Ir para o conteúdo

Trabalho tóxico: como identificar e combater

·
5 minutos de leitura
trabalho tóxico

O sucesso de uma empresa é medido de muitas formas, sendo uma delas o bem-estar de seus colaboradores. Nesse sentido, combater um ambiente de trabalho tóxico é um dos papéis do profissional de Recursos Humanos.

No artigo a seguir, exploraremos o que constitui um ambiente de trabalho tóxico, quais são as suas consequências para a organização e alguns sinais de alerta de um ambiente tóxico.

Veremos também como o RH pode atuar para melhorar este cenário e promover uma cultura organizacional cada vez mais saudável e produtiva.

Boa leitura!

Índice

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

cultura organizacional tóxica

Um ambiente de trabalho tóxico é caracterizado por práticas, comportamentos e condições que prejudicam o bem-estar físico, emocional e psicológico dos colaboradores.

Isso pode incluir assédio moral, falta de reconhecimento, problemas de comunicação, conflitos e fofocas, sobrecarga de trabalho, favoritismo, falta de transparência, entre outros fatores.

Em outras palavras: um ambiente de trabalho tóxico é um espaço que traz prejuízo à vida e à rotina dos colaboradores e gestores. Como consequência, isso pode gerar problemas como: aumento da ansiedade; desgaste emocional; burnout; e outros tipos de mal-estar físico e psicológico.

✋🏼 Trabalho Sem Assédio: entrevista com Neivia Justa sobre assédio sexual no trabalho

Principais consequências de uma cultura tóxica na sua empresa

Uma cultura organizacional tóxica também gera outros tipos de consequências, tanto para os colaboradores quanto para a empresa em si. 

Uma delas é o comprometimento da relação entre empregado e empregador. Afinal, um ambiente tóxico pode minar a confiança e a lealdade dos colaboradores em relação à empresa. Afetando negativamente a relação entre empregado e empregador.

Outro problema é o comprometimento da imagem da empresa. Sim, um ambiente tóxico no trabalho pode afetar a reputação da empresa, tanto interna quanto externamente, levando à perda de talentos e até de clientes.

Nessa mesma linha, um ambinte tóxico gera colaboradores desmotivados e infelizes, que tendem a ser menos produtivos, impactando diretamente nos resultados da empresa.

Por fim, mas não menos importante, uma empresa com uma cultura tóxica possui mais chances de responder a processos trabalhistas. Isso porque ambientes tóxicos podem resultar em ações judiciais por parte dos colaboradores. Incluindo processos por assédio moral, discriminação ou condições de trabalho inadequadas.

➡️ Leia também: O que é presenteísmo e como o RH pode evitar na sua empresa

Como identificar um ambiente de trabalho tóxico

Para evitar todos estes problemas, o primeiro passo é saber como identificar sinais de um ambiente de trabalho tóxico. Com isso, o setor de RH poderá intervir precocemente neste cenário, implementando qualquer tipo de mudança necessária.

Confira a seguir alguns sinais comuns de uma cultura organizacional tóxica!

Alta rotatividade de funcionários

ambiente tóxico no trabalho

Se a sua empresa está perdendo muitos colaboradores, isso pode ser um indicativo de um ambiente de trabalho insatisfatório. Afinal, funcionários desmotivados e abalados psicológicamente tendem a deixar a empresa com mais facilidade, aumentando suas taxas de turnover.

👨🏻‍💼 Demissão silenciosa: o que é e como o RH deve lidar

Baixa moral da equipe

Seus colaboradores estão desmotivados, desengajados ou infelizes? Isso pode indicar algum tipo de problema no ambiente de trabalho.

Para melhores indicadores sobre a satisfação dos colaboradores, considere realizar uma pesquisa de clima organizacional. Assim, será possível entender o motivo da baixa moral da equipe, bem como encontrar soluções para o problema.

📥 [Download] Pesquisa de Clima Organizacional

Elaborar as perguntas e afirmativas deste tipo de documento é um desafio. Por isso, muitos profissionais buscam um modelo pronto de pesquisa de clima organizacional para dar o primeiro passo. A seguir, disponibilizamos um questionário personalizável em Word para você adaptar e utilizar de acordo com as necessidades da sua empresa. Se desejar, pode salvá-lo em PDF antes de distribuir.

Faça download do nosso modelo de pesquisa de clima organizacional e tome melhores decisões baseadas em dados detalhados da percepção dos seus colaboradores 👇

pesquisa de clima organizacional

Comportamentos agressivos ou hostis

A presença de comportamentos agressivos, bullying ou assédio moral no local de trabalho é um claro sinal que a sua empresa possui um ambiente de trabalho tóxico.

Neste caso, é papel do RH fazer a gestão de conflitos e entender o que está causando o problema. Se necessário, é preciso responsabilizar a pessoa em questão, demonstrando ao colaborador que está sendo vítima da situação que a empresa está do seu lado, e que aquele é um ambiente seguro e responsável.

💡 4 dicas para o RH lidar da melhor forma com a depressão no trabalho

Falta de comunicação eficaz

trabalho tóxico

Se a comunicação entre colegas ou entre gestores e colaboradores é deficiente, isso pode indicar problemas mais profundos no ambiente de trabalho.

Por isso, é essencial contar com um plano de comunicação interna, além de canais de contato que facilitem essa troca. A cultura da empresa como um todo também deve deixar claro que todos podem se sentir à vontade para realizar críticas ou sugestões. Feedbacks, mesmo que negativos, devem ser ouvidos e encorajados.

O que o RH pode fazer para melhorar o ambiente de trabalho

como identificar um ambiente de trabalho tóxico

Como vimos, não é simples entender como lidar com ambiente de trabalho tóxico. Porém, é papel do departamento de Recursos Humanos identificar e combater o problema. Para isso, é possível adotar algumas medidas e práticas para combater o trabalho tóxico, confira!

Promover uma cultura de respeito e inclusão

Uma ótima forma de combater uma cultura tóxica de trabalho é implementar políticas e programas que promovam a diversidade, a inclusão e o respeito mútuo entre os colaboradores.

👩🏽‍🦱🧔🏻‍♂️ Relacionamento interpessoal e sua influência no ambiente de trabalho

Oferecer treinamento em gestão de conflitos

Capacitar gestores e colaboradores para lidar de forma construtiva com conflitos e situações de estresse no trabalho também pode ser produtivo.

Afinal, profissionais preparados para lidar com conflitos e com ferramentas de inteligência emocional estarão mais aptos a trabalhar em equipe e harmonia.

👉 Gestão de pessoas e talentos: o segredo para fazer sua empresa crescer

Realizar pesquisas de clima organizacional

Como já mencionamos, coletar feedbacks dos colaboradores por meio de pesquisas de clima organizacional é uma ótima tática para identificar áreas de melhoria e problemas no ambiente de trabalho. Com isso, o profissional de RH saberá exatamente onde atacar o problema.

Implementar políticas contra assédio e discriminação

Obviamente, é preciso estabelecer políticas claras e procedimentos para lidar com casos de assédio moral, discriminação ou qualquer tipo de comportamento inadequado no ambiente de trabalho.

Isso demonstra que a empresa de fato se preocupa com o bem-estar de seus colaboradores, e que toma atitudes contra o estabelecimento de um ambiente tóxico.

😁 Como o RH pode criar um ambiente de trabalho saudável

Fomentar a transparência e a comunicação aberta

Por fim, é preciso promover uma cultura de transparência e comunicação aberta. Dessa forma, os colaboradores se sentirão à vontade para expressar suas preocupações e contribuir com ideias para melhorar o ambiente de trabalho.

🪴 Ambientação no trabalho: como fazer em 6 passos

✅ Conte com a Factorial para a sua gestão de talentos

Como vimos, identificar e combater ambientes de trabalho tóxicos é essencial para promover um ambiente de trabalho saudável, produtivo e sustentável.

Ao reconhecer os sinais de um ambiente tóxico e implementar medidas para melhorar a cultura da empresa, o setor de RH ajuda na construção de um ambiente onde todos se sintam valorizados, respeitados e motivados a contribuir para o sucesso da organização.

👩🏻‍💻 Para otimizar ainda mais a sua gestão de pessoas, é preciso contar com as melhores ferramentas do mercado. Uma delas é o software da Factorial, que possui mais de 30 funcionalidades para ajudar sua empresa em diversos aspectos da gestão de talentos, incluindo:

📽️ A Factorial é um exemplo completo que oferece vários recursos que facilitam o dia a dia do RH. Confira em 1 minuto como funciona 👇

demonstração grátis software rh dp factorial

 

Renata Chies é jornalista e comunicadora social. Nos seus 10 anos de experiência na área da Comunicação, já trabalhou como repórter de rádio, televisão e online, produtora, editora, redatora, social media e assessora de imprensa. Na Factorial, produz conteúdos atualizados sobre o universo dos Recursos Humanos.

Artigos Relacionados