Ir para o conteúdo
plano de carreira

Plano de Carreira: O que é e como fazer? [+ Modelo pronto]

Neste artigo, esclarecemos o o que é um plano de carreira, como criar um modelo do zero e mostramos alguns exemplos e ferramentas que podem ser usados para montar o plano perfeito. Por fim, disponibilizamos um modelo de plano de carreira que pode ser salvo em PDF, Word ou Excel.

Sem tempo para ler o artigo? Nós lemos para você. Clique no play para ouvir!

O plano de carreira é um dos elementos fundamentais para incentivar e planejar o crescimento dos colaboradores dentro da empresa. Na prática, ele nada mais é do que um plano visual onde “colocamos no papel” as metas e objetivos a serem alcançados por uma pessoa ou uma empresa. Esse plano é parte essencial da Gestão de Pessoas, por dois fatores principais.

Por um lado, o gestor de pessoas precisa ter conhecimento do plano de carreira pessoal, feito pelos próprios funcionários. E por outro, o profissional de RH deve desenvolver um plano de carreira empresarial, em benefício geral  da empresa. Como fazer isso? Como conciliar as duas coisas? Isso é o que vamos mostrar nesse artigo.

Se você precisa realizar um plano para sua empresa ou ajudar um colaborador no seu plano pessoal,  está no lugar certo. Entenda tudo sobre este documento, suas principais características e desafios e faça o download grátis do modelo de plano de carreira para sua empresa. Veja a seguir!

Índice

software-rh-dp-360

O que é plano de carreira?

Ter dúvidas sobre o que é plano de carreira é comum, visto que são inúmeras as possibilidades de criação e execução de cada um deles. Em resumo, o este documento serve como um guia para determinar caminhos e possibilidades  que um colaborador tem dentro da empresa. Nele, são traçadas metas, tarefas e competências que são necessárias para chegar a uma certa posição ou atingir certo patamar salarial.

Este documento, no entanto, pode ajudar em diferentes momentos da jornada do colaborador:

Para entender melhor o que isso significa, é importante conhecer os tipos de plano de carreira, já que este é um documento que pode ser feito de inúmeras formas e conter diferentes informações. Veja a seguir alguns deles.

👉 Baixe o Modelo de Plano de Carreira aqui!

Tipos de Plano de Carreira

Para não se confundir ou perder tempo com infinitos exemplos, vamos te ajudar com um modelo de plano de carreira otimizado.  Mas primeiro, temos que conhecer bem as diferenças entre os planos de carreira pessoal e empresarial, além de exemplos específicos que podem ser utilizados em relação à estrutura.

Plano de Redes

Esse exemplo de plano de carreira é conhecido por ser um modelo muito produtivo e democrático, pois incentiva os colaboradores fazerem o que gostam.  O gestor de RH oferece muito mais opções de cargos e equipes que eles podem fazer parte. Ao mesmo tempo que para que a tão sonhada liderança seja alcançada, é preciso cumprir as metas pré-definidas.

👉Matriz de Competências: Modelo em Excel para download

Plano Paralelo

Esse tipo de plano trabalha com a intuição de conhecer aqueles colaboradores que se destacaram mais em suas funções. Por exemplo trabalhar com programas de trainee. Assim, esses líderes em potencial são colocados em uma plano paralelo aos demais, para facilitar a o caminho. Por fim,  entrando em outro modelo hierárquico.

Plano de Carreira em Y

Sabe aquele colaborador super especializado que você tem na sua empresa, mas que ainda não desenvolveu liderança na prática? Esse plano de carreira em Y possibilita a esse perfil de profissional que eles possam escolher entre continuar se especializando ou se desenvolver como líderes e gerenciar equipes.

1) Plano de Carreira Pessoal

Como o próprio nome já diz, o plano de carreira pessoal é aquele feito pelo próprio colaborador. Nesse plano, o funcionário coloca todas as coisas que deseja fazer e onde quer chegar na sua vida e carreira. Desde cursos, viagens especializações, participações em eventos, até a posição dentro da empresa.

Nesse caso, o plano funciona como uma planilha de sonhos a serem alcançados pelos colaboradores. E mesmo que o profissional de Recursos Humanos não possa intervir diretamente nesse plano, indiretamente já é parte dele. Pois o plano de carreira pessoal – como qualquer outro plano – precisa de apoio.

Através de uma estrutura que ofereça condições, networking e know-how é onde o colaborador encontrará base para desenvolver sua carreira. E para que seu plano seja posto em prática, ter o gestor de RH como aliado é parte crucial desse processo.

Vale ressaltar que o plano pessoal deve estar alinhado ao plano empresarial. Ambas as partes precisam estar cientes das possibilidades e olhar na mesma direção. De modo a evitar frustrações ou desligamentos desnecessários.  Assim, o plano empresarial acaba sendo parte do planejamento de retenção de talentos.

👉Gestão de Desempenho: Dicas e ferramentas para avaliar a performance dos funcionários

modelo plano de carreira

2) Plano de Carreira Empresarial 

O plano de carreira empresarial funciona com a mesma lógica do plano anterior: encontrar caminhos para realizar metas. A diferença está entre o primeiro, que representa o que o colaborador deseja para si dentro da empresa. Já o segundo, mostra o que a empresa deseja para seu colaborador e como pode ajudá-lo.

Dessa forma, é papel do gestor de pessoas auxiliar os colaboradores na construção desse plano. Como? Veja 5 formas de ajudar o colaborador neste processo:

  1. Considere a cultura organizacional e garanta que o colaborador encaixa-se nela
  2. Esclareça dúvidas administrativas e rotineiras sempre que possível
  3. Enfatize a importância em criar prazos
  4. Criar objetivos realistas e garantir que o colaborador tenha as ferramentas que precisa para atingi-los
  5. Se mostre sempre presente e disponível para feedbacks constantes

Enfim, para ir além do básico e investir em uma gestão de pessoas de sucesso, outros fatores também têm relevância.  Motivar a diversidade racial, de gênero entre outras precisa ser algo recorrente. Ou ainda, aplicar a política de inclusão como peça chave no desenvolvimento de um plano de gestão de carreira de destaque.

Modelo de plano de carreira empresarial pronto [download]📈

Agora que você já sabe todos os benefícios de aplicar aos seus colaboradores um bom modelo de plano de carreira, é hora de botar tudo em prática! Primeiro, vale destacar que não existe um modelo único ideal para cada empresa.

O melhor a fazer nesse caso é conhecer os modelos existentes. Desse modo, ter um modelo pronto e ir adaptando conforme as necessidades existentes é uma ótima opção.

Para facilitar a sua escolha, disponibilizamos um modelo de plano de carreira para download grátis. O modelo pode ser salvo em word ou PDF, ou até mesmo ser usado em Excel.

⬇️Fazer download do modelo aqui ⬇️

plano de carreira modelo pronto

Como fazer um Plano de Carreira? 

É claro que é sempre mais fácil contar com um exemplo de plano de carreira.

No entanto, modelos prontos devem sempre ser adaptados à realidade da empresa. Por isso, separamos algumas dicas para que você entenda todas as características deste documento e adapte o seu modelo da melhor forma possível.

1. Principais características

Defina perguntas-chave para guiar a organização de cada plano. Veja algumas questões fundamentais:

Quem?

Definir e descrever qual o perfil de cada colaborador que estará nesse plano.

O que?

Quais serão as funções e ações determinadas nesse processo.

Como?

Quais as ferramentas utilizadas nesse processo e de que forma os colaboradores as utilizarao.

Quando?

Quais os prazos para cada ação ser aplicada. Definir as datas de cada estágio do processo.

👉Teste de motivação no trabalho: Modelo pronto em word

2. Gestão de carreira e gestão de pessoas

Atualmente, muito se fala sobre a gestão de carreira como peça chave na gestão de pessoas. Isso porque, enquanto o setor de Recursos Humanos cuida de toda a empresa, a liderança na gestão de pessoas tem como objetivo  principal focar nos colaboradores e seu desenvolvimento. E por sua vez, a gestão de carreira está diretamente inserida nesse processo.

A gestão de carreira começa no pré-recrutamento e continua se desenvolvendo ao longo do tempo de serviço do colaborador. Tem como foco, criar estratégias eficazes para se chegar ao resultado desejado: produtividade e satisfação pessoal.

Dentro da gestão de carreira, os modelos de plano de carreira devem estar conectados com o colaborador e a instituição. Assim, servindo como um instrumento a mais para uma gestão de pessoas bem sucedida.  Por isso, vale destacar alguns pontos essenciais para esclarecer a importância dessa ferramenta.

3. [Masterclass 📖] Como criar um Plano de carreira para a Liderança 

Se você ainda tem dúvidas de como criar o modelo perfeito, que tal aprender na prática? Os planos de carreira podem ser ainda mais complexos quando o foco é na liderança. Por isso, nesta masterclass vamos explorar dicas e ferramentas que podem agilizar e tornar este planejamento mais eficaz.

Nesta Masterclass convidamos a especialista e mentora em carreiras Jessica Sandin para explicar:

  • Como desenvolver o próprio planejamento sendo líder
  • Exemplos de plano de carreira
  • Cases de sucesso
  • Ferramentas úteis para a liderança
  • Como otimizar sua gestão de talentos através do planejamento estratégico
  • Como potencializar a cultura organizacional do seu negócio

Assista à Masterclass completa abaixo:

workshop-recursos-humanos

4. Importância da Atração de talentos 

Você sabe que cada vez mais são os colaboradores que escolhem suas empresas. Como fazer para atrair talentos em um mundo globalizado e com tantas tecnologias à disposição? Com um mercado de trabalho, onde os grandes talentos podem buscar oportunidades em qualquer parte do mundo, os desafios são enormes.

Elaborar exemplos de planos de carreira para cada perfil buscado, durante o processo de recrutamento é uma ótima opção. Isso não precisa tomar muito do seu tempo, se colocado como parte do seu plano de ação.  Uma vez que a cultura institucional esteja bem definida e já funcionando, tudo fica mais fácil.

Adapte um modelo principal, fazendo pequenas modificações de acordo com o perfil dos candidatos. Também, observe o que a competência está fazendo para atraí-los e veja o que pode aprender com ela.

Dessa forma, você vai saber exatamente o que e onde buscar, além de ter claro o que sua empresa pode oferecer para essas pessoas a longo prazo. Essa ação demonstra aos candidatos, uma imagem de seriedade e confiança na empresa. Assim, aumentando as chances de a sua empresa ser a escolhida.

plano de carreira exemplo

5. Retenção de talentos e gestão de carreira

Uma vez criado o documento para a gestão de carreira, ele servirá também como uma ferramenta de retenção. Quando finalizadas as etapas de atrair talentos e de Onboarding, é hora de pensar na retenção.

A boa notícia é que parte do trabalho já está feito. Você já tem em mãos um plano pronto para seguir. Com essa ferramenta, poderá economizar tempo e agilizar as próximas etapas. Para essa fase, você precisa discutir com o colaborador se ambos os planos de carreira pessoal e empresarial estão alinhados. Sempre priorizando o que pode ser melhorado e adaptando o que for possível.

É papel do gestor de pessoas propor a metodologia e os caminhos para as metas serem alcançadas. Contudo, dando espaço para negociações a fim de chegar a um acordo mútuo.

Software de RH: Como digitalizar a gestão de pessoas?

A gestão de carreira é apenas uma parte da gestão de pessoas. São várias as etapas que um profissional de RH ou um gestor precisam considerar para a produtividade e desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, é importante contar com ferramentas e tecnologias que ajudem a agilizar e digitalizar os processos do dia a dia.

É por isso que os softwares de Recursos humanos estão ganhando tanto espaço nas empresas. Estes sistemas são capazes de ajudar o RH a tornar os processos mais eficientes. Além disso, o Departamento Pessoal também se beneficia, já que a maior parte das tarefas burocráticas fica infinitamente mais simples.

Uma destas ferramentas é o software de RH da Factorial, que centraliza as atividades do RH e do DP, e pode ser testada na prática por 14 dias sem custos. Veja alguns dos recursos disponíveis:

  • Diferentes tipos de avaliação de desempenho. Avaliações de 90°, 180°, 360°, feedbacks dos gestores e auto avaliações.
  • Pesquisas internas. Envio individual, por equipe ou empresa.
  • Centralização das informações. Todas as informações dos funcionários (documentos, horários, avaliações, planos de carreira, etc.) ficam armazenadas no mesmo sistema, com acesso selecionado pelo gestor.
  • Relatórios personalizados. Extração de relatórios sobre funcionários e empresa.
  • Gestão de férias e ausências. É possível visualizar quem está fora da empresa e o motivo, além de aprovar ou negar as solicitações de férias.
  • Assinatura digital. Assinatura de documentos na própria plataforma

Conheça alguns dos recursos e apresente uma solução inovadora à sua empresa:

performance

Mariana P. é parte do time de Content Marketing da Factorial. Acredita que copywriting é mais do que contar histórias. É também diversificar conhecimento para que todos tenham acesso. Depois de viver em diferentes países e trabalhar com B2C e B2B, percebeu que o setor de Recursos Humanos é parte fundamental para a transformação e o crescimento das pessoas dentro de uma organização.

Postagens relacionadas

2 Comments

Deixe um comentário