Ir para o conteúdo

Como calcular o Descanso Semanal Remunerado utilizando o software da Factorial

·
7 minutos de leitura
calcular descanso semanal remunerado

Saber como calcular o Descanso Semanal Remunerado é essencial para que os profissionais não enfrentem jornadas de trabalho exaustivas. E como um dos objetivos do RH é contribuir para a construção de um ambiente de trabalho saudável, saber como fazer essa gestão é fundamental.

A boa notícia é que a tecnologia pode ser sua aliada na hora de calcular o Descanso Semanal Remunerado (DSR) com mais eficiência. Afinal, para cada tipo de contrato de trabalho, existe uma fórmula específica para a realizar o cálculo do DSR. E muitas vezes esse processo pode se tornar trabalhoso e, pior, passível a erros.

Nesse sentido, os recursos tecnológicos são excelentes ferramentas para automatizar essa função. Trazendo assim muitos benefícios para o dia a dia dos profissionais de RH.

Com um sistema eficiente para gestão de pessoas, você terá maior controle sobre todas as folgas, ausências e licenças dos colaboradores.

O software all-in-one da Factorial disponibiliza diversas funcionalidades para RH e DP, sendo uma delas o cálculo automático do DSR.

A seguir, descubra quais são as vantagens de contar com a nossa plataforma! Boa leitura.

Conheça a tecnologia ideal para melhorar a gestão do descanso remunerado dos seus colaboradores

ferias ausencias rh

Descanso Semanal Remunerado (DSR): vantagens de contar com o software da Factorial para calcular

como calcular DSR controle de ausências

Contar com o software da Factorial para calcular o Descanso Semanal Remunerado (DSR) traz diversos benefícios para sua empresa. Para começar, o tempo gasto com cálculos e planilhas será reduzido, possibilitando que o RH se torne mais estratégico.

Além disso, a automação dos processos traz agilidade e eficiência para o setor de RH e DP. Desse modo, em vez de gastar horas calculando o DSR para cada colaborador, o software pode fazer isso em questão de minutos.

Acompanhe os próximos tópicos e conheça as vantagens da Factorial para otimizar o seu RH!

Menos erros de cálculo

Com o software da Factorial, é possível realizar cálculos de forma automática e com maior precisão. Isso evita que erros humanos aconteçam e comprometam os valores do DSR. Para isso, basta inserir as informações necessárias, e o restante é por conta da plataforma.

Para isso, é essencial que a empresa conte com políticas de descanso semanal e diretrizes claras sobre o processo.

Ainda, o sistema pode considerar outras variáveis que afetam o repouso remunerado. Como, por exemplo, feriados, banco de horas, compensações, etc.

⏱️ Calculadora de banco de horas: Como RH e DP podem fazer e compensar [+ Modelo pronto]

Maior controle de ausências

descanso semanal remunerado como calular

Com a plataforma para controle de ausências, é possível que o colaborador solicite os dias ou horas que precisa em alguns cliques. Em seguida, o gestor pode aprovar as solicitações rapidamente, sem a necessidade de criar longas trilhas de e-mails.

Outra vantagem é indicar nos pedidos qual o motivo da falta conforme as políticas criadas. Vale destacar também que o histórico de dias ausentes e trabalhados fica registrado na Factorial para consultas futuras

Na Factorial ainda há uma opção destinada ao registro de ausências baseada nas horas trabalhadas. Esse recurso é muito utilizado para contratos de horistas, por exemplo. Confira melhor na imagem abaixo.

Descanso semanal remunerado DSR o que é

Melhor previsibilidade de equipe

Por ser um software completo, a Factorial permite que a empresa tenha maior visibilidade sobre o quadro de pessoal. Desse modo, você sabe exatamente quem faltará e como organizar o calendário da equipe.

Assim, evita-se que os demais colaboradores se sobrecarreguem com demandas extras ou, pior, atrasem suas entregas.

Redução dos riscos de problemas trabalhistas

Um bom sistema de RH sempre estará atualizado em relação às leis vigentes para garantir os direitos trabalhistas dos colaboradores. Logo, os cálculos também estarão alinhados, evitando problemas legais por pagamentos indevidos ou outros erros.

E para que você, gestor e/ou profissional de RH entenda todas as diretrizes legislativas em relação ao DSR, preparemos dois materiais completos e gratuitos.

👉 Baixe agora mesmo os e-books Guia Trabalho aos domingos e feriados: Atualização na Lei e Guia da atual legislação trabalhista para RH [eBook em PDF] e confira.

Autonomia para os colaboradores solicitarem férias e folgas

A autonomia dos colaboradores ao solicitar folgas, férias ou licenças é um dos maiores benefícios do software para Recursos Humanos. Isso porque ele consegue fazer os pedidos diretamente na plataforma em apenas alguns segundos, e você já é notificado por e-mail.

Na sequência, basta o gestor aprovar a solicitação de folgas do trabalho, seja para dias ou horas, e pronto! A informação já ficará disponível no calendário da equipe. Possibilitando assim que a empresa se prepare para ajustar as demandas nesse período.

É interessante ressaltar que todos os colaboradores conseguem visualizar essas alterações de escalas, turnos, folgas e outros pelo Portal do Colaborador.

Observe, na imagem abaixo, como é simples e fácil fazer a solicitação de ausência:

gestão de ausências com software de RH e DP

Como calcular Descanso Semanal Remunerado (DSR) com a Factorial

Com o software da Factorial você não precisa de fórmulas para calcular o Descanso Semanal Remunerado. Tudo é feito automaticamente, desde que as informações estejam no sistema.

Confira, a seguir, como é simples:

  • Primeiramente, o colaborador precisa acessar o sistema e adicionar a sua ausência. Para isso, deverá informar de que tipo é a ausência. Ou seja: férias, folga, licença médica, etc.;
  • Na página de ausência, ainda é possível visualizar os dias disponíveis para descanso e o calendário geral e de equipe;
  • Por fim, há ainda a opção de inserir um atestado quando precisar. Este ficará armazenado em uma pasta de documentos para futuros acessos.

🎥 Quer entender melhor? Confira como fazer o controle de ausências com o software da Factorial 👇

botao demo

Principais funcionalidades do software da Factorial para controle de férias e ausências

quadro de férias de funcionários

Como visto até aqui, com a Factorial não existe mistério na hora de calcular o Descanso Semanal Remunerado. O Software de Controle de Férias e Ausências é ideal para você monitorar e aprovar os pedidos de folgas e faltas dos colaboradores em poucos cliques.

Com a plataforma, por exemplo, é possível economizar mais de 15 dias do seu mês com tarefas operacionais. Sem contar com o tempo perdido preenchendo planilhas e fazendo cálculos manuais, que chega em torno de 30 horas mensais.

Enfim, são muitas funcionalidades para otimizar a sua rotina e dos profissionais de RH e DP. A seguir, confira um pouco mais sobre cada uma delas.

Calendário de equipe

Você não precisa procurar e-mails, planilhas ou anotações para saber quem está de folga durante a semana. A Factorial disponibiliza um calendário de equipe com todos esses detalhes.

  • Saiba quem da equipe está ausente apenas visualizando o calendário;
  • Consulte a disponibilidade de pessoal em cada departamento para que alinhar as demandas;
  • Integre seu calendário de férias e ausências com o Google Calendar. 

📆 Baixe agora nosso modelo gratuito de Planilha de Gestão de Férias da Factorial

planilha gestao de ferias

Política de férias

Com a Factorial, é possível criar e personalizar as políticas de férias e ausências da sua empresa de forma alinhada com as diretrizes corporativas.

Assim, você consegue distribuir essas políticas entre seus colaboradores, a partir de cargos ou setores. Além disso, tudo fica registrado no software, facilitando o processo de atribuição.

Gestores de ausências

Em uma gestão de ausências, o ideal é contar com diferentes gestores com permissão para aprovar ou rejeitar os pedidos de folga remunerada e férias.

Dessa forma, o profissional pode ser responsável por uma equipe ou colaborador, atuando com responsabilidade administrativa nas ausências.

descanso semanal remunerado RH

💻 Veja como calcular diferentes tipos de ausências com um software de RH

Folgas personalizadas

dia de folga

Além das políticas, você também pode criar diferentes tipos de ausências para seus colaboradores, como:

Desse modo, ao solicitar a folga, o colaborador já consegue inserir o motivo, facilitando a aprovação do gestor.

🖥️ Absenteísmo no trabalho: como evitá-lo no home office

Relatórios personalizados

Tanto gestores quanto profissionais de RH conseguem acessar relatórios personalizados relacionados com as faltas e ausências dos colaboradores. Com esses dados, fica mais fácil identificar situações como absenteísmo, por exemplo. E assim criar planos de ações mais eficientes.

Com a Factorial, você pode:

📱 Aplicativo para controle de ausências da Factorial

aplicativo para controle de ausência

Por fim, após apresentar todas essas funcionalidades, não podemos deixar de lado nosso App Factorial. Esse recurso veio para facilitar ainda mais a rotina do RH e dos colaboradores. Principalmente no cenário atual, com a popularização do trabalho remoto.

Para isso, basta ter um celular em mãos e as permissões concedidas para solicitar, criar, aprovar ou reprovar os pedidos de férias ou ausências. E o melhor: todos os dados serão sincronizados automaticamente com o Portal do Colaborador.

Otimize a sua gestão de ausências com a Factorial

Economize tempo e comece hoje um controle mais eficiente sobre o Descanso Semanal Remunerado das suas equipes com a Factorial.

Nosso software de Recursos Humanos oferece mais de 30 funções que vão tornar seu RH cada vez mais estratégico. Confira algumas delas:

🎥 Assista ao vídeo abaixo e conheça mais sobre o sistema de gestão de RH da Factorial 👇

👩🏼‍💻 Solicite agora uma demonstração gratuita do software e descubra todas as mudanças possíveis na sua rotina!

botao demo

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados