Ir para o conteúdo

Semana de 4 dias de trabalho no Brasil: como funciona e o que o RH da sua empresa deve saber

·
8 minutos de leitura
semana de 4 dias de trabalho

A semana de 4 dias de trabalho começa a ser testada em empresas do Brasil. Com a carga reduzida, o nível de estresse diminui e a produtividade da equipe aumenta. Será que isso é mesmo verdade? Vem descobrir se essa prática se encaixaria na sua empresa.

É cada vez mais comum ouvir e encontrar notícias sobre a prática dos 4 dias de trabalho por semana ao invés dos tradicionais 5 dias. Refletidos, na maioria dos casos, em 44 horas semanais.

Contudo, existe uma disparidade de opiniões, com fortes argumentos para cada uma delas. Discute-se o aumento da qualidade de vida no trabalho, mas também a diminuição da produtividade das empresas.

A semana de 4 dias de trabalho é, sem dúvida, um tema que divide opiniões. Afinal, essa prática está dentro da Consolidação das Leis da Trabalho? É apenas uma tendência passageira ou veio para ficar? Uma coisa é certa: o RH precisa estar por dentro do assunto. Descubra tudo neste artigo!

Conheça uma tecnologia que ajuda a testar se a semana de 4 dias de trabalho funciona na sua empresa

ferias ausencias rh

Semana de trabalho 4 dias: como funciona?

Semana de 4 dias de trabalho significa nada mais nada menos do que a real redução do período de trabalho. Há quem pense que 4 dias de trabalho por semana significa a distribuição das horas pelos dias restantes, mas não.

O tema da semana de 4 dias surgiu com o objetivo de reduzir a carga horária semanal dos colaboradores. Pretende-se alcançar os mesmos resultados em menos horas. Consequentemente, os colaboradores ficam com disponibilidade para estar mais tempo com a sua família, descansar e desenvolver outras atividades que gostem.

A princípio, essa redução pode parecer radical. Contudo, é preciso se perguntar: será que os seus colaboradores são 100% produtivos as oito horas diárias dos cinco dias da semana? Há vários estudos que comprovam que não.

O ser humano necessita de equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, de ter uma boa saúde mental e de estar feliz com as tarefas que tem em mão, para conseguir ter os seus níveis de produtividade na sua capacidade máxima.

💡 [Entrevista] Saúde mental no trabalho, com Whiny Fernandes 

Semana de 4 dias de trabalho no Brasil

A semana de apenas 4 dias de trabalho e 3 descanso já vem sendo praticada em países como Islândia, Japão, Emirados Árabes Unidos e alguns países da Europa. No Brasil, a ideia já começou a ser levada a sério por algumas empresas, que já estão adotando o modelo, mas ainda são poucas em relação a outros países.

  • A empresa de produtos pet Zee.Dog foi a primeira do Brasil e da América Latina a adotar o modelo de jornada, ainda em 2020, nos escritórios em São Paulo e Rio de Janeiro, além de Madri, na Espanha, e Shenzhen, na China;
  • A agência de comunicação Shoot adotou a prática em janeiro de 2022, e apontou o crescimento de mais de 300% no interesse das vagas na empresa após reduzir a semana para 4 dias e diminuir a carga horária de 8 para 6 horas diárias.

Em ambos os casos, a qualidade de vida e a produtividade dos colaboradores aumentou, bem como os níveis de satisfação.

👉 Leia mais: eNPS: o que é e como calcular [+ Modelo em Excel]

4 dias de trabalho por semana: o que diz a lei brasileira

A jornada de trabalho de 4 dias por semana não altera nenhum direito dos trabalhadores. O salário permanece o mesmo. Essa jornada de trabalho também é conhecida como escala de trabalho 4×3, ou seja, 4 dias de trabalho e 3 dias de folga.

Hoje, do ponto vista legal, a regra é que a jornada seja de 8 horas diárias e 44 horas semanais. É previsto também o chamado descanso semanal remunerado, que ocorre uma vez na semana. Entretanto, nada impede que a carga horária seja menor. A lei só impede jornadas maiores, e não menores.

📥 Baixe grátis: Guia da atual legislação trabalhista para RH [eBook em PDF]

Em 2017, quando foi instituída a Reforma Trabalhista, passou a valer a carga horária de trabalho de até 30 horas semanais, sem opção de hora extra ou 26 horas semanais, com até 6 horas extras pagas. Nesse caso, a empresa pode aplicar uma jornada parcial, liberando a semana de 4 dias, sendo que o profissional, em hipótese alguma, pode ultrapassar o limite de horas previstas no contrato.

👉 Leia mais: Mudanças nas Leis Trabalhistas: o que sua empresa deve saber

Se for para reduzir o salário, tem que ter anuência do sindicato profissional. Mas, se não for reduzir salário, a empresa é livre para reduzir a jornada de trabalho. Na prática, o salário-hora do empregado passaria a ser maior com a redução das 44 horas semanais.

📥 Baixe grátis nosso Modelo de Escalas de Trabalho em Excel ⬇️

escalas de trabalho

Semana de 4 dias de trabalho é o futuro?

Tudo indica que sim. Isso porque vai na contramão de um dos maiores problemas na geração atual, que é o estresse no ambiente de trabalho e as doenças acarretadas por ele, como ansiedade, depressão e síndrome de burnout.

Um relatório publicado em 2021 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) mostra que, comparado a 2000, 2016 registrou aumento de quase 42% em mortes por doenças cardíacas causadas por longas jornadas de trabalho.

Outro fator que indica que a semana de 4 dias de trabalho é o futuro é o fato de que, no passado, as jornadas de trabalho já foram muito maiores. No século 18, por exemplo, norte-americanos trabalhavam em média 70 horas semanais, o que daria 14 horas diárias de segunda a sexta. Foi somente no século passado que linhas de produção começaram a adotar as 40 horas semanais.

Talvez seja hora de mudar novamente. Especialistas indicam que a tendência é exigir dos funcionários entregas e resultados em tarefas específicas, que podem ser realizadas sem um parâmetro de tempo específico. Tudo indica que controlar horas, em algum momento, será uma conversa do passado.

✅ Inovações no RH

Hoje em dia, o mercado de trabalho exige cada vez mais inovação, flexibilidade e criatividade. Gestores de todo o mundo começaram a questionar os formatos de trabalho desde sempre utilizados e começaram a abrir suas mentes para a ideia de que pode haver uma maneira melhor.

Colocar as pessoas em primeiro lugar pode beneficiar a todos. É por isso que a utilização de um sistema digital de RH já é uma tendência nas empresas.

Já percebemos que implementar a semana com 4 dias de trabalho provavelmente será o futuro. No entanto, ainda pairam muitas dúvidas quanto à forma como isto será possível no dia a dia. O foco da questão está em como melhorar a produtividade e levar os seus colaboradores a produzir o mesmo em menos tempo? É realmente possível?

A resposta pode ser sim! Para isso, contudo, é preciso encontrar eficiência no trabalho diário. Ou seja, encontrar uma plataforma que permita centralizar informações, automatizar processos burocráticos e manuais e dar mais autonomia aos funcionários.

O software da Factorial, por exemplo, é o software de RH mais completo do mercado. Algumas das funcionalidades de gestão de tempo da plataforma são:

🎥 Confira como funciona a gestão de escalas e turnos de trabalho no software da Factorial ⬇️

O que um software de RH completo e a semana de 4 dias de trabalho têm em comum? Ambos colocam as pessoas em primeiro lugar, e por isso ambos são o futuro dos Recursos Humanos e do mercado de trabalho.

Agende uma demonstração grátis do software de RH da Factorial e entenda porque mais de 7,000 empresas confiam nessa ferramenta

Vantagens e desvantagens de trabalhar 4 dias por semana

Vantagens

  • Diminuição do impacto ambiental: a pegada ecológica de cada colaborador é reduzida ao não existirem deslocações para o trabalho, tal como a diminuição do uso de água e luz durante a permanência na empresa;
  • Redução de custos: uma semana com apenas quatro dias de trabalho subentende 1 dia por semana em que nenhum colaborador está na empresa, o que reduz as contas de luz e água da companhia. A necessidade de manutenção também será menor e os custos serão reduzidos, o que facilitará a estratégia de controle de despesas administrativas;
  • Aumento da produtividade dos colaboradores: colaboradores sobrecarregados e habituados a fazer horas extra são, ao contrário do que se possa pensar, menos produtivos do que aqueles que fazem o seu horário normal, uma vez que conseguem um maior equilíbrio entre a sua vida pessoal e profissional, que é mais uma vantagem;
  • Gestão eficiente do tempo: com apenas quatro dias de trabalho por semana, os colaboradores necessitam de ter maior foco e atenção na concretização das suas tarefas. Há menos espaço para distrações e uma maior necessidade de gestão de tempo;
  • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: a concretização de uma semana com quatro dias de trabalho permite maior disponibilidade para a vida fora da empresa. Os colaboradores têm mais tempo para aproveitar com os amigos e família, mas também para viajar ou até mesmo para se dedicarem a hobbies que gostem ou a projetos pessoais. Consequentemente, aumentam os níveis de satisfação e felicidade.

4 dias de trabalho por semana

Desvantagens

  • Regime não aplicável a todas as empresas: há várias indústrias que trabalham 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, esse regime pode não ser aplicável;
  • Difícil adaptação: esse tipo de modelo necessita de adaptação e mudança não só pelas empresas, mas também pelos colaboradores, que terão de concretizar as suas tarefas semanais em quatro dias;
  • Desenvolvimento de novas skills: os colaboradores precisam de desenvolver novas skills, como a gestão eficiente do tempo, o foco e a atenção, para que consigam cumprir com as expectativas da empresa e manter os níveis de produtividade;
  • Risco da diminuição da satisfação do cliente: com uma semana de quatro dias de trabalho, há menos um dia disponível para atendimento ao cliente. Assim, esse regime pode criar uma barreira entre empresa e cliente, existindo o risco de diminuição da satisfação do cliente;
  • Má aplicação deste regime de trabalho: a legislação é bastante clara quanto ao objetivo, que não é concretizar em 4 dias o que necessita de ser realizado em 5. É aumentar os níveis de produtividade dos colaboradores, que realizarão as suas tarefas de forma mais eficiente e eficaz.

Devo implementar a semana de quatro dias de trabalho na minha empresa?

Depende das necessidades da sua empresa e dos desejos dos seus funcionários. Faça uma pesquisa. Outra opção é fazer um período de teste por alguns meses e ver como funciona.

semana de trabalho 4 dias como funciona

6 dicas para testar a semana de 4 dias de trabalho na sua empresa

Acredita que a semana de 4 dias de trabalho é o futuro e quer estar um passo à frente, já aplicando a prática na sua empresa? Confira 6 dicas para testar o modelo.

1) Foque nos resultados

Mude a política da sua empresa, de forma a que haja um foco nos resultados. Não no número de horas trabalhadas. Esta solução vai permitir manter a mesma remuneração e benefícios mensais dos colaboradores.

2) Faça um planejamento semanal

De modo a concretizar a dica anterior, é importante elaborar um planejamento semanal com suas equipes. Defina os projetos e tarefas que devem ser concretizados. Indique também quais os resultados esperados, para que a sua equipe possa focar em alcançá-los. É importante priorizar tarefas e definir objetivos claros e realistas.

👉 Leia mais sobre Metodologia OKR: o que é, como executar e exemplos [+ Modelo grátis]

3) Reduza o número de reuniões semanais

Quais reuniões são necessárias e quais podem ser um e-mail? Quanto menos reuniões existirem, mais tempo terão os seus colaboradores para se dedicarem ao planejamento semanal. A gestão de tempo é fundamental.

4) Utilize soluções tecnológicas e digitais

Se precisa de uma semana de 5 dias para atender clientes, é possível optar por uma solução digital com atendimento automatizado. Hoje em dia existem muitas soluções tecnológicas que permitem automatizar processos. Procure aquelas que a sua empresa precisa.

5) Avalie a experiência

Ao final de um mês, procure avaliar os resultados deste regime. Os resultados foram alcançados? As vendas aumentaram ou diminuíram? Os colaboradores estão mais motivados? Os custos da empresa diminuíram?

6) Lembre-se do objetivo

O objetivo dos 4 dias de trabalho por semana é focar cada vez mais nas pessoas. Os resultados e o sucesso da sua empresa serão uma consequência disso. Mantenha esse objetivo em mente.

Experimente grátis um software de RH que automatiza as tarefas para focar nas pessoas

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados