Ir para o conteúdo

Tenha um Plano de Ação de RH pronto: entenda tudo sobre essa estratégia!

·
6 minutos de leitura
plano ação rh pronto

O departamento de Recursos Humanos deve estar completamente alinhado com a missão e a visão da empresa. Afinal, entre um dos objetivos de RH está o de fortalecer a cultura organizacional da organização. Assim, para atingir os objetivos de RH, é preciso uma trajetória clara e bem definida, que toda a equipe deve seguir. Por isso, hoje falaremos sobre como obter m plano de ação de RH pronto de uma empresa, assim como explicaremo o conceito. Continue a leitura!

O que é um plano de ação de RH?

Empresas usam planos de RH para analisar elementos relacionados com políticas de recursos humanos. Ou seja, tudo que incorpora a gestão de pessoas e como tornar o setor de recursos humanos estratégico. Desde a dimensão do quadro de funcionários, a estrutura e condições de trabalho ao processo de contratação e incorporação de novos colaboradores. Ademais, sabemos que cresce o número de empresas que apostam no recrutamento online ou no processo de onboarding virtual.

Por isso é importante ter em mente algumas considerações muito importantes antes de delinear qualquer plano.

Plano de RH de uma empresa: o contexto

No início do ano, as empresas estabelecem um plano estratégico geral onde são definidos os objetivos-chave anuais, dos quais está dependente o plano de recursos humanos. Para conseguirmos exercer bem a nossa função dentro do departamento de recursos humanos devemos ter conhecer as repostas destas três perguntas:

  • O que devemos melhorar em comparação com o ano anterior?
    Só se identificarmos os problemas da empresa e as soluções adequadas para as melhorar é que poderemos avançar de verdade. De nada serve continuar a cometer os mesmos erros, e acumulá-los até que estes comecem a trazer prejuízos.
  • Quais são os desafios deste ano?
    Analisar as tendências do seu setor é fundamental. Esteja a par das novas mudanças, dos eventos e das atividades que irão decorrer nos próximos meses e saiba como estes influenciarão o seu mercado. Assim, você pode se preparar, adaptar e aproveitar essas novidades. Por exemplo, se a sua empresa vai passar por uma transformação digital, você deve pensar como isso irá impactar os seus colaboradores.
  • Que elementos dentro da organização precisam de mais atenção?
    Depois de olhar para fora, é hora de analisar o interior da empresas e estudar o estado dela e dos seus colaboradores. Com a Factorial, por exemplo, você pode criar relatórios de recursos humanos que dão uma perspetiva gráfica da empresa e que proporcionarão uma ideia do que pode melhorar. Uma alta taxa de turnover? Pouca motivação? É importante realizar este acompanhamento e encontrar soluções.

É por isto que é muito importante uma boa comunicação entre o departamento de recursos humanos e a direção da empresa, e que estes sejam completamente claros e honestos.

Objetivos do Plano de Ação de RH pronto

Os objetivos do plano estratégico da empresa são chamados objetivos a longo prazo e ajudarão a medir o alcance do plano de recursos humanos. Estes objetivos podem ser divididos em:

  • Objetivos explícitos:

São aqueles que se focam na atração e retenção de talento, na motivação dos colaboradores e no aumento do engagement dos trabalhadores. Para colocá-los em prática, você deve considerar a experiência do colaborador, onboarding process, planos de carreira, entre outros no seu plano de ação de RH pronto.

  • Objetivos implícitos:

São aqueles que seguem a filosofia da empresa e ajudam a criar a cultura organizacional. Mostram o poder do departamento de RH e como este pode ajudar a melhorar a produtividade, o ambiente de trabalho e a qualidade de vida dos colaboradores. Aliás, usando a mesma quantidade de tempo e seguindo as regulações trabalhistas.

software rh factorial

 

Definir Responsabilidades

Assim que tiver traçados os objetivos, tanto para a empresa quanto para o departamento de recursos humanos, você pode começar a criar o plano de HR. Esse plano deve propor estratégias para que o departamento possa conseguir atingir estes objetivos.

Primeiro devemos designar uma pessoa responsável por criar e implementar esse planejamento de recursos humanos. Para as empresas mais pequenas provavelmente será o CEO que está encarregado de tudo. Nas empresas ligeiramente maiores pode ser a pessoa responsável pelas tarefas de recursos humanos. Já para as empresas médias, com diferentes perfis de RH, deverão ser responsáveis cada um de uma tarefa dentro do mesmo plano com o respectivo objetivo. Se for necessário, o gestor de RH pode até dividir o departamento em subcategorias.

As ideias são melhor compreendidas com imagens, por isso criar um organograma da empresa pode ajudar. O organograma irá demonstrar:

A estrutura hierárquica da empresa: Diretores, Gestores, Perfis Intermédios, Colaboradores, etc.

Os diferentes departamentos que compõem a empresa: Marketing, Vendas, Produto, Recursos Humanos, etc.

Posições a preencher: quais cargos ainda estão vazios e como eles funcionam como ponte para as demais áreas.

O organograma irá depender do tamanho da empresa, obviamente, mas irá ser muito útil para o planeamento da força de trabalho. Irá mostrar quantas pessoas precisam ser contratadas e para quais posições. De modo que, seja possível conseguir atingir os seus objetivos.

Identificar Cargos Abertos

Graças ao organograma, é possível descobrir as novas posições a preencher este ano e como elas são essenciais para atingir os seus objetivos. No plano de ação de RH pronto estarão:

  • Quais vagas estão abertas: Escrever descrições detalhadas da posição incluindo departamento, lugar de trabalho, responsabilidades, funções, responsáveis ou supervisores e volume de trabalho.
  • Perfil necessário para preencher a vaga. Aqui você terá que especificar a formação acadêmica, experiência profissional e skills necessárias. Com isso, será possível avaliar se você já tem um colaborador com este perfil profissional e promovê-lo ou recolocá-lo, ou se deve contratar uma nova pessoa. Independentemente da decisão, tudo começa do zero, um processo de seleção, formação, etc.

Como você verá, estes passos estão sempre sujeitos às políticas de recursos humanos da empresa. São etapas vitais no seu plano de RH, por isso dedique algum tempo a estudar e analisar a sua empresa para encontrar a melhor solução.

 

Definição das Políticas de Recursos Humanos

As políticas de recursos humanos devem ser atualizadas segundo as exigências e os desafios do plano estratégico de RH. As políticas irão ditar as diretrizes do dia a dia do departamento de RH e incluirão. Dessa forma, não podem faltar no plano de ação de RH pronto:

Diretrizes para o processo de contratação:

Além das funções detalhadas, contratos e compensações para cada posição, também é necessário decidir se o processo de contratação será interno ou externo. Isso quer dizer, esse processo será feito pela própria empresa ou por uma terceirizada? Ou seja. empresas de recrutamento externas.

Diretrizes para a compensação:

Você terá que decidir sobre salários e complementos ou pagamentos por horas extra. Esses são estabelecidos antes da contratação, para você verificar que todas as despesas estão em linha com o orçamento.

Diretrizes para o desenvolvimento pessoal e profissional

É importante cuidar das novas contratações, mas também certificar que os colaboradores sénior sintam que o seu trabalho é valorizado. No seu plano de ação de RH pronto há uma parte do seu orçamento que será dedicado à formação. O objetivo é o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e ajudá-los a atingir os seus próprios objetivos.

Dentro das políticas de RH deve estar incluído um guia de boas práticas da empresa, com a sua visão e a sua missão, guia de boa conduta e de resolução de conflitos.

Economize tempo e tenha um plano de ação de RH pronto com a Factorial

Um bom plano de gerenciamento de recursos humanos é fundamental para o resultado final e realização dos objetivos da empresa. Mas também é um trabalho difícil que consome tempo se o RH não tiver as ferramentas adequadas.

Com a Factorial, você pode criar o organograma de modo rápido e simples. Verificar quem é o responsável e quais departamentos precisam de ajuda ou de uma reestruturação. Além disso, com a Factorial, você terá relatórios que ajudarão a analisar o estado da empresa, para que o plano de RH seja mais eficaz e eficiente.

Construa seu plano de ação de RH com a Factorial! Diversas ferramentas para você se planejar, faça um teste!

Artigos Relacionados

1 Comment

Deixe um comentário