Ir para o conteúdo

Descrição de Cargos e funções: Dicas e exemplos [+Modelo grátis]

descricao de cargos

Neste artigo, iremos dar exemplos de descrição de cargos e mostrar como fazer uma do zero. Ao final, disponibilizamos um modelo de descrição de cargos em Excel para download, para que você possa personalizar e criar as publicações das vagas da sua empresa.

Sem dúvida, as pessoas são o capital mais importante das empresas. Nesse sentido, é fundamental que toda a organização dê bastante atenção à fase de recrutamento e seleção de novos colaboradores. Para isso, ao buscar novos talentos, é importante que o RH saiba fazer uma boa descrição de cargos e funções.

Esta é uma etapa decisiva para que os profissionais de Recursos Humanos encontrem candidatos com o perfil comportamental e as competências necessárias para cada vaga em aberto na empresa. No entanto, muitos recrutadores ainda têm dúvidas sobre o que escrever nas descrições de vagas de emprego.

Veja a seguir algumas dicas práticas para ter em conta na hora de fazer uma descrição de cargo, consulte exemplos para ajudar nesta tarefa e encontre um modelo pronto para uso.

O que é Descrição de cargos?

Antes de verificar os exemplos de descrição de cargos, é importante entender no que consiste esta atividade. Assim, adaptar os modelos prontos será mais fácil e rápido.

Devemos começar dizendo que esta é uma tarefa muito útil e fundamental para a área de RH. Como tal, permite definir as principais funções, responsabilidades, competências e habilidades relacionadas com um determinado cargo.

Basicamente, a descrição de cargos detalha o que a empresa espera do profissional que irá ocupar a posição em aberto. Além disso, é nesta descrição que o RH tem a chance de comunicar as vantagens para os candidatos de se trabalhar na empresa, bem como expor um pouco da cultura e valores organizacionais.

Tudo isso deve ser comunicado por escrito, seja em um documento ou em um software de recrutamento e seleção. Há empresas que vão além e utilizam recursos de vídeo e imagem, apostando na criatividade para atrair novos talentos.

recrutamento onboarding factorial

Como determinar as competências?

Como dissemos no início, dentro de uma descrição de cargos é preciso detalhar os conhecimentos, habilidades e atitudes que os funcionários que ocupam a vaga devem ter.

Isso deve estar especificado em todos os modelos de descrição de cargos e funções. Assim, será possível criar um perfil detalhado do tipo de pessoa de que a empresa precisa. Mas afinal, como definir quais são as competências-chave para cada vaga?

Existem diversos modelos e metodologias para isso. Uma delas é a Matriz de Competências, que ajuda a identificar e determinar as competências mais importantes para a execução das tarefas de um cargo. Esta ferramenta pode ser utilizada em diversos momentos da jornada do colaborador, mas é especialmente útil no R &S.

👉Matriz de Competências: Modelo para download

Por que a descrição de cargos é importante?

A elaboração da descrição de uma vaga de emprego pode até parecer uma atividade simples, mas não é. Na verdade, tende a exigir muitas horas dos profissionais de RH. Levando em consideração como essa prática influencia o sucesso da organização, é fundamental aprender a realizá-la de maneira adequada.

Quando a descrição do cargo em uma empresa é feita corretamente, os benefícios são notáveis.

Veja porque é preciso conhecer diferentes exemplos de descrição de cargos e em que processos ela ajuda.

Atrair os melhores talentos

Qual é o perfil do melhor talento para uma organização? Precisamente, aquele que se ajusta às necessidades e objetivos da mesma. Mas atrair esse talento não é uma meta fácil de alcançar. De fato, nos últimos anos isso tem se apresentado como um dos principais desafios se falamos de atração e retenção de talentos.

Atrair e reter os funcionários certos é fundamental para qualquer tipo de negócio, mas não é fácil. Neste ponto, a descrição do trabalho é fundamental. Ao listar e definir adequadamente as características e requisitos do cargo a ser preenchido, a empresa tem mais chances de atrair a atenção dos candidatos adequados para a vaga.

descricao de cargos exemplos

Guiar o processo de Recrutamento e Seleção

Outra vantagem da descrição adequada de cargos pelo RH é que ela ajuda a orientar o processo de recrutamento.

Como? Muito simples. Este documento serve como um guia para profissionais de RH. A descrição permite direcionar seus esforços para os resultados desejados, ou seja, para buscar os funcionários ideais.

E isso pode se refletir, por exemplo, no processo de entrevista de emprego. Se o recrutador souber exatamente o que está buscando, poderá fazer as perguntas certas para ver se o candidato à sua frente é o ideal.

👉 Confira aqui os tipos de entrevista de emprego existentes [+Modelo de questionário para download]

Informar o colaborador

Uma descrição de cargos adequada é essencial para informar o funcionário sobre o que se espera de seu trabalho. Esta é outra razão para fazer descrições detalhadas e precisas.

Desta forma, o novo funcionário conhecerá as expectativas da empresa em relação ao seu trabalho e também compreenderá a importância do seu papel na estratégia da organização.

Medir o desempenho do trabalhador

Se não soubermos o que esperamos de um determinado trabalho, será muito mais difícil avaliar seu desempenho. Antes que o funcionário faça parte da empresa, devemos conhecer os objetivos dessa posição.

Então, uma vez que o trabalhador faça parte da equipe, podemos medir seu desempenho com base naqueles critérios previamente definidos.

👉Indicadores de Desempenho: Veja exemplos e saiba como usá-los

Estabelecer a remuneração adequada

Qual é a remuneração justa para cada cargo? Isso depende das funções que os colaboradores desempenham, das responsabilidades que eles têm e do tempo de trabalho que dedicam à empresa. Ainda que existam muitos exemplos de descrição de cargos e funções, essa é uma das informações mais específicas.

Como podemos ver, um critério fundamental para definir o tipo de remuneração que corresponde a cada funcionário é a descrição do cargo ou função. Ao conhecer as tarefas e atribuições de determinado cargo na organização, podemos estabelecer uma remuneração adequada.

kit gestao rh

Análise e descrição de cargos: Como fazer?

Não existe uma maneira única de criar esse tipo de documento. Existem muitos exemplos de descrição de cargos e funções.

Descrever um cargo de gestão não é o mesmo que descrever um cargo júnior. Da mesma forma, a descrição do trabalho de um contador e de um vendedor será completamente diferente. Em outras palavras, dentro da mesma empresa podemos encontrar diferentes exemplos de descrição de cargos.

Como dissemos antes, esta tarefa detalha as principais funções de uma determinada posição. Também especifica como as tarefas serão realizadas e quais habilidades são necessárias para realizá-las. Portanto, existem componentes que não podem faltar.

A seguir, pontuamos algumas informações essenciais que devem estar presentes ao redigir este tipo de documento.

Informações essenciais para a Descrição de cargos:

  • Nome: Indicaremos aqui com precisão o título do cargo.
  • Departamento: Neste ponto, é indicada a área à qual pertence a vaga a ser preenchida.
  • Jornada de trabalho: É importante especificar qual regime de trabalho será adotado (presencial, remoto ou híbrido).
  • Horário: Depois de definir o tipo de jornada de trabalho, resta determinar em que horas esse novo funcionário irá desenvolver a sua atividade. Especifique se o colaborador deverá seguir o horário laboral padrão ou turnos de trabalho.
  • Local de trabalho: Localização específica do trabalho (Estado/Cidade).
  • Propósito: Detalhe a missão e os objetivos da posição, bem como informações sobre a cultura da empresa sempre que possível.
  • Funções e responsabilidades: Esse é um ponto fundamental, pois se trata de relacionar todas as tarefas e atribuições do cargo.
  • Experiência profissional anterior: Serve para definir a trajetória profissional que o candidato ideal deve ter.
  • Competências e habilidades: Nesse caso, são especificadas as aptidões, habilidades e qualidades pessoais que a pessoa selecionada para o cargo deve possuir.
  • Formação: O que deve ser especificado aqui é o nível de escolaridade exigido para a vaga e o tipo de formação.
  • Faixa salarial: Com base em todos os dados acima, podemos ter maior precisão sobre o salário correspondente ao cargo.
  • Benefícios: Que vantagens o profissional irá encontrar ao entrar na empresa além da remuneração?

Modelo de Descrição de Cargos 📃

Elaborar a descrição para uma vaga pode ser um desafio. Por isso, desenvolvemos um Modelo de Descrição de Cargos pronto para ser usado. Basta fazer o download da planilha em excel abaixo e personalizar com as informações de cada vaga em aberto na empresa.

⬇️ Baixe aqui o Modelo personalizável para elaborar a descrição de cargos ideal ⬇️

modelo de descrição de cargos

Exemplo de descrição de cargos

Com base no formato anterior, resumimos rapidamente como pode ser feita uma descrição de cargos, tendo como exemplo uma vaga para o cargo de executivo de Recursos Humanos. Caso queira um modelo mais detalhado, volte à sessão acima e consulte o documento elaborado pela nossa equipe.

Nome do Cargo Técnico de RH
Departamento Recursos humanos.
Jornada Laboral Durante o dia, full-time.
Horário de Trabalho De segunda a sexta, das 9h às 17h
Local de trabalho Centro do Rio de Janeiro
Propósito Atrair, recrutar e selecionar os candidatos certos para atender às necessidades de pessoal da organização.
Funções e responsabilidades
  • Realizar o processo de recrutamento e seleção de pessoal
  • Elaborar os relatórios dos candidatos
  • Realizar o onboarding de novos funcionários
  • Manter atualizado o banco de dados de perfis profissionais
Experiência profissional anterior 3 anos de experiência em cargos similares.
Competências e habilidades Habilidades de análise e planejamento. Boa comunicação. Trabalho em equipe. Flexibilidade. Adaptação à mudança. Orientação ao cliente.
Formação Graduação superior em Psicologia ou Gestão. Conhecimento de psicologia organizacional, direito do trabalho e gestão de recursos humanos.

Esperamos que este exemplo te ajude a ter uma ideia mais precisa de como criar este documento em sua empresa.

Se precisa de uma ferramenta mais eficaz para realizar o processo de recrutamento e seleção, talvez um software de RH seja a melhor opção! Veja a seguir como funciona este tipo de ferramenta.

Software de RH All-in-One: Recursos e Possibilidades

A grande tendência de Recursos Humanos é contar com sistemas que digitalizam os processos de gestão de pessoas. Isso permite automatizar e simplificar tarefas diárias que fazem os funcionários perderem muito tempo de trabalho.

Uma destas opções é o software de RH da Factorial que possui recursos que podem ser testados na prática por 14 dias.

Com um software de RH como o da Factorial é possível:

  • Criar um portal de carreiras exclusivo da empresa
  • Organizar os documentos e dados candidatos durante a seleção no mesmo sistema
  • Gerenciar férias e ausências dos colaboradores
  • Visualizar um calendário de equipe
  • Criar relatórios com as principais métricas de RH
  • E muito mais!

Veja a seguir tudo sobre a funcionalidade de Recrutamento e Seleção:

Otimize a gestão de RH da sua empresa. Registre-se na Factorial e teste o software por 14 dias grátis.

Este artigo também está disponível em: Italiano, Portugal, Mexican, Colombiano, Chilean

Bruna Carnevale é Content Manager da Factorial para os mercados do Brasil e Portugal. Com uma formação diversa em comunicação e línguas, se diz cada vez mais apaixonada pela área de RH e acredita que o acesso à informação de qualidade pode ajudar tornar a gestão de pessoas cada vez mais humanizada e eficiente.

Postagens relacionadas

Tem alguma dúvida ou sugestão? Compartilhe com HR Community!

Deixe a timidez de lado e pergunte na comunidade feita por e para todos os profissionais de RH!