Você já deve ter ouvido falar sobre a importância do treinamento e da capacitação de funcionários. Talvez já tenha até participado de alguma iniciativa como essa.
Porém, na hora de criar um programa para desenvolver e aprimorar novas habilidades dos colaboradores, muitos gestores e profissionais de RH ainda não sabem por onde começar.
Mas não se preocupe: por mais que você tenha conhecimentos sobre gestão de pessoas, ter dúvidas neste momento é normal. E quem vai ajudar a sua organização na criação de treinamentos para seus colaboradores e monitorar os progressos será a Factorial!
Afinal, cada empresa e perfil de colaborador são únicos, e para isso é necessário muito mais que um software de RH. O segredo para conquistar bons resultados com um plano de treinamento e desenvolvimento está no planejamento.
Para ajudar você nessa missão e facilitar suas tarefas, elaboramos um passo a passo exclusivo de como organizar seus planos com a Factorial. Boa leitura!
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Índice
- Quando se deve fazer um treinamento e capacitação de colaboradores?
- Como criar um bom plano de treinamento e desenvolvimento de funcionários com a Factorial
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- Como avaliar se o treinamento e capacitação de funcionários está dando resultado
- ✅ Conte com a Factorial e melhore seus processos
Quando se deve fazer um treinamento e capacitação de colaboradores?
A resposta a essa pergunta é: sempre.
Promover a troca e o aprimoramento dos conhecimentos dos colaboradores traz inúmeros benefícios, que vão além do aumento da produtividade e motivação. Na prática, ter esse cuidado contribui para um clima organizacional mais leve e também para a retenção de talentos.
O ideal é montar programas de desenvolvimento para os colaboradores e acompanhar resultados. No entanto, alguns sinais podem indicar que o seu time precisa urgente de treinamentos e/ou capacitações. São eles:
- Queda na produtividade;
- Desmotivação da equipe;
- Desafios interpessoais entre os colaboradores, como a falta de colaboração e empatia;
- Relatos de insatisfação dos clientes em relação aos serviços e/ou atendimento oferecidos;
- Reclamações dos colaboradores;
- Alto índice de turnover;
- Resultados negativos em avaliações de desempenho.
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Como criar um bom plano de treinamento e desenvolvimento de funcionários com a Factorial
Vamos ao passo a passo para montar um bom plano de treinamento e desenvolvimento de funcionários. Com a ajuda da ferramenta da Factorial, na funcionalidade de Treinamentos, você consegue organizar e criar tarefas para que seus colaboradores se desenvolvam nas habilidades desejadas e seu RH consegue monitorar e acompanhar todo o progresso ao longo dos cursos realizados.
Antes disso, precisamos considerar algumas etapas na criação dos planos de treinamento e desenvolvimento de seus funcionários. Lembrando que as etapas podem ser diferentes conforme a empresa. Acompanhe:
1. Identifique quais áreas precisam de treinamento
O primeiro passo para elaborar um programa assertivo de treinamento corporativo e capacitação é identificar as áreas que apresentam os sinais que citamos no tópico anterior. Ao fazer isso, você conseguirá dimensionar melhor os recursos e resolver os gargalos mais urgentes.
Comece conversando com os líderes e analisando a satisfação dos clientes. Depois, reúna-se com os colaboradores para entender a perspectiva deles sobre os acham que precisa ser desenvolvido.
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2. Realize uma análise de lacunas e como os setores podem melhorar
Após fazer o levantamento das áreas que precisam de treinamentos e/ou capacitações de maneira mais urgente, faça uma análise geral e estude o que cada setor pode e precisa melhorar.
Essa visão macro é importante para identificar outros desafios que precisam ser solucionados, mas que não são tão emergentes. Um bom exemplo é a queda de produtividade causada pela desmotivação dos colaboradores, devido às falhas de comunicação com o time.
3. Verifique as opções disponíveis
Escolher o melhor formato de treinamento corporativo é fundamental para engajar os colaboradores e alcançar o resultado pretendido. Seja de forma online ou presencial, com palestras ou dinâmicas: são várias as opções disponíveis.
Aqui, mais uma vez, reforçamos a importância de ouvir os funcionários antes de fazer a escolha. Afinal, a alternativa precisa ser viável para a empresa e para os colaboradores.
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4. Alinhe o treinamento e a capacitação à estratégia da empresa
Os treinamentos e as capacitações são importantes para desenvolver e/ou reforçar as habilidades dos colaboradores que impactam diretamente nos resultados da empresa.
Se em restaurante os clientes estão reclamando do atendimento e não retornam mais ao local, vale a pena treinar o time para atender melhor. Agora, se numa empresa de tecnologia os prazos não estão sendo cumpridos, pode ser interessante oferecer uma capacitação em gestão de projetos, por exemplo.
Afinal, cada empresa tem suas especificidades e estratégias e os treinamentos e capacitações servem para conduzir o caminho no alcance dos objetivos.
5. Ofereça oportunidades aos colaboradores
Como falamos, treinar os colaboradores ajuda no alcance dos resultados do negócio. No entanto, não podemos esquecer do desenvolvimento pessoal do time.
Nesse sentido, oferecer oportunidades para que os colaboradores possam aprimorar suas habilidades é muito importante para este processo de crescimento.
Outra vantagem é a retenção dos talentos: quanto mais preocupada for a empresa com seus funcionários, menores os índices de turnover e absenteísmo.
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6. Incentive o treinamento e a capacitação de funcionários
Ao enviar um e-mail formal, apenas comunicando a data e horário do treinamento para os colaboradores, eles irão comparecer. No entanto, caso não tenham compreendido a importância dessa iniciativa, os resultados esperados podem não ser atingidos.
Agora, com as lideranças engajadas e uma boa proposta de gamificação, eles não só estarão presentes, como participarão ativamente das atividades propostas. Partindo disso, tão importante quanto definir o tipo, formato e o tema do treinamento corporativo ou capacitação, é criar estratégias para que o momento seja prazeroso.
Além da gamificação, você pode optar por fazer sorteios, dinâmicas divertidas (do estilo “quebra-gelo”) e distribuição de brindes, por exemplo.
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7. Crie um manual de boas práticas de treinamento e capacitação para sua empresa
Cada setor de uma empresa possui etapas específicas, que seguem determinados padrões. Basta pensar na emissão das notas fiscais, no preenchimento do holerite e no processo de gestão de férias e ausências.
Para os treinamentos e capacitações, é indispensável fazer o mesmo, ou seja, criar padrões para este processo. Para isso, defina os responsáveis, as tarefas, como fazer uma lista de presença e liste orientações que devem ser seguidas, como não marcar clientes nestes horários e deixar os celulares desligados ou no silencioso.
É importante também disponibilizar o material visto no treinamento corporativo, de forma online ou física. Assim, os colaboradores podem consultá-lo em caso de dúvidas.
8. Descubra como desenvolver seus colaboradores com a Factorial
Com o software de Recursos Humanos da Factorial você consegue desenvolver planos de competências para os seus colaboradores se desenvolverem de forma prática e aplicada.
A partir das dicas apresentadas, você poderá definir as competências necessárias para que os funcionários possam desempenhar suas funções com mais habilidade.
Dentro da funcionalidade, é possível criar competências e várias sub-competências, criando uma estrutura hierárquica ordenada para trilhar o desenvolvimento daquele profissional.
Além disso, você poderá atribuir avaliações e com o decorrer dos progressos adicionar atribuições de competência ao perfil dos funcionários.
Com a ajuda da Factorial, todas as habilidades aprendidas pelos colaboradores terão um impacto direto na forma como desempenham suas atribuições.
Por isso, é tão importante investir em propostas agregadoras que elevem as competências de cada indivíduo e auxiliem as empresas a terem colaboradores mais bem sucedidos.
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Como avaliar se o treinamento e capacitação de funcionários está dando resultado
Lembra que citamos que o primeiro passo do plano de treinamento e desenvolvimento é a identificação das áreas e das necessidades? Então, é esse levantamento é que vai direcionar a análise dos resultados das ações de T&D.
Se o seu Net Promoter Score (NPS) está apontando desafios para o atendimento, vale analisar esse indicador. Agora, se o cancelamento de serviços está alto e um dos principais problemas é a qualidade dos serviços, acompanhar essa métrica pode ser mais importante.
Veja só como tudo se conecta. De um lado, os objetivos da empresa. Do outro, um desafio ou oportunidade de desenvolvimento que está impactando os objetivos do negócio.
Por fim, vale ressaltar a importância de definir a forma de avaliação dos resultados do treinamento e da capacitação ainda no planejamento. É interessante também indicar para os colaboradores como eles serão avaliados.
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✅ Conte com a Factorial e melhore seus processos
Acompanhar de perto as etapas do treinamento facilita a análise dos resultados. Outra vantagem é fazer ajustes necessários, como substituir um ou outro tema, e até mesmo apresentar uma capacitação para um colaborador que acabou de chegar na empresa.
Porém, fazer tudo isso à mão é complicado, não é mesmo? Afinal, várias informações podem ser perdidas e o controle fica bem mais oneroso.
Com o software de Recursos Humanos da Factorial, você pode criar treinamentos para que os seus colaboradores desenvolvam as habilidades certas! Além disso, também consegue monitorar todo o progresso, de ponta a ponta.
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