Ir para o conteúdo
lider coach

O Papel do Líder Coach para equipes de alta performance

O que é Líder Coach? Quais as principais características e diferenciais deste tipo de liderança? Neste artigo esclarecemos tudo sobre este conceito que está cada vez mais em alta e destacamos tudo o que você precisa saber para se tornar um líder coach e orientar equipes de alta performance. 

Entender o Papel do Líder dentro das empresas é extremamente importante quando pensamos em equipes de alta performance.  Um bom líder é responsável por garantir uma equipe engajada e produtiva. Utilizar técnicas de Líder Coach na gestão pode ser o catalisador para um ambiente criativo, inovador e com entregas que superem as expectativas. 

Luisa Trajano, Martin Luther King e Barack Obama são os principais nomes que vem em nossas mentes quando pensamos em líderes de sucesso. E sem sombra de dúvidas as lideranças são peças chaves dentro das empresas. Além disso, pode-se dizer que são fundamentais quando olhamos os resultados das equipes que lideram.

Se você acredita que Líder e Chefe são a mesma coisa e que para ocupar uma posição de liderança são necessárias apenas competências técnicas (hard skills) para que os resultados sejam atingidos, vamos mudar essa perspectiva.

Neste artigo, vou te mostrar alguns pontos importantes para estar à frente de equipes de alta performance e como o Líder Coach tem um papel fundamental para o desenvolvimento organizacional.

Índice

software rh factorial

Diferença entre Chefe e Líder

Antes de entender o significado de líder coach, é importante diferenciar alguns conceitos. Isso porque muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre um chefe e um líder. No contexto organizacional, entender essas  diferenças pode ser fundamental para o desenvolvimento de uma equipe e até da empresa.

O chefe/gestor é a pessoa encarregada por uma tarefa. Para executá-la, esta pessoa conta com um grupo de colaboradores. O chefe/gestor tem autoridade para gerenciar a partir de determinações de gestão e exigir o cumprimento das atividades. Algo como: “Manda quem pode obedece quem tem juízo”.

Geralmente um chefe é colocado nesta posição por se destacar em suas competências técnicas e seu grau de relacionamento interpessoal com seus superiores. Quando está nesta posição, costuma gerenciar sua equipe dizendo a forma “correta” de se fazer, quando não realiza as tarefas sozinho.

No entanto, as pessoas têm necessidades diferentes e formas diversas de pensar, agir e executar as ações. Nem sempre a equipe reconhece esse chefe/gestor como um líder de fato. Junto a essa resistência, evidencia-se uma falta engajamento e desmotivação da equipe. Isso resulta em baixo rendimento na execução das tarefas e não desenvolvimento de solução para os problemas.

Os resultados deste tipo de gestão evidenciam a importância de se desenvolver habilidades de liderança voltadas para a gestão de pessoas. Quando o chefe passa a ser um líder, ele consegue levar sua equipe a trabalhar de forma conjunta para atingir metas e objetivos, configurando, assim, um modelo de gestão de alta performance.

Modelos de Gestão e Liderança

Veja a seguir as diferenças entre o Modelo de gestão tradicional e o Modelo de gestão de alta performance, segundo o livro “O líder-coach: Líderes criando líderes”:

Modelo de Gestão Tradicional Modelo de Gestão de Alta Performance
Chefe/Gestor Líder-Coach
O gestor tem as respostas O líder intercala: coach/professor
Comanda e Controla Ajuda a estabelecer a visão
Gerencia Tarefas Gerencia Pessoas
Faz avaliação anual de desempenho Oferece feedback constante
Lidera somente no plano de ação Lidera por investigação colaborativa

É neste contexto que surge o líder coach. Com suas habilidades e características específicas, este tipo de líder tem a capacidade de unir as melhores práticas para crescer junto aos seus colaboradores. Veja a seguir.

👉Matriz de Competências: O que é e como aplicar? [+Modelo pronto]

 O que é Líder Coach?

O Líder Coach é um profissional que tem a metodologia coaching como guia para se desenvolver e liderar sua equipe. A metodologia coaching trabalha para promover um autoconhecimento e a realização de metas. E entendendo isso é possível aplicar essa metodologia para promover melhores resultados no ambiente corporativo.

Neste caso é importante que o líder coach saiba se autogerenciar. Isso é possível aplicando algumas metodologias do coaching em sua gestão. Além disso, é importante que ele saiba estabelecer prazos e garantir a qualidade das entregas.

O Líder Coach (ou Leader-Coach) é um tipo de liderança em que o líder se coloca na posição de coach, extraindo o melhor de sua equipe e gerando desenvolvimento, e na posição de professor, ensinando o Know-how.

avaliacao desempenho

Gestão e Liderança: Como o líder coach atua?

Em sua gestão, o líder coach gera equipes autossuficientes e efetivas. Seu papel é incentivar para que a equipe tenha autônima e não esperar que as decisões venham dele. Neste modelo, é preciso equilibrar entre a firmeza, a sensibilidade e a sabedoria. Na sua atuação, o líder coach procura:

  • Estar atento à sua equipe: Estar atento significa, além de observar o contexto geral e entregas, observar também os detalhes. Em suas atitudes, falas e posicionamento, a equipe apresenta sinais importantes que devem ser levados em conta. Esses pequenos sinais são importantes para entender as dificuldades da equipe e propor soluções efetivas.
  • Dar feedback constantes: Esperar para dar feedback ou avaliar um funcionário nem sempre é o ideal. Os feedbacks constantes podem ajudar a determinar o que é mais importante para sua equipe e entender como agir à tempo.
  • Conhecer a equipe: Esta atenção é extremamente importante para saber as necessidades da equipe e quando fazer os feedbacks. Nos feedbacks a importância da atenção não é diferente.  Movimento dos olhos, tom de voz e sua entonação, postura corporal e até mesmo sua respiração, são pontos importantes para se atentar.
  • Ouvir com Consciência: Este é o nível de escuta ideal para o coaching. Como dito acima, a fala do liderado é rica em detalhes e escutá-la é uma habilidade fundamental do Líder. Desta forma, escutar com atenção é extremamente importante.
  • Motivar a equipe: Incentivar o colaborador encontrar suas próprias soluções e desenvolver autonomia. Além disso, é possível trabalhar junto ao RH para outras iniciativas. Alguns exemplos são atividades de team building, ambientes de trabalho criativos e acolhedores e o investimento em um bom employee experience.

lider coach o que e

Características do Líder Coach

Uma empresa com cultura de alta performance, usando o coaching como estilo de liderança, cria condições para que as equipes aprendam facilmente (learn teams). Com isso, os índices de adaptabilidade e resiliência se tornam mais altos.  Isso resulta em um ambiente inovador e mais autossuficiente.

Olhando para essa estrutura, as pessoas são o capital mais precioso que uma empresa pode ter. Em momentos críticos, a atitude das equipes representam o diferencial entre sucesso e fracasso.

Entender as características do líder coach é de extrema importância para que as empresas possam investir neste modelo. Estas são algumas características atribuídas ao líder coach:

Inspirador
Seus exemplos e profissionalismo são motivação para os colaboradores.

Flexível e respeitado
É respeitado por não impor sua liderança e pela flexibilidade ao receber as contribuições dos colaboradores.

Conhece sua equipe
Confia na capacidade de sua equipe. Sabe delegar e dar os feedbacks necessários para a evolução, aperfeiçoamento e crescimento de seus colaboradores.

Planejador e Estrategista
Visionário, focado, planeja as ações, mensura resultados, analisa e direciona as ações para obtenção de novos resultados mais rápidos, melhores e com mais qualidade.

Empreendedor
Está sempre em busca de novas ideias e soluções.

Motivador
Não deixa que os liderados percam o foco e motivação. Escuta as opiniões dos colaboradores e as leva em conta. Divide seus conhecimentos e experiências.

Proativo e Ousado
Não apenas delega, mas também age.Acredita que sempre é possível fazer mais e melhor.

📚[Masterclass] Liderança de Alta Performance: Guia para o sucesso 

Se você quer saber ainda mais sobre liderança, seja para autodesenvolvimento ou para orientar os líderes da sua empresa, elaboramos um conteúdo super rico que pode ajudar!

Na Masterclass sobre Liderança de alta performance com o especialista em gestão de pessoas Flávio de Castro, você vai:

  • Descobrir as tendências de liderança mais relevantes
  • Saber em qual tipo de liderança você se encaixa
  • Aprender técnicas de análise SWOT
  • Aprender como desenvolver uma liderança de alta performance
  • Ver um exemplo de Matriz de Avaliação e aprender como usá-la para tomar decisões

👇Para assistir à Masterclass completa, basta entrar na página abaixo👇

masterclass rh

A Auto-gestão do Líder-Coach

Não basta gerenciar bem uma equipe. Um líder de sucesso é aquele que também age. Isso porque antes de promover o desenvolvimento do grupo, é importante que ele se desenvolva primeiro.

Para que ele possa exercer influência em sua equipe, é necessário que ele tenha credibilidade e seja visto com admiração por ela. Para motivar e manter a equipe engajada o líder precisa entender o que o motiva e estimula o seu próprio engajamento.

O autoconhecimento é muito importante para o líder coach. É dessa forma que ele consegue entender as competências que precisa gerir e desenvolver em si próprio. Entre elas destacamos:

  •  Autodesenvolvimento;
  • Adaptação e flexibilidade em situações de crise;
  • Autocontrole;
  • Confiança;
  • Resolução estratégica de problemas;
  • Foco em metas e objetivos.

Para que o líder possa desenvolver essas competências ele pode, por exemplo, aplicar a ferramenta SMART para cada uma dessas competências.

Tais habilidades estão intimamente ligadas, sendo assim elas dependem uma das outras para que  a gestão seja a melhor possível.

👉Liderança Transformacional: Tudo o que você precisa saber

Os Papéis do líder-Coach

O líder coach assume alguns papéis em sua gestão. Veja alguns exemplos:

  • Parceiro estratégico
    • Proporciona o que está faltando;
    • Se apresenta como parceiro para solucionar problemas complexos;
    • Promove situações de aprendizado;
    • Compartilha seus conhecimentos.
  • Transformador de paradigmas
    • Ajuda a equipe buscar soluções inovadoras;
    • Ajuda a equipe a assumir suas responsabilidades e excluir crenças limitantes;
    • Consegue despertar o potencial de seus colaboradores.
  • Motivador do desenvolvimento pessoal
    • O líder coach entende que seu foco está no desenvolvimento de competências pessoais dos integrantes da equipe. Isso porque sem elas o relacionamento profissional é afetado e, por consequência, sua performance também.

Para que o líder coach possa desempenhar esses papéis é importante que ele tenha tanto habilidades de gestão processual, do seu trabalho, quando habilidades de gestão de pessoas. Essas habilidades de gestão pessoal é onde é possível aplicar os conceitos do coaching enquanto líder.

👉Avaliação de desempenho 360°:Dicas + Modelo para download

lider coach livros

A Importância das Lideranças dentro de uma equipe

A capacidade de um líder é avaliada de acordo com o retorno que ele tem com sua equipe.

Liderança é a habilidade de gerar motivação, engajamento e influência aos liderados de forma ética e positiva, para que todos contribuam para alcançar os objetivos da equipe. Pode ser utilizada tanto no ambiente profissional quanto no ambiente pessoal.

O Líder efetivo é aquele que entende o potencial de seus liderados e reconhece o seu papel no desenvolvimento destes. No entanto, em muitas empresas não há um plano de carreira ou treinamentos de qualidade para a liderança.

Muitas vezes esse profissional é bom em suas atividades, porém não em gerir o time e delegar funções. Isso porque ser um líder está além de dar ordens para sua equipe. É o papel do líder promover o ambiente para que sua equipe seja a melhor e consiga resultados surpreendentes.

Para que se possa atingir alta performance é importante que haja um processo de humanização das empresas. Este processo de humanização é reflexo da da capacidade que a gestão tem de lidar com as pessoas , assim como os colaboradores entre si.

Para ser um bom líder é importante reavaliar a forma com que líder-equipe se relacionam. O gestor deve ser mais do que um líder agradável, ele deve gerar desenvolvimento na sua equipe. Para isso, destacamos a seguir conteúdos e ferramentas que podem ajudar neste desafio. Veja a seguir.

Livros de Líder Coach para Líderes de Sucesso

Agora que já entendemos o papel do Líder Coach e o quão produtivo é quando alinhamos liderança e coaching, é preciso ir além. Fizemos uma seleção de 4 livros importantes para seu desenvolvimento como líder:

📖O líder-coach: Líderes criando líderes

📒 Mindset: A nova psicologia do sucesso

📖A coragem para liderar: Trabalho duro, conversas difíceis, corações plenos

📒PDF: Masterclass Liderança de Alta Performance

Agora, é preciso ir além da teoria. Você já sabe como usar a tecnologia a seu favor? Veja a seguir!

Ferramenta para Gestão de Pessoas

Liderar uma equipe inclui encontrar as melhores ferramentas e condições de trabalho para todos. Por isso, contar com a tecnologia para digitalizar e simplificar processos é fundamental.

Hoje, já é possível encontrar diversos sistemas, ferramentas e softwares capazes de facilitar o trabalho dos gestores e funcionários. Uma dessas opções é o software de RH da Factorial, que além de centralizar todas as informações da empresa e dos colaboradores, simplifica atividades diárias de todos da empresa.

Algumas das possibilidades de um software de RH como o da Factorial são:

Veja em apenas 1 minuto como funciona:

Teste o software da Factorial por 14 dias e veja como melhorar o desempenho da sua equipe na prática​

Texto escrito por Felipe Leão

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário