Ir para o conteúdo

Sistemas de RH mais usados: como escolher o melhor software para a sua empresa

·
6 minutos de leitura
sistemas de rh mais usados

O setor de Recursos Humanos desempenha um papel crucial nas organizações. Porém, para realizar esse trabalho de forma eficaz, é preciso contar com as ferramentas certas. Confira a seguir os sistemas de RH mais usados e como implementá-los na sua empresa!

Um bom sistema de RH não apenas possui uma boa variedade de funcionalidades. Ele também é fácil de usar, intuitivo, completo e centralizado.

Isso significa que esse sistema vem para auxiliar o profissional de RH em sua rotina, otimizando e automatizando tarefas burocráticas.

A seguir, confira os sistemas de RH mais usados pelas empresas, incluindo exemplos de ferramentas e destacando as vantagens de implementar um software no dia a dia da sua empresa.

Boa leitura!

Conheça uma tecnologia que ajuda a otimizar a gestão de RH da sua empresa

software-rh-dp-360

Sistemas de RH mais usados: como encontrar o software ideal?

softwares de rh mais usados

Antes de mergulharmos nas opções disponíveis, é fundamental compreender a importância de um sistema de RH eficaz.

Em geral, um bom software de RH pode oferecer diversos benefícios, incluindo:

💻 Software de RH: o que é, tipos, benefícios e os melhores do mercado

Ferramentas de gestão: quais funções buscar em um software de RH?

Agora você já sabe por que adotar algum dos sistemas de RH mais usados. O próximo passo é explorar as ferramentas que bons softwares de gestão oferecem para a sua empresa.

Então, confira a seguir!

Controle de ponto e registro de frequência

melhor sistema de RH

Funções como controle de ponto e registro de frequência são essenciais para monitorar a presença e a pontualidade dos seus funcionários.

Essas ferramentas ajudam a evitar atrasos, faltas ou omissões no registro de horas trabalhadas, além de simplificar o registro de frequência e controle de ponto cumprindo todas as legislações brasileiras, inclusive a Portaria 671.

Ao utilizar o software da Factorial, por exemplo, sua equipe pode marcar o ponto online, pelo app ou QR Code, enquanto você gerencia tudo com eficiência. Tudo isso em uma única plataforma e sem erros!

🕓 Sistema de controle de frequência: como encontrar o melhor para sua empresa [+ Modelo de Folha de Ponto grátis]

Controle de férias e ausências

Gerenciar solicitações de férias e ausências é uma tarefa complexa. Especialmente em empresas com muitos funcionários. Nesse sentido, ferramentas de controle de férias ajudam a manter registros precisos e a evitar conflitos.

Esqueça papéis e planilhas: ao optar por algum dos sistemas de RH mais usados, você pode fazer o controle de férias, folgas e faltas dos funcionários em uma ferramenta totalmente online e integrada.

No caso da Factorial, por exemplo, todos os pedidos são feitos pelos colaboradores e chegam em segundos para aprovação dos gestores e DP. E o melhor: são apenas poucos cliques para finalizar este processo!

⛱️ Entenda como fazer controle de férias com o software da Factorial

Recrutamento e Seleção

melhor sistema de rh

Encontrar os candidatos certos para preencher as vagas abertas é uma das principais responsabilidades do RH.

Para tornar esse processo mais simples e rápido, considere o uso de ferramentas de recrutamento e seleção que permitem o gerenciamento de candidatos e a publicação de vagas.

Ao fazer uso do software da Factorial, você pode:

  • adaptar o processo a sua empresa, criar ofertas de emprego e descrição de vagas com formulários personalizados;
  • publicar ofertas de vagas em sites de emprego, na sua página de carreiras personalizada, no LinkedIn e em outras redes sociais;
  • turbinar suas contratações com Inteligência Artificial, buscando pelo fit perfeito com a vaga e sua empresa;
  • realizar testes e entrevistas;
  • centralizar todas as informações dos candidatos, incluindo respostas de testes, pretensão salarial, e competências em uma única plataforma;
  • e muito mais!

botao demo

Onboarding e offboarding de colaboradores

O processo de integração de novos funcionários, também chamado de onboarding, e a desativação de colaboradores que deixam a empresa, o temido offboarding, são etapas críticas para o RH.

Contudo, os sistemas de RH mais usados oferecem ferramentas de onboarding e offboarding, pensadas justamente para agilizar esses processos.

No caso do software da Factorial, você pode fazer uso por meio da função Onboarding e Offboarding, dentro da seção Gestão de Talentos.

Com isso, sua empresa pode planejar e gerenciar todo o onboarding e offboarding e treinamento de novos colaboradores. Da integração de novos funcionários a ambientação no trabalho e desligamento.

➡️ Melhore a forma como você gerencia sua equipe, reduza custos e tome melhores decisões com o software de RH da Factorial. Peça uma demonstração gratuita!

Engajamento de equipes

sistemas de RH mais usados

O engajamento dos colaboradores é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Ferramentas de engajamento ajudam a avaliar o nível de satisfação dos colaboradores e a identificar áreas de melhoria.

Ao fazer uso do software da Factorial, é possível fortalecer a cultura organizacional e criar um ambiente de trabalho mais saudável, a partir da realização de pesquisas de clima e ferramentas de comunicação integrada, por exemplo.

Com isso, o seu RH pode identificar o que precisa ser ajustado e melhorado em cada time, desenvolvimento ações para aumento da motivação e da retenção de talentos.

📥 [Download] Teste de motivação no trabalho

Seus colaboradores estão satisfeitos? Como detectar problemas na produtividade das equipes? O que precisa mudar e o que está funcionando na empresa? 

Para saber como está o clima organizacional da sua empresa, baixe nosso teste de motivação de forma gratuita e aplique em suas equipes! 👇

regras ponto eletronico

Gestão de treinamentos

Uma etapa muito importante do trabalho do RH é a capacitação e o desenvolvimento dos colaboradores. Afinal, isso é ideal para o crescimento da empresa como um todo.

Nesse sentido, ferramentas de gestão de treinamentos auxiliam na organização, rastreamento e avaliação desses programas de treinamento.

Com a Factorial, você planeja os treinamentos, agiliza os processos e acompanha os resultados com eficiência. Tudo numa única plataforma, de forma centralizada.

Além disso, você pode criar um sistema de gestão de aprendizagem personalizado, bem como adicionar todos os dados que precisa monitorar.

👩🏻‍💻 Acompanhe todos os tipos de formação e capacitação profissional dentro da Factorial: veja como funciona e os benefícios.

Avaliação de desempenho

softwares de rh mais usados

A avaliação de desempenho é uma função obrigatória nos sistemas de RH mais usados. É a partir dela que o RH pode avaliar o progresso dos funcionários e identificar áreas de melhoria.

Além disso, esse tipo de ferramenta faciita a criação e o acompanhamento de metas e avaliações regulares, incluindo a metodologia OKR, avaliações de desempenho 90, 180 e 360 graus, e muito mais.

💻 Saiba como escolher o melhor software de avaliação de desempenho para a sua empresa

Gestão da folha de pagamento

Por fim, a gestão da folha de pagamento é uma das responsabilidades mais críticas do RH. É ela que garante que os funcionários sejam pagos de maneira precisa e correta.

Ao utilizar uma boa ferramenta para a o fechamento da folha de pagamento, o seu RH poderá planejar e fazer toda a gestão da folha de forma rápida e organizada.

Com o software da Factorial, você pode inclusive compartilhar dados com outros gerentes. E ainda consegue atribuir responsáveis para revisar e aprovar variáveis.

Identifique, corrija e elimine os erros dos holerites, gere e exporte relatórios e descubra onde estão os seus maiores gastos da sua empresa. Tudo isso de forma centralizada e com o uso de um sistema intuitivo.

✍🏽 Não perca mais tempo: veja agora como melhorar a gestão da folha de pagamento na sua empresa

O melhor sistema de RH para a sua empresa: conheça o software da Factorial

Como vimos ao longo deste texto, o software da Factorial RH é uma solução abrangente que reúne todas as principais funções do RH em um único sistema.

Além de todas as funcionalidades mencionadas acima, o sistema da Factorial oferece mais de 30 recursos que ajudam a otimizar a gestão de RH, economizar tempo e melhorar a eficiência de suas operações.

Além disso, uma das maiores vantagens da plataforma da Factorial é a sua facilidade de uso e acessibilidade. Ela é adequado para empresas de todos os tamanhos, além de ser totalmente adaptado para a realidade brasileira.

👉 Pare de depender de planilhas e tarefas manuais: agende uma demonstração gratuita e conheça o melhor software de RH do mercado.

💻 Quer conhecer mais sobre nossa plataforma e como ela pode te ajudar? Confira em 1 minuto como funciona o software da Factorial! 👇

botao demo

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados