Ir para o conteúdo

People Analytics: Guia completo + E-book para download

people analytics

Apesar de ser um conceito que está em alta no mundo do RH, muitos profissionais da área ainda não sabem exatamente o que é People Analytics. Confira a seguir nosso guia completo sobre o assunto e entenda como implementar o People Analytics nas empresas a partir de exemplos e estratégias práticas.

Sem tempo para ler o artigo? Nós lemos para você. Clique no play para ouvir!

Se você está se perguntando como medir o os índices de produtividade no seu negócio ou como melhorar o desempenho de seus colaboradores, você está no lugar certo. Com a aplicação eficaz de estratégias de People Analytics, é possível potencializar o sucesso destes e de outros processos de gestão de pessoas.

Utilizar fontes de dados confiáveis aumenta as chances de sucesso na hora de tomar decisões ou apostar em alguma mudança organizacional. Ao medir os resultados de cada processo, o profissional de RH poderá analisar os dados com base na realidade da empresa e, assim, antecipar alguns cenários.

Como fazer isso? Fique com a gente e descubra cada passo desse processo e as melhores tecnologias em RH para realizá-lo. Nesse artigo vamos especificar o que é People Analytics,  mostrar a sua importância para o setor de Recursos Humanos e indicar os benefícios da utilização de KPI´s precisos para análise de dados em RH.

O que é People Analytics?

Se você trabalha com gestão de pessoas e já se perguntou o que é People Analytics, nós vamos te ajudar a entender melhor esse termo. Em resumo, podemos dizer que:

O People Analytics vem do termo em inglês que sugere o uso de um processo automatizado para selecionar e reunir dados quantitativos de seus colaboradores de maneira segura e eficiente.

Esse processo envolve métricas de performance: os KPI´s, ou indicadores de desempenho. Tais indicadores são determinantes na hora de saber exatamente o que precisa ser medido na sua empresa. Dessa forma, é possível desenvolver uma análise comparativa entre os dados coletados e saber o que está funcionando ou não.

O People Analytics é um processo poderoso que permite aos gestores:

  • Desenvolver melhores táticas no campo da gestão de pessoas.
  • Tomar decisões mais informadas com base em dados reais.
  • Detectar erros ou oportunidades de melhoria em processos.
  • Inovar e se atualizar com as tendências do mercado.

software-rh-dp-360

Principais KPIs para People Analytics

Depois de entender melhor o que é People Analytics, você deve estar se perguntando o que são KPI’s e como eles estão relacionados com este processo.

O termo em inglês KPI (Key Performance Indicators) muito usado no RH, significa Indicadores-chave de Desempenho. Basicamente, são métricas previamente definidas para serem usadas como base para uma análise de dados. Neste caso, os dados serão coletados através da equipe de RH

Ter esses indicadores claros e organizados é uma estratégia essencial para ter sucesso no seu planejamento de Recursos Humanos. Mas como isso funciona?

Os dados de People Analytics interpretam padrões, medindo as métricas  e sua variação ao longo de um determinado período. Por isso, alguns pontos devem ser definidos:

  1. Tipo de métrica / indicador
  2. Tempo de duração da análise
  3. Colaborador ou equipe envolvidos
  4. Gestor responsável
  5. Objetivo da análise

Vale ressaltar que após estas definições, o ideal seria não modificá-las. Dessa forma, há mais chances de obter resultados consistentes e mais próximos da realidade. Portanto, é crucial que seus KPIs sejam precisos e atualizados para que as decisões derivadas da análise de RH beneficiem verdadeiramente a empresa.

Pensando nisso, apresentamos os principais KPI’s para People Analytics:

  • Tempo médio do processo de Recrutamento e Seleção
  • Tempo de Onboarding
  • Ações para manutenção de talentos
  • Número de ausências
  • Tempo de treinamento da liderança
  • Resultados de feedback de satisfação
  • Frequência de férias e folgas
  • Número de Acidentes no trabalho
  • Taxa de retenção de talentos
  • Tempo médio e frequência de objetivos alcançados
  • Eficácia de Plano de Contenção
  • Taxa de turnover

[E-book] People Analytics: Dicas e Ferramentas

Na hora de colocar em prática os fundamento do People Analytics, muitos profissionais de RH ainda enfrentam algumas dificuldades. Por isso, criamos um E-book sobre People Analytics que reúne todas as dicas, exemplos e ferramentas que podem ser usadas neste processo.

Se você é um profissional com uma mente analítica e quer dar um passo adiante para utilizar os dados a favor do desenvolvimento da sua área, esse Ebook é pra você.

⤵️ Faça download do E-book abaixo ⤵️

ebook people analytics

Diferença entre People Analytics, HR Analytics e Talent Analytics

Com tantos termos novos no mercado, é fácil se confundir.  Muitas vezes, alguns deles possuem a mesma essência, mas se diferem em alguns poucos detalhes. Por isso, vamos especificar alguns dos termos mais usados para a análise de dados no departamento de Recursos Humanos. Veja a seguir:

1. People Analytics

Já sabemos que os principais objetivos do People Analytics estão relacionados com atração, gestão e retenção de talentos, mas não só. O objetivo aqui é também o aprimoramento de desempenho, melhor tomada de decisão e planejamento e a aplicação de melhorias no ambiente de trabalho. E, como resultado, melhorar o ROI das empresas.

Assim, os dados coletados são dados provenientes não somente do setor de RH, mas também podem surgir do setor financeiro, setor de TI, setor de marketing, etc. São dados que acompanham os colaboradores dentro e fora de seu ambiente de trabalho e que estão relacionados aos processos de gestão de pessoas.

2. HR Analytics ou Análises de RH

Esse termo é muitas vezes confundido com People Analytics, por também se tratar de processos de coleta e análises de dados dos seus colaboradores. Entretanto, nesse caso, os dados a serem coletados são um pouco mais limitados do que em People Analytics.

Isso porque o HR Analytics utiliza exclusivamente dados gerados pelo setor de Recursos Humanos. Além dos profissionais envolvidos estarem mais ligados diretamente com o setor de RH.

3. Talent Analytics

Esse tipo de análise não necessariamente depende de dados quantitativos como as análises anteriores. Apesar de estarem também interligadas com os conceitos anteriores, o talent analytics está especificamente relacionado com os talentos da empresa, seja no momento de talent acquisition ou no momento de desenvolvimento e retenção de talentos.

4. Big Data

Por último, este é outro termo que vem sendo utilizado não só pelo RH, mas por diversas áreas das empresas. Isso porque o Big Data envolve justamente todos os dados que podem ser analisados e medidos em qualquer departamento. Para isso, diferentes sistemas e ferramentas podem ser utilizados.

Aplicar as estratégias de People analytics pode ser um desafio, e nada melhor do que ver como tudo funciona na prática. Por isso, muitos profissionais buscam um curso de People Analytics ou Big Data com foco em RH para se especializarem no tema. Veja um ótimo exemplo a seguir!

[Workshop] Big Data para RH: Tendências e desafios 📖

Neste Workshop 100% prático, iremos aprender técnicas e estratégias de People Analytics que podem ser utilizadas para potencializar o sucesso dos processos de gestão de pessoas. Veja como usar o Big Data à favor do RH e potencializar o desenvolvimento organizacional.

📝Principais pontos que serão abordados:

  • A Era do Big Data
  • O Novo normal e o mundo VUCA
  • Data Driven e People Analytics
  • People Analytics: primeiros passos
  • Cases reais
  • Tendências e desafios

Assista o workshop completo abaixo!

curso people analytics

Vantagens do People Analytics: Vale a pena implementar no seu negócio?

Desde a pandemia global, os departamentos de Gestão de Recursos Humanos têm enfrentado muitas pressões. A perda de talentos e falta de motivação dos funcionários tem diferentes razões. Desde problemas relacionados à saúde mental ou estresse dos colaboradores à falta de estrutura para trabalhar em casa. Ou ainda, por conta de motivos financeiros e dificuldade de adaptação à nova realidade.

Se adaptar e se atualizar é urgente. Portanto, mais do que nunca, é recomendado que as empresas se atualizem e contem com uma estratégia de implementação de People Analytics. Os dados existem, com ou sem esta estratégia.

Então, quando mais cedo a empresa utilizá-los da maneira correta e em direção ao cumprimento de objetivos, mais rápido verá os resultados. Todas as decisões tomadas por sua empresa hoje serão cruciais para o seu sucesso.

A forma como a sua empresa responde às circunstâncias difíceis é um fator determinante. O uso correto do People Analytics também pode auxiliar nos processos de recuperação de empresas, economizando tempo e gastos desnecessários, além de permitir melhores resultados.

analise de dados de rh

Business Intelligence e People Analytics

No mundo empresarial, o uso da Big Data e IA (Inteligência Artificial) cresce a cada dia.  Isso porque existem diversos estudos na área de Recursos Humanos que comprovam a eficiência em utilizar dados de pessoas com o foco no aprimoramento organizacional e incentivar a motivação no trabalho.

Agora que você já sabe tudo sobre a importância do uso de People Analytics para o seu negócio, que tal levar essa estratégia para um nível ainda melhor?

Você pode unir os dados coletados através da equipe de People com o Big Data do Business Intelligence e levar a sua empresa a um desenvolvimento ainda mais eficiente e rentável. Como?  Usando um software de Recursos Humanos simples e seguros de usar.

Assim como os tipos de coleta e análises de dados comentados anteriormente nesse artigo, o Business Intelligence também funciona como uma tecnologia em RH usada para o desenvolvimento organizacional. Entretanto, nesse caso, as metas e objetivos são mais gerais, envolvendo todos os setores da empresa. São dados trabalhados de forma conjunta com a principal finalidade fazer a sua empresa crescer.

Nesse contexto,  podemos entender o People Analytics como uma ferramenta para desenvolver estratégias de  Business Intelligence de sucesso. Portanto, uma vez coletados os dados de People Analytics no software de RH, eles podem ser enviados para quem você quiser,  através de relatórios personalizados.

Software de People Analytics: Recursos e dicas

Agora que já tem uma compreensão mais clara sobre o que é People Analytics e como ele pode ajudar as empresas, surge a pergunta: Como posso implementá-lo de forma concreta na minha empresa?

A resposta é confiar na tecnologia e buscar um software específico que possa ajudar na gestão e análise de dados de RH.

É preciso desmistificar que a análise de dados é uma tarde difícil e apenas para “gênios da matemática”. Saber aplicar a análise de dados no RH é dar um passo adiante e saber que a tecnologia existe para nos ajudar e otimizar o trabalho, e não substituí-lo.

Uma destas opções é o software de RH da Factorial, que possui recursos de gestão de pessoas que podem ser testados por 14 dias na prática e centralizam todas as informações dos colaboradores e da empresa. Veja alguns recursos disponíveis:

  • Relatórios com dados reais por colaborador ou equipe
  • Análise de resultados de avaliações de desempenho
  • Centralização de dados do processo de R&S
  • Gestão de OKRs
  • Sistema de gestão de ausências
  • Relógio de Ponto e relatório de horas de trabalho
  • Centralização de documentos

O sistema de relatório e análise de dados de RH permite que sua empresa colete e monitore os dados para tomar melhores decisões na gestão de seus funcionários e do negócio. Registre-se gratuitamente abaixo e comece seu período de teste quando quiser!

trabalho remoto

Este artigo também está disponível em: English US, English UK, Mexican

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário