Ir para o conteúdo

Horas extras: como calcular, solicitar e aprovar?

·
5 minutos de leitura
software horas extras

Entenda como um software de horas extras pode facilitar a rotina do setor de Recursos Humanos. Veja como a automação desse processo de calcular, solicitar, aprovar e monitorar as horas extras traz benefícios para a sua empresa.

O processo para calcular as horas extras dos colaboradores nem sempre é algo simples. Afinal, os meios manuais podem perder informações precisas, como o horário de saída e de entrada de cada funcionário. A boa notícia é que já existem no mercado os softwares de horas extras.

Essa ferramenta surgiu para digitalizar o controle de horas trabalhadas, poupar tempo dos profissionais de RH e DP e acabar com outras burocracias. Com essa funcionalidade, os dados sobre as horas extras dos funcionários ficam armazenados na nuvem. Ou seja, não precisa mais guardar arquivos físicos em pastas e se preocupar em perder essas informações.

Neste artigo, explicaremos as principais funcionalidades e vantagens do software de horas extras. Vamos lá?

Índice

controle de ponto online

O que são horas extras?

Antes de falarmos sobre o software horas extras, primeiramente, precisamos contextualizar este assunto. Horas extras nada mais são do que horas trabalhadas a mais que o expediente de trabalho combinado. Portanto, toda hora excedente trabalhada além da jornada de trabalho descrita por meio de contrato de trabalho é uma hora extra.

Por exemplo: se um funcionário for contratado via CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e no contrato de trabalho constar o horário de expediente das 8h às 16h, qualquer hora trabalhada após às 16h será contabilizada como hora extra.

O que diz a CLT sobre horas extras?

O que diz a lei sobre horas extras? Segundo a lei brasileira, a jornada de trabalho não pode ultrapassar 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Sendo assim, qualquer minuto ou hora que ultrapassem essas horas estipuladas pela lei é considerada hora extra. 

No entanto, caso houver um acordo coletivo de trabalho, ou acordado em contrato, a jornada excedente pode ser de até 2 horas diárias, de acordo com o artigo 59 da CLT.

📥 Baixe grátis: Modelo de Contrato Individual de trabalho em Word

Porém, pode haver aumento dessas horas, caso exista um acordo prévio entre empregado e empregador, em âmbito privado ou em convenção coletiva.

👉 Banco de horas: veja as regras atualizadas da CLT! 

Qual o valor das horas extras?

A lei trabalhista informa que as horas extras devem valer, pelo menos, 50% a mais do que as horas normais de trabalho.

Além disso, um trabalhador que realiza horas no período da noite recebe um acréscimo de 20% de pagamento referente ao adicional noturno. Sendo assim, a hora extra noturna será calculada em 50% em cima do valor já calculado com o adicional noturno.

Inclusive, se as horas extras forem realizadas aos domingos e feriados, os valores das horas são 100% a mais em relação à hora normal de trabalho.

📥 Baixe grátis: planilha para calcular horas trabalhadas e horas extras ⬇️

planilha horas extras

Como monitorar as horas extras? 

Para evitar erros na hora dos cálculos e no pagamento, o ideal é ter alguma ferramenta digital que realize o controle de ponto eletrônico. Assim, ao acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores é possível realizar o cálculo exato de horas extras.

Além disso, também é possível criar relatórios sobre as horas extras com ajuda desse tipo de tecnologia. Entenda melhor a seguir.

O que é software de horas extras?

O software horas extras é uma ferramenta digital capaz de registrar o horário de trabalho dos colaboradores e calcular as horas extras automaticamente.

Um exemplo desse tipo de tecnologia é o software de RH da Factorial, que oferece um relógio de ponto digital e recursos relacionados com a gestão de horários, turnos, ausências e férias dos colaboradores.

Esse método é mais eficiente que as antigas metodologias, como o registro manual em cartões ou os antigos relógio-ponto, que perdiam informações precisas.

Com esse sistema tecnológico, os integrantes do setor de Recursos Humanos podem acompanhar tudo em tempo real e obter resultados precisos.

Afinal, não é possível “enganar” a tecnologia e fazer os registros incorretamente, com a finalidade de esconder atrasos ou ganhar mais horas extras, por exemplo. As informações são precisas e seguras.

lei sobre horas extras clt

Principais funções do software de controle de horas

Para entender quais são as principais funções do software horas extras, mostraremos as funcionalidades do software de Recursos Humanos da Factorial como exemplo. Veja abaixo:

1. Registro de ponto personalizado

Com esse tipo de tecnologia, cada equipe pode montar um registro de ponto personalizado de acordo com as escalas de trabalho.

📥 Baixe grátis um modelo de Escalas de trabalho em Excel grátis

2. Marcação do tempo pelos funcionários

Cada colaborador registra seus horários de trabalho de maneira simples e precisa. Essa ferramenta recolhe as horas diárias trabalhadas (entradas e saídas), pausas e ausências. É possível registrar através do escaneamento do código QR no escritório da empresa ou através do aplicativo no celular que pode ser acessado de qualquer lugar que o funcionário estiver.

3. Notificação do ponto para os gestores 

Os gestores são notificados quando cada trabalhador realiza a marcação de ponto online. Os integrantes da área de RH ainda podem checar os horários dos funcionários, conferir as ausências e o valor mensal das horas trabalhadas.

4. Tecnologia de ponta

O software de horas extras oferece recursos tecnológicos que digitalizam totalmente o sistema de registro de informações, como o registro web, QR Code, geolocalização ou acesso por aplicativo.

5. Relatórios de ponto completos

Gestores de RH podem realizar o fechamento de ponto de forma ágil e simples, gerando os Espelhos de Ponto e relatórios de ponto completos por área, colaborador ou filial.

6. Gestão de ponto

Esse sistema de Recursos Humanos ainda entrega permissões personalizadas, turnos e escalas de trabalho, atribuição de horas a projetos, tolerância, alertas para batidas fora do horário e muito mais.

✅ Solicite uma demonstração grátis da função e entenda como funciona

horas extras como funciona

Benefícios do software de horas extras

Por que utilizar um software de gestão de RH que oferece recursos de controle de horas trabalhadas e horas extras? Quais os maiores benefícios de investir nessa tecnologia? Conheça alguns deles:

  • Monitorar as horas trabalhadas dos funcionários de maneira eficaz;
  • Aumentar a produtividade da equipe de RH;
  • Reduzir as faltas e atrasos dos profissionais;
  • Facilitar o cálculo das horas extras para realização do pagamento com precisão;
  • Entregar um sistema de geolocalização que permite identificar o local de onde cada colaborador trabalha (ótimo para home office e sistema híbrido);
  • Automatizar os processos de RH;
  • Integrar com a folha de pagamento, cálculo de horas extras, horas noturnas e outras especificações.
  • Estar adaptado com a lei de controle de ponto e com a política de privacidade (100% adequado à Portaria 671 como REP-P);
  • Entre outras vantagens.

👉 Leia mais sobre Controle de horas trabalhadas: como fazer e quais as melhores ferramentas?

Como usar um software de horas extras?

Usar um software de RH que contabiliza as horas extras dos funcionários é mais simples do que você imagina. Com o exemplo do software de gestão de pessoas da Factorial, veja o que é possível fazer dentro da funcionalidade relacionada a horas extras.

Ativar o recurso de aprovação de horas

A ativação do recurso de aprovação de horas extras é uma função muito simples de ser realizada. O gestor de RH precisa apenas entrar em uma sessão específica dentro da ferramenta. Por lá, é possível criar, gerenciar, definir grupos e fluxos de aprovação.

Definir horas extras programadas

Para usar o recurso de horas programadas — uma funcionalidade da gestão de turnos do software da Factorial — também é fácil. Só é preciso clicar, dentro da ferramenta, em definir como turno de horas extras.

Compensar com horas extras as ausências 

Com o software da Factorial, o gestor de RH pode gerenciar a compensação de horas extras com ausências dos trabalhadores através do banco de horas. Basta escolher com qual frequência é necessário atualizar o banco de horas (diariamente ou mensalmente). Além disso, é possível definir um tempo máximo acumulado (horas ou minutos).

Teste grátis o software de RH da Factorial e controle as horas extras dos seus colaboradores

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados