Ir para o conteúdo

Portaria 671: como obter todos os documentos exigidos pela lei [+ Infográfico]

·
4 minutos de leitura
quinquenio clt

As leis trabalhistas passam por diversas mudanças ao longo do tempo para se adaptar às mudanças do mercado. A Portaria 671, por exemplo, já enfrentou três atualizações relacionadas ao controle de ponto desde novembro de 2021.

Com tantas alterações ocorrendo, é indispensável que gestores e profissionais de RH estejam atentos para garantir o cumprimento da lei. Um bom software para gestão de Recursos Humanos pode se tornar aliado nesse processo.

A Factorial, além de oferecer suporte para todas as áreas de RH e DP, também disponibiliza um controle de ponto eficiente e preciso.

Para saber mais sobre como a plataforma pode te ajudar a obter todos os documentos exigidos pela lei, continue a leitura deste conteúdo!

Conheça uma tecnologia que realiza o controle de ponto da sua empresa

ferias ausencias rh

Portaria 671: documentos exigidos

portaria 671 mte

A regularização dos Sistemas de Registro Eletrônico de Ponto provocada pela Portaria/MTP n.º 671/21 também determina quais documentos devem ser apresentados pela empresa em caso de fiscalização.

Ao todo, são quatro documentos que devem estar sempre atualizados e organizados:

Contar com um software de gestão facilita esse processo e garante que sua empresa estará preparada para qualquer situação. Como uma fiscalização do Ministério do Trabalho, por exemplo.

Ao utilizar um sistema completo para gestão e controle do ponto, você estará automatizando uma das principais funções do RH. Além disso, os colaboradores conseguem encontrar em um único ambiente todos os arquivos relacionados à frequência.

👉 Controle de ponto eletrônico: tudo sobre as novas normas da Portaria 671

Como obter os documentos exigidos pela Portaria 671?

O software da Factorial facilita a vida de todos os profissionais da área de Recursos Humanos por disponibilizar diversos recursos de gestão. Entre eles está o armazenamento de documentos, como os exigidos pela Portaria 671.

Nossa ferramenta possui uma interface de fácil entendimento para que tanto gestores quanto profissionais de RH consigam acessar o necessário. Veja, no exemplo abaixo, como obter o espelho de ponto e o comprovante de registro de ponto:

  • Ambas as versões podem ser adquiridas na aba Controle de Frequência no painel do software da Factorial;
  • Basta selecionar o colaborador e clicar em “Exportar Folha de Ponto”;
  • A caixa que abre pede que seja selecionado o tipo de exportação e o período referente.

controle de ponto para RH

Com o software da Factorial, é possível até baixar as versões em PDF desses documentos e receber uma notificação via e-mail.

Já os arquivos AFD e AEJ são acessados em outra parte do Controle de Frequência, como mostra a imagem abaixo.

controle de ponto

Outros documentos descritos na nova Portaria 671 são o Atestado Técnico e o Termo de Responsabilidade. Estes são responsáveis pela garantia de que o software e a empresa estão atualizados com a legislação vigente.

É obrigação do desenvolvedor do sistema fornecer para sua empresa esses documentos. E a Factorial garante sua emissão: todos os nossos clientes utilizam um ambiente digital seguro, conforme às leis e suas atualizações.

Lembrando que, em caso de fiscalização, o atestado e o termo também devem ser apresentados ao auditor.

📽️ Veja como fazer a gestão de Controle de Ponto dentro da nossa plataforma 👇

botao demo

Benefícios de gerenciar os documentos com um software de RH e DP

Fazer a gestão de documentos com a Factorial traz todos os benefícios de contar com um software all-in-one, confira:

  • Processos de recrutamento e seleção mais organizados com triagem de currículos eficiente;
  • Personalização de pastas para armazenar documentos como folha de pagamento, holerites, contratos, relatórios de ponto, etc.;
  • Informe aos colaboradores sempre que um novo documento for carregado no sistema;
  • Caso precise, você tem a opção de carregar documentos em massa de forma simples;
  • Mantenha os arquivos da empresa seguros e só libere acesso para quem realmente for preciso;
  • A assinatura digital dos documentos proporciona agilidade para o andamento dos processos, além disso, é 100% legal e segura;
  • Aprove ou recuse os documentos que seus colaboradores carregam na plataforma com apenas alguns cliques.

📥 [Download grátis] Infográfico: Leis e Normas para Controle de ponto eletrônico

Quer saber mais sobre o assunto? Baixe grátis nosso infográfico e confira as novas regras para Controle de Ponto eletrônico, desde a criação da CLT em 1943, passando pela Reforma Trabalhista de 2017 e chegando, em 2021, às novas normas da Portaria 671.

regras ponto eletronico

Gestão de ponto conforme a Portaria 671 é com a Factorial

Como visto até aqui, a Factorial oferece o melhor software de gestão para o RH da sua empresa. Além de estar atualizado com a Portaria 671, ele também auxilia no controle da jornada de trabalho, facilitando o seu dia a dia.

Nosso propósito é usar cada segundo do tempo que temos para descobrir como você pode economizar seu tempo. Por isso, nossa plataforma é completa para atender todas as demandas diárias da gestão de pessoas.

portaria 671 RH

Confira algumas das funcionalidades relacionadas ao Controle de Ponto:

As mais de 7 mil empresas que confiam na Factorial comprovam ser mais de 30 horas economizadas por mês com a automação dos processos.

Nosso sistema ainda permite que o registro de ponto seja feito pelo computador, celular ou QR Code.

💡 A Factorial é um exemplo completo que oferece vários recursos que facilitam o dia a dia do RH. Confira em 1 minuto como funciona!

👨🏽‍💻 Não perca tempo: peça sua demonstração grátis e comece a experimentar a Factorial hoje!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados