Ir para o conteúdo

Dia do Trabalhador: tudo que o RH precisa saber sobre 1 de maio [+ Ações para desenvolver na empresa]

·
6 minutos de leitura
dia do trabalhador

Profissionais de RH e DP e CEOs das empresas: vocês conhecem a origem e a importância do Dia do Trabalhador? Veja neste artigo! Além disso, se inspire com sugestões de atividades e mensagens para incentivar e valorizar os colaboradores.

O Dia do Trabalhador é celebrado em diversos países, inclusive no Brasil, no dia 1º de maio e possui grande significado para os trabalhadores e as empresas.

Portanto, essa é uma excelente oportunidade de incentivar a participação dos funcionários e de criar lembranças memoráveis dentro da instituição.

Abaixo, contaremos a história do Dia do Trabalho e tudo que o setor de Recursos Humanos precisa saber sobre o dia 1 de maio. Mostraremos também algumas ações para incluir no calendário do RH e DP e celebrar essa data tão especial. Confira!

✅ Conheça uma tecnologia que pode ajudar a engajar seus colaboradores e reter talentos

software-rh-dp-360

Como surgiu o Dia do Trabalhador?

O Dia do Trabalhador ou o Dia do Trabalho, como também é conhecido, foi instituído após uma série de manifestações nos Estados Unidos. Em 1886, manifestantes em grandes cidades norte-americanas exigiram a redução da jornada de trabalho diária.

A demanda foi atendida, beneficiando os trabalhadores que antes eram submetidos a uma carga horária semanal de até 100 horas, o equivalente a cerca de 17 horas diárias em 6 dias.

Essa luta resultou na implementação da jornada de 8 horas diárias, seguida pela maioria dos países e regulamentações atualmente.

Apesar do Dia do Trabalho ter surgido nos EUA, o primeiro país a instituir a data como feriado nacional foi a França, em 1919. Desde então, esse dia foi marcado por celebrações e cerimônias e gradualmente se espalhou pelo mundo todo.

1 de maio

Como o Dia do Trabalhador chegou no Brasil?

No Brasil, a celebração do 1º de maio como Dia do Trabalhador começou em 1890, quando a indústria nacional estava em ascensão. Porém, em 1924, a data foi oficialmente reconhecida como feriado nacional no Brasil.

Durante o Estado Novo Varguista, houve um aumento na importância da celebração do Dia do Trabalhador no Brasil. O presidente da época, Getúlio Vargas, implementou diversas leis trabalhistas durante seu governo, incluindo o Decreto-lei nº 5.452.

Foi durante esse governo que a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) foi estabelecida, definindo direitos básicos como o salário mínimo e a duração da jornada de trabalho.

📽️ Sabia que a CLT foi decretada em um dia 1 de maio? Saiba mais no vídeo abaixo 👇

Dia do Trabalhador é feriado?

O Dia do Trabalhador é feriado? Sim, o dia 1 de maio é feriado nacional no Brasil por ser comemorado o Dia Internacional do Trabalho.

Em 2023, o feriado cairá em uma segunda-feira e tem como finalidade prestar homenagem à luta do movimento trabalhista que reivindicou melhores condições de trabalho.

📥 Download grátis: Planner + Calendário para RH e DP

É permitido trabalhar no dia 1º de maio?

Segundo a legislação brasileira, é proibido trabalhar em feriados civis e religiosos. No entanto, a empresa deve pagar a remuneração em dobro pelo feriado trabalhado ou propor outro dia de descanso ao trabalhador.

Porém, há exceções para algumas categorias de trabalho, como indústria, comércio, transporte, educação e outras, que podem ser convocadas para trabalhar nesses dias.

Vale lembrar que a opção de trabalhar no feriado e compensar em outra data deve ser seguida segundo a convenção coletiva ou acordo da categoria.

💡 Leia também sobre Ponto facultativo: o que significa e quais as regras para RH

Por que é importante comemorar o Dia do Trabalho nas empresas?

A valorização do trabalhador é fundamental para o fortalecimento do ambiente organizacional e para melhorar os indicadores de desempenho e satisfação. Por isso, saiba a importância de celebrar o dia 1 de maio na instituição:

Valorização do capital humano

Comemorar o Dia do Trabalho nas empresas é uma oportunidade de reforçar a importância do capital humano e de valorizar os colaboradores, a base do sucesso do negócio.

Isso porque a valorização do capital humano é um fator crucial para o desempenho e a produtividade das equipes, já que colaboradores satisfeitos e motivados têm maior engajamento e comprometimento com as metas da empresa.

Celebração de uma data histórica aos trabalhadores

Sem dúvidas, não existe um feriado mais dedicado às conquistas trabalhistas como o Dia do Trabalhador. Afinal, a data foi criada para homenagear os trabalhadores que lutaram pelos direitos que hoje são garantidos pela legislação trabalhista.

Portanto, ao celebrar o Dia do Trabalho, estamos valorizando os direitos trabalhistas, como a jornada de trabalho, o salário mínimo, as férias remuneradas, o décimo terceiro salário, entre outros.

📥 eBook gratuito: guia da atual leis trabalhistas para o RH 

Melhora do clima organizacional

A celebração dessa data tão importante pode ajudar a fortalecer o relacionamento entre os colaboradores e a empresa, criando um clima organizacional positivo e colaborativo.

Por isso, quando a instituição demonstra reconhecimento e valorização pelo trabalho dos seus funcionários, isso pode aumentar o senso de pertencimento à organização e fazer com que os trabalhadores queiram “vestir a camisa da empresa”.

clima organizacional

Fortalece a cultura da empresa

Além de contribuir pelo clima no ambiente de trabalho, comemorar o Dia do Trabalho nas empresas pode ser uma forma de reforçar a cultura organizacional.

Esse tipo de celebração torna os colaboradores mais conectados e comprometidos com a empresa e a sua missão. Além disso, a celebração pode ser uma oportunidade para reforçar a visão e os valores da organização.

Fortalecimento do sentimento de pertencimento

Comemorar o Dia do Trabalhador também é importante para fortalecer o sentimento de pertencimento e senso de comunidade na empresa. Portanto, no Dia do Trabalho promova a integração entre os colaboradores para fortalecer as relações interpessoais.

👉 Endomarketing: 8 exemplos para o RH aplicar na empresa

Desenvolvimento e capacitação dos colaboradores

A celebração do Dia do Trabalho também pode ser uma oportunidade para o setor de RH promover iniciativas de desenvolvimento e capacitação dos colaboradores, como eventos de aprendizagem, treinamentos, oficinas e palestras.

Além de demonstrar o compromisso com o aprimoramento profissional dos funcionários, essas atividades contribuem pela motivação e satisfação dos colaboradores.

Aumento da produtividade e da qualidade

Ao celebrar o Dia do Trabalho nas empresas é possível aumentar a produtividade e a qualidade do trabalho dos colaboradores. Isso porque os funcionários valorizados pela instituição tendem a se empenhar mais nas atividades e aumentar o rendimento.

Além disso, funcionários com mais motivação têm disposição para buscar a excelência em suas tarefas, contribuindo para elevar a qualidade do trabalho realizado.

5 ações para o Dia do Trabalhador nas empresas

No “1 de maio Dia do Trabalhador”, o RH precisa criar ações para engajar os colaboradores. Veja algumas ideias que podem ser seguidas:

1. Realizar eventos e atividades 

No Dia do Trabalhador, o RH pode promover eventos e atividades de integração para criar um ambiente mais harmonioso. Ainda é possível aproveitar o feriado para realizar diversas atividades de integração, como jogos, competições esportivas, churrascos, entre outras.

A funcionalidade de eventos do software de RH da Factorial é um ótimo recurso para criar eventos e comunicados de forma simples e eficiente. Esse software ainda conta com canal de comunicação interna para compartilhar informações relevantes e manter uma comunicação interna fluida entre os funcionários, além de inúmeros recursos.

🎥 Veja em 1 minuto como o recurso de comunidades da Factorial contribui para a comunicação interna da sua empresa ⬇️

botao demo  

2. Enviar mensagens para o Dia do Trabalhador

No Dia do Trabalho, é importante que o RH se comunique com seus colaboradores de maneira inspiradora e motivacional. Para isso, é possível buscar por “Dia do Trabalhador mensagens” para ressaltar as conquistas dos trabalhadores.

Essa é uma ótima forma de reconhecer o papel de cada um na organização. Essas mensagens podem ser compartilhadas por meio de diversos canais, como e-mails, rede social corporativa, murais, entre outros.

3. Fazer uma pesquisa de satisfação dos colaboradores

Uma ação importante para o Dia do Trabalhador é a realização de uma pesquisa de satisfação dos funcionários. Essa pesquisa ajuda a entender o nível de satisfação em relação à empresa, aos líderes e aos colegas de trabalho. Os resultados dessa pesquisa podem ajudar o RH na identificação dos pontos fortes e fracos na gestão de pessoas.

📥 Baixe grátis: modelo de cálculo do eNPS para medir satisfação de colaboradores

calculo enps

4. Realizar treinamentos e palestras especiais

Uma forma de valorizar os colaboradores no Dia do Trabalhador é realizar treinamentos e palestras especiais, incentivando o crescimento profissional. Essas atividades demonstram que a empresa se preocupa com o desenvolvimento dos seus funcionários. Treinamentos e palestras motivacionais podem ajudar a melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.

Conheça uma ferramenta automatizada para realizar treinamentos e capacitações

5. Ofereça brindes e lembranças

Para reconhecer os colaboradores no Dia do Trabalhador, o RH pode oferecer brindes e lembranças para os trabalhadores. As opções de brindes incluem canecas, chocolates, vouchers, passeios e happy hours. A forma de entrega dos presentes pode ser diretamente na empresa ou entregue na casa do colaborador que realiza home office.

👉 RH: valorize os seus colaboradores para fortalecer a cultura organizacional e aumentar a motivação dos seus funcionários!

✅ Para isso, conte com a ajuda do software de RH mais completo do mercado. Veja como funciona 📽️👇

botao demo  

 

Renan Conde é Diretor Américas da Factorial, onde tem gerenciado grandes equipes e atuado no desenvolvimento de novos mercados como o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Brasil. Especialista no desenvolvimento de negócios internacionais há mais de 10 anos, passou por empresas como Casafari, a francesa Green-Acres, Coface, Icatu Seguros representando Insurope & Swiss Life no Brasil e Itaú. Formado em administração de empresas, já participou de conferências da Insurope em Leipzig onde foi premiado por Business Achievement Goal.

Artigos Relacionados