Ir para o conteúdo
recursos-humanos-conceito-compressor

O que é recursos humanos: resumo dos conceitos de RH

Se você chegou até aqui é porque deseja saber o que é “recursos humanos”. A boa notícia, é que você está no lugar certo! A continuação, te explicamos todos os detalhes e informações que deve saber sobre este tema, a sua definição, a origem da palavra e as funções na empresa da pessoa encarregada do departamento de RH. 

Continue a ler para saber mais ou clique diretamente no assunto que preferir no menu abaixo: 

Índice

Definição de Recursos Humanos

Pela definição clássica, recursos humanos se refere ao grupo de pessoas que forma parte de uma iniciativa, um grupo ou uma instituição. No âmbito empresarial, recursos humanos pode ser tanto o departamento que se dedica a cuidar de todos os processos que envolvem as pessoas de uma empresa, como o conjunto de técnicas e conhecimentos relacionados à gestão de pessoas. 

Ainda que conectemos o termo “recursos humanos” à um departamento específico de uma empresa, um profissional de RH pode trabalhar em outros locais e funções. Como por exemplo: no setor público, como consultor de gestão de pessoas ou como professor de recursos humanos. Para saber mais sobre as possibilidades de carreira para os profissionais de RH, é só continuar a ler este artigo. 

A origem do termo Recursos Humanos

A primeira pessoa que usou o termo recursos humanos foi o economista John R. Commons no livro intitulado “Distribuição da riqueza”. O livro foi publicado em 1984, mas o termo recursos humanos só se tornou popular entre 1910 e 1920. Com isso, as empresas começaram a ver os seus funcionários como ativos da empresa.

Poderíamos enquadrar a ascensão dos departamentos de recursos humanos entre o final da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) e a Grande Depressão (1929 – 1938). Neste período surgiram novas leis que forçaram as empresas a cumprir determinadas funções sociais e em que o departamento começou a crescer e a se assimilar ao que é hoje.

O departamento de recursos humanos

O departamento de Recursos Humanos (ou gente e gestão) é o que administra tudo  relacionado às pessoas de uma empresa. Isso inclui o recrutamento, seleção, contratação, onboarding ou integração, treinamento, promoção, folhas de pagamento, contratos e demissões. 

Em resumo, o departamento de recursos humanos deve trabalhar para todas as pessoas que fazem parte da equipe humana da empresa. Ter um departamento de RH é essencial para qualquer empresa que precisa crescer e contratar os melhores talentos. Além de ajudar o desenvolvimento e treinamento das pessoas que já trabalham na empresa.

Normalmente, vemos que o conceito de recursos humanos ou RH é abreviado como HR, o termo em inglês. Muitos profissionais utilizam este termo também para se referir ao fato de que os recursos humanos são o ativo mais importante de uma empresa. 

Nos últimos anos, muitos profissionais dedicados aos recursos humanos propuseram novas maneiras de nomear o departamento de RH em uma empresa. O intuito é se afastar dessa visão um tanto desatualizada de se referir às pessoas que trabalham numa empresa como apenas mais um recurso humano. Além disso, a nomenclatura pode definir o que faz este departamento dentro da empresa

Alguns profissionais propõem a mudança do RH para: Gestão de Pessoas, Departamento de Pessoas, Pessoas, Pessoas e Felicidade ou mesmo departamento de Felicidade. Mais adiante falaremos sobre estas nomenclaturas. 

Conhece algum outro nome para o departamento de RH? Deixe-nos um comentário neste artigo.

recursos-humanos-funcoes

Recursos humanos, gente e gestão ou departamento pessoal? 

Recursos humanos, gente e gestão e departamento pessoal são a mesma coisa? Não, mas eles podem compartilhar características em comum e coexistir dentro de uma empresa. 

Recursos Humanos

Este é um termo mais genérico e o mais utilizado dentro de uma empresa. Muitas vezes, o departamento de RH contém dentro dele as divisões de departamento pessoal e de gente e gestão. No entanto, o mais aconselhável, principalmente nas grandes empresas, é que estes departamentos estejam separados, mas debaixo do “guarda-chuva” de Pessoas ou Gestão de Pessoas. 

O departamento de Recursos Humanos é responsável pelo desenvolvimento pessoal dos trabalhadores. Isto significa que sao eles que vao cuidam dos seguintes pontos: 

  • Seleção e recrutamento
  • Onboarding de novos funcionários e integração da equipe 
  • Cultura da empresa
  • Employer branding
  • Avaliação de desempenho
  • Escopo de trabalho 
  • Treinamentos 
  • Motivação dos funcionários

Departamento Pessoal 

Ainda que o termo recursos humanos seja muito popular, mesmo antes dele existir, muitas empresas já contavam com um departamento pessoal. O departamento pessoal, ou DP, é o responsável por tratar de toda a documentação e temas burocráticos de uma empresa.  Os profissionais desta área normalmente tem uma formação mais voltada para a administração de empresas e finanças. 

O departamento pessoal é responsável por: 

  • Contratos e rescisões de trabalhadores
  • Pagamento de salário e holerites (também conhecidos como contra-cheques ou folhas de pagamento) 
  • Pagamento do décimo terceiro e de férias 
  • Gestão de benefícios, vale transporte e vale refeição 
  • Cálculos e declaração do FGTS e do INSS
  • Gestão de licenças médicas, de maternidade ou paternidade

Gente e gestão

Como o nome já indica, o departamento de gente e gestão, cuida da relação entre gestores e demais funcionários de uma empresa e desta hierarquia. As tarefas de um responsável de gente e gestão são as seguintes:

  • Desenvolvimento das lideranças dentro da empresa 
  • Comunicação entre funcionários e departamentos 
  • Desenvolvimento pessoal 
  • Planejamento estratégico
  • Plano de carreira
  • Criação de processos dentro do setor de pessoas 

É importante ressaltar que estas nomenclaturas nao sao utilizadas em todas as empresas e que muitas delas utilizam o termo “recursos humanos” para abranger todas estas tarefas. Principalmente nas empresas menores onde, muitas vezes um ou dois profissionais são os responsáveis por tudo relacionado a gestão dos trabalhadores. 

Responsabilidades do departamento de Gestão de Pessoas e Recursos Humanos nas empresas 

As principais funções e responsabilidades do departamento de gestão de pessoas abrangem os processos de recrutamento de novos membros para a equipe, gestão de funcionários e processamento de demissões e rescisões na equipe. Além disso, este também é responsável pelos temas.

Recrutamento e seleção de pessoal

O departamento de recursos humanos é responsável por todo o processo de recrutamento e de seleção de pessoal. Isto significa identificar também as vagas que devem ser preenchidas e o escopo de trabalho. Para então escrever as ofertas de emprego, procurar e selecionar os melhores talentos. 

Neste processo estão também a realização e organização das entrevistas de emprego. Mas isto não termina por aí! O processo de recrutamento e seleção também inclui o onboarding e integração de novos colaboradores

Treinamentos 

Os treinamentos são muitas vezes desconsiderados dentro de uma empresa, mas fazem são cruciais para o desenvolvimento pessoal dos colaboradores. Tanto para eles mesmos, como para a própria empresa, que será capaz de reter talentos e melhorar a sua produtividade. Além de promover e organizar treinamentos regulares para os funcionários sobre temas comuns como a segurança no trabalho, é importante realizar treinamentos específicos para as suas próprias funções. Além de treinar os gestores quanto a liderança e a gestão de equipes. 

Gestão de horário de trabalho e de ausências 

Algumas funções essenciais no dia a dia de uma empresa são responsabilidade do departamento ou responsável de recursos humanos. Entre elas, gerenciar o horário de trabalho dos funcionários, pedidos de férias, ausências e horas extras. Se você já trabalha realizando estas tarefas, o ideal é utilizar um software de recursos humanos que te ajude a otimizar o seu tempo com as tarefas manuais. Afinal, fazer contas e preencher planilhas de excel não é o seu cargo. 

Desenvolvimento profissional

Muito mais do que contratar talentos, o responsável de recursos humanos precisa retê-los na empresa. Por isso, é importante cuidar do desenvolvimento dos seus colaboradores, assim como o seu plano de carreira e de remuneração e de possíveis realocações dentro do organograma da companhia. 

Aspectos legais

Existem vários aspectos legais que a área de gestão de pessoas terá que administrar. Normalmente estes serão responsabilidade dos funcionários do departamento pessoal, como mencionamos anteriormente. Entre estes aspectos legais estão os contratos, a assinatura da carteira de trabalho, demissões, rescisões e licenças. 

Gestão de dados e documentos

Mais do que criar documentos na admissão e demissão dos funcionários, o departamento pessoal terá que gerenciar os dados e documentos dos colaboradores no seu dia a dia. Para isso, poderá ter a ajuda de um software de gestão documental. Com ele, poderá gerenciar: 

  • Folhas de pagamento (holerites ou contra-cheques)
  • Variáveis de salários
  • Documentos dos colaboradores
  • A coleta e o armazenamento dos dados pessoais dos funcionários
  • Documentos de licenças médicas 

Desempenho dos colaboradores e equipes

Por último e não menos importante, o RH é responsável por gerir o desempenho das equipes e colaboradores. Isto significa promover e monitorar as avaliações de desempenho da empresa, motivar a equipe para alcançar as suas metas, além de gerar relatório e realizar a mediação entre funcionários.

teste-gratis

Como é o perfil do profissional de recursos humanos

A maioria dos profissionais de recursos humanos no Brasil possuem uma formação acadêmica com um bacharelado em administração de empresas ou psicologia. A escolha depende do caminho que estes queiram seguir dentro da área de recursos humanos. O que pode ser aprofundado depois por cursos, pós-graduações e MBAs em gestão de pessoas. 

Se quiser saber quais são as melhores instituições de ensino e cursos para a sua pós, acesse este artigo: MBA e pós-graduação em gestão de pessoas: onde estudar?

De acordo com um estudo realizado pela Catho, 32% dos profissionais nessa área possuem um MBA e 39% têm inglês avançado. Por isso, é importante investir tempo e recursos na formação constante se trabalha ou quer trabalhar com recursos humanos. 

Opções de carreira para os profissionais de gestão de pessoas

Existem dezenas de caminhos diferentes para os profissionais de recursos humanos. Sejam eles funcionários de uma empresa ou profissionais autônomos. Entre as principais funções estão: 

  • Analista de recursos humanos 
  • Gerente de RH
  • Consultor de recursos humanos
  • Responsável pelo recrutamento, seleção e atração de talentos 
  • Gestor de felicidade da empresa
  • Responsável por treinamentos e capacitação 
  • Analista de comunicaçao interna 
  • Coach de carreira e desenvolvimento pessoal
  • Headhunter 
  • Gestor dos salários e documentos do pessoal 
  • Responsável pelo departamento pessoal 
  • Diretor de pessoas

Estes são só alguns dos cargos que um profissional de gestão de pessoas pode exercer. No entanto, é importante lembrar que em empresas menores, o mesmo profissional pode estar a cargo de várias funções. 

recursos-humanos-carreiras

A Importância do departamento de Recursos Humanos

Hoje, a presença de um responsável ou departamento de RH é essencial em qualquer empresa. Independentemente do seu tamanho. É essencial, pois é um departamento que gerencia as pessoas que compõem a empresa e que zela pelo bem-estar dos trabalhadores. Quais são os benefícios de ter um departamento de Recursos Humanos?

  • Melhora as capacidades e habilidades dos colaboradores
  • Aumenta o desempenho da equipa
  • Garante um plano de carreira para os colaboradores
  • Contrata novos talentos
  • Garante a comunicação interna interpessoal
  • Garante a cultura da empresa e o employer branding 

A digitalização dos Recursos Humanos

Outra mudança recente nos departamentos de Recursos Humanos foi a incorporação de programas, softwares e aplicativos especializados na gestão de funcionários e documentos. Nos últimos anos, a maioria das empresas começou a digitalizar alguns processos que são de responsabilidade do RH. Como a gestão de ausências, baixas, recibos de vencimento, contratos, remuneração flexível e muito mais. 

Com isso, é possível automatizar as tarefas manuais que não agregam valor e dedicar o tempo poupado ao que realmente importa: a felicidade dos funcionários. Os responsáveis pelo departamento pessoal das empresas não deveria gastar horas e horas de trabalho para encontrar um documento ou preencher uma planilha. Se é possível digitalizar este processos e aumentar a produtividade das equipes, por que não aproveitar as tecnologias disponíveis? 

Atualmente, existem distintos tipos de softwares de recursos humanos que foram evoluindo ao longo do tempo. Ainda é possível encontrar no mercado softwares mais antigos que demandam mais tempo de treinamento dos funcionário e tem uma interface mais complicada de entender e usar. 

Por outro lado, há nossos programas, como o sistema de recursos humanos da Factorial que foram pensados especificamente para o dia a dia dos usuários. Já utiliza o software de RH da Factorial? Ótimo! Se não, continue a ler para descobrir as nossas funcionalidades e as vantagens de utilizar a Factorial na sua empresa. 

O Software de Recursos Humanos da Factorial

Na Factorial, queremos ajudar os gestores de RH a não perder tempo com tarefas administrativas e se concentrar nas pessoas. Já que estas determinarão o valor da empresa, o seu sucesso e a imagem que os clientes e candidatos terão sobre ela. 

Com o nosso software é possível ter uma visão 360 sobre as suas equipes e documentos de RH. Além de gerir um as informaçoes pessoas de cada colaborador, é possível administrar o horário de trabalho de cada um. Mesmo quando os funcionários estão trabalhando de casa ou de outro escritório da empresa. 

Na Factorial desenvolvemos um sistema user friendly, focado nos usuários reais: as equipes de RH e funcionários. Por isso, as nossas funcionalidades são fáceis de utilizar e também podem ser acessadas através de um aplicativo para smartphone. 

Algumas das funcionalidades que você vai encontrar no software da Factorial: 

  • Controle de ponto: um relógio de ponto inteligente que controla a presença dos funcionários. Estes podem acessá-lo através do aplicativo web, do app para smartphone e registrar a sua entrada e saída de maneiras distintas, como o QR code. Além disso, você pode ativar a opção de geolocalização e saber de onde cada colaborador está trabalhando.  
  • Portal do colaborador: na Factorial, cada funcionário tem o seu próprio perfil e usuário na plataforma. Através do portal do colaborador, cada um deles pode acessar seus documentos, calendários e tarefas pendentes. Além de saber tudo o que se passa na empresa. 
  • Avaliação de desempenho: realize as avaliações da performance dos seus funcionários de maneira digital, centralizada e muito mais rápida através do nosso sistema. 
  • Gestão de férias e ausências: com a Factorial, é possível visualizar na mesma página as ausências e folgas de todos os funcionários da empresa. Além disso, é muito simples pedir dias de ausência e aceitar ou rejeitar pedidos dos funcionários. Tudo é feito com poucos cliques e adaptado à sua empresa. 
  • Gestão de documentos: tenha todos os seus documentos de RH num único lugar. Contratos, folhas de pagamento, identidades dos funcionários, rescisões, renovações, atestados médicos e muito mais. E o melhor é que você pode utilizar o nosso recurso de assinatura digital para validá-los. 

Estas são só algumas das funcionalidades disponíveis na nossa plataforma, descubra todas elas aqui

Registre-se grátis e comece a utilizar o nosso software de Recursos Humanos!

software rh factorial

 

Postagens relacionadas

Deixe um comentário