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Teste de habilidades profissionais: como incluir na sua empresa em 5 passos

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8 minutos de leitura
teste de habilidades profissionais

O teste de habilidades profissionais em RH é uma ferramenta valiosa para avaliar e medir as competências e capacidades de um candidato. Mas como ele realmente funciona? Confira no texto a seguir!

Você sabia que o teste de habilidades profissionais possui um papel essencial para a atração e retenção de talentos? Afinal, os resultados obtidos dessas avaliações contribuem tanto para o recrutamento e seleção quanto para desenvolvimento interno da organização.

Que tal saber mais? No artigo a seguir, você confere todos os pontos necessários para entender tudo sobre o assunto. E também encontra uma lista com 5 passos para uma aplicação assertiva do teste de habilidade profissional. 

Boa leitura!

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O que é o teste de habilidades profissionais?

O teste de habilidade profissional é um recurso que vem sendo utilizado com frequência por gestores e profissionais de RH.

Seu propósito é analisar as habilidades e conhecimentos tanto de candidatos, em processos seletivos, quanto de colaboradores, nas avaliações de desempenho.

Esses testes podem ser aplicados em diferentes formatos e modalidades, dependendo da área ou função. Além disso, os resultados podem ser utilizados pela empresa para avaliar as competências, assim como identificar pontos fortes e oportunidades para treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Vale lembrar que habilidades são as características técnicas que os profissionais possuem, também conhecidas como hard skills. Junto com as soft skills, elas formam as habilidades comportamentais, que indicam se aquele profissional está alinhado ou não com a cultura da empresa.

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Quais são os tipos de teste de habilidades profissionais existentes?

Existem diversas formas de aplicar um teste de habilidades profissionais. As principais delas são:

  • Análise de conhecimentos técnicos: essa avaliação permite identificar o conhecimento de cada profissional para uma função; 
  • Estudo do perfil profissional: existem programas que, com algumas características, conseguem desenhar o perfil comportamental das pessoas em relação ao trabalho;
  • Análise da compatibilidade com a cultura da empresa: também conhecido como teste de fit cultural, ele informa o quanto a pessoa se encaixa na cultura da empresa;
  • Identificação das habilidades de liderança: os testes voltados para a gestão procuram identificar o perfil dos profissionais para ocuparem cargos de liderança. O processo de busca por novos talentos pode ser tanto interno como externo.
  • Estudo das aptidões sociais: semelhante ao fit cultural, esse método visa entender como o profissional se comporta na sociedade. Ou seja, como interage com as pessoas à sua volta.

Algumas empresas também incluem o teste psicológico no processo seletivo. O objetivo dessa avaliação é tornar as escolhas ainda mais assertivas, pois ele facilita: 

Por que é importante realizar o teste de habilidades profissionais?

o que são habilidades profissionais

A realização de um teste de habilidades profissionais é um processo importante para as organizações em dois aspectos. O primeiro diz respeito ao recrutamento e seleção, por contribuir com a identificação de talentos qualificados e alinhados com a cultura da empresa.

Já o segundo ponto se refere aos colaboradores que já compõem o quadro de pessoal. Isso porque esse teste auxilia na análise de performance dos profissionais e na criação de planos de carreira mais completos.

Em um contexto geral, aplicar testes de habilidades profissionais traz muitos benefícios para sua empresa. Abaixo, elencamos as principais delas!

Avaliação clara e precisa

Os testes permitem que você alcance resultados precisos e padronizados a respeito de uma vaga ou função. Isso contribui para que, no recrutamento, os candidatos sejam avaliados de forma justa e igualitária. E, nas análises dos colaboradores, que as habilidades e competências sejam identificadas com mais clareza.

Identificação dos pontos fortes e fracos

Outro auxílio fornecido pelos testes de habilidades é em relação aos pontos fortes e fracos de um candidato ou colaborador.

É por meio desses resultados que o gestor cria planos de ações assertivos para contratações, promoções, planejamento de treinamentos, etc.

Redução de erros na seleção de pessoas

Com os recursos certos, o gestor consegue atrair os candidatos que estão mais alinhados com o que procura. Desse modo, a empresa economiza tempo e dinheiro durante o processo de contratação, além de reduzir a possibilidade de maiores taxas de turnover.

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Melhor qualidade de trabalho

Profissionais com maior experiência e conhecimento contribuem com mais assertividade na execução de suas funções. Assim, a qualidade do trabalho será melhor, aumentando a satisfação dos clientes e a produtividade da sua empresa.

Promoção de um ambiente de trabalho mais justo

Ao avaliar os profissionais com base em habilidades objetivas e conhecimentos necessários para a função, é possível promover um ambiente de trabalho justo e equitativo. Isso evita preconceitos e discriminação em relação à idade, gênero, etnia ou sexualidade.

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Teste de habilidades profissionais: 5 passos para o RH aplicar

Ao longo do artigo, explicamos o que são os testes de habilidades profissionais e qual a importância de incluí-los em seus processos. Também mostramos que podem ser utilizados tanto para o recrutamento e seleção quanto para o desenvolvimento interno.

Nosso propósito neste tópico é expor 5 passos para aplicação dos testes nesses dois cenários da área de Recursos Humanos. Mas antes, entendemos que apresentar alguns dados sobre o mercado de trabalho pode ser interessante:

  • No estudo Talent Trends 2023, feito pela Randstad, uma das 10 tendências apontadas pelos líderes de capital humano foi desbloquear o potencial dos colaboradores por meio de mobilidade interna;
  • Além disso, 76% dos líderes afirmaram que estão priorizando a qualificação e o comprometimento com a carreira nas contratações;
  • Voltando a atenção para os profissionais, a Workmonitor 2023, também da Randstad, enfatizou que 70% das pessoas afirmam estar recebendo treinamentos adequados e oportunidades de desenvolvimento;
  • Ainda, 57% dizem que o trabalho está oferecendo um senso de propósito para suas carreiras.

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Agora que apresentamos esses fatos, a importância de um teste de habilidades profissionais ficou ainda mais clara, não é mesmo? Ele é essencial não apenas para o desenvolvimento dos colaboradores, como também da própria empresa. Então, a seguir, veja como aplicá-lo!

Recrutamento e seleção de pessoas

Escolher as pessoas certas para integrar o quadro de colaboradores da empresa é um desafio. O teste de habilidades profissionais garante que você identifique os melhores perfis ao longo de um processo seletivo.

Abaixo, listamos passos para aplicar as avaliações durante o recrutamento e seleção, acompanhe:

1. Identificar as habilidades necessárias para o cargo

O primeiro passo é analisar quais funções serão desempenhadas por quem for contratado para o cargo em questão. A partir dessa informação, a área de Recursos Humanos e Departamento Pessoal com o gestor identificam quais são as habilidades buscadas.

Por exemplo, se for uma vaga na área de vendas, certamente uma comunicação clara e objetiva e o atendimento ao público são fatores indispensáveis ao profissional. 

2. Escolher quais testes farão parte do processo

Sabendo o que é necessário para ocupar determinado cargo, fica mais fácil de selecionar os testes. Apresentamos alguns tipos, mas existem muitos outros que podem ser considerados, como raciocínio lógico, administração de tempo, conhecimento técnico, sintomas de estresse e outros.

👉 Você pode conhecer mais em nosso artigo 10 testes para Recrutamento e Seleção de Pessoal.

3. Aplicar testes de forma consistente entre os candidatos

Outra etapa necessária é a aplicação consistente dos testes para garantir a confiabilidade e validade dos resultados. Ou seja, você precisa fornecer as mesmas instruções, condições e tempo para todos os candidatos.

4. Interpretar os resultados de forma objetiva

A interpretação dos resultados é uma parte importante do processo, que precisa ser feita de forma justa e objetiva. Assim, gestor e equipe de RH devem considerar as habilidades e conhecimentos, independente das experiências de origem.

5. Analisar os resultados de forma estratégica

A partir da etapa anterior, começa o processo de análise estratégica dos resultados. Esses dados fornecerão insumos valiosos para que o RH tome a melhor decisão. 

Lembrando que é indispensável utilizar essas informações estrategicamente, pois elas ajudam a encontrar os candidatos certos para cada função e melhoram a eficiência da equipe.

Desenvolvimento interno

Como dito, os testes também têm papel essencial ao longo da jornada do colaborador. Isso porque contribuem para seu crescimento e aperfeiçoamento. Confira a seguir os passos que podem ser seguidos para atingir esse objetivo:

1. Identificar pontos de melhorias

Os testes podem ser usados em conjunto com a avaliação de desempenho para que o RH obtenha resultados mais precisos. Assim, eles poderão definir quais habilidades, competências ou comportamentos necessitam de melhoria.

Isso é essencial para a orientação do desenvolvimento interno do colaborador. Afinal, ele contará com um Plano de Desenvolvimento Individual, focado nos pontos que precisam ser aperfeiçoados.

2. Fornecer treinamento personalizado

Com o resultado da avaliação de desempenho e dos testes de habilidades profissionais, o RH também consegue organizar treinamentos personalizados

Assim, cada colaborador ou grupo pode focar apenas naquilo que realmente é necessário. Essa ação reduz custos com treinamentos exagerados e otimiza o tempo aplicado. 

3. Acompanhar o progresso do colaborador

O acompanhamento é outra parte que deve ser implementada ao longo do desenvolvimento do colaborador, assim como a cultura de feedback. Afinal, é preciso entender como está sendo a progressão, se é necessário ou não rever o plano criado, etc.

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4. Identificar talentos internos

A aplicação dos testes também favorece a identificação de profissionais com talentos específicos que podem ser aproveitados em outras áreas da empresa. Esse processo ajuda na retenção dos colaboradores e no desenvolvimento de funções mais estratégicas.

👩🏽‍🦱 Retenção de talentos: 12 estratégias para aplicar nas empresas

5. Promover a aprendizagem contínua

O teste de habilidades profissionais faz com que a organização adote uma cultura de aprendizagem contínua. Assim, há um incentivo maior para a busca por crescimento dos colaboradores.

Um ponto que vale ressaltar é que essa aprendizagem contribui para um ambiente de trabalho mais produtivo. Além disso, as equipes se tornam mais engajadas e motivadas na execução de suas tarefas.

Como aplicar testes e gerir talentos da melhor maneira

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Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

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