Ir para o conteúdo

12 principais tendências de RH para 2024 [+ PDF de Recursos]

·
9 minutos de leitura
Tendencias rh 2024 dicas

Quais são as tendências RH 2024? Criamos uma lista com as principais tendências que todo profissional da área de Recursos Humanos precisa conhecer. Além disso, encontre nosso Kit para Gestão de RH 2024: um infográfico cheio de recursos indispensáveis para o setor. Confira!

As tendências RH 2024 são ótimos recursos para os integrantes desse setor, que estão sempre em busca de ferramentas, ideias, estratégias e ações capazes de melhorar a rotina de trabalho do RH e, consequentemente, melhorar o bem-estar dos colaboradores.

Com as tendências de RH 2023, essa área aprendeu mais sobre upskilling, Universidade Corporativa, People Analytics, cibersegurança, diversidade, entre outras novidades que melhoraram o dia a dia dos funcionários.

Para 2024, novas tendências chegam para transformar ainda mais esse departamento que, no passado, gastava muito tempo com processos manuais. No entanto, ainda existem desafios que precisam ser superados. Saiba mais a seguir!

📊  Baixar Kit para Gestão de RH 2024 [PDF de Recursos]

software-rh-dp-360

Maiores desafios para o RH em 2024

Antes de falarmos sobre as tendências RH 2024, precisamos falar sobre alguns desafios que surgiram em 2023 e devem continuar no ano seguinte. Saber o que pode vir pela frente é uma ótima forma de planejar e superar essas dificuldades. Confira abaixo.

Demissões voluntárias

A demissão voluntária em massa é um fenômeno que começou nos Estados Unidos e ganhou o nome de Great Resignation ou “A Grande Demissão”. Apesar de ter iniciado nos EUA, esse tipo de acontecimento também chegou no Brasil.

A Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) analisou os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e constatou que, em 2022, houve um recorde de demissões voluntárias no Brasil. Foram mais de 2,9 milhões entre janeiro e maio desse ano, representando mais de 33% do número total de desligamentos.

Os principais motivos para as demissões voluntárias, de acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto GPTW (Great Place To Work), são:

  • subaproveitamento das competências;
  • liderança ineficiente;
  • falta de treinamento;
  • ausência de oportunidades de crescimento profissional;
  • carga excessiva de trabalho;
  • insatisfação com a remuneração;
  • cultura e clima organizacional não alinhados.

👉 Veja o nosso checklist de Offboarding com etapas essenciais!

Quiet quitting

Outro desafio para o RH que surgiu no último ano e pode seguir no próximo é o quiet quitting, a demissão silenciosa. Essa trend consiste em não se demitir, mas continuar no mesmo emprego realizando o mínimo. Nesse sentido, o colaborador não se engaja com a empresa, está psicologicamente descomprometido com o trabalho e realiza apenas o necessário.

Esse tipo de não-engajamento é um grande desafio para o RH porque é mais discreto e, por isso, não causa tanto alarde. Os trabalhadores fazem o que é solicitado e cumprem suas principais responsabilidades, mas não vão mais além.

Os motivos que ainda fazem o profissional permanecer na empresa, sem pedir a demissão, podem ser a falta de outras opções de emprego ou por motivos financeiros. Portanto, o desafio do RH é oferecer recursos e condições para os funcionários desempenharem melhor, além de reconhecimento, suporte efetivo e ações efetivas de bem-estar.

🎥 Saiba mais sobre Quiet Quitting no vídeo abaixo ⬇️

Reter talentos

Com esses fenômenos acontecendo no mundo corporativo, a retenção de talentos se torna ainda mais preocupante para a área de RH. Um dos causadores dessas mudanças, sem dúvidas, foi a pandemia, que trouxe novas regulamentações de trabalho, expectativas renovadas, maior flexibilidade, escassez de talentos por conta da concorrência mundial e problemas de saúde mental.

Nesse sentido, com a pandemia relativamente controlada, é necessário buscar tendências de RH para 2024. Afinal, o mercado de trabalho irá começar o ano com a superação desses desafios e com a busca pela retenção de talentos.

📥 Baixe o modelo de cálculo do eNPS para saber o nível de satisfação dos colaboradores!

📥 [Download PDF de Recursos] Kit para Gestão de RH 2024

Juntamos os melhores e mais essenciais recursos de RH em um mesmo lugar. Com este infográfico em mãos, você tem acesso a planilhas, workshops, eBooks, testes, artigos e todo tipo de conteúdo que pode ser utilizado para agilizar e otimizar os processos de gestão de pessoas. ⬇️ Baixe grátis nosso Kit para Gestão de RH 2024 ⬇️

kit gestao rh

As 12 principais tendências RH 2024

Vamos ver agora quais as principais tendências RH 2024. Dessa forma, ficará muito mais fácil superar os desafios que esse setor pode vir a enfrentar. Afinal, atrair, recrutar e reter os profissionais mais talentosos do mercado está ficando cada vez mais desafiador.

Por isso, trouxemos algumas tendências RH 2024 para ajudar a sua empresa a vencer a concorrência. Veja abaixo!

1. Software all-in-one

O software all-in-one, ou seja, software “tudo em um” é uma tendência que veio para ficar. É uma tecnologia que reúne todas as ferramentas que determinado setor precisa, possibilitando a otimização da gestão, tarefas, processos e dos resultados.

Para RH, essa tecnologia não é somente uma tendência, como uma salvação. Com ela, os profissionais de Recursos Humanos podem deixar as tarefas burocráticas a cargo do software e, assim, conseguem focar no que realmente importa: as pessoas. Aliás, focar nas pessoas é mais uma tendência que só cresce.

Por isso, um sistema tecnológico para RH e DP já é uma realidade da área há algum tempo, mas ainda é tendência para 2024 e será para os próximos anos. Isso porque com um único investimento em um software de RH all-in-one, o setor consegue realizar diversas funcionalidades e se adaptar de acordo com as tendências.

O software de RH da Factorial é o mais completo do mercado. Com ele, o RH pode realizar diversas funções, incluindo muitas que são tendências RH 2024:

🎥 Entenda como funciona o software de Recursos Humanos da Factorial em menos de 1 minuto ⬇️

✅ Peça grátis uma demonstração do software all-in-one da Factorial e garanta uma melhor gestão dos processos de RH e Departamento Pessoal em 2024

2. Anywhere office

Os novos modelos de jornada de trabalho já são uma realidade desde 2020, mas devem continuar ainda mais fortes em 2024. Por conta disso, diferentes formatos de contratação também irão fazer parte do dia a dia das empresas.

O trabalho “anywhere office”, algo como “escritório em qualquer lugar”, será mais comum. Isso acabará gerando mais contratos de trabalho home office, contrato para trabalho parcial, contratos de trabalho autônomos, entre outros. Portanto, a partir de agora, o RH precisa se adaptar aos novos processos relacionados com esses diferentes modelos de trabalho.

✅Baixe nosso Checklist de Home Office [Download grátis]

Isso porque os novos modelos de trabalho exigem novos processos, como assinatura digital, gestão de documentos, controle de ponto digital, entre outras tecnologias adaptáveis para todas as oportunidades de contratos trabalhistas.

3. Flexibilidade de horário e autogestão

Assim como surgem novos modelos de contrato, as rotinas de trabalho também serão impactadas. Esses diferentes contratos possibilitam uma flexibilidade de horário e autogestão no dia a dia dos colaboradores.

Nesse sentido, o RH precisa se preparar para adaptar os processos, como realizar onboarding digital, controlar a gestão de turnos, entre outras mudanças que farão parte desses trabalhos com jornadas mais flexíveis.

Além disso, a autogestão também fará mais sentido em relação à flexibilidade, já que os profissionais podem equilibrar a vida profissional com a pessoal. Para isso, a área de Recursos Humanos precisa aplicar avaliação de desempenho para entender como está o desenvolvimento dos funcionários.

📥 Baixe nosso Questionário de Avaliação de Desempenho [modelo em Excel]

4. Avanços no uso de IA no recrutamento e seleção

Uma das tendências de Recursos Humanos 2024 é o avanço no uso de Inteligência artificial (IA) no recrutamento e seleção. Isso porque os softwares de captação de candidatos às vagas estão desenvolvendo o máximo de atividades possíveis sem o contato humano.

Portanto, esse setor poderá contar com softwares mais inteligentes de rastreamento de candidatos, indicando quais os profissionais compatíveis com as vagas. Isso tudo independentemente da localização geográfica dos profissionais.

Essas tecnologias são bem-vindas porque o mercado de trabalho está mais globalizado e competitivo. Sendo assim, é uma ótima forma de competir com a concorrência que, desde 2020, se tornou mundial.

5. Soft skills

Profissionais que preferem os novos formatos de contratos de trabalho, maior flexibilidade e autogestão precisam estar aptos à distinção de dados e saber como interpretá-los. Afinal, as instituições estão se tornando cada vez mais abertas, sem tantas hierarquias e burocracias.

Um estudo do Deloitte Access Economics supõe que os cargos com uso de soft skills representarão dois terços de todos os empregos até 2030. Sendo assim, o RH precisa buscar profissionais com soft skills, inclusive para o próprio setor.

As soft skills mais desejadas do momento são:

  • inteligência emocional;
  • comunicação eficaz;
  • comunicação não-violenta;
  • confiança;
  • empatia;
  • motivação;
  • foco;
  • colaboração (trabalho em equipe);
  • versatilidade (flexibilidade);
  • resiliência;
  • criatividade;
  • ética;
  • negociação.

6. Lifelong learning

Uma das tendências Recursos Humanos 2024 é o conceito “lifelong learning”, em inglês, que significa “aprendizado ao longo da vida”, em português. Essa ideia está cada vez mais em alta no mundo corporativo e tende a continuar.

Na prática, esse conceito nada mais é do que o desenvolvimento contínuo de conhecimentos e habilidades que as pessoas aprendem além dos diplomas escolares, universitários e de especializações.

Esses conhecimentos adquiridos ao longo da vida profissional podem ser retirados de métodos e processos de ensinamento oferecidos aos colaboradores. Por isso, é importante realizar uma boa gestão de treinamentos.

7. ESG: responsabilidade ambiental, social e governamental

Já ouviu falar sobre Índice ESG (IESG)? Ele é uma unidade de medida desenvolvida pela MindMiners e o Google, que mede o grau de conexão de uma determinada empresa aos quesitos de Meio Ambiente, Social e Governança.

Segundo uma pesquisa do Google, publicada no site Exame, em parceria com a MindMiners e o Sistema B, revelou que 87% dos entrevistados brasileiros acreditam que o tema ESG é importante e deve ser tratado por instituições públicas e privadas.

Sendo assim, o RH precisa buscar ações e estratégias para aplicar o conceito de ESG na empresa, se quiser melhorar a marca empregadora e sua cultura corporativa.

8. Metaverso no RH

O metaverso nunca esteve tão em alta como no último ano. Esse conceito se trata de uma verdadeira realidade paralela, ou seja, um ser humano pode interagir por meio de avatares no mundo digital e ter uma experiência real em um ambiente simulado.

Essa tecnologia está revolucionando o mundo dos games, filmes e outros modelos de entretenimento. Porém, o setor de RH também será impactado por essa novidade.

Afinal, o metaverso pode ser aplicado em qualquer durante o onboarding, nos programas de treinamentos imersivos, nas reuniões digitais à distância, entre outras situações do mundo corporativo.

📥 Baixe nosso Guia de Onboarding completo [eBook em PDF]

9. Comunidade corporativa

As comunidades estão em alta em todos os setores, inclusive no ambiente corporativo. Pensando nisso, uma das principais tendências RH 2024 é a comunidade corporativa, que nada mais é do que a criação de um ambiente onde os aprendizados, conquistas, eventos e outras informações relevantes são compartilhados.

Quanto mais os funcionários compartilham informações e conhecimento, mais eles aprendem. Para isso, o RH precisa contar com softwares tecnológicos, que tenham funcionalidades como um portal do colaborador.

Essa é uma ótima forma de engajar os profissionais ainda mais no processo de aprendizagem, gerando uma comunidade com senso de pertencimento. Isso porque quando ser humano faz parte de algo, tende a se sentir mais motivado e feliz.

🎥 Veja, por exemplo, como funcionam as Comunidades no Software da Factorial em 1 minuto ⬇️

10. Aumento da importância do papel da liderança

O papel dos líderes como motivadores no trabalho sempre foi fundamental, mas é ainda mais importante para 2024. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gartner, realizada com mais de 850 líderes de RH em 60 países, 60% dos entrevistados acreditam que a principal tendência de RH para 2024 é a eficácia dos líderes e gestores.

Sendo assim, o RH precisa encontrar novos meios para aprimorar a maneira de liderar dos seus líderes e gestores, impulsionando um relacionamento mais empático, humano, autêntico, empático e adaptável.

11. Bem-estar no trabalho

Há alguns anos, o bem-estar no trabalho está dominando as estratégias do setor de RH, e deve continuar em 2024. Portanto, esse setor precisa criar ações efetivas sobre a saúde ocupacional, relacionada com a ansiedade, depressão, estresse e a síndrome de Burnout.

Além disso, a área de Recursos Humanos também precisa se preocupar com outros problemas que impactam o bem-estar dos colaboradores, são eles:

  • Síndrome do impostor: caracterizada por pessoas com tendência à autossabotagem;
  • Glass celling: barreiras invisíveis que dificultam a promoção das mulheres e outras minorias na vida profissional;
  • Conflito de gerações: problemas entre profissionais de diferentes idades dentro de uma empresa.

👉 Saiba mais: veja uma análise de cenário e soluções sobre etarismo nas empresas [Checklist]

12. Reskilling

Reskilling (que, em português, significa requalificação) é mais uma das tendências de RH 2024. Ela consiste em uma estratégia de mobilidade interna, ou seja, encontrar talentos dentro da empresa. Esse é uma ótima forma de vender o desafio da atração e a retenção de profissionais.

Basicamente, o RH precisa fazer o mapeamento de funcionários dentro da própria instituição, incentivar o aprendizado de novas habilidades (área de conhecimento diferente da onde a pessoa trabalha), visando suprir a lacuna de contratação de talentos.

Agora que você já está por dentro das tendências RH 2024,

resta conseguir colocá-las em prática. Para isso, é preciso deixar as tarefas burocráticas do dia a dia a cargo de um software, que realiza as atividades com muito mais rapidez e sem risco de erros humanos. Assim, sobra tempo para focar nas tendências e em quem realmente importa: as pessoas.

✅ Peça uma demonstração grátis do Software da Factorial sem compromisso e entenda como podemos facilitar a sua vida!

 

Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

Artigos Relacionados