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Rede social corporativa: o que é, como criar e exemplos para seguir

rede social corporativa

Já pensou em ter uma rede social corporativa para os seus colaboradores interagirem uns com os outros? Pois é, esse recurso já existe e pode melhorar muito a comunicação interna da sua empresa. Saiba mais a seguir!

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais usa redes sociais, de acordo com estudo divulgado em 2021. De fato, os brasileiros amam se conectar com outras pessoas. No mundo corporativo não é diferente. Empresas de sucesso têm innvestido cada vez mais em ferramentas de comunicação interna para integrar e engajar os colaboradores.

Para não ficar fora dessa, sua empresa já considerou ter uma rede social corporativa? Você conhece as possibilidades que o mercado oferece? Neste artigo destacamos tudo sobre as mídias sociais empresariais que influenciam a interação e compartilhamento de informações com outros colegas de trabalho. Confira abaixo!

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O que é rede social corporativa?

Se você nunca ouviu falar e deseja saber o que é rede social corporativa, então está no lugar certo para aprender tudo sobre esse recurso. Assim como as redes sociais que conhecemos e utilizamos na vida pessoal, a rede social corporativa também traz a proposta de conectar pessoas e incentivar a comunicação e interação entre elas.

No entanto, esse tipo de mídia social é uma plataforma online focada especificamente no ambiente corporativo, e deve ser usada para incentivar a conexão entre os profissionais da organização.

Esse espaço virtual é dedicado ao fortalecimento das conexões no trabalho, apresentações de resultados e divulgação de informações relevantes sobre as atividades e cultura da empresa. As redes sociais corporativas tendem a ser privadas. Por isso, só permitem que os membros convidados controlem quem pode participar desse espaço virtual exclusivo.

É importante ressaltar que diversas ferramentas podem ser consideradas uma rede social corporativa, mesmo que possuam recursos distintos. Cada alternativa pode atender à diferentes requisitos e necessidades da empresa e, por isso, a escolha e avaliação das melhores opções é fundamental.

Para que serve uma rede social corporativa?

Agora que você já sabe exatamente o que é rede social corporativa, é essencial entender quais demandas e necessidades ela atende quando iimplementada em uma empresa. Veja a seguir algumas das principais utilidades de uma rede social corporativa: 

  • Troca de informações e networking.
  • Divulgação de comunicados importantes.
  • Melhoria da comunicação interna.
  • Centralização de informações importantes para o colaborador e equipe.
  • Compartilhamento de documentos, arquivos e projetos entre áreas e equipes.
  • Divulgação de eventos da empresa.
  • Criação de espaços de interesse em comum entre colaboradores (comunidades).
  • entre outros.

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Rede social corporativa gratuita 

Apesar de utilizarmos diversas redes sociais gratuitas para conectar com amigos e familiares, no mundo corporativo as melhores ferramentas costumas ser pagas, ou possuem recursos avançados não gratuitos.

Dentre as opções gratuitas, o LinkedIn sem dúvidas é a que se destaca. Sendo um ótimo exemplo de uma rede social corporativa online e gratuita, oferecendo recursos básicos para quem não quer pagar a versão premium.

A plataforma pode ser acessada pelo smartphone ou web. Além disso, essa rede social permite ao usuário estabelecer conexões com colegas do trabalho atual e anteriores, assim como pedir recomendação, se candidatar a vagas, entre outros recursos.

Outra opção muito utilizada por grandes empresas é o desenvolvimento interno de uma rede social corporativa. Nesse caso, a plataforma pode ser implementada por porfissionais de TI da própria organização ou, como é mais comum, por empresas terceirizadas especializadas  no desenvolvimento de redes sociais corporativas.

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Vantagens e desvantagens de rede social gratuita

É importante ressaltar que existem algumas vantagens e desvantagens em utilizar uma rede social corporativa online ou gratuita. Sem dúvidas, o maior benefício é a economia de dinheiro para as empresas.

No entanto, alguns pontos negativos também precisam ser considerados. Como qualquer outra ferramenta não paga, existem limitações relacionadas às possibilidades e recursos oferecidos, como a falta de personalização da rede conforme as necessidades do negócio e incerteza em relação à segurança de dados dos colaboradores.

Além disso, uma rede social corporativa pouco atrativa ou não oficial também pode trazer a dificuldade de fazer todos os colaboradores utilizarem a rede e participarem de grupos, sendo uma questão que precisa ser avaliada.

Rede social corporativa paga: Exemplos e recursos

Embora existam poucas opções de rede social corporativa gratuita, existem muitas ferramentas pagas que podem ser escolhidas pelas empresas.

A seguir, listamos algumas alternativas completas e outras que atendem à parte das expectativas de uma ferramenta de comunicação corporativa. Saiba tudo sobre elas e selecione aquela que melhor atende à sua empresa.

1. Portal do Colaborador da Factorial RH

A Factorial é um software de RH que possui mais de 30 recursos, tendo entre eles um Portal do Colaborador onde cada funcionário pode ter um perfil pessoal para acessar todas as suas informações pessoais, documentos e comunicados da empresa.

O software pode ser testado na prática e sem custos por 14 dias, e a empresa oferece diferentes tipos de acesso para colaboradores, gestores e RH.  Alguns dos recursos disponíveis nesta plataforma software são:

  • Portal do Colaborador com diferentes tipos de acesso.
  • Calendário da equipe com turnos e ausências.
  • Relógio de ponto digital
  • Rede social interna com comunicados, eventos, aniversários e comunidades.
  • Gestão de tarefas
  • Avaliações de desempenho
  • Gestão de despesas corporativas
  • E mais!

A vantagem desta ferramenta é a possibilidade de centralizar diversos processos de RH e DP em um mesmo sistema e, ao mesmo tempo, oferecer um canal de comunicação interno aos colaboradores.

Assim, é possível manter contato com a equipe, economizar tempo, poupar dinheiro e fortalecer a cultura da empresa. Como resultado, o uso dessa ferramenta aumenta o envolvimento e o sentimento de pertencimento dentro da instituição.

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2. Slack

O Slack é uma famosa rede de comunicação empresarial que permite a criação de salas de bate-papo para os colaboradores, fornecedores e parceiros tratarem de assuntos diferentes. Inclusive, para facilitar a comunicação e compartilhamento é possível integrar outras ferramentas como o Dropbox, Hangouts e Asana.

O objetivo dessa plataforma é enviar mensagens confidenciais entre os colegas de equipe, já que apenas membros dos grupos visualizam o que foi dito. Além disso, videochamadas com mais de 15 pessoas podem ser criadas.

3. Workplace

O Workplace é uma ferramenta de comunicação do Facebook que conecta os colaboradores de uma empresa. Esse recurso profissional foi criado para melhorar a comunicação interna no ambiente de trabalho.

Assim como os funcionários possuem um perfil pessoal na famosa rede social, o Workplace oferece outro perfil separado apenas para uso profissional. A vantagem dessa rede social corporativa é que ela oferece recursos de vídeo e bate-papo, simplificando a comunicação entre os colaboradores.

4. Dialog

Outra alternativa de aplicativo de rede social corporativa é o Dialog. Esta ferramenta dá aos colaboradores a possibilidade de publicar, curtir e comentar posts institucionais.

Além de poder usar os recursos da mídia social, a plataforma oferece soluções de gamificação, como conteúdos criados em formato de jogos, vídeos, quiz e concursos, estimulando ainda mais a interação dos trabalhadores.

5. AppTalk

O AppTalk é outro exemplo de um aplicativo de mídia social corporativa que permite a interação direta entre a empresa e o funcionário.Com esse recurso é possível criar conteúdo em texto, inserir imagens e compartilhar vídeos com outros colegas de trabalho.

Pontos positivos das redes corporativas pagas

Sem dúvidas existem muitos pontos positivos que comprovam a eficácia das redes sociais corporativas pagas, principalmente quando analisamos os retornos financeiros e práticos, como o aumento do engajamento, produtividade e motivação dos colaboradores.

Apesar de significarem um gasto extra no orçamento, a rede social corporativa paga oferece uma vasta gama de recursos e ferramentas. Isso costuma trazer muitas vantagens para a empresa e colaboradores. As despesas acabam valendo a pena quando os resultados de sua aplicação são analisados.

Além disso, essas redes sociais corporativas possuem o poder de despertar o sentimento de pertencimento na empresa e de fazer parte em trabalhar em equipe, já que é possível acompanhar o dia a dia da instituição.

Outros pontos positivos que precisam ser considerados são a melhoria da comunicação do time, harmonia nas relações corporativas, disseminação da cultura organizacional, entre outros.

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Diferença entre rede social e rede social corporativa

É importante entender a diferença entre rede social e rede social corporativa. Assim como a mídia social serve para criarmos um perfil pessoal, existem também meios exclusivos para reunir apenas profissionais.

As redes sociais corporativas devem ser usadas para unir e engajar os membros das equipes de trabalho. Já as as mídias sociais populares, servem para compartilhar conteúdos com amigos e familiares.

Apesar de ser uma rede social, a versão corporativa precisa seguir um tom um pouco mais formal, promovendo o compartilhamento de informações relevantes e exclusivamente profissionais.

Para não evitar maiores problemas com as publicações, o RH pode criar um manual de bom uso das redes corporativas, a fim de ajudar na escolha do que pode ou não ser publicado neste espaço corporativo.

o que e rede social corporativa

Como criar uma rede social corporativa?

Afinal, como criar uma mídia social exclusiva para o uso dos seus colaboradores, caso você deseje desenvolver a sua própria plataforma? Nesse caso, é possível criar uma nova e exclusiva página para a sua empresa.

Primeiramente, analise quais são as necessidades do seu negócio e o que precisa ser feito para melhorar a comunicação e engajamento das suas equipes. Afinal, a criação de uma ferramenta personalizada precisa atender perfeitamente a sua empresa.

Para isso, você precisará contar com uma equipe especializada em tecnologia. São eles que vão realizar toda a infraestrutura da rede social corporativa online.  Depois, o acesso à nova rede social precisa ser compartilhado com todos os funcionários, assim como as instruções de uso.

O ideal é criar uma versão que seja possível ser acessada tanto pelo celular, quanto pelo computador. Isso facilita o compartilhamento e o engajamento onde quer que seus colaboradores estejam. Essa é uma solução possível, mas lembre-se que muitas vezes vale mais investir em uma alternativa existente e poupar tempo e recursos internos.

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Que recursos uma rede social corporativa deve ter?

Na hora de procurar a melhor opção de rede social corporativa, alguns recursos essenciais devem ser considerados para garantir uma boa experiência ao colaborador. Confira os exemplos abaixo.

  • Publicação de conteúdos de texto, imagem e vídeo.
  • Criação de grupos fechados.
  • Divulgação de eventos.
  • Realização de fóruns de debates.
  • Chats para envio de mensagem instantânea.
  • Regras e políticas básicas de uso.
  • Estrutura e design responsivo.
  • Segurança de dados.

Qual a importância das redes sociais corporativas?

Caso você ainda tenha alguns questionamentos sobre a importância de ter uma mídia social empresarial para interagir e engajar seus funcionários, nós queremos lembrar a importância desse investimento. Confira:

1. Motiva a equipe

Durante a rotina de trabalho, os colaboradores precisam ser motivados para se tornarem mais participativos e engajados. Portanto, a rede social corporativa consegue envolver os profissionais de uma forma mais aprofundada no ambiente empresarial.

Afinal, a integração e a união que esse tipo de recurso oferece consegue contribuir efetivamente o contato entre as pessoas e aumenta o índice de motivação.

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2. Aumenta a produtividade

O aumento da produtividade entre os colaboradores, além da queda no desperdício de tempo são notáveis quando realizada a implementação de uma rede social no ambiente de trabalho.

Afinal, esse tipo de mídia empresarial ajuda ainda a organizar o trabalho, a se comunicar melhor com outros colegas e armazenar documentos e informações importantes. Além disso, com recursos extras, os colaboradores ainda conseguem realizar tarefasd diárias nesta mesma plataforma.

3. Vantagem competitiva no mercado

Segundo uma pesquisa da consultoria McKinsey, publicada no site Extra, 93% das empresas no mundo usam ao menos uma rede social corporativa, além disso, em 74% dessas companhias, a rede está ligada ao trabalho dos funcionários.

Esse dado mostra que muitas instituições já reconheceram o poder de uma rede social corporativa, portanto, se a sua empresa ficar de fora dessa tendência não competirá com a concorrência.

4. Melhora o fluxo de comunicação do time

Todos os tipos de comunicados podem ser divulgados dentro da rede social corporativa, como carga horária, código de condutas, ética no trabalho, atualizações trabalhistas, entre outros.

Esse tipo de recurso ajuda a empresa e equipe a se alinharem e permanecerem em sintonia, aliás, as mídias sociais também facilitam a comunicação horizontal entre os próprios funcionários.

5. Diminuição do tempo gasto em reuniões

Uma pesquisa realizada pela Asana, divulgada no site Pequenas Empresas & Grandes Negócios, mostra que os colaboradores gastam cerca de 58% do expediente apenas na coordenação do trabalho, como reuniões e mensagens.

Ao implementar a prática da divulgação dos comunicados e informações importantes na rede social corporativa, o número de reuniões pode diminuir, já que os profissionais sabem dos acontecimentos e eventos mais importantes.

6. Facilita o Onboarding

Dependendo do tamanho da empresa e das localizações dos funcionários espalhados pelo Brasil, a integração entre as equipes pode se tornar um processo mais difícil. Além disso, os processos de onboarding ficam muito mais ágeis quando o colabroador encontra tudo o que precisa em uma mesma plataforma.

Por isso, a rede social corporativa pode ser um ótimo recurso para integrar os colaboradores. De fato, empresas grandes com escritórios espalhados pelo país ou que possuem trabalhadores com modelos de trabalho diferentes (presencial, home office e híbrido) possuem profissionais focados na sua bolha, ou seja, sem conhecer outros colegas.

Sendo assim, esse tipo de rede social pode diminuir essas distâncias e aumentar a integração entre os funcionários, proporcionando um ambiente acolhedor para todos.

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Como fazer os colaboradores se engajarem nas redes?

Por fim, queremos mostrar como engajar seus funcionários para que eles utilizem as redes sociais corporativas, garantindo o investimento feito pela empresa. Veja:

  • Crie um programa de incentivo. Dê recompensas para as equipes usarem a rede ao divulgar conteúdos, compartilhar e interagir.
  • Invista no conteúdo de qualidade.
  • Priorize conteúdo que venha dos próprios funcionários.
  • Compartilhe informações, novidades e decisões.
  • Reconheça boas ideias e iniciativas.
  • Colabore, compartilhe conhecimento e gere integração.

Agora você sabe a importância de ter uma rede social corporativa para melhorar a comunicação na sua empresa.

Conte com o recurso do Portal do Colaborador da Factorial que centraliza tudo em uma única plataforma, garantindo o acesso às informações pessoais, documentos e outras funcionalidades.

Veja em 1 minuto como criar comunidades e eventos dentro do Portal do Colaborador da Factorial:

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Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

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