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Diagrama de Ishikawa: o que é e seus benefícios para a gestão de RH

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6 minutos de leitura
diagrama de ishikawa

O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta amplamente utilizada na gestão da qualidade. Seu objetivo é identificar e analisar as causas de um problema ou de uma situação específica.

No contexto da gestão de Recursos Humanos essa ferramenta também pode ser uma aliada poderosa na identificação e resolução de questões relacionadas ao ambiente de trabalho. Desde a produtividade ao bem-estar dos colaboradores.

A seguir, confira o que é o Diagrama de Ishikawa e como você pode utilizar essa estratégia para otimizar a sua gestão de pessoas.

Boa leitura!

Índice

O que é o Diagrama de Ishikawa (ou Diagrama Espinha de Peixe)?

O Diagrama de Ishikawa foi desenvolvido pelo engenheiro químico japonês Kaoru Ishikawa, ainda na década de 1960.

Com um formato que se assemelha à espinha de um peixe (daí o apelido), essa ferramenta visual é muito utilizada para representar de forma gráfica as possíveis causas de um problema específico. Além disso, ela ajuda a identificar as principais fontes de um desafio ou oportunidade de melhoria.

No contexto de RH, o Diagrama de Ishikawa pode ser utilizado ainda além. Por exemplo, para analisar questões como rotatividade de funcionários, baixa motivação e conflitos interpessoais.

Em resumo, ela é relevante para analisar qualquer aspecto da organização que impacte diretamente no ambiente de trabalho e na performance das equipes.

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Quais os benefícios do Diagrama de Ishikawa?

diagrama de ishikawa exemplo

Os benefícios do Diagrama de Ishikawa para a gestão de RH são diversos. O primeiro deles é a identificação das causas principais de um problema, auxiliando na identificação das causas raiz que podem estar contribuindo para determinadas situações no ambiente de trabalho.

Além disso, ao representar graficamente as causas possíveis, o Diagrama de Ishikawa proporciona uma visão holística do problema. O que facilita a compreensão das interrelações entre diferentes variáveis, por exemplo.

Outro fator importante é o envolvimento da equipe. A construção do diagrama frequentemente envolve a colaboração de diferentes membros da empresa, promovendo a participação e o engajamento de todos na identificação e resolução de problemas.

Já na tomada de decisão, essa análise mais completa das causas potenciais permite que os gestores de RH possam tomar decisões mais embasadas. Assim como implementar soluções mais eficazes para resolver questões relacionadas ao ambiente de trabalho e ao desempenho dos seus colaboradores.

Por fim, identificar as causas raiz de um problema também permite que a sua empresa faça melhorias contínuas. Através do diagrama, é possível, por exemplo, implementar ações corretivas e preventivas. E, com isso, promover um fluxo de trabalho muito mais eficaz.

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Como é estruturado o Diagrama Espinha de Peixe?

diagrama de ishikawa

Agora que já entendemos o que é o Diagrama de Ishikawa, é hora de entender como estruturá-lo. Basicamente, ele é construído de forma a representar graficamente as causas potenciais de um problema específico. Quanto maior o detalhamento, mais fácil será para encontrar a causa do problema.

Ao elaborar o método, Kaoru Ishikawa definiu 6 tipos de causas que, na maioria das vezes, são as principais influências para um problema. É o que chamamos de 6Ms. Confira cada um deles a seguir.

Máquina

Segundo o diagrama, muitos problemas são causados por falhas em máquinas e equipamentos. Portanto, busque investigar se a falta de produtividade ou falhas no seu fluxo de trabalho não estão relacionados com um funcionamento incorreto ou falha mecânica.

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Medida

O próximo “M” está mais relacionado às métricas utilizadas para medir, controlar e monitorar o seu fluxo de trabalho. Muitas vezes a forma de medir seus indicadores está incorreta, sendo esta a causa do seu problema.

Meio ambiente

Neste caso, são analisados os ambientes internos e externos da organização. Este M considera possível que exista uma influência da poluição, do tempo, do excesso de barulho, e até mesmo da disposição do layout de um escritório, por exemplo.

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Material

A próxima etapa é analisar as matérias-primas e materiais utilizados em um processo. Verifique, por exemplo, se todos os itens estão em conformidade com as exigências legais ou de trabalho, e se os materiais utilizados estão em boas condições de qualidade ou armazenamento.

Mão de obra

Alguns problemas também podem estar relacionados com a mão de obra. Mais especificamente, com a falta de preparo ou carência técnica dos colaboradores envolvidos. Neste caso, analise se existem problemas de qualificação, acúmulo de função, falta de tempo, entre outros.

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Método

Por fim, é importante analisar o método utilizado pela organização e pelas equipes. Afinal, a forma de trabalhar pode sim influenciar os resultados, e ser uma das causas do problema.

Verifique o planejamento do projeto, possíveis erros operacionais e se a execução está sendo realizada conforme o esperado.

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Passo a passo: como fazer um Diagrama de Ishikawa

o que é diagrama de ishikawa

Se você entendeu que o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta eficaz na gestão de RH, e deseja utilizá-la no seu dia a dia, siga estes passos e crie o seu próprio diagrama:

  • Defina o problema a ser resolvido: pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é identificar claramente o problema ou objetivo a ser analisado. Pode ser problemas de produtividade ou de motivação de funcionários, por exemplo;
  • Escolha as categorias de causas: em seguida, determine as categorias gerais de causas que podem contribuir para o problema. Aqui podemos citar políticas internas, fluxos de trabalho, ambientação, entre outros.
  • Monte uma equipe diversa: envolva membros da equipe de RH e de outras partes interessadas relevantes para colaborar na identificação das causas potenciais;
  • Faça um brainstorming: o próximo passo é realizar uma sessão de brainstorming com a equipe, a fim de identificar todas as possíveis causas que podem contribuir para o problema. Agrupe as causas de acordo com os 6M’s que vimos anteriormente;
  • Organize o seu Diagrama: desenhe o Diagrama de Ishikawa, colocando o problema ou objetivo na linha principal, e as categorias de causas nos espinhos correspondentes. Em seguida, liste as causas potenciais dentro de cada categoria;
  • Analise as causas: analise todas as causas identificadas e priorize aquelas que parecem mais relevantes ou impactantes para o problema em questão;
  • Encontre uma solução: por fim, com base nas causas e informações identificadas, desenvolva e implemente soluções que possam resolver o problema em sua raiz.

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Como usar o diagrama na sua gestão de pessoas

Como vimos, o Diagrama de Ishikawa pode ser uma ferramenta valiosa na gestão de talentos. Ele pode ajudar a identificar e resolver uma variedade de questões relacionadas ao ambiente de trabalho, e também ao desempenho dos colaboradores.

A seguir, confira algumas dicas da Factorial para usar o diagrama na sua gestão de RH:

  • Análise de rotatividade: utilize o Diagrama de Ishikawa para identificar as causas potenciais da alta rotatividade. Pode ser a falta de reconhecimento ou oportunidades de desenvolvimento, por exemplo, ou até mesmo problemas de comunicação;
  • Identificação de barreiras à produtividade: analise as possíveis causas de baixa produtividade da equipe, como processos ineficientes e falta de treinamentos adequados;
  • Resolução de conflitos: use o diagrama para identificar as causas dos conflitos interpessoais no local de trabalho;
  • Melhoria do clima organizacional: outra dica é aplicar o Diagrama de Ishikawa para identificar as causas potenciais de um clima organizacional negativo. Aqui podemos citar problemas como falta de transparência, falta de participação dos funcionários, poucas oportunidades de crescimento, etc.;
  • Otimização da retenção de talentos: por fim, use essa ferramenta para identificar as possíveis causas da saída de talentos da organização. Em seguida, desenvolva estratégias para a retenção de talentos, como oportunidades de desenvolvimento profissional, benefícios competitivos, entre outros.

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Em resumo, o Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta valiosa para a gestão de RH. Ela permite uma análise estruturada das causas potenciais de problemas, e também aponta oportunidades de melhoria.

Ao utilizar essa ferramenta de forma eficaz, os gestores de RH podem identificar as causas raiz dos problemas e implementar soluções mais eficazes para promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo.

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Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

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