Tecnológico, estratégico e ágil, o novo RH pode ser a opção para humanizar os processos de gestão de pessoas. Saiba mais!
Nas empresas, diversos setores estão em constante evolução para acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e a forma como cada pessoa encara o mundo. No universo corporativo e no ramo de Recursos Humanos, essa evolução também acontece, servindo para acompanhar as tendências do mercado e o estilo de vida dos trabalhadores.
O chamado “novo RH” é um reflexo dessas transformações e vem para quebrar barreiras nos processos de gestão de pessoas, a fim de garantir uma atuação mais estratégica dentro das empresas. Mas como será que esse novo formato de Recursos Humanos atua?
Se você ficou curioso, continue conosco. Neste artigo, você irá encontrar um miniguia sobre o novo RH, incluindo a sua origem, funcionamento e implementação.
Boa leitura!
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Índice
O que é o “novo RH”?
Ao falar do novo RH, é importante ter em mente que estamos abordando também os impactos que a revolução 4.0 trouxe para esse setor. Incluindo as transformações causadas na sociedade com a chegada da pandemia do coronavírus.
Por esse motivo, é comum ver alguns gestores de pessoas usando o nome “RH 4.0”.
Em linhas gerais, o novo RH se trata de um modelo moderno dos processos de gestão de pessoas que acompanhou as mudanças da sociedade e adquiriu um papel mais evoluído e estratégico dentro das empresas.
Por muito tempo, o setor de Recursos Humanos foi visto como uma área tradicional e burocrática. A nova roupagem do RH traz para esse setor uma visão mais tecnológica, estratégica e ágil, características que ajudam a tornar esse departamento ainda mais eficiente.
Nesse novo modelo, nota-se a necessidade de aderir a tecnologias avançadas para automatizar processos. Além da adequação de novas tendências, inclusive a análise de dados.
Além disso, há também uma necessidade de focar no capital humano e de conduzir a gestão, priorizando o bem-estar e a satisfação do colaborador.
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Como implantar o novo RH?
O ponto-base do novo RH é uma gestão de pessoas humanizada com o apoio da tecnologia. Embora para muitas pessoas isso possa parecer algo contraditório, uma vez que muitos acreditam que as inovações tecnológicas desumanizam qualquer setor, essa não é a realidade para as empresas que adotam esse modelo.
Para gestores do novo RH, as tecnologias podem somar e agregar mais valor ao que realmente importa: as pessoas.
Dessa forma, esse modelo une soluções em RH e tecnologias que servem para obter dados importantes sobre o colaboradores, além de implementar um ambiente de trabalho mais confortável.
Tudo isso é feito com foco na qualidade de vida, pensando em auxiliar gestores nas tomadas de decisões mais condizentes com a cultura e propósito da empresa.
Mas como isso é feito na prática? Se essa é a sua dúvida, fique tranquilo. Iremos explicar alguns pontos cruciais para quem deseja implantar esse novo modelo em uma organização. Confira!
Adotar novas tecnologias
Como já mencionado anteriormente, o novo RH tem como um dos seus pilares o uso de tecnologias nos processos de gestão de pessoas. Sendo assim, quem deseja adotar esse modelo precisa estar aberto a inovações.
Algumas plataformas, por exemplo, ajudam os gestores a melhorar a produtividade e o desempenho da equipe, reduzir custos, anexar documentos importantes, enviar avisos para o time e garantir programas de treinamentos eficientes.
Outras podem ajudar nos processos seletivos, oferecendo a oportunidade de encontrar profissionais mais qualificados e reduzindo o custo de contratações inadequadas.
Há também alguns softwares que possibilitam um maior engajamento dos colaboradores com a empresa. Isso melhora a motivação e garante mais eficiência e estratégia nos processos.
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Ter um trabalho sem fronteiras
Com a pandemia, os líderes e gestores precisaram lidar com os obstáculos da gestão da jornada de trabalho presencial, e o modelo remoto foi a solução.
Essa readaptação ainda tem impactos no mercado de trabalho, e possibilitou uma visão de processos sem fronteiras. Algo que também precisa estar na mente de quem deseja implantar o novo RH.
Essa visão serve para quebrar as fronteiras geográficas, permitindo o trabalho remoto, processos de recrutamento online, entre outras novidades.
Essa possibilidade traz às empresas a oportunidade de conhecer novos talentos que vão além das proximidades de sua sede, agregando mais conhecimento e uma visão diferenciada para equipe.
O modelo de trabalho remoto, por sua vez, garante aos colaboradores a opção de exercerem suas funções em casa ou qualquer outro lugar. Além de permitir a escolha à equipe, essa medida também proporciona bem-estar e qualidade de vida.
A visão de um RH sem fronteiras é moderna e vai totalmente contra aos modelos tradicionais. Porém, é importante ter em mente que esse novo formato só foi possível graças à tecnologia. O que reforça a relevância dela para a chegada e adoção do novo RH.
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Oferecer feedbacks contínuos e benefícios
O novo modelo de Recursos Humanos procura garantir processos com foco nas pessoas. Portanto, é importante que ele se mostre humanizado para o time.
Uma das formas de fazer isso é por meio de feedbacks contínuos, benefícios atrativos e salários compatíveis.
A adoção dessas medidas garante motivação, melhora no desempenho e a retenção dos colaboradores na empresa. Os feedbacks, por exemplo, são uma forma de dar à equipe um retorno sobre o seu trabalho, ressaltando qualidades e pontuando aspectos de melhoria.
Contudo, é importante que essa abordagem seja feita de forma empática e humanizada. Ou seja, permitindo que o funcionário se sinta confortável com essa conversa.
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Adotar o desenvolvimento de performance
O desenvolvimento de performance é fundamental para o novo RH.
Para isso, é preciso que a empresa, juntamente com o setor de Recursos Humanos, incentive o time e crie um ambiente corporativo em que ele consiga desenvolver habilidades técnicas. Esse aspecto está relacionado com a produtividade e a evolução profissional.
Isso pode ser implementado com a ajuda de uma pesquisa de clima organizacional, avaliações de desempenho feito por gestores e colaboradores, programas para desenvolvimento de lideranças, fornecimento de cursos técnicos e elaboração de treinamentos voltados para profissionais internos e externos.
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