Ir para o conteúdo

O papel do RH na acessibilidade nas empresas: 6 dicas para tornar sua empresa mais acessível

·
8 minutos de leitura
acessibilidade no trabalho

Promover a acessibilidade é garantir a igualdade para todos os profissionais, independente das suas necessidades e limitações. Como gestor e/ou profissional de RH você precisa estar atento às mudanças que devem ocorrer na empresa.

De acordo com a legislação, a ausência de recursos e estruturas acessíveis gera multas e ações judiciais. Mais que isso, a imagem da sua empresa é prejudicada no mercado de trabalho.

Para garantir que nenhum problema ocorra é necessário entender o que é acessibilidade e como transformar seu negócio. O artigo que desenvolvemos abordará o que significa acessibilidade, todas as questões sobre o assunto e dicas importantes para serem implementadas. Boa leitura!

✅ Conheça uma tecnologia que pode ajudar a gerenciar seus colaboradores da melhor forma

performance

O que é acessibilidade?

O significado de acessibilidade envolve promover a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, independente de suas limitações. Segundo o descrito na Lei n.º 13.146/2015, Lei Brasileira da Inclusão da Pessoa com Deficiência, é:

I — acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

Ela é reconhecida pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU como um direito humano fundamental. Assim, os governos, as empresas e organizações têm a obrigação de garantir o acesso para todos os cidadãos.

Vale lembrar que tornar um espaço acessível não é apenas melhorar e adaptar as estruturas físicas. A seguir, mostraremos os principais tipos de acessibilidade existentes em nossa sociedade.

Tipos de acessibilidade

  • 🟣 Acessibilidade arquitetônica: refere-se a eliminação de barreiras físicas para melhorar o acesso de pessoas com deficiência (PcDs) em prédios, modificando estruturas, instalações e equipamentos. São exemplos as rampas para cadeirantes;
  • 🟠 Acessibilidade digital: o desenvolvimento da tecnologia e dos recursos digitais deve possibilitar o uso de softwares, aplicativos móveis e conteúdos online para pessoas com deficiências;
  • 🟡 Acessibilidade de transporte: está associado com a capacidade das pessoas com deficiência de se locomoverem com segurança e autonomia tanto em transportes públicos como privados;
  • 🟢 Acessibilidade social: se relaciona com a possibilidade das PcDs participarem plenamente da sociedade. Por exemplo, com atividades de lazer, cultura, esportes, educação e trabalho;
  • 🔵 Acessibilidade de comunicação: esse tipo busca uma comunicação mais acessível para pessoas com deficiência, fazendo com que elas consigam se comunicar por meio de interpretação em língua de sinais, legendas, audiodescrição e outros.

Acessibilidade nas empresas: o que a legislação fala sobre?

Existe uma série de leis, normas e regras que garantem a acessibilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Começamos pela Lei n.º 13.146/2015, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência.

Neste documento estão descritas todas as obrigatoriedades em relação aos direitos trabalhistas das PcDs. Veja um trecho do artigo 34 sobre essas definições:

Art. 34. A pessoa com deficiência tem direito ao trabalho de sua livre escolha e aceitação, em ambiente acessível e inclusivo, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.

1º As pessoas jurídicas de direito público, privado ou de qualquer natureza são obrigadas a garantir ambientes de trabalho acessíveis e inclusivos.

Depois, temos a Lei de Cotas que determina uma porcentagem mínima de PcDs como colaboradores em uma empresa, confira:

  • 100 a 200: 2% PcDs;
  • 201 a 500: 3% PcDs;
  • 501 a 1000: 4% PcDs;
  • A partir de 1001: 5% PcDs.

Para garantir o cumprimento dessa medida, o Ministério do Trabalho promove fiscalizações regulares na empresa.

Por fim, a Lei n.º 10.098/2000 estabelece os critérios básicos para a promoção de acessibilidade e mobilidade para pessoas com deficiência.

Assim, é necessário que a organização elimine da estrutura barreiras e obstáculos que dificultem o acesso dos colaboradores.

O não cumprimento do que está previsto em lei pode causar sérios problemas judiciais para os gestores. Além de providenciar as mudanças necessárias, ainda precisará pagar multas e encarar um processo.

Como a falta de acessibilidade prejudica sua empresa?

As empresas que não possuem acessibilidade serão multadas, desencadeando sérios prejuízos financeiros e de imagem. Além disso, a ausência de espaços adaptados impede o recrutamento de profissionais com deficiência.

Embora a acessibilidade seja importante e obrigatória em muitos países, sua implementação pode ser um desafio. Isso ocorre porque o processo envolve uma variedade de características e ajustes conforme as necessidades das pessoas.

Algumas movimentações serão simples, como adicionar rampas ou sinal tátil, já outras terão uma complexidade maior. Um exemplo é a reforma completa do edifício a fim de torná-lo acessível.

Além das questões estruturais, a empresa precisa rever sua cultura e oferecer treinamentos e atividades de sensibilização para os demais colaboradores. No entanto, o desenvolvimento dessas melhorias será benéfico para sua empresa.

Assim, gestores e profissionais de RH devem direcionar esforços para proporcionar saúde e bem-estar para os colaboradores PcDs. Na sequência, você conhecerá as principais vantagens de promover acessibilidade na sua empresa.

🎥 Antes, que tal assistir a um vídeo sobre recrutamento de PcD? Veja como aplicar na sua empresa 👇

Benefícios de promover a acessibilidade na empresa

Entendido o que é acessibilidade e como sua falta pode prejudicar os negócios, é hora de conhecer os benefícios. Tornar sua empresa acessível traz vantagens tanto para a empresa quanto para os colaboradores PcDs.

Abaixo, conheça todos os benefícios de promover a acessibilidade:

Para a empresa

As organizações que desenvolvem uma cultura inclusiva são beneficiadas com:

  • Recrutamento e seleção mais amplo: ao desenvolver projetos de inclusão, o RH adquire um acesso a profissionais mais diversos. Assim, você estará dando oportunidade para trabalhadores incríveis, além de criar um bom banco de talentos;
  • Cumprimento da lei: com a implementação das medidas obrigatórias, sua empresa estará em conformidade com os requisitos legais. Desse modo, você evitará multas e processos judiciais;
  • Melhora a imagem da empresa no mercado: empresas que demonstram seu compromisso com a diversidade e inclusão possuem uma reputação positiva no mercado. Tanto colaboradores quanto clientes se sentem mais acolhidos e valorizados com as iniciativas;
  • Melhora a experiência do usuário: as medidas de acessibilidade não beneficiam apenas as pessoas com deficiência, mas o público em geral. Por exemplo, a existência de rampas e elevadores proporciona melhor locomoção para mães e pais com bebês no carrinho e idosos;
  • Diversidade e inclusão: essas práticas promovem uma cultura inclusiva na empresa, que valoriza e respeita as diferenças individuais. Logo, o ambiente de trabalho se torna mais saudável e acolhedor.

Para a pessoa com deficiência

A acessibilidade proporciona para as PcDs:

  • Mais oportunidades de emprego: a acessibilidade permite que as pessoas com deficiência tenham as mesmas oportunidades de trabalho que os demais profissionais;
  • Melhora a qualidade de vida: as medidas implementadas podem melhorar significativamente a qualidade de vida dos colaboradores PcDs. Por exemplo, rampas de acesso, elevadores e sinalização tátil em edifícios permitem uma movimentação mais livre e segura;
  • Aumenta autoestima e autoconfiança: a possibilidade de serem mais independentes e capazes de realizar tarefas por conta própria reduz a dependência e aumenta a sensação de autoeficácia;
  • Inclusão social: com projetos de diversidade e inclusão, as empresas garantem que PcDs participem de atividades e eventos sociais, melhorando o bem-estar desses profissionais;
  • Empoderamento: estando empregadas, as pessoas com deficiência ficam mais próximas de realizar metas e sonhos tanto pessoais quanto profissionais.

📖 Baixe grátis nosso eBook e aprenda mais sobre acessibilidade e inclusão: [eBook especial] Diversidade, Inclusão e Equidade

ebook diversidade

6 dicas para tornar sua empresa mais acessível

Para ter a acessibilidade nas empresas é necessário que gestores e profissionais de RH adotem algumas medidas. Desde ações educativas e de conscientização até o desenvolvimento da liderança e da comunicação.

Separamos 6 dicas fundamentais para você transformar a cultura do seu negócio e proporcionar um ambiente inclusivo com inúmeras possibilidades. Acompanhe, na sequência.

1. Educação e conscientização

O primeiro passo para tornar sua empresa mais acessível é repensar a cultura organizacional. Desse modo, gestores e profissionais de RH precisam conscientizar os demais colaboradores em relação às pessoas com deficiência.

Por exemplo, trazer rodas de conversa, palestras sobre as diferentes deficiências e necessidades específicas de cada uma. Com isso o ambiente de trabalho se tornará mais inclusivo e as pessoas se sentirão acolhidas e respeitadas.

Uma boa dica, é não se limitar a porcentagem de cota, e contratar mais PcDs. Assim, você evita o pensamento de que aquele colaborador está apenas representando um número para a empresa não ser multada.

2. Acessibilidade física e digital

As mudanças na estrutura física da empresa são um passo indispensável para a promoção da acessibilidade.

Vocês podem construir rampas de acesso, elevadores, banheiros adaptados e sinalização tátil. Isso pode permitir que as pessoas com deficiência se movimentem com mais facilidade e segurança, tornando a empresa mais acessível.

Em relação à acessibilidade digital, é interessante considerar o uso de sites e aplicativos com recursos acessíveis. Por exemplo, textos alternativos para imagens e vídeos, contraste adequado, teclado navegável e compatibilidade com leitores de tela.

3. Comunicação e rotina

Para tornar a comunicação da sua empresa mais acessível, disponha de alternativas como braille, língua de sinais e legendas em vídeos. A oferta de flexibilidade para o horário de trabalho e o home office também trazem muitos benefícios para o colaborador.

Ouvir a opinião do trabalhador PcD permite que você tome decisões mais assertivas que contribuam para o crescimento profissional. Portanto, considere os apontamentos e necessidades apresentados e trabalhe para alcançar a felicidade do seu colaborador.

4. Liderança e comprometimento

Como dito, é necessário remodelar a cultura organizacional da empresa e para isso a liderança também deve se comprometer em seus esforços. Estão inclusos nesse processo a alocação de recursos financeiros e humanos para desenvolver a acessibilidade.

Estabelecer metas e monitorar o progresso, a inclusão e diversidade também são ações praticadas pelos líderes. Assim como dar feedbacks e reconhecer os colaboradores que trabalham em prol da acessibilidade.

5. Avaliação e melhoria contínua

Uma boa dica é que você realize avaliações regulares para identificar áreas de melhoria em relação à acessibilidade. E como fazer isso? Existem alguns caminhos, confira:

6. Implementação de políticas de acessibilidade

A implementação de políticas de acessibilidade é fundamental para o bom funcionamento da empresa e para o acolhimento de profissionais PcDs. Ela deve ser feita em todas as áreas da organização, desde o recrutamento até o atendimento ao cliente.

Quer entender mais sobre o assunto? Disponibilizamos um e-book completo sobre diversidade, inclusão e equidade. Nele você encontrará benefícios e importância de adotar uma estratégia inclusiva.

✅ Para trabalhar a diversidade na sua empresa e gerenciar os seus colaboradores da melhor forma, o ideal é uma ferramenta completa de RH. Veja 👇

👉 Quer entender como ela seria aplicada na sua empresa? Solicite uma demonstração grátis e fale com um de nossos especialistas!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados