Ir para o conteúdo

4 principais planilhas de RH em Excel [Download grátis]

·
7 minutos de leitura
planilhas de rh

Neste artigo, você encontra 4 principais planilhas de RH em Excel: Folha de Ponto, Gestão de Férias, Gestão de Despesas e Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Baixe gratuitamente e aprenda a utilizá-las!

Uma das principais atividades em qualquer empresa é o planejamento. Afinal, é isso que permite tomar as decisões certas para atender aos objetivos-chave de cada área. Por isso, a utilização de vários tipos de planilhas em Excel pode ajudar nos processos de RH.

Mesmo que planilhas de RH sejam um método ultrapassado, que a tecnologia já substituiu, existem muitas empresas que ainda as utilizam. Nos departamentos de RH e DP, as planilhas de Recursos Humanos em Excel são ferramentas básicas. Elas permitem recolher as principais informações de cada processo dentro da área de RH.

Neste conteúdo, você vai ter acesso a 4 das muitas planilhas que a Factorial oferece para RH. Acompanhe a leitura!

Índice:

✅ O software da Factorial é melhor que uma planilha. Peça uma demonstração grátis aqui!

software-rh-dp-360

Planilha Folha de Ponto em Excel

Sabia que acompanhar as horas trabalhadas de cada funcionário é uma obrigação legal? É por isso que a gestão de turnos de trabalho e a organização da folha de ponto são duas das principais tarefas do departamento de RH.

Essa tarefa consiste em contabilizar as horas de trabalho dos funcionários e detalhar como elas são distribuídas ao longo do dia. Ou seja, a contagem deve incluir as horas de entrada, saída, intervalos, horas extras e banco de horas, caso existam.

Por isso, criamos uma planilha para que você possa fazer a gestão de horários dos seus funcionários através de uma planilha de folha de ponto em Excel. Neste documento, você encontra uma tabela, que os seus colaboradores devem preencher com todas as informações necessárias.

⬇️ Baixe a planilha Folha de Ponto ⬇️

folha ponto

Para que serve a planilha de Folha de Ponto?

Antigamente, os funcionários precisavam anotar manualmente, com papel e caneta, as horas trabalhadas. No entanto, com a chegada da tecnologia, os responsáveis ​​de RH sentiram a necessidade de rever este método, altamente suscetível a erros. Passaram, assim, a utilizar a tecnologia para facilitar o controle de ponto.

Hoje, existem diversas soluções automatizadas para controlar as horas trabalhadas, entre elas as planilhas em Excel. Nelas, os colaboradores registam as horas trabalhadas, e o departamento de RH tem um maior controle sobre esta tarefa, cumprindo a legislação e gerindo a produtividade da equipe.

Factorial: Software para Controle de Ponto e Registro de Frequência

Ainda que planilhas de RH em Excel ajudem na otimização do controle de horário, existe uma solução muito melhor: um software de RH, como o da Factorial.

Quer saber como funciona o Controle de Ponto Digital da Factorial e como facilita a vida aos seus colaboradores? 🎥 Veja no vídeo em menos de 2 minutos ⬇️

botao demo  

Planilha para Gestão de Férias em Excel

Se você faz parte do departamento de Recursos Humanos da sua empresa, sabe que a gestão de férias e ausências é uma das tarefas mais importantes do RH — e uma das que mais dá dores de cabeça. Afinal, o direito a férias também está na lei.

Ademais, existem as férias fracionadas, o cálculo de férias proporcionais, o aviso e recibo de férias, que precisa ser preenchido, e muitos outros detalhes envolvendo esse tema. Por isso, criamos uma planilha em Excel para facilitar essa tarefa.

⬇️ Baixe a planilha de Gestão de Férias ⬇️

planilha gestao de ferias

Para que serve a planilha de gestão de férias?

Na planilha de gestão de férias, os funcionários devem fornecer informações sobre os dias em que estarão ausentes. Assim, é mais fácil manter o controle dos pedidos de férias.

Com essa planilha, você pode ver os dias em que os funcionários não estão na empresa. Assim, terá maior controle sobre as ausências dos trabalhadores.

Agora, se você precisa, além de anotar os pedidos de férias numa tabela, manter o cálculo de dias atualizado, ajustar os pedidos em um calendário e ter uma visão mais clara das férias de todos, é melhor utilizar outro tipo de ferramenta, como um software completo.

Factorial: Software para Gestão de Férias, Folgas e Ausências

A funcionalidade de Gestão de Férias e Ausências da Factorial permite que os colaboradores façam pedidos de ausências de forma rápida, a partir do software. A tarefa do RH é apenas aprovar ou rejeitar os pedidos — ou, ainda, transferir essa aprovação para o gestor direto daquele colaborador.

Ao aceitar um pedido de ausência, ela aparece automaticamente no calendário da equipe. Além disso, todos podem ter acesso às ausências de cada membro de equipe.

A futura ausência também é adicionada à Folha de Ponto Digital, o que torna os processos de gestão de férias e controle de ponto muito mais fáceis e rápidos. 🎥 Veja como funciona no vídeo ⬇️

botao demo  

Planilha para Gestão de Despesas

A empresa pode ser grande, média ou pequena, não importa. Todas as organizações têm uma série de despesas todos os meses. A mera existência da empresa já implica em uma saída de dinheiro, que é conhecida como custos operacionais.

Essa quantia, que sai da organização, deve ser registrada em algum lugar. Caso contrário, existe o risco de certas despesas ficarem esquecidas e os recursos serem mal utilizados.

Com um controle de despesas eficaz é possível identificar onde fazer ajustes para reduzir custos e como melhorar o orçamento de RH da empresa. Por isso, criamos também uma planilha em Excel que ajuda a fazer uma gestão mais organizada das despesas da sua organização.

Ao preencher esta planilha de RH em Excel todos os meses, é possível estudar detalhadamente os gastos da empresa e analisar possibilidades de melhoria.

⬇️ Baixe a planilha para Gestão de Despesas ⬇️

planilha despesas

Para que serve a planilha de gestão de despesas?

A planilha para gestão de despesas é uma ferramenta para acompanhar o dinheiro que sai da empresa. Esse template de RH permite acompanhar os diferentes custos produzidos pela organização. Em suma, é um documento digital onde estão reunidas todas as despesas da empresa.

Claro que existem diferentes tipos de opções, dependendo da área da empresa. Contudo, esse modelo de planilha é um dos mais utilizados pelo RH, porque reflete os custos específicos que são gerados no departamento de Recursos Humanos.

A planilha de gestão de despesas da Factorial pode ser utilizada pelos responsáveis ​​de RH para:

  • Acompanhar as despesas mensais;
  • Observar a evolução dos gastos todos os meses;
  • Categorizar e comparar as despesas;
  • Tirar conclusões para tomar melhores decisões sobre o orçamento.

Factorial: Software para Controle de Despesas

A verdade é que uma planilha em Excel para gerir as despesas de uma pequena empresa pode ser suficiente. No entanto, à medida que a empresa cresce, ela precisa de ajuda extra para organizar todos os documentos, informações e, especialmente, os gastos.

O software da Factorial dispõe de uma funcionalidade de controle de despesas completa que permite:

  • Ter uma visão geral das despesas em tempo real;
  • Tanto gestores como membros de equipe podem adicionar despesas quando quiserem;
  • Categorizar e analisar cada despesa de cada colaborador;
  • Baixar os relatórios de despesas sempre que precisar.

🎥 Entenda como funciona no vídeo em menos de 2 minutos ⬇️

botao demo  

Planilha para Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)

O Plano de Desenvolvimento Individual, popularmente conhecido pelo acrônimo PDI, é um componente da estratégia para as empresas monitorarem o desempenho dos seus colaboradores. É fundamental para o desenvolvimento contínuo das competências necessárias por cada profissional para exercer as suas atividades.

O PDI serve para alinhar os objetivos do colaborador, suas metas pessoais e a posição que este deseja alcançar dentro da organização aos interesses da empresa para alcançar melhores resultados. Ou seja, essa planilha é uma ferramenta utilizada para impulsionar o potencial de um indivíduo de uma forma estruturada e estratégica.

Dentro de um contexto de plano da carreira, o PDI pode ajudar o profissional a desenvolver novas competências, melhorar a sua performance e alcançar novos desafios. Por isso, fizemos esta planilha em Excel, para que o colaborador possa preencher conforme seus objetivos, meta e interesses.

⬇️ Baixe a planilha para Plano de Desenvolvimento Individual ⬇️

pdi

Para que serve o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI)?

O Plano de Desenvolvimento Individual é um dos recursos que podem ser utilizados para orientar o desenvolvimento dos colaboradores e garantir uma gestão de talentos eficiente e realista. Este documento pode ser personalizado por gestores e colaboradores e deve conter o passo a passo para que o funcionário atinja seus objetivos.

É uma forma de motivar os funcionários e ajudá-los a chegarem onde desejam. Com essa planilha em Excel, você pode criar um plano de ação para a gestão de carreira dos colaboradores, tendo como base informações detalhadas de cada um.

Factorial: Software para Avaliação de Desempenho

A nossa planilha com certeza vai lhe ajudar. Contudo, para uma avaliação de desempenho completa e eficaz dos seus colaboradores, somente um software de RH.

A ferramenta de Avaliação de Desempenho da Factorial permite coordenar o desempenho dos seus colaboradores, acompanhar o status da sua empresa em cada equipe e tomar decisões mais assertivas com os dados coletados. Ela possui:

  • Distintos tipos de avaliação de desempenho. Avaliações de 90°, 180°, 360°, feedbacks dos gestores e auto-avaliações;
  • Modelos customizáveis. Caso queira, pode usar os nossos modelos prontos ou criar o seu, do zero, conforme sua necessidade;
  • Notificações automáticas. Tanto os avaliados quanto os avaliadores recebem notificações para preencher e responder às avaliações de desempenho, diretamente na plataforma;
  • Centralização das informações. É possível monitorar todas avaliações no mesmo sítio e preenchê-las dentro do seu software de recursos humanos;
  • Relatórios personalizados. Depois que as avaliações forem concluídas, é possível gerar relatórios personalizados com os dados gerados;

🎥 Entenda como funciona a Avaliação de Desempenho no vídeo ⬇️

botao demo  

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário