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O que é benchmarking e como aplicar no RH

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7 minutos de leitura
benchmarking

Profissional de RH: você já ouviu falar sobre benchmarking? Apesar de ser uma estratégia muito utilizada por outros setores, como Marketing, esse conceito pode ajudar o setor de gestão de pessoas e processos. Saiba mais a seguir!

Toda empresa visa identificar melhorias nas áreas por meio de tendências, diferentes práticas e novas estratégias. Nesse contexto, o benchmarking pode ser uma ótima solução para identificar oportunidades de melhorias.

Por isso, neste texto, falaremos tudo sobre o que é benchmarking, tipos, fases, benefícios e como essa estratégia pode ser aplicada no setor de Recursos Humanos.

Portanto, veja como essa técnica também pode ajudar o RH a obter insights sobre as melhores práticas utilizadas pelas empresas líderes do mercado. Confira abaixo!

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O que é benchmarking?

Se você já fez as seguintes pesquisas na internet: “benchmarking o que é”, “benchmarking tradução” e “benchmarking significado”, então está no lugar certo. Resumidamente, o benchmarking é um conceito utilizado para se referir às práticas de análise e comparação com a concorrência.

Já a palavra benchmarking, traduzida para o português, quer dizer “ponto de referência”. Sendo assim, essa estratégia se refere ao processo de pesquisas que compara diversos aspectos das organizações, especialmente do mesmo setor.

Esse tipo de comparação pode analisar os produtos e serviços oferecidos pelos concorrentes aos consumidores, além dos seus processos e ferramentas internas. Além disso, ela também pode ser utilizada para observar o que as instituições oferecem aos seus colaboradores.

Como funciona o benchmarking?

Muitos profissionais confundem o termo de “benchmark”, ou seja, “referência”, com um simples ato de “copiar” as estratégias de outra organização. No entanto, não é isso! 

O benchmarking, na prática, funciona como uma ferramenta estratégia de análise, interpretação, avaliação e mensuração das informações coletadas. Feito isso, os responsáveis envolvidos nessas análises precisam descobrir como elas podem beneficiar a empresa e os seus colaboradores.

Sendo assim, como a própria tradução do conceito diz, essa prática é apenas uma “referência” para criar iniciativas que visam melhorar a posição da instituição no mercado.

Os princípios do benchmarking 

O benchmarking possui 3 princípios, são eles:

  • reciprocidade
  • comparação
  • adaptação

Portanto, toda estratégia baseada nessa metodologia precisa seguir esses pilares. Se o benchmarking for feito em comum acordo entre duas empresas, então a troca de informações deve ser recíproca, pois nenhuma empresa deseja ceder seus dados sem receber nada em troca.

Isso implica em uma relação de confiança, já que todas as informações compartilhadas devem ser usadas somente para fins de aprendizado e análise. Lembrando que a divulgação de qualquer informação obtida durante esse processo é antiética. Além disso, a comparação é crucial para obter conclusões e fazer adaptações na empresa, tendo em mente que nem todos os processos podem ser copiados.

benchmarking o que é

Tipos de benchmarking

O benchmarking estabelece um ponto de referência capaz de ajudar as organizações a realizarem avaliações comparativas para melhorarem seus produtos, serviços e/ou processos. A seguir, conheça agora os principais tipos de benchmarking utilizados no mercado.

Benchmarking interno

O benchmarking interno tem como medida comparar o desempenho interno da própria empresa. Esse método é mais comum e mais praticado dentro das organizações.

No contexto de RH, por exemplo, o benchmarking interno pode avaliar o desempenho de diferentes equipes em relação a indicadores de desempenho, como taxa de rotatividade ou nível de motivação do funcionário. Assim, a empresa poderá identificar a área com os melhores resultados.

Em seguida, as melhores práticas e estratégias usadas na área bem avaliada servirão como ponto de referência para outros setores ou para outras unidades da empresa.

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Benchmarking competitivo

Esse tipo de benchmarking, como o próprio nome diz, tem como ponto de partida a comparação do desempenho e práticas de uma empresa com os seus concorrentes diretos ou empresas referências no mercado. O benchmarking competitivo possui como objeto identificar as melhores práticas do setor e implementá-las na empresa, a fim de obter um melhor desempenho e uma vantagem competitiva.

O RH pode utilizar esse método para avaliar as políticas e práticas de gestão de pessoas em outras empresas do mesmo setor, visando descobrir as oportunidades de melhoria e aprimoramento.

Benchmarking funcional

O benchmarking funcional compara empresas de segmentos diferentes. No entanto, as análises avaliam as práticas e processos semelhantes, mesmo com as especificidades de cada segmento.

Ao utilizar esse tipo de benchmarking, os responsáveis buscam aprender as estratégias mais eficazes adotadas pelas organizações que se destacaram em uma área específica. Nesse caso, o RH de uma empresa de tecnologia pode avaliar as políticas e práticas da gestão de pessoas implementadas em uma empresa de consultoria renomada, por exemplo.

Benchmarking genérico

Esse tipo de estratégia de comparação pode ser feito em empresas com processos semelhantes e que não necessariamente são concorrentes diretos. Portanto, não há disputa pelo mesmo mercado, já que o estudo visa apenas compreender como os processos analisados podem ser incorporados em segmentos diferentes, visando a melhoria.

Assim, ao identificar as melhores práticas de RH em outras empresas, a organização pode implementá-las em sua própria instituição. Esse modelo genérico também é muito utilizado pelas instituições.

Benchmarking do futuro

O benchmarking do futuro é uma abordagem de gestão que visa identificar as soluções que vão além do que é praticado atualmente. Sendo assim, ao invés de imitar o que outras empresas estão fazendo, essa estratégia visa inovar e criar práticas que permitam a empresa se destacar no mercado.

O RH pode utilizar esse recurso para identificar as melhores práticas que serão tendênciano futuro, como a gestão da diversidade e inclusão, a flexibilidade no trabalho, a gestão da saúde mental dos funcionários, entre outros.

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Fases do benchmarking

Todo processo de benchmarking passa por 5 fases, independentemente do tipo escolhido. Por isso, se você tem interesse nessa estratégia, veja quais são elas:

1. Planejamento

O primeiro passo é o planejamento, onde será definido o escopo do benchmarking. Faça algumas perguntas para iniciar essa fase, como: O que deve ser usado como ponto de referência? Com qual empresa iremos comparar? Como serão os dados coletados?

2. Coleta de dados

O segundo passo é a coleta de dados, que visa captar os dados coletados para identificar as diferenças de desempenho. Procure utilizar as melhores maneiras para captar as informações sobre as práticas e processos da empresa utilizada para a comparação.

3. Análise

Agora é hora de analisar as melhores práticas identificadas nos processos da empresa comparada com a sua instituição. Para isso, desenvolva um plano de analíse para entender as práticas e processos identificados.

4. Adaptação

Após realizar as análises, chegou o momento de colocar o plano de ação em prática. Portanto, faça a adaptação e implementação dos processos e práticas internas. Para isso, os progressos em direção aos pontos de referência devem ser direcionados a todos os funcionários.

5. Maturidade

Na fase final, a empresa alcançará a maturidade quando todas práticas estiverem incorporadas nos processos. Assim, a instituição terá concluído todas as etapas do benchmarking: desde o planejamento até os resultados obtidos.

Desafios na implementação do benchmarking

Apesar de ser uma prática legítima, o processo de benchmarking pode apresentar vários desafios e dificuldades. Confira:

  • identificar os concorrentes adequados;
  • ter acesso às informações relevantes de maneira legal;
  • não vazar as informações obtidas de empresas concorrentes;
  • encontrar dificuldades na comparação de dados e práticas de negócios, devido a diferenças da cultura organizacional;
  • ter dificuldades na implementação das práticas identificadas, devido a restrições financeiras, técnicas ou legais;
  • risco de violação de propriedade intelectual ou de concorrência desleal, caso as informações forem obtidas de forma ilegal ou antiética.

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Como aplicar o benchmarking na empresa? 

Para aplicar o benchmarking de maneira eficiente é necessário seguir alguns passos importantes. São eles:

  1. Identificar os principais concorrentes: procure selecionar as 3 melhores empresas da sua área para analisá-las;
  2. Analisar e obter dados: crie uma planilha para preencher os dados dos concorrentes com os indicadores de análise, como recursos utilizados, gastos com fornecedores, entre outros;
  3. Faça pesquisa de campo: vá atrás dos seus concorrentes para trocar experiências, como associações empresariais, comunidades e grupos em redes sociais;
  4. Compare e desenvolva suas estratégias: agora é hora de comparar os dados coletados dos seus concorrentes e montar suas estratégias de implementação;
  5. Mensure os resultados: crie indicadores para mensurar os retornos sobre esse investimento.

O RH pode aplicar o benchmarking no setor?

Sim! Deve! A área de Recursos Humanos pode utilizar a estratégia de benchmarking para buscar as melhores práticas e recursos utilizados no mercado.

Com base nas informações coletadas e analisadas, o RH pode adaptar essas práticas à realidade da sua empresa. Assim, essa ação irá melhorar os indicadores de desempenho e a competitividade no mercado.

Exemplos de benchmarking no RH

Está em busca de um “benchmarking exemplo”? Vamos lá! O RH pode usar o benchmarking para identificar as melhores práticas e soluções adotadas por outras empresas, como suas políticas de remuneração, benefícios corporativos oferecidos, ações para atração e retenção de talentos, entre outras.

Outro exemplo é usar o benchmarking para descobrir os softwares de Recursos Humanos que as empresas concorrentes utilizamSe após aplicar essa metodologia, você verificar que sua empresa precisa de um Software de Recursos Humanos all-in-one (tudo em um), então opte pelo software de RH da Factorial.

Essa ferramenta ajudará os integrantes do setor, através dos recursos de relatórios e indicadores, a tomarem as decisões mais acertadas, além de inúmeros recursos para a área.

Vantagens do benchmarking

Quais são os benefícios de fazer benchmarking no setor de RH da sua empresa? Selecionamos as maiores vantagens dessa metadologia. Veja a seguir:

  • melhoria do conhecimento interno da organização:
  • identificar novas tendências para seguir;
  • encontrar as novidades de softwares do mercado;
  • aprimorar os processos e práticas internas;
  • ganhar maior conhecimento do mercado;
  • buscar o aumento na produtividade dos colaboradores;
  • diminuição de processos manuais.

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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