O feedback negativo é uma necessidade dentro das empresas e uma realidade do setor de RH. Contudo, mesmo neste momento, é primordial apontar aspectos positivos do funcionário, manter abertura para troca de ideias e preservar o ambiente colaborativo. Saiba mais sobre o assunto no artigo a seguir!
O feedback é uma parte essencial do desenvolvimento profissional e pessoal de um funcionário. É uma maneira de fornecer informações úteis sobre o desempenho do colaborador, tanto positivas quanto negativas. Tudo para que ele possa crescer e se aprimorar.
O feedback negativo, no entanto, pode ser difícil tanto de ser dado quanto recebido. Afinal, ele pode afetar a motivação e a autoestima do profissional.
Nesse sentido, é importante que os líderes saibam como dar esse retorno de forma construtiva, para que a prática ajude o trabalhador a crescer, sem desmotivá-lo.
Neste post, vamos dar dicas de feedback e orientações para manter o funcionário engajado, melhorando os resultados da equipe.
Leia até o final e não perca nenhum detalhe importante!
Vamos lá?
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Índice
O que é feedback negativo?
O feedback é uma ferramenta fundamental para o desenvolvimento profissional de qualquer colaborador em uma organização. Ele consiste em um retorno de informações sobre a atuação do funcionário e pode ser concedido como resultado de avaliação de desempenho. O objetivo é sempre melhorar o trabalho.
Nem todo retorno desse tipo, no entanto, é positivo. O feedback negativo, embora muitas vezes seja difícil de lidar, é igualmente importante para o crescimento pessoal e profissional do colaborador. E, consequentemente, também para o sucesso da empresa.
No feedback positivo destacam-se os pontos fortes e as realizações do funcionário. Já no negativo são identificados aspectos a serem melhorados e erros que precisam ser corrigidos.
Alguns fatores merecem atenção especial no momento em que um líder faz essa devolutiva. O feedback negativo deve ser:
- claro;
- objetivo;
- construtivo.
Ou seja, é preciso apontar as falhas do colaborador, mas também oferecer sugestões de melhoria e mostrar que ele é capaz de superar os desafios.
Além disso, não esqueça que é determinante que ele seja dado em um momento adequado e em um ambiente propício para a conversa. Assim, existem mais chances para que o profissional entenda o objetivo do feedback, e não se sinta constrangido ou humilhado.
Vale ressaltar que o feedback pode ser uma prática constante dentro da instituição. Dessa forma, o colaborador se sente mais seguro para receber a avaliação, pois sabe que ela faz parte do processo de aprendizado e crescimento.
Nesse sentido, criar uma cultura em que essas devolutivas sejam esperadas contribui também para diminuir a ansiedade no trabalho.
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Feedback negativo X crítica destrutiva
A crítica destrutiva é uma abordagem negativa que pode causar danos à autoestima e à motivação do funcionário. É caracterizada por comentários hostis e sem propósito construtivo, que muitas vezes são feitos de forma injusta ou inapropriada.
Ao contrário do feedback negativo, a crítica destrutiva não fornece sugestões ou orientações claras para a melhoria do desempenho do profissional. Em vez disso, seu objetivo é atacar e desvalorizar a pessoa, em vez de ajudá-la a crescer e se desenvolver.
Esse pode ser um grande obstáculo para o trabalho dos colaboradores, pois prejudica a relação entre eles e a companhia. Além disso, pode levar a um clima tóxico, em que os funcionários se sentem desvalorizados e desmotivados. Afetando negativamente sua produtividade e satisfação.
Todo esse dilema pode contribuir, inclusive, para a demissão silenciosa, também chamada de quiet quitting. Ela ocorre quando um funcionário faz apenas o necessário para não ser demitido, sem se envolver muito com a empresa.
Em alguns casos, essa dinâmica é resultado de um ambiente de trabalho problemático ou de um líder ineficaz, que não valoriza o trabalho dos colaboradores.
É importante, portanto, que os gestores saibam identificar e evitar a crítica destrutiva. O ideal é sempre estudar como dar o feedback e optar por uma avaliação construtiva e motivadora, mesmo que seja um parecer negativo.
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Feedback negativo e motivação
Sabia que, segundo uma pesquisa realizada pela Right Management, funcionários motivados são 50% mais produtivos?
Essa constatação não é apenas uma impressão, mas sim fruto de um estudo que entrevistou 30 mil profissionais de 15 países, incluindo 10 mil brasileiros.
Engana-se ainda quem pensa que o bem-estar no trabalho dos colaboradores não tem relação com os resultados das empresas. Um levantamento da Universidade de Oxford apontou que 13% dos indivíduos executam melhor suas tarefas quando estão felizes.
O engajamento é fundamental para a conquista de metas e resultados satisfatórios. É por isso que, mesmo quando há a necessidade de dar um feedback negativo para um membro da equipe, deve-se fazê-lo aliado à motivação.
Incentivar a resiliência na empresa também é indispensável para lidar com situações desafiadoras e superar adversidades.
Isso envolve a habilidade de se adaptar a mudanças, lidar com pressão e estresse e encontrar soluções criativas para os problemas que surgem no ambiente profissional.
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Dicas para deixar o funcionário motivado
Como pudemos ver até agora, o retorno sobre o desempenho é uma ferramenta importante para fortalecer a relação humana dentro das empresas. Ele é capaz de corrigir falhas e direcionar melhorias no ambiente de trabalho.
Em um contexto de trabalho híbrido e remoto, cada vez mais comum, é ainda mais essencial cultivar essa prática por meio do diálogo aberto entre gestores, líderes e equipe.
Assim, o feedback negativo deve ser visto como uma oportunidade de crescimento para todos os envolvidos. Além disso, vale lembrar que é fundamental que líderes e colaboradores estejam antenados às tendências do mundo corporativo.
Conforme artigo publicado na Forbes sobre “Dicas de sucesso para ajudar os líderes a fornecer feedback negativo de forma eficaz”, é imprescindível uma abordagem objetiva e baseada em fatos, evitando julgamentos pessoais.
Além disso, a autora sugere que o feedback seja fornecido em um ambiente privado e que o líder esteja aberto a ouvir a perspectiva do funcionário. Utilizar exemplos específicos e sugestões para melhorias também é uma recomendação.
Outras indicações incluem manter o tom de voz calmo e evitar linguagem ofensiva ou agressiva. Além de reconhecer as realizações do funcionário e manter um diálogo contínuo de feedback em vez de apenas fornecer feedback negativo ocasionalmente.
Confira a seguir nossas orientações para manter a motivação do colaborador, mesmo diante de um retorno negativo.
1. Aponte aspectos positivos
Uma maneira eficaz de manter a motivação dos funcionários durante o feedback negativo é apontando aspectos positivos do desempenho deles.
Essa abordagem ajuda a equilibrar a mensagem negativa com reconhecimento das ações que o funcionário está fazendo bem, criando um clima mais construtivo.
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2. Mantenha abertura e escute
Manter abertura e escutar atentamente o profissional é outra dica importante para cultivar o engajamento e a motivação após uma avaliação negativa. Os colaboradores precisam se sentir ouvidos e valorizados, mesmo quando estão recebendo críticas.
Além disso, isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança e respeito mútuo. Permitindo que o trabalhador esteja mais aberto para aceitar as críticas e desempenhar sua função nas melhorias necessárias.
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3. Preserve o ambiente colaborativo
Você acorda muito mais disposto para trabalhar quando sabe que tem um ambiente acolhedor o aguardando, certo? É por isso que preservar uma boa atmosfera colaborativa é fundamental para que os funcionários fiquem empenhados após um feedback negativo.
Um clima organizacional hostil pode aumentar o desânimo e a desmotivação, prejudicando o desempenho individual e coletivo. Assim, é papel do líder equilibrar as críticas com encorajamento e apoio, para que as pessoas sintam que seu emprego está seguro.
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4. Implante o Plano de Desenvolvimento Individual
Implantar o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) pode ser uma ferramenta eficaz para manter a motivação após um feedback negativo. O PDI é uma estratégia de desenvolvimento que busca melhorar habilidades e competências.
O plano deve ser personalizado e incluir metas específicas e tangíveis, com prazos definidos, para ajudar o funcionário a progredir em direção ao seu objetivo.
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5. Não generalize
Não generalizar o feedback é uma das dicas curinga para manter a motivação em alta na corporação depois de uma avaliação de desempenho negativa.
Ao fornecer feedback específico e direcionado, o profissional é mais capaz de entender quais aspectos precisa melhorar e trabalhar nos acertos necessários. A generalização pode ser desmotivadora e deixar o colaborador sem saber como agir.
6. Mostre melhorias esperadas como metas
O gestor deve estabelecer metas claras e específicas para ajudar o time a se concentrar nos resultados almejados. Além disso, essa prática ajuda a alinhar as expectativas do líder e do funcionário e a promover um senso de propósito e direção.
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