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EVP (Employee Value Proposition): o que é e como aplicar na sua empresa [+ Webinar]

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8 minutos de leitura
EVP employee value proposition

Sua empresa possui um EVP (Employee Value Proposition) definido para garantir a felicidade no trabalho? Este conjunto de práticas pode trazer inúmeros benefícios para seu negócio como um todo, não apenas para a gestão de pessoas.

Os esforços aplicados em ações para desenvolvimento do capital humano, com foco no bem-estar e qualidade de vida, podem melhorar a produtividade, o engajamento e a imagem da sua marca.

Quer conhecer mais sobre EVP e o que ele é? Continue a leitura deste artigo, nas próximas linhas mostraremos todas as informações importantes sobre o assunto. Você saberá quais são os pilares, a importância de tê-lo e como é feita a aplicação do EVP nas organizações.

Boa leitura!

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EVP (Employee Value Proposition): o que é?

O EVP (Employee Value Proposition), também conhecido como Proposta de Valor ao Empregado, é um conjunto de recursos, benefícios e recompensas que a empresa oferece aos seus colaboradores.

Estas são as razões para o profissional desejar entrar e/ou permanecer na sua organização. Por exemplo, flexibilidade, cultura organizacional, benefícios (monetários ou não), posicionamento da marca no mercado, etc.

Por conta disso, o EVP está diretamente ligado à gestão de pessoas, principalmente em relação à atração/retenção de talentos. Ademais, a oferta de um Employee Value Proposition contribui para atingir a felicidade no trabalho.

Quais são os pilares do EVP Employee Value Proposition?

A construção de uma estratégia de EVP (Employee Value Proposition) deve ser bem estruturada, como veremos adiante. Contudo, o principal ponto é ter os 5 pilares alinhados, são eles: 

  1. Recompensas;
  2. Oportunidades de desenvolvimento;
  3. Relacionamento entre pessoas;
  4. Alinhamento do trabalho;
  5. Organização.

Explicaremos um pouco sobre cada pilar nos próximos tópicos, acompanhe!

Recompensas

O pilar das recompensas representa o mínimo ofertado para um profissional desempenhar suas funções. Entram aqui a remuneração justa, de acordo com o disponível no mercado, e o pacote de benefícios empresariais.

Ainda, podemos citar as comissões, o modelo de trabalho, viagens, entre outros considerados tangíveis ou intangíveis. São questões que agregam, de fato, valor ao colaborador e ao ambiente que se forma no trabalho.

Dessa forma, o EVP não se limita apenas em dinheiro, por isso você precisa conhecer o quadro de pessoal, o perfil que se constrói em sua empresa. Somente assim poderá escolher os benefícios que contribuem significativamente na qualidade de vida dos colaboradores.

Oportunidades de desenvolvimento

O EVP (Employee Value Proposition) também está associado com a oferta de valor profissional aos seus colaboradores. Assim, é importante mostrar que você se importa com o crescimento dele na empresa.

Existem diversas formas de oferecer oportunidades de desenvolvimento, entre elas podemos citar:

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Relacionamento entre pessoas

Esse pilar está alinhado com a ideia de alcançar a felicidade no ambiente de trabalho e, para isso, é necessário trabalhar o relacionamento entre os colaboradores. Não adianta oferecer os melhores benefícios do mercado e as pessoas serem tóxicas no dia a dia.

Desse modo, a empresa precisa criar estratégias e dinâmicas que favoreçam a integração entre os profissionais. Ao promover uma cultura organizacional saudável e alinhada com todos você alcançará o bem-estar coletivo.

Sendo esse, um dos fatores que aumentam a retenção de talentos e motivam as pessoas a ter uma produtividade melhor. Afinal, fica mais fácil desenvolver suas atividades em um lugar onde todos se dão bem e conseguem ter trocas efetivas.

Alinhamento do trabalho

Uma proposta de valor eficiente está além do desenvolvimento pessoal e profissional, mostra a real preocupação das empresas. Isso porque os cuidados com a saúde física e mental também são cruciais para manter a produtividade do trabalho.

Outro ponto que entra nesse pilar está relacionado com o fit cultural entre a empresa e os colaboradores. Desde o momento da contratação é indispensável que você, como gestor, deixe claro quais são as expectativas no desempenho das funções.

A clareza nas informações evita que haja um desvio de função ou que o profissional se sobrecarregue com outras demandas. Logo, ele será melhor aproveitado em seu potencial, reduzindo as chances de ser alguém desmotivado por conta de trabalho excessivo.

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Organização

Por fim, o pilar da organização fala sobre a própria empresa e como ela se posiciona como marca empregadora. Como você apresenta sua visão, missão e valores para o mercado de trabalho deve ser a mesma do dia a dia.

Os profissionais utilizam esse posicionamento como uma espécie de triagem para entender se as ideias da empresa estão alinhadas com as suas. Portanto, mantenha a consistência das suas ideias e aposte em estratégias que contribuam para melhorar a imagem da marca.

Por que a empresa precisa ter EVP Employee Value Proposition

Como visto até aqui, o EVP (Employee Value Proposition) é uma ferramenta importante para a gestão de pessoas. Isso porque ajuda na criação de um ambiente mais engajado, produtivo e saudável que beneficia a empresa e os colaboradores.

Segundo um artigo publicado pelo Revista Forbes, as organizações têm apostado cada vez mais na felicidade corporativa. Eles apontam que a ideia não se resume apenas em trabalhar com o que ama e ganhar bem. Mas que tem a ver com um ambiente de segurança emocional e psicológica e bons relacionamentos.

Ainda, a revista mostrou que 9 a cada 10 brasileiros acreditam que a Síndrome de Burnout está ligada com líderes que não se preocupam com a sobrecarga de tarefas. 

Pensando nisso, sua empresa precisa se posicionar como uma marca preocupada com o bem-estar dos seus colaboradores. Pois é assim que conquistará vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Diante disso, podemos apresentar como principais benefícios de investir no EVP (Employee Value Proposition):

Qual a relação entre EVP Employee Value Proposition e a Gestão de Pessoas?

Após explicarmos o que é EVP, quais seus pilares e sua importância para a empresa, precisamos aprofundar em relação à gestão de pessoas. Afinal, o Employee Value Proposition tem um papel essencial para os profissionais de RH e DP que afeta toda a organização.

O principal deles é a retenção e atração de talentos, mas não para por aí, ainda temos contribuição no Employer Branding e na Gestão Comportamental. Confira, na sequência, essa relação:

Employer Branding

Como se sabe, o Employer Branding é a imagem que a marca constrói diante do mercado. Assim, tanto profissionais quanto clientes poderão ter uma visão melhor da empresa e de como ela se posiciona.

O EVP é considerado uma das bases para essa estratégia. Isso porque as práticas adotadas internamente, focadas em bem-estar, qualidade de vida e interesses dos colaboradores, ganham a atenção externa.

Mas como isso acontece? Há uma propaganda orgânica promovida pelos colaboradores que se sentem felizes trabalhando em sua empresa. Quando são recompensados pelo seu trabalho e reconhecidos profissionalmente, eles se tornam os principais influenciadores da marca.

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Atração de Talentos

Quando a empresa possui uma marca forte e aplica com eficiência o employer branding, ela torna o lugar mais atraente. Dessa forma, aqueles que se identificam com a cultura da empresa são atraídos com facilidade.

Esse resultado contribui para filtrar o recebimento de currículos com perfis mais alinhados ao fit cultural, que valorizam os benefícios oferecidos. Isso também favorece a redução de turnovers por contratar pessoas que não se adequam às diretrizes empresariais.

Retenção de Talentos

Assim como você consegue atrair cada vez mais profissionais alinhados com a empresa, o EVP ajuda na retenção desses talentos. Isso ocorre porque sua organização está dando motivos reais para que o colaborador se sinta motivado a continuar.

Com uma remuneração favorável e um pacote de benefícios para seu desenvolvimento profissional, a taxa de rotatividade tende a diminuir. Desse modo, como recompensa a empresa recebe:

  • Times mais engajados e confiantes;
  • Processo produtivo eficiente, pois os trabalhadores permanecem em suas funções.

Gestão Comportamental

De nada adianta criar estratégias sem entender o que as pessoas esperam da sua empresa. É necessário conhecer o perfil comportamental dos seus colaboradores para criar ações assertivas.

Ao conhecer as pessoas que trabalham para você, fica mais fácil gerenciar os talentos e direcioná-los para atividades alinhadas ao seu perfil. Para entender melhor essa questão acompanhe o próximo tópico, vamos te mostrar como criar um bom EVP (Employee Value Proposition).

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Como aplicar EVP Employee Value Proposition na sua empresa

A partir de tudo que falamos, já dá para se ter uma ideia de como aplicar o EVP na empresa, certo. Contudo, para garantir que seja um processo eficiente, apresentaremos os principais passos, considerando alguns fatores:

  • Perfil dos colaboradores;
  • Orçamento definido para estratégias e ações de EVP;
  • Canais de comunicação (interno e externos) para divulgação;
  • Ações que mais se aproximam do perfil identificado.

Comece fazendo um diagnóstico organizacional e entenda o que já está sendo oferecido e como é possível melhorar. Você pode utilizar nesse processo:

Algumas perguntas que podem ser feitas durante essas pesquisas incluem:

  • Você está satisfeito com sua remuneração atual?
  • Como você avalia o sistema de planos e carreiras da empresa?
  • O que você acha dos benefícios corporativos oferecidos? Há outros que considera relevantes?
  • Você sente que a organização respeita você e seus colegas e valoriza o trabalho de todos?

Com os resultados em mãos é hora de traçar um planejamento de recompensas que converse com os dados coletados. Lembre-se de todos os pilares do EVP (Employee Value Proposition) para ter uma estratégia precisa.

Se houver escopo financeiro para fazer as mudanças identificadas, comece a adequação, caso contrário elabore um plano de implementação que caiba no orçamento a médio prazo. 

Um passo importante é deixar em evidência que estão ocorrendo mudanças, portanto, comunique ao mercado o novo posicionamento. O RH pode trabalhar em parceria com a equipe de marketing para integrar a comunicação interna e externa.

Por fim, lembre-se de que o EVP são práticas moldáveis e adaptáveis, portanto, considere revisões periódicas. O mercado passa por muitas transformações e as empresas precisam estar preparadas para a inovação emergente.

✅ Ferramentas para medir o Employee Value Proposition

Além das opções mencionadas como pesquisas de clima, existem outras ferramentas que contribuem para medir o EVP (Employee Value Proposition). Sua empresa pode utilizar aquela que melhor se adequar a cultura e estratégias existentes, entre elas estão:

Esses processos podem ser facilmente gerenciados por meio de um software para gestão de RH. A Factorial oferece o mais completo do mercado para você alinhar dados, informações e estratégias da melhor forma.

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Renan Conde é Diretor Américas da Factorial, onde tem gerenciado grandes equipes e atuado no desenvolvimento de novos mercados como o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Brasil. Especialista no desenvolvimento de negócios internacionais há mais de 10 anos, passou por empresas como Casafari, a francesa Green-Acres, Coface, Icatu Seguros representando Insurope & Swiss Life no Brasil e Itaú. Formado em administração de empresas, já participou de conferências da Insurope em Leipzig onde foi premiado por Business Achievement Goal.

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