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Dicas e exemplos de como aplicar o Design Thinking no RH

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10 minutos de leitura
design thinking rh

Adotado por diversas empresas ao redor do mundo, o design thinking é uma metodologia que tem se mostrado cada vez mas eficiente para otimizar processos de diferentes áreas de negócio. Confira a seguir tudo sobre este conceito e veja como o design thinking pode ser aplicado no departamento de RH.

Cada vez mais as empresas de sucesso têm buscado formas de inovar e otimizar processos organizacionais. Uma metodologia que se destaca neste contexto é design thinking, oferecendo múltiplas alternativas de aplicação para profissionais de diversas áreas.

O objetivo é melhorar a produtividade colocando a experiência do funcionário em primeiro lugar, criando uma experiência significativa para os funcionários com soluções atraentes, positivas ​​e simples. Conheça a seguir todo o processo de design thinking e os 5 princípios-chave que você precisa ter em mente para aplicar essa abordagem nos Recursos Humanos.

Índice

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O que é Design Thinking?

Apesar de ser uma das grandes tendências no mercado, muitas pessoas ainda não sabem o que é design thinking. Parece simples, mas esta metodologia possui diversas formas de aplicação, podendo de fato confundir quem tenta entendê-la. Então vamos ao conceito básico de design thinking.

É importante destacar que o design thinking é uma metodologia centrada no ser humano. É uma forma de análise que coloca o stakeholder no centro do processo para resolver problemas complexos. Em outras palavras, o design thinking busca encontrar soluções que respondam às necessidades humanas e ao feedback individual.

O aspecto chave de um processo de design thinking eficaz é a empatia. Em vez de se concentrar em identificar, investigar e resolver um problema, o processo de design thinking é baseado em observações empáticas de como as pessoas respondem a determinadas situações. É tudo sobre se colocar no lugar de outra pessoa e confiar em feedback e experiências para encontrar uma solução.

💡 Metodologia ágil: O que é e como aplicar no RH?

Como surgiu o design thinking?

Apesar de ter surgido na década de 70, o conceito do design thinking foi popularizado por Tim Brown, CEO da IDEO e designer, anos depois. Para ele, o método consiste em olhar e analisar o mundo ao redor com empatia e praticidade, e vai muito além de simplesmente ter uma visão estética.

Sendo uma potencial ferramenta de resolução de problemas, organização e gestão, muitas empresas buscaram investir em treinamentos e cursos de design thinking para seus funcionários, com o objetivo de trazer esta prática para a realidade da empresa. Dessa forma, o design thinking foi apropriado pelo mundo dos negócios e trouxe inovação para diversas áreas, sobretudo para a gestão de pessoas.

Como o design thinking se relaciona com o RH?

A aplicação da metodologia do design thinking nos recursos humanos têm ganhado força e espaço nas empresas brasileiras. É o que nos conta Rafael Perez, especialista em cultura e gestão, e designer, que embarcou na área de RH há 6 anos.

O design thinking propõe ao RH soluções inovadoras para problemas complexos, sempre com foco nas pessoas. De acordo com Rafael, o design thinking deve ser uma proposta que deve ser abraçada por líderes e donos da empresa. Além disso, para que funcione, é essencial considerar o ambiente em que os colaboradores estão inseridos, as demandas dos gestores e seus anseios de onde querem chegar.

Em outras palavras, o design thinking em RH significa aplicar os princípios de design centrado no ser humano aos processos de Recursos humanos e gestão de pessoas, com o objetivo de melhorar a experiência do funcionário e, consequentemente, aumentar o desempenho e a produtividade organizacional.

💡 Confira a entrevista completa sobre Design Thinking e Recursos humanos a seguir:

5 princípios do Design Thinking para RH

Antes de analisarmos o passo de como aplicar o design thinking no RH, confira a seguir os 5 princípios-chave que orientam esta estratégia.

1. Foco no usuário e empatia

A base fundamental do design thinking para o RH é a empatia. O design thinking aplicado ao RH propõe uma visão holística do contexto da empresa, buscando atender às necessidades dos colaboradores.

Por isso, entender as experiências de seus colaboradores e encontrar soluções que atendam a seus desejos e necessidades é fundamental neste processo. Comece se colocando no lugar de todos os seus funcionários para obter uma compreensão genuína de suas jornadas na empresa. Certifique-se de ser empático e ver os problemas da perspectiva deles o tempo todo.

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2. Colaboração

O design thinking também está centrado no conceito de colaboração humana. Para obter o máximo do processo, é preciso coletar uma gama diversificada de perspectivas e ideias. Isso ajuda na hora de obter uma compreensão mais completa de cada experiência e processo organizacional.

Além disso, a ideia de implementar o desing thinking no RH deve ser aprovada e apoiada pela liderança. Afinal, este é um trabalho em conjunto, feito em diversas etapas e que busca o engajamento de todos os colaboradores.

3. Inovação

O design thinking é uma estrutura baseada em soluções. Por isso, é fundamental buscar possíveis saídas periodicamente, pois as necessidades das pessoas estão em constante evolução. Por isso, a inovação é um pilar fundamental do design thinking para RH.

Sendo uma metodologia que faz parte da gestão da inovação, é essencial criar um ambiente livre de julgamentos onde sua equipe possa gerar, desenvolver e comunicar novas ideias continuamente. Isso é importante porque cada ideia é uma nova perspectiva que pode ajudá-lo a obter uma compreensão mais clara do quadro geral.

4. Experimentação

Este pilar é essencial para o conceito de design thinking. Afinal, esta não é uma metodologia fechada. Algumas etapas importantes são:

  • Não pare no brainstorming. Experimente novas ideias e transforme-as em protótipos.
  • Teste cada uma delas em grupos de amostra.
  • Colete feedbacks.
  • Ajuste suas ideias com base nestes feedback e não tenha medo de errar.

Lembre-se de que o design thinking focado no RH tem tudo a ver com tentativa e erro. Teste, ajuste e repita. Afinal, Roma não foi construída em um dia.

5. Ação

Por fim, lembre-se de que o design thinking é uma abordagem prática para a solução de problemas. Isso significa que você precisa colocar suas palavras em ação. Em vez de manter discussões intermináveis ​​sobre o que pode melhorar a experiência em sua empresa, converse com seus colaboradores.

Teste seus protótipos e não desanime se o feedback não for o que você esperava. Envolva seus funcionários no processo de tomada de decisão e concentre-se na criação de soluções inovadoras que respondam ao feedback deles.

📚 Curso: Design Thinking para Recursos Humanos

Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber exatamente como aplicar o design thinking no RH. Por ser um processo complexo e com muitas possibilidades, pode ser um desafio chegar lá. Por isso, desenvolvemos um curso introdutório gratuito sobre de design thinking, junto ao especialista Alexandre Garcia, para trazer os principais fundamentos e exemplos de mercado.

O Curso é dividido em 3 módulos:

  • Módulo 1 – Inspiração

Conheça o que é design thinking e como a criatividade aplicada às suas equipes pode ser transformadora.

  • Módulo 2 – Idealização

Desenvolva a persona do Design Thinker e as ideias que inovadoras que esse perfil desenvolve.

  • Módulo 3 – Implementação

Crie o protótipo de um projeto de Design Thinking, veja alguns testes aplicáveis, a visão geral do curso e suas conclusões.

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Passo a passo para aplicar o Design Thinking no RH

Confira a seguir as principais etapas que devem ser consideradas pelos profissionais de recursos humanos na hora de aplicar o design thinking no RH.

Análise e pesquisa

A primeira etapa do processo de design thinking é observar objetivamente e sem julgamento. Colete feedback de seus funcionários, compartilhe pesquisas, realize entrevistas e planeje sessões de observação.

Sintonize seu senso de empatia para ver os processos de RH a partir de outras perspectivas. Isso é essencial para coletar insights de diferentes áreas e elaborar um plano de ação de design thinking efetivo e alinhado com a situação atual da empresa.

Esta etapa visa ter uma imagem clara de quem são seus colaboradores, os desafios que eles enfrentam diariamente e quais necessidades e expectativas precisam ser atendidas com urgência.

Definição

A próximo etapa do design thinking no RH envolve analisar os dados coletados no estágio anterior e reduzir o feedback a um problema central. Isso ajudará na hora de definir um detalhamento claro do problema e desenvolver o restante do processo com um objetivo específico. Algumas perguntas podem ser feitas nesta etapa, veja examplos a seguir. 

  • O que você aprendeu sobre seus colaboradores?
  • Qual questão a maioria dos funcionários levanta?
  • Quais oportunidades não estão sendo aproveitadas?
  • Como a liderança age em relação a estas questões?

Idealização

Depois de observar os colaboradores e definir o problema que deseja resolver, é hora de fazer um brainstorming. Reúna a sua equipe e incentive todos a compartilhar ideias e perspectivas.

Certifique-se de que todos entendam que é um espaço seguro e livre de julgamentos – não há respostas erradas. Tenha a mente aberta, explore novos ângulos e pense fora da caixa. Agora é a hora de ser criativo e deixar sua imaginação correr solta.

Protótipo

Depois de fazer um brainstorming de uma variedade de ideias e coletar o maior número possível de perspectivas, é hora de transformar as ideias em soluções. Selecione alguns exemplos da lista e desenvolva-os para encontrar a melhor solução. Certifique-se de se concentrar em todos os momentos na experiência do colaborador.

Os protótipos que você criar neste estágio fornecerão algo tangível que poderá ser testado com os seus funcionários. Isso é crucial para manter uma abordagem centrada no usuário.

Teste e plano de ação

Finalmente, a quinta etapa do processo é testar os protótipos com os colaboradores. Dessa forma, é possível verificar se a solução funciona bem ou não em uma configuração da vida real e se resolve o problema que precisa ser resolvido.

Execute algumas sessões de teste e observe seus funcionários enquanto eles interagem com seu protótipo. Colete feedback e incentivecada um a compartilhar suas opiniões honestas. Você pode usar esse feedback para fazer melhorias antes construir um plano de ação final.

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Exemplos de Design Thinking no RH

O design thinking em RH pode ser usado para melhorar uma ampla gama de funções de recursos humanos. Isso inclui atrair e recrutar os melhores talentos, encontrar as oportunidades certas de treinamento e desenvolvimento, aumentar o desempenho e encontrar soluções para reter talentos.

Aqui estão alguns exemplos de como o design thinking pode ser aplicado para a melhoria dos processos de RH.

Design Thinking no Treinamento e desenvolvimento

Uma alternativa muito efetiva é utilizar o processo de design thinking para melhorar os planos de treinamento e desenvolvimento de funcionários e promover uma cultura de aprendizado mais inclusiva em seu negócio. Na verdade, essa é uma das aplicações mais eficazes da abordagem, pois ajuda você a detectar as reais necessidades dos colaboradores.

Por exemplo, eles estariam interessados ​​em um programa de coaching corporativo ou em uma mentoria individual? Quais são suas necessidades de treinamento e como eles preferem aprender?

Seguindo este exemplo, você pode começar com uma análise aprofundada das necessidades de treinamento para chegar ao cerne dos desejos e desejos de T&D das equipes. Use um modelo de matriz de competências para obter uma compreensão objetiva destes aspectos.

Design Thinking e employee experience

O design centrado no ser humano torna esta metodologia ideal para melhorar o employee experience. Afinal, o objetivo é entender as perspectivas de seus funcionários.

Use o design thinking para implementar um grau de empatia em todos os seus processos de RH para que seus funcionários entendam que as experiências deles importam.

Em seguida, incentive uma comunicação aberta e cultive uma abordagem de feedback 360 em todos os níveis da sua empresa. Ao fazer isso, você obterá uma melhor compreensão dos desafios únicos, experiências e necessidades de desenvolvimento dos colaboradores.

Design Thinking em RH: Ferramentas para Profissionais de RH

As ferramentas certas podem ajudar na hora de entender melhor as necessidades e os pontos problemáticos dos colaboradores, para que você possa implementar o processo de design thinking de forma efetiva.

Personas

Uma boa prática é criar ‘personas’ para ajudá-lo a permanecer centrado no usuário durante todo o processo de design thinking para RH. Isso significa criar personagens fictícios que representem seus tipos típicos de funcionários. Em outras palavras, suas personas devem destacar os desejos, necessidades, objetivos, emoções e padrões de comportamento de todos os seus colaboradores.

Isso ajuda no entendimento de quais mudanças precisam ser feitas para melhorar a experiência deles. Tente pensar em diversos perfis para que você crie personas que representem todos os tipos de funcionários (executivos, gerentes, líderes de equipe, trainees, estagiários, etc.).

Mapa de jornada

Outra ótima ferramenta que o ajudará a dar um passo adiante é o mapeamento de jornada. Um mapa de jornada é muito útil para capturar, visualizar e entender todos os pontos de contato de seus colaboradores.

A jornada do funcionário começa quando um candidato se inscreve para trabalhar em sua organização e termina quando ele a deixa, levando em consideração todos os pontos de contato intermediários (promoções, programas de treinamento de funcionários , avaliações etc.).

Ao mapear a jornada típica do funcionário do início ao fim, você pode obter uma compreensão mais profunda de sua experiência. E isso, por sua vez, orienta a implementação de um processo mais autêntico e eficaz de design thinking em RH.

Software de Recursos Humanos

Parte do processo de aplicação do design thinking no RH e na gestão de pessoas é a adoção de tecnologias e ferramentas que ajudem na resolução de problemas e otimização de processos. Um dos exemplos mais utilizados pelas empresas são os softwares de recursos humanos.

Essas e outros tipos de ferramentas aplicadas ao design thinking nos recursos humanos são elementos que estarão cada vez mais presentes nas organizações de sucesso. Por isso, é fundamental que o setor busque estar atento a estas demandas e conheça as melhores alternativas. Um exemplo completo é o software de RH da Factorial, que oferece um teste gratuito de 14 dias e inclui recursos como:

  • Gestão de tarefas
  • Avaliações de desempenho
  • Gestão de OKRs
  • Sistema ATS de recrutamento e seleção
  • Gestão de Treinamentos

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Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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