Ir para o conteúdo

Liderança inspiradora: Dicas para impactar positivamente a equipe, com Richard Heiras

liderança inspiradora

A liderança inspiradora é mais do que um estilo de liderança, pois envolve a capacidade de equilibrar empatia, visão estratégica e gestão humanizada. Confira a seguir as dicas do nosso entrevistado do mês, Richard Heiras, para ser um líder inspirador e motivar seus colaboradores no dia a dia.

Muito se fala sobre o impacto que a liderança tem sobre os resultados da equipe. No entanto, encontrar o tipo de liderança que mais faz sentido em cada caso pode ser um desafio. Ainda assim, algo comum entre todos os líderes de sucesso é a capacidade de inspirar e incentivar outras pessoas. Mas afinal, como fazer isso na prática?

Na entrevista deste mês, o especialista em Liderança e Desenvolvimento Humano e treinador de líderes Richard Heiras nos deu alguns insights valiosos sobre como um líder pode realmente fazer a diferença nas empresas hoje em dia e qual a importância da liderança inpiradora. Confira a entrevista completa a seguir!

software-rh-dp-360

1. Você pode nos contar um pouco sobre sua trajetória profissional? O que te motivou ao longo da sua jornada?

Minha carreira iniciou no mundo da tecnologia desde muito cedo, aos 14 anos. Com 18 anos eu já assumi uma posição de gestão na área de tecnologia. Naquela época, um jovem assumir uma posição assim era visto com muita indiferença, então precisei mostrar o meu valor.

Tive a boa sorte de ter um líder de verdade, que me ajudou no desenvolvimento profissional e como ser humano. Essa pessoa sempre me capacitou para ser melhor que ela e assumir inclusive sua posição, o que aconteceu em determinado momento.

Sempre gostei muito de ensinar as pessoas e solucionar problemas, mas com meu primeiro líder aprendi que liderar é potencializar pessoas. Esse fato não só me marcou muito, mas mudou minha forma de ver e agir.

2. Para você, o que é ser um líder? Quais as suas dicas para exercer esse papel da melhor forma possível?

Liderar é servir. Se você não serve, você não lidera.

As pessoas acreditam que liderança é um cargo, mas não é. Liderança é mentalidade, é atitude.

A dica que dou para as pessoas que querem ser bons líderes é: Compartilhe seu conhecimento sem medo. Sabe aquele conhecimento que você tem e que as pessoas reconhecem em você? Então, o compartilhe ao máximo.

💡  Kit para Gestão de pessoas: Templates, ferramentas e e-books

3. Para ser um exemplo para outras pessoas, também é importante ter exemplos a seguir. Como e onde uma liderança inspiradora pode encontrar inspiração?

Sempre buscamos inspirações em grandes líderes mundiais e personalidades dos negócios, mas eu costumo dizer que existem vários líderes ao ser redor e que você pode aprender com eles.

Pessoas que estão ao seu lado são exemplos de liderança: seus pais, avós, amigos, pessoas do seu trabalho, o porteiro do seu prédio. O que você precisa é ter a mente aberta e saber aprender as boas habilidades destas pessoas.

Claro que você pode e deve aprender com os grandes líderes, mas não se limite a isso. Ao seu lado existem bons exemplos neste momento.

calendario empresarial 2022

4. Quais as principais dicas para novos líderes?

Autoconhecimento, ou autoliderança, é a chave para o sucesso de um bom líder.

É um grande erro querer resolver os problemas nos negócios ou nas empresas quando as pessoas não tem a mínima capacidade de resolver seus pequenos problemas. Quer liderar? Comece por você!

5. O que um líder deve considerar ao gerir uma equipe remota ou híbrida? O que muda em relação ao regime presencial e como continuar inspirando e motivando os colaboradores?

Uma verdade é que o presencial tem seus benefícios, assim como o remoto. Pelo fato de no presencial você ver a pessoa a maior parte do tempo, alguns líderes conseguem ter uma melhor percepção se algo não está bom. No entanto, isso não garante que todos tenham essa capacidade.

É importante entender que algumas funções funcionam melhor no presencial e outras no remoto, e o líder precisa saber se adaptar ao modelo de trabalho.

Por exemplo: no remoto você precisa saber fazer bons acordos de trabalho, delegar funções, confiar nas pessoas e acompanhar resultados. Precisa desenvolver suas habilidades de comunicação, como ter uma boa escrita, que será muito utilizada para se comunicar. No remoto você também dá autonomia, delega, acompanha. Nesse contexto, as pessoas precisam ser mais disciplinadas e responsáveis, pois geralmente não tem alguém monitorando e cobrando suas ações.

Quer inspirar pessoas? Comece sendo um exemplo e seja congruente entre o que se fala e se faz. Faça ótimos acordos de trabalho. Acompanhe resultados sem controlar pessoas e processos. Confie e delegue atividades.

6. Qual a importância do treinamento para a liderança? Como as empresas podem identificar e preparar colaboradores com potencial para cargos de liderança?

O primeiro passo, e que muitas empresas erram, ao escolher uma pessoa para liderar equipes é escolher o melhor profissional técnico para a função. Nem sempre o melhor técnico será o melhor líder.

Então, para não errar, basta perguntar a pessoa se ela gostaria de ter essa responsabilidade. Parece simples, mas a maioria das empresas não pergunta a pessoa se ela gostaria de ter um cargo de liderança e impõe que ele execute esse papel.

Treinar é evoluir nas habilidades, e a liderança é treinável e pode ser desenvolvida, Mas, primeiro, é necessário saber se o profissional deseja fazer isso.

[Ebook📚] Treinamento e Desenvolvimento empresarial: Guia completo

7. Como inspirar equipes diversas e com profissionais de diferentes gerações? E como lidar com o etarismo dentro das organizações?

Infelizmente algumas empresas ainda não entenderam que profissionais de diversas faixas de idade trabalhando juntos é algo positivo.

Todos temos a capacidade de aprender com outros. Mais jovens ou não, basta permitir-se.

O que acontece é que em determinado momento o colaborador experiente e sênior acaba tendo um custo elevado para a empresa. E a empresa usa o argumento de renovação para essas ações.

Uma empresa séria sabe reconhecer o potencial dos profissionais sênior e o quanto eles agregam de valor aos profissionais mais jovens. Ter um profissional que possa orientar e guiar ajuda muito no desenvolvimento de habilidades e geração de resultados.

recursos-humanos-comunidade

8. Quais os maiores desafios da liderança inspiradora? Quais erros os líderes mais cometem atualmente?

O líder não é um super herói que precisa salvar todos e resolver todos os problemas do mundo, ele também é um ser humano. Um dos grandes erros é que as pessoas esquecem que o líder também é vulnerável, e tudo bem. Não ter todas as respostas também acontece em uma boa liderança.

Um dos maiores erros que ocorre na liderança é infantilizar as relações. Muitas lideranças criam uma camada protetora ao time, tão forte que o time não consegue se desenvolver ou caminhar sem a presença daquele líder.

Um bom líder forma pessoas para serem autônomas e tomarem decisões. O bom líder guia, mas não controla.

9. Na sua opinião, quais tendências e desafios os líderes devem encontrar nos próximos meses?

Um dos maiores desafios que vejo é o número de profissionais que não tem o autoconhecimento desenvolvido.

Para a liderança, é um grande problema pois pode haver um grande desalinhamento de expectativas. Vivemos a era do imediatismo, onde os profissionais querem resultados rápidos e serem reconhecidos de forma mais rápida ainda.

O líder que não tiver a habilidade de avaliar bem seus liderados e alinhar expectativas pode ter muitos problemas, como a baixa produtividade, falta de engajamento e até mesmo turnover alto. Isso pois ao não terem resultados rápidos tanto quanto desejam, esses liderados podem sair de suas equipes.

Liderar também é alinhar expectativas.

💡 Treinamentos e workshops para a liderança inspiradora

Para te ajuda a continuar se inspirando e aprendendo novas técnicas para ser uma liderança inspiradora, separamos alguns workshops e webinars realizados por líderes experientes e renomados do mercado. Confira a seguir e assista agora mesmo ao conteúdo que mais te interessar!

[Masterclass] Liderança de alta performance

Na Masterclass sobre Liderança de alta performance com o especialista Flávio de Castro, você vai aprender a:

  • Aplicar técnicas de SWOT para a análise das equipes
  • Conhecer seus times e desenvolva uma liderança inspiradora
  • Entender a Matriz de Avaliação e assim tomar decisões estratégicas de alta performance
  • Desenvolver a organização das suas equipes para melhor desempenho

masterclass lideranca alta performance

[Masterclass] Plano de carreira para líderes

Na Masterclass sobre Plano de carreira e cultura organizacional, convidamos a especialista e mentora em carreiras Jessica Sandin para explicar:

  • Como desenvolver o próprio planejamento sendo líder
  • Dicas práticas para potencializar o plano de carreira da sua equipe
  • Como otimizar sua gestão de talentos através do planejamento estratégico
  • E muito mais!

workshop plano de carreira para lideres

Workshops de RH: Mais de 20 workshops para você aprender na prática

Buscamos os especialistas que sao referência no mercado para realizarem workshops mensais sobre os assuntos mais importantes na gestão de pessoas. Confira abaixo todas as aulas e aprenda na prática a ser uma liderança inspiradora.

workshops de recursos humanos

✅ Teste o software da Factorial por 14 dias e cetralize todo o trabalho da sua equipe!

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com HR Community!

Deixe a timidez de lado e pergunte na comunidade feita por e para todos os profissionais de RH!

Novidades semanais para profissionais de RH

Inscreva-se na nossa newsletter semanal e receba as últimas tendências, recursos e notícias do mundo do RH.

Ao se inscrever, você concorda com o processamento de seus dados para receber as informações solicitadas. Política de Privacidade