Ir para o conteúdo

Como escolher o melhor software de avaliação de desempenho para a sua empresa

·
7 minutos de leitura
software de avaliação de desempenho

Um software de avaliação de desempenho ajuda o RH das empresas a otimizar o processo de coleta e análise das performances dos funcionários, entre outros benefícios. Saiba como escolher o melhor entre os disponíveis no mercado.

Um software de avaliação de desempenho faz muita diferença na rotina dos profissionais do setor de Recursos Humanos. Afinal, esse tipo de avaliação estima o grau da atuação de cada colaborador dentro da organização.

Dessa forma, os gestores de cada área possuem acesso aos resultados das avaliações e podem entender os fatores que estão contribuindo, de maneira positiva ou negativa, para a performance dos funcionários.

Nesse contexto, um bom software de RH pode não apenas dar mais agilidade para a gestão de pessoas, como também ajudar a melhorar e alinhar o trabalho dos colaboradores conforme as estratégias do negócio, com um bom programa de avaliação de desempenho.

Veja neste artigo tudo sobre esse tipo de software e saiba o que levar em consideração na hora de escolher o melhor para a sua empresa.

✅ Conheça uma tecnologia que ajuda a realizar avaliações de desempenho na sua empresa

performance

O que é software de avaliação de desempenho?

Um software de avaliação de desempenho é uma ferramenta que possui a principal função de medir o talento e o rendimento dos colaboradores.

Ferramentas de avaliação de desempenho são recursos presentes um software de Recursos Humanos completo. Afinal, este é o setor responsável por analisar as competências e a produtividade dos profissionais para atingirem seu potencial máximo — mas também possui inúmeras outras funções.

Um software de gestão de pessoas com avaliação de desempenho oferece dados valiosos para os gestores de RH entenderem e ajudarem no desenvolvimento dos funcionários.

Desse modo, esse tipo de avaliação precisa ser contínua, já que ela ajuda a mensurar o desempenho do colaborador para as tomadas de decisão. Além disso, a análise fornecer insumos para que o profissional possa se desenvolver e melhorar seu desempenho.

Quais as funções desse tipo de software?

Para explicar na prática quais as funções de um sistema de Recursos Humanos que possui o recurso de avaliação de desempenho, utilizaremos o exemplo do software de RH da Factorial. Confira:

Personalizar o questionário de avaliação

Com esse sistema de RH é possível personalizar cada questionário de avaliação de acordo com as informações do interesse dos gestores. 

No entanto, profissionais que desejam usar um modelo padrão para aplicar a avaliação também podem usar exemplos com perguntas prontas para serem aplicados nos colaboradores.

🎥 [Vídeo] 6 perguntas que não podem faltar na avaliação de desempenho ⬇️

Incluir os participantes na criação da avaliação

Com esse tipo de software gestão de RH é possível criar grupos dinâmicos e incluir os profissionais que irão participar da criação da avaliação de desempenho. Além disso, os gestores ainda podem incluir automaticamente os novos funcionários para participarem das avaliações de desempenho.

Criar ciclos automatizados

O software de RH da Factorial também permite a criação de ciclos automatizados para avaliações de desempenho. Basta o profissional escolher as configurações e deixar o resto por conta da ferramenta digital. Dessa forma, a frequência de feedback pode ser mensal, anual ou personalizada.

Acompanhar as respostas em tempo real

Já imaginou criar um relatório de avaliação de desempenho e acompanhá-lo em tempo real? Com esse tipo de software também é possível.

Isso porque as respostas dos colaboradores são atualizadas em tempo real. Além disso, o status (concluído, ativo ou prévio) do processo de cada avaliação também se atualiza automaticamente.

Criar relatórios de desempenho personalizados

Os profissionais podem criar relatórios personalizados com os resultados das avaliações de desempenho dos funcionários. Só é preciso coletar os dados por escritório ou por equipe, revisar as avaliações conforme os status e usar essas informações para tomar decisões conforme as necessidades da empresa.

plataformas de avaliação de desempenho

Benefícios do software de avaliação de desempenho

Quais as vantagens de escolher um software de avaliação de desempenho? Por que a sua empresa precisa de plataformas de avaliação de desempenho para medir a perfomance dos trabalhadores? Quais os principais benefícios?

Não sabemos os benefícios de todos os software de avaliação de desempenho que existem no mercado, mas sabemos os do software de RH da Factorial. Confira a seguir.

Ganho de produtividade

Os profissionais do setor de RH, sem dúvidas, têm mais ganhos de produtividade ao digitalizar e automatizar a avaliação de desempenho dos colaboradores. Com esse tempo ganho, os integrantes dessa área podem se dedicar a outros tipos de atividades.

Melhor estruturação da avaliação de desempenho

A criação de um questionário personalizado feito por vários integrantes da empresa ajuda a estruturar melhor a avaliação de desempenho. Além disso, é possível criar desde questionários mais simples aos mais complexos em um único lugar.

Avaliadores terão acesso a informações importantes

O software de RH da Factorial entrega diversos dados importantes sobre cada colaborador. Os responsáveis pelas avaliações têm acesso aos feedbacks dados entre os profissionais, avaliações sobre as atividades exercidas por determinado profissional, entre outras informações.

💡 Veja exemplos e dicas práticas de como fazer uma gestão por competências

Fácil acesso a relatórios completos

Com o software de RH da Factorial é possível criar relatórios completos sobre as avaliações de desempenho dos funcionários. Os responsáveis podem criar diferentes estilos de visualização, incluir galeria com relatórios predeterminados, fazer download em formato Excel e compartilhar com outros profissionais.

Como escolher o melhor software de avaliação de desempenho?

Agora que você já conhece as funções e os benefícios, sabe como escolher a melhor ferramenta de RH para as necessidades desse setor? Sabe quais são as plataformas de avaliação de desempenho disponíveis no mercado?

Siga as nossas dicas abaixo:

  • Veja se o software oferece todos os benefícios, funções e recursos que você está buscando;
  • Analise o atendimento oferecido pela empresa;
  • Veja as avaliações dos clientes sobre o software na internet;
  • Escolha um software all-in-one, que significa tudo em um — ou seja, que possui o recurso de avaliação de desempenho e todas as outras funções de RH e DP, como o software de RH da Factorial;
  • Peça uma demonstração grátis para verificar se o software atende às necessidades da sua empresa.

🎥 Entenda como o software da Factorial pode automatizar a avaliação de desempenho na sua empresa ⬇️

botao demo

Como usar o software de avaliação de desempenho?

É mais simples do que você imagina. Para comprovar, veja abaixo um passo a passo simples para realizar algumas das ações relacionadas com as avaliações dentro do software.

Criar uma avaliação de desempenho

Para criar uma avaliação de desempenho, basta clicar em um botão, selecionar os profissionais que serão avaliados e guardar. Pronto! Você poderá usar esse formulário quando quiser.

ferramentas de avaliação de desempenho

Adicionar ou remover um supervisor na avaliação

É possível — e muito simples — incluir ou remover profissionais que editarão o questionário ou terão acesso às respostas dos participantes. Você também pode ocultar os resultados dos avaliados, assim, somente os administradores e gerentes poderão ver os resultados.

Se você optar por mostrar as análises aos gerentes, eles poderão ver as respostas dos colaboradores que gerenciam.

Criar competências para avaliação

Criar as competências para a avaliação de competência é fácil. Com poucos cliques, você adiciona uma nova opção e dá o nome da competência que quer avaliar ou desenvolver nos seus colaboradores.

✅ Teste o software da Factorial gratuitamente por 14 dias e otimize a avaliação de desempenho na sua empresa

👉 Ainda pensando sobre o software? Enquanto isso, que tal baixar um modelo grátis de Avaliação de Desempenho? ⬇️

avaliacao desempenho questionario

Mais sobre avaliação de desempenho

Como vimos, é um tipo de análise sobre a performance dos trabalhadores. A avaliação de desempenho nada mais é do que uma forma de analisar a atuação dos colaboradores visando aumentar a motivação e otimizar a produtividade.

Para isso, é preciso criar um sistema de avaliação bem estruturado e organizado para extrair dados importantes sobre o desempenho de cada funcionário.

Essas informações ajudam os gestores a otimizarem os planos de metas e o desenvolvimento de carreira dos profissionais. Além disso, essa base de dados precisa ser constantemente atualizada para entender se as estratégias desenvolvidas em relação à performance dos colaboradores estão trazendo resultados.

Tipos de avaliação de desempenho

Existem diversos tipos de avaliação de desempenho que podem ser utilizadas pelos gestores de RH dentro das empresas. A seguir, confira as opções mais utilizadas dentro das organizações.

Avaliação de desempenho individual

Avaliação de desempenho individual é uma das mais utilizadas pelos gestores de RH. Basicamente, esse modelo visa saber qual é o nível de satisfação do colaborador em relação à empresa e quais são suas expectativas.

Avaliação 180º

Esse tipo de programa avaliação de desempenho é realizado com base na análise do supervisor em relação ao trabalhador. Sendo assim, o avaliador poderá dar feedbacks positivos e negativos em relação à performance de cada funcionário.

📥 Baixe grátis: Planilha de Avaliação 180º

Avaliação 360º

Como o próprio nome indica, a avaliação 360º é aquela que traz pontos de vista de todos ao redor do colaborador. Dessa forma, gestores da área, colegas de equipe, integrantes do RH e até clientes podem dar feedbacks nessa avaliação.

📥 Baixe grátis: Planilha de Avaliação 360°

Autoavaliação

Esse tipo de avaliação é feito pelo próprio funcionário, ou seja, ele mesmo realiza uma autoavaliação sobre sua motivação, satisfação, produtividade, entre outros pontos.

Avaliação por competências

A avaliação de desempenho por competências e habilidades visa obter informações sobre as competências essenciais (valores e pontos fortes), de liderança, técnicas e gerais. Esse método pode ser feito por um gestor da área do colaborador avaliado.

📥 Baixe grátis: Matriz de competências

🎥 [Vídeo] Tipos de avaliação de desempenho para aplicar nas empresas ⬇️

✅ Comece a testar essa tecnologia na sua empresa hoje mesmo! Solicite uma demonstração grátis e teste por 14 dias!

botao demo

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados