Sua empresa possui um EVP (Employee Value Proposition) definido para garantir a felicidade no trabalho? Este conjunto de práticas pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio como um todo, não apenas para a gestão de pessoas.
Os esforços aplicados em ações para desenvolvimento do capital humano, com foco no bem-estar e qualidade de vida, podem melhorar a produtividade, o engajamento e a imagem da sua marca.
Quer conhecer mais sobre EVP e o que ele é? Continue a leitura deste artigo, nas próximas linhas mostraremos todas as informações importantes sobre o assunto. Você saberá quais são os pilares, a importância de tê-lo e como é feita a aplicação do EVP nas organizações.
Boa leitura!
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Índice
EVP (Employee Value Proposition): o que é?
O EVP (Employee Value Proposition), também conhecido como Proposta de Valor ao Empregado, é um conjunto de recursos, benefícios e recompensas que a empresa oferece aos seus colaboradores.
Estas são as razões para o profissional desejar entrar e/ou permanecer na sua organização. Por exemplo, flexibilidade, cultura organizacional, benefícios (monetários ou não), posicionamento da marca no mercado, etc.
Por conta disso, o EVP está diretamente ligado à gestão de pessoas, principalmente em relação à atração/retenção de talentos. Ademais, a oferta de um Employee Value Proposition contribui para atingir a felicidade no trabalho.
Quais são os pilares do EVP Employee Value Proposition?
A construção de uma estratégia de EVP (Employee Value Proposition) deve ser bem estruturada, como veremos adiante. Contudo, o principal ponto é ter os 5 pilares alinhados, são eles:
- Recompensas;
- Oportunidades de desenvolvimento;
- Relacionamento entre pessoas;
- Alinhamento do trabalho;
- Organização.
Explicaremos um pouco sobre cada pilar nos próximos tópicos, acompanhe!
Recompensas
O pilar das recompensas representa o mínimo ofertado para um profissional desempenhar suas funções. Entram aqui a remuneração justa, de acordo com o disponível no mercado, e o pacote de benefícios empresariais.
Ainda, podemos citar as comissões, o modelo de trabalho, viagens, entre outros considerados tangíveis ou intangíveis. São questões que agregam, de fato, valor ao colaborador e ao ambiente que se forma no trabalho.
Dessa forma, o EVP não se limita apenas em dinheiro, por isso você precisa conhecer o quadro de pessoal, o perfil que se constrói em sua empresa. Somente assim poderá escolher os benefícios que contribuem significativamente na qualidade de vida dos colaboradores.
Oportunidades de desenvolvimento
O EVP (Employee Value Proposition) também está associado com a oferta de valor profissional aos seus colaboradores. Assim, é importante mostrar que você se importa com o crescimento dele na empresa.
Existem diversas formas de oferecer oportunidades de desenvolvimento, entre elas podemos citar:
- Disponibilizar planos de carreira para entender qual caminho o colaborador deseja seguir;
- Analisar seu crescimento a partir de avaliações de desempenho e oferecer feedbacks construtivos para sua jornada;
- Garantir treinamentos corporativos que contribuam para esse desenvolvimento profissional;
- Manter um ambiente de trabalho saudável e entender pontos de melhoria na empresa a partir de pesquisas para clima organizacional.
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Relacionamento entre pessoas
Esse pilar está alinhado com a ideia de alcançar a felicidade no ambiente de trabalho e, para isso, é necessário trabalhar o relacionamento entre os colaboradores. Não adianta oferecer os melhores benefícios do mercado e as pessoas serem tóxicas no dia a dia.
Desse modo, a empresa precisa criar estratégias e dinâmicas que favoreçam a integração entre os profissionais. Ao promover uma cultura organizacional saudável e alinhada com todos você alcançará o bem-estar coletivo.
Sendo esse, um dos fatores que aumentam a retenção de talentos e motivam as pessoas a ter uma produtividade melhor. Afinal, fica mais fácil desenvolver suas atividades em um lugar onde todos se dão bem e conseguem ter trocas efetivas.
Alinhamento do trabalho
Uma proposta de valor eficiente está além do desenvolvimento pessoal e profissional, mostra a real preocupação das empresas. Isso porque os cuidados com a saúde física e mental também são cruciais para manter a produtividade do trabalho.
Outro ponto que entra nesse pilar está relacionado com o fit cultural entre a empresa e os colaboradores. Desde o momento da contratação é indispensável que você, como gestor, deixe claro quais são as expectativas no desempenho das funções.
A clareza nas informações evita que haja um desvio de função ou que o profissional se sobrecarregue com outras demandas. Logo, ele será melhor aproveitado em seu potencial, reduzindo as chances de ser alguém desmotivado por conta de trabalho excessivo.
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Organização
Por fim, o pilar da organização fala sobre a própria empresa e como ela se posiciona como marca empregadora. Como você apresenta sua visão, missão e valores para o mercado de trabalho deve ser a mesma do dia a dia.
Os profissionais utilizam esse posicionamento como uma espécie de triagem para entender se as ideias da empresa estão alinhadas com as suas. Portanto, mantenha a consistência das suas ideias e aposte em estratégias que contribuam para melhorar a imagem da marca.
Por que a empresa precisa ter EVP Employee Value Proposition
Como visto até aqui, o EVP (Employee Value Proposition) é uma ferramenta importante para a gestão de pessoas. Isso porque ajuda na criação de um ambiente mais engajado, produtivo e saudável que beneficia a empresa e os colaboradores.
Segundo um artigo publicado pelo Revista Forbes, as organizações têm apostado cada vez mais na felicidade corporativa. Eles apontam que a ideia não se resume apenas em trabalhar com o que ama e ganhar bem. Mas que tem a ver com um ambiente de segurança emocional e psicológica e bons relacionamentos.
Ainda, a revista mostrou que 9 a cada 10 brasileiros acreditam que a Síndrome de Burnout está ligada com líderes que não se preocupam com a sobrecarga de tarefas.
Pensando nisso, sua empresa precisa se posicionar como uma marca preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores. Pois é assim que conquistará vantagens competitivas em relação aos concorrentes.
Diante disso, podemos apresentar como principais benefícios de investir no EVP (Employee Value Proposition):
- Atração e retenção de talentos;
- Melhoria da produtividade e desempenho;
- Reforço da cultura e imagem da empresa;
- Redução de turnover e absenteísmo;
- Aumento da lucratividade;
- Redução de custos.
Qual a relação entre EVP Employee Value Proposition e a Gestão de Pessoas?
Após explicarmos o que é EVP, quais seus pilares e sua importância para a empresa, precisamos aprofundar em relação à gestão de pessoas. Afinal, o Employee Value Proposition tem um papel essencial para os profissionais de RH e DP que afeta toda a organização.
O principal deles é a retenção e atração de talentos, mas não para por aí, ainda temos contribuição no Employer Branding e na Gestão Comportamental. Confira, na sequência, essa relação:
Employer Branding
Como se sabe, o Employer Branding é a imagem que a marca constrói diante do mercado. Assim, tanto profissionais quanto clientes poderão ter uma visão melhor da empresa e de como ela se posiciona.
O EVP é considerado uma das bases para essa estratégia. Isso porque as práticas adotadas internamente, focadas em bem-estar, qualidade de vida e interesses dos colaboradores, ganham a atenção externa.
Mas como isso acontece? Há uma propaganda orgânica promovida pelos colaboradores que se sentem felizes trabalhando em sua empresa. Quando são recompensados pelo seu trabalho e reconhecidos profissionalmente, eles se tornam os principais influenciadores da marca.
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Atração de Talentos
Quando a empresa possui uma marca forte e aplica com eficiência o employer branding, ela torna o lugar mais atraente. Dessa forma, aqueles que se identificam com a cultura da empresa são atraídos com facilidade.
Esse resultado contribui para filtrar o recebimento de currículos com perfis mais alinhados ao fit cultural, que valorizam os benefícios oferecidos. Isso também favorece a redução de turnovers por contratar pessoas que não se adequam às diretrizes empresariais.
Retenção de Talentos
Assim como você consegue atrair cada vez mais profissionais alinhados com a empresa, o EVP ajuda na retenção desses talentos. Isso ocorre porque sua organização está dando motivos reais para que o colaborador se sinta motivado a continuar.
Com uma remuneração favorável e um pacote de benefícios para seu desenvolvimento profissional, a taxa de rotatividade tende a diminuir. Desse modo, como recompensa a empresa recebe:
- Times mais engajados e confiantes;
- Processo produtivo eficiente, pois os trabalhadores permanecem em suas funções.
Gestão Comportamental
De nada adianta criar estratégias sem entender o que as pessoas esperam da sua empresa. É necessário conhecer o perfil comportamental dos seus colaboradores para criar ações assertivas.
Ao conhecer as pessoas que trabalham para você, fica mais fácil gerenciar os talentos e direcioná-los para atividades alinhadas ao seu perfil. Para entender melhor essa questão acompanhe o próximo tópico, vamos te mostrar como criar um bom EVP (Employee Value Proposition).
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Como aplicar EVP Employee Value Proposition na sua empresa
A partir de tudo que falamos, já dá para se ter uma ideia de como aplicar o EVP na empresa, certo. Contudo, para garantir que seja um processo eficiente, apresentaremos os principais passos, considerando alguns fatores:
- Perfil dos colaboradores;
- Orçamento definido para estratégias e ações de EVP;
- Canais de comunicação (interno e externos) para divulgação;
- Ações que mais se aproximam do perfil identificado.
Comece fazendo um diagnóstico organizacional e entenda o que já está sendo oferecido e como é possível melhorar. Você pode utilizar nesse processo:
- Pesquisas de clima organizacional;
- Pesquisas de satisfação;
- Testes de Motivação no trabalho;
- Avaliações de desempenho.
Algumas perguntas que podem ser feitas durante essas pesquisas incluem:
- Você está satisfeito com sua remuneração atual?
- Como você avalia o sistema de planos e carreiras da empresa?
- O que você acha dos benefícios corporativos oferecidos? Há outros que considera relevantes?
- Você sente que a organização respeita você e seus colegas e valoriza o trabalho de todos?
Com os resultados em mãos é hora de traçar um planejamento de recompensas que converse com os dados coletados. Lembre-se de todos os pilares do EVP (Employee Value Proposition) para ter uma estratégia precisa.
Se houver escopo financeiro para fazer as mudanças identificadas, comece a adequação, caso contrário elabore um plano de implementação que caiba no orçamento a médio prazo.
Um passo importante é deixar em evidência que estão ocorrendo mudanças, portanto, comunique ao mercado o novo posicionamento. O RH pode trabalhar em parceria com a equipe de marketing para integrar a comunicação interna e externa.
Por fim, lembre-se de que o EVP são práticas moldáveis e adaptáveis, portanto, considere revisões periódicas. O mercado passa por muitas transformações e as empresas precisam estar preparadas para a inovação emergente.
✅ Ferramentas para medir o Employee Value Proposition
Além das opções mencionadas como pesquisas de clima, existem outras ferramentas que contribuem para medir o EVP (Employee Value Proposition). Sua empresa pode utilizar aquela que melhor se adequar a cultura e estratégias existentes, entre elas estão:
- eNPS;
- Auditorias;
- Benchmarketing;
- Pesquisas de satisfação em processos seletivos;
- Conversas com a liderança, por exemplo, reuniões One on One com os colaboradores;
- Relatórios com dados de turnover e retenção.
Esses processos podem ser facilmente gerenciados por meio de um software para gestão de RH. A Factorial oferece o mais completo do mercado para você alinhar dados, informações e estratégias da melhor forma.
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