinâmico possível. Por isso, planejar é essencial!

Veja a seguir como se organizar para recrutar novos profissionais conheça os principais tipos de entrevista de emprego utilizados pelo RH e baixe nosso modelo de questionário para entrevista de emprego personalizável. 

recrutamento onboarding factorial

Recrutamento e Seleção: Passo a passo básico

Antes de saber como fazer uma entrevista de empreho, é importante perceber como funciona um processo de recrutamento e seleção. Para que seja eficiente, é importante seguir alguns passos:

  • Conheça bem a empresa: Saber quais são os objetivos da empresa e como é sua cultura organizacional é essencial para a seleção de pessoas alinhadas à missão e aos valores empresariais.
  • Pesquise tudo sobre o cargo: Nada mais importante do que saber exatamente o que os gestores esperam do novo funcionário que ocupará o cargo. Entender quais são as atividades e desafios da vaga irá ajudá-lo a filtrar melhor os candidatos.
  • Liste as competências: Toda função em uma empresa exige soft skills e hard skills específicas para que as atividades sejam cumpridas de forma eficiente. Para isso, é fundamental entender quais são essas competências para que você possa buscá-las nos candidatos entrevistados. Uma forma de fazer isso é utilizando uma Matriz de Competências, ferramenta cada vez mais usada pelo RH.
  • Anuncie a vaga: Não há como receber bons currículos se a vaga não for anunciada. Por isso, divulgue-a nos principais portais de emprego e, caso possua, no portal de emprego exclusivo da empresa.
  • Avaliação Curricular: A avaliação curricular é a etapa onde o RH filtra e seleciona os currículos que parecem estar mais alinhados com aquilo que buscam.
  • Entrevista: Chegou a hora! Marque a entrevista, veja os tipos de entrevista que existem e selecione o que mais faz sentido para a vaga em questão.

👉 Precisa de um passo a passo personalizável e só seu? Encontre o checklist de recrutamento e seleção ideal aqui!

Como fazer uma entrevista de emprego?

Ainda que existam muitas formas de fazer uma entrevista de emprego, algumas práticas devem ser comuns em todas elas. Veja a seguir algumas dicas para entrevistas de emprego:

  1. Selecione o canal: A entrevista será online ou presencial? Se for online, qual será o aplicativo utilizado?
  2. Prepare uma apresentação sobre a empresa: Apresente os principais pontos sobre o desempenho e atividades da empresa.
  3. Descrição do cargo: Descreva bem o cargo e decida em que momento serão mencionados os benefícios e o salário.
  4. Perguntas: É nesse momento que as perguntas para entrevista de emprego, elaboradas anteriormente, são feitas. Adapte os exemplos determinados de acordo com o andamento da entrevista para que a conversa seja o mais natural possível.
  5. Dúvidas e questões: Pergunte se o candidato tem alguma dúvida antes de finalizar a entrevista.
  6. Esclareça os próximos passos: Deixe claro como será o feedback (mesmo que seja negativo)

A entrevista de emprego é uma parte fundamental do candidate experience. Por isso, cada uma destas etapas deve ser elaborada e planejada com detalhes, sempre considerando o perfil do candidato ideal.

👉10 tipos de teste para R&S: Infográfico para download

perguntas para entrevista de emprego

Perguntas para entrevista de emprego

Na hora de elaborar as perguntas para uma entrevista de emprego, o recrutador deve ter em mente todas as especificidades da vaga e do perfil do candidato que deseja encontrar. Estas questões podem variar bastante, mas podemos separá-las em diferentes categorias:

  • Geral
  • Trajetória profissional
  • Competências técnicas
  • Competências comportamentais
  • Interesse e motivações
  • Testes práticos

Se você precisa de um exemplo para elaborar as perguntas, veja a seguir um modelo de questionário para entrevistas de emprego com diferentes exemplos de perguntas para entrevistas de emprego, separadas por categorias. Seja qual for o tipo que você escolher, o modelo te ajudará a ter uma base para elaborar as perguntas para as entrevistas de emprego.

Questionário para entrevistas de emprego [download]

Ainda não sabe por onde começar? Não há problema! Às vezes elaborar as perguntas para uma entrevista de emprego pode ser desafiador para o RH.

Por isso, elaboramos um modelo de questionário para entrevistas de emprego para os recrutadores terem como base. Nele, você encontrará exemplos de perguntas que podem ser feitas durante a entrevista de emprego. Adapte as perguntas de acordo com o perfil da vaga e as necessidades da empresa.

Baixe o modelo de questionário grátis para entrevistas de emprego aqui!

questionario entrevistas de emprego

Não esqueça que as perguntas de uma entrevista de emprego podem variar muito em cada caso. Adapte de acordo com a função em questão.

Tipos de entrevista de emprego

Uma das principais tarefas dos profissionais de recursos humanos é recrutar e selecionar candidatos para as vagas abertas da empresa. Antes de saber como fazer uma entrevista de emprego de sucesso, selecionar um dos tipos de entrevista é fundamental.

Esse é o primeiro passo para que o recrutador possa organizar as perguntas para entrevista de emprego e pensar em como será a conversa com o novo candidato. Este é o momento em que as competências do candidato são postas à prova. É nesta etapa que o RH tem a chance de conhecer melhor suas opções e saber tudo o que precisa.

Além disso, a forma como a entrevista será desenvolvida e aplicada pode atrair ou afastar um bom candidato. Por isso, conhecer os tipos de entrevista é fundamental para que o processo seletivo traga resultados!

Os tipos de entrevista podem ser separados em dois blocos:

  1. Estrutura: Como será planejada a entrevista? Aqui, é preciso escolher se o recrutador seguirá um plano pré estabelecido ou não.
  2. Execução: Como será a experiência do candidato na entrevista, qual será a abordagem e que atividades e perguntas serão feitas?

Veja a seguir mais detalhes.

1) Estrutura e Planejamento

Antes de mais nada, selecione como será a estrutura da entrevista de emprego. Ou seja, o RH deve saber se vai seguir um roteiro específico, flexível ou algo entre essas opções. Decida se a entrevista de emprego será:

  • Estruturada: Como o próprio nome já diz, nesse modelo a entrevista já é planejada com antecedência. Isso quer dizer que o recrutador irá seguir questões e/ou atividades pré-estabelecidas.
  • Não estruturada: Ao contrário da opção anterior, aqui não há qualquer modelo a ser seguido. Essa é uma alternativa mais flexível onde o profissional de RH irá realizar as perguntas e/ou atividades de acordo com a situação e comportamento do entrevistado.
  • Entrevista semiestruturada: Esse modelo fica entre os anteriores. Isso significa que algumas questões já são previamente estabelecidas, mas que também permite a inclusão de novas perguntas e atividades pelo recrutador.

A seguir, veja os tipos de entrevista de emprego no âmbito da execução e aplique estas estruturas naquele que fizer mais sentido para a sua empresa.

2) Execução

Os tipos de entrevista de emprego variam muito, sobretudo no que diz respeito à sua execução e como irão funcionar. Os responsáveis por essas entrevistas podem optar por diferentes abordagens, atividades e formas de realizar este processo. Além disso, é aqui que as pergunta para entrevista de emprego devem ser feitas.

De tempos em tempos surgem novos métodos para entrevistar um candidato. No entanto, alguns tipos de entrevista são mais utilizados pelo RH. A escolha desses modelos pode variar de acordo com o cargo em questão.

Veja a seguir os principais tipos de entrevista de emprego:

Entrevista técnica

Nesse modelo o foco são as hards skills. Isso significa que o candidato será avaliado por suas competências técnicas, ou seja, pelas habilidades relacionadas às tarefas práticas da função em questão. É comum que nesses casos os próprios gestores liderem a entrevista por possuírem mais conhecimento técnico para avaliar o candidato.

Entrevista comportamental

Ao contrário da opção anterior, esse tipo de entrevista tem como foco a avaliação das competências comportamentais, as soft skills, do candidato. Esse modelo pode ser utilizado para entender se o perfil da pessoa está alinhado com os valores e cultura da empresa.

Para isso, os responsáveis pelo recrutamento podem fazer perguntas sobre as experiências e desafios anteriores do candidato, por exemplo.

👉Perfil comportamental: O que é e como implementar a metodologia DISC

Entrevista de estresse

Dentre todas as modalidades, essa é a que mais deixa os candidatos apreensivos sobre o que falar na entrevista de emprego. Isso porque para avaliar como os candidatos se comportariam em certas situações, os recrutadores, através de simulações ou perguntas, colocam à prova as habilidades e comportamento dos candidatos.

Aqui, a capacidade de lidar com a incerteza e de gerir as emoções podem ser avaliados.

como faezr uma entrevista de emprego

Entrevista de emprego em grupo

É um dos principais tipos de entrevista de emprego utilizados pelos Recursos Humanos. Essa modalidade costuma ser utilizada em processos em que há muitas etapas de recrutamento. É uma forma de analisar como os candidatos se comportam em grupo. Além disso, permite avaliar habilidades sociais e características fundamentais para a empresa.

Estudo de Caso

Essa opção oferece a possibilidade de avaliar capacidade de resolução de problemas do candidato. Isso é feito através da análise de uma situação específica relacionada ao cargo e de como o candidato irá resolver a questão proposta.

Ferramenta digital para Recrutamento e seleção: Recursos

O processo de recrutamento e seleção deve ser adaptável e estar alinhado com as novas tendências do mercado. Utilizar modelos prontos pode ajudar no início, mas é preciso ir além se deseja recrutar os melhores talentos.

A grande tendência de Recursos Humanos é contar com sistemas que digitalizem os processos de gestão de pessoas. Isso permite automatizar e simplificar tarefas diárias que fazem os funcionários perderem muito tempo de trabalho. Uma destas opções é o software de RH da Factorial que possui recursos que podem ser testados na prática por 14 dias.

Com um software de RH como o da Factorial é possível:

  • Criar um portal de carreiras exclusivo da empresa
  • Gerir os documentos e dados candidatos durante a seleção no mesmo sistema
  • Gerir férias e ausências dos colaboradores
  • Visualizar um calendário de equipe
  • Criar relatórios com as principais métricas de RH
  • E muito mais!

Veja a seguir tudo sobre a funcionalidade de Recrutamento e Seleção:

Registre-se grátis e teste todos os recursos do software por  14 dias na prática!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário