Ir para o conteúdo

Quem são os nativos digitais e como atraí-los para a sua empresa

·
7 minutos de leitura
nativos digitais

Quem são os nativos digitais? Como sua empresa pode atrair esses talentos? Confira mais sobre esses profissionais e as principais características da geração que nasceu com a internet. 

Você se lembra de um mundo sem internet? Se a resposta for não, você provavelmente é um nativo digital. Os nativos digitais são uma geração de pessoas que cresceram em um mundo altamente tecnológico. Ou seja: um mundo em que a internet esteve sempre presente.

Assim, os nativos digitais são pessoas que nasceram após a popularização da internet. E que, portanto, sempre estiveram imersos em tecnologia. São aquelas pessoas que sabem usar smartphones, tablets e computadores desde muito cedo.

E o que tudo isso tem a ver com o setor de Recursos Humanos? Acontece que muitos desses nativos digitais hoje são adultos e possíveis colaboradores da sua empresa. Portanto, é extremamente importante entender como esses indivíduos pensam e se comportam para aplicar estratégias de atração de talentos voltadas especificamente a este grupo.

No texto a seguir, você confere mais sobre o que são nativos digitais, como eles se comportam no mercado de trabalho e de que forma tornar a sua empresa atrativa para esses profissionais. Boa leitura!

recrutamento onboarding factorial

Quem são os nativos digitais?

Como explicamos, os nativos digitais são pessoas consideradas fluentes em tecnologia, e que possuem habilidades de navegação na internet e uso de aplicativos e redes sociais muito mais desenvolvidas e naturalizadas do que não nativos.

O primeiro a elaborar um conceito sobre o que são nativos digitais foi o especialista em educação norte-americano Marc Prensky, em artigo publicado em 2001

Segundo ele, essa expressão se refere a pessoas que tiveram todo seu processo de desenvolvimento influenciado pela tecnologia. Isso inclui:

  • qualquer indivíduo nascido após o ano de 1980;
  • e que teve um contato constante e direto com a tecnologia desde a infância.

Isso não significa que nativos digitais são, em 100% dos casos, mais fluentes em tecnologia do que não nativos. Afinal, existem outros fatores que impactam essa realidade, como renda, localização geográfica e oportunidades de acesso. 

No Brasil, por exemplo, a internet apenas começou a ser acessível a partir dos anos 2000. Então, essa definição não é algo fixo, e sim variável.

Entretanto, na maioria das vezes os nativos digitais podem sim ser descritos como profissionais mais adaptáveis e flexíveis no que diz respeito ao uso de tecnologias do que as gerações anteriores. 

Isso de forma alguma busca incentivar práticas como o etarismo dentro das organizações. Apenas é uma forma de olhar para essa geração de uma forma diferente, pensando como lidar com esses profissionais nativos digitais e fazer uso de suas habilidades da forma mais eficaz possível.

Nativos digitais e o setor de RH

O setor de RH é responsável, entre outras coisas, a realizar não apenas o processo de Recrutamento e Seleção de profissionais, mas também de admissão, rescisão e, principalmente, atração e retenção de talentos.

O que significa que ter um conhecimento mais aprofundado sobre quem são os nativos digitais pode fazer toda a diferença.

Visando sempre formar uma equipe o mais diversa e plural possível, é função do Recursos Humanos e do Departamento Pessoal pensar em estratégias para possibilitar o aproveitamento de profissionais de diferentes idades e experiências.

🔎🙎🏻‍♀️ Inbound recruiting: o que é essa nova tendência em RH

No caso dos nativos digitais, suas habilidades e características são diversas. Indo desde a maior familiaridade com diferentes tecnologias até a habilidade de trabalho em equipe virtual, uma soft skill buscada especialmente agora, em um momento de popularização do home office.

Confira a seguir algumas características dos nativos digitais que podem impressionar a sua empresa.

Uso natural da tecnologia

Nativos digitais cresceram fazendo uso de diferentes tecnologias, e em geral estão mais familiarizados com smartphones, tablets e computadores.

Além disso, esses profissionais tendem a aprender mais rápido o uso de novas ferramentas. Além de terem bastante facilidade com redes sociais e similares.

📚 Leia também sobre inovação em gestão de pessoas e RH e saiba como aplicar em sua empresa 📚

Conectividade

Um profissional nativo digital está sempre antenado e conectado, e faz um uso muito eficaz da tecnologia para se comunicar com outras pessoas, compartilhar informações e até mesmo produzir conteúdo criativo.

Essas são habilidades que o setor de RH pode fazer uso de diferentes formas, principalmente se o foco do trabalho for inovação e criatividade.

Profissional multitarefas

Com tanta facilidade no uso de diferentes tecnologias, e por estarem sempre alternando entre uma tela e outra ou um dispositivo e outro, profissionais nativos digitais tendem a ser profissionais multitarefas. Ou seja: capazes de lidar com diversas tarefas e realizar diferentes atividades ao mesmo tempo.

Isso é extremamente vantajoso para empresas, que podem fazer uso de um profissional para desenvolver mais de uma atividade ao mesmo tempo, sendo elas diretamente relacionadas ou não, e ganhar tempo e produtividade.

💻 Leia mais sobre Recrutamento interno: o que é e como aplicá-lo na sua empresa?

Adaptabilidade

Se há algo a favor dos nativos digitais é a capacidade de se adaptar, principalmente em relação a novas tecnologias.

Em geral, esses profissionais estão muito mais dispostos a experimentar novas ferramentas e aplicativos, aprender novas atividades e sair de sua zona de conforto de maneira quase natural.

👉 Conheça 10 testes para Recrutamento e Seleção

testes para Recrutamento e Seleção

Criatividade

Os nativos digitais tendem a ser criativos, não apenas no uso da tecnologia, mas de forma geral. É possível utilizar essa característica de diversas formas.

Por exemplo, através da criação e desenvolvimento de ações e conteúdos originais, a fim de compartilhar mais sobre a sua marca e sua empresa em diferentes formatos em diferentes plataformas. 

Trabalho em equipe virtual

Por fim, nativos digitais estão acostumados a trabalhar em equipes virtuais, ou seja, a colaborar com outras pessoas em diferentes partes do mundo.

Essa relação natural e fluída com a tecnologia e com pessoas de diferentes lugares é ótima para empresas que estão adaptando seus modelos de trabalho e apostando na alternativa do teletrabalho.

💡Ferramenta para Home Office: Teste mais de 20 recursos na prática!

👩🏾‍💻 ATS: o que é e como saber se sua empresa precisa desse software

Como nativos digitais podem contribuir para o seu negócio

nativo digital

Contratar profissionais considerados nativos digitais pode ter um grande impacto no setor de RH de várias maneiras. Não apenas por conta de todas as características que citamos acima, mas também por trazer diferentes benefícios aos negócios. Confira mais a seguir!

Uso de tecnologia

Como mencionamos, os nativos digitais são adeptos ao uso da tecnologia desde sempre, e portanto podem também auxiliar o setor de RH a descobrir novas alternativas e ferramentas para o trabalho do dia a dia.

Alguns exemplos são: apps de gerenciamento de tarefas, plataformas de recrutamento e seleção, aplicativos para vídeo chamadas, softwares de gestão de RH, entre outros.

👉 Por que a Factorial é o melhor software de RH? Confira 5 motivos!

Comunicação

Pessoas consideradas nativas digitais estão muito acostumadas a se comunicar de forma digital. Assim, podem ser de grande ajuda para o setor de Recursos Humanos na questão da comunicação interna.

Seja para auxiliar no desenvolvimento de novos canais de comunicação e um endomarketing mais eficiente, seja para integrar a equipe através de redes sociais internas, comunidades e outras estratégias de engajamento.

Treinamento

Uma das vantagens em contar com nativos digitais em suas equipes é ter o auxílio desses profissionais para ajudar no treinamento de outros colaboradores em diferentes tecnologias

Em primeiro lugar, isso melhora a relação entre equipes. Em segundo lugar, permite que a empresa use as habilidades desses profissionais para treinar outros colaboradores. Principalmente aqueles menos experientes no uso da tecnologia.

Diversidade

A geração de nativos digitais costuma ser extremamente diversa. E o setor de RH pode fazer uso disso como uma vantagem para sua empresa. Não apenas contratando pessoas de outras regiões e até de outros países, mas também aumentando a diversidade e a inclusão dentro das equipes. 

Esse movimento, por sua vez, ajuda o profissional de Recursos Humanos a criar um ambiente de trabalho mais saudável e inclusivo.

🎥 Assista ao vídeo abaixo e saiba como promover diversidade, equidade e inclusão! 👇

🙋🏾 E mais: como incentivar a Diversidade e a Inclusão na sua empresa? Leia a entrevista com Gabriela Augusto

Flexibilidade

Profissionais nativos digitais costumam valorizar muito a flexibilidade em seus empregos. Por isso, é importante que o setor de RH esteja disposto a pensar em políticas de trabalho mais flexíveis, seja em relação ao horário de trabalho ou à possibilidade de um modelo híbrido ou até totalmente remoto.

Também é importante saber que nativos digitais costumam valorizar ainda mais o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. E pensar em estratégias que tornem sua empresa mais atrativa neste sentido por ser um grande fator de competitividade.

🕐 Software para gestão de turnos: por que ter um na sua empresa

Software de Recrutamento e Seleção da Factorial

Concluindo, é possível perceber que profissionais nativos digitais têm muito a oferecer, inclusive novas habilidades e perspectivas. Mas é importante que o setor de RH e outros setores dentro das empresas estejam preparados para lidar com essa geração e todas as suas especificidades. 

Isso fará com que sua organização se mantenha atualizada e atrativa para essa nova geração de talentos.

Contudo, para que o processo de Recrutamento e Seleção de nativos digitais ocorra da melhor forma possível, é necessário ter em mãos as melhores ferramentas do mercado.

Com o Software de Gestão de RH da Factorial você tem acesso a uma plataforma pensada para facilitar seu processo seletivo, além de mais de 30 outros recursos pensados para facilitar o dia a dia do profissional de Recursos Humanos.

Aproveite o Software de Recrutamento e Seleção da Factorial RH para:

🎥 Confira em menos de 1 minutos como funciona a nossa plataforma ⬇️

✅ Experimente o software de RH da Factorial de forma gratuita durante 14 dias e transforme o processo de recrutamento da sua empresa!

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados