Ir para o conteúdo

As 10 melhores faculdades de Recursos Humanos do Brasil

faculdades recursos humanos

Nesse artigo vamos conhecer as 10 melhores faculdades de Recursos Humanos do Brasil, segundo as melhores pontuações do MEC e o tipo de curso que oferecem. Encontre abaixo todas as informações que precisa para selecionar a melhor faculdade de RH para você.

Sem tempo para ler o artigo? Nós lemos para você. Clique no play para ouvir!

Muitos profissionais que trabalham atualmente no setor de RH ou de gestão de pessoas não possuem uma graduação específica em recursos humanos, mas em outras áreas como psicologia e administração de empresas.

Com o crescimento da importância do departamento pessoal essa realidade está mudando. Nos últimos anos, houve um aumento pela busca de especializações e cursos voltados à gestão de pessoas e gestão de tarefas administrativas para desenvolvimento dos colaboradores.

Por isso, muitos estudantes e profissionais ainda possuem muitas dúvidas sobre a necessidade de estudarem em faculdades de recursos humanos. Neste artigo, mostramos os diferentes lados desta decisão. Além de listar as melhores faculdades para fazer uma graduação focada em gestão de pessoas:

Índice 

Faculdades de recursos humanos 

Como mencionamos anteriormente, muitos profissionais que trabalham no setor de recursos humanos não possuem uma graduação específica na área. Isto acontece porque um profissional da área lida com disciplinas e capacidades que estão presentes em outras graduações. Por isso, podemos encontrar diversos profissionais de RH formados em administração de empresas, psicologia, economia e, inclusive, em direito, no caso daqueles profissionais que trabalham com direito trabalhista. 

Faculdades de tecnologia em gestão de recursos humanos 

Antes de explicar mais sobre as faculdades de recursos humanos, é importante frisar que estas não oferecem bacharelados, mas uma graduação em tecnologia da gestão de recursos humanos. Estes cursos, validados pelo MEC (Ministério da Educação) constam como uma graduação tecnológica. 

Devo fazer uma faculdade de recursos humanos? 

Muitas pessoas que desejam trabalhar ou já trabalham no setor de recursos humanos, possuem essa dúvida. Se é necessário ou não realizar uma faculdade específica de RH. Bom, a resposta para esta pergunta não é exata, já que depende de fatores distintos. 

Aqui abaixo explicamos o que você deve considerar antes de tomar uma decisão:  

  • Não é necessário por lei contar com uma graduação específica no setor para trabalhar com RH. Por isso, muitos profissionais que querem trabalhar com a gestão de pessoas dentro de uma empresa acabam optando por estudar um bacharelado em administração ou psicologia. No entanto, estes vão precisar gastar tempo em dinheiro em cursos extras que focam na gestão de RH. 
  • A sua especialização dentro do setor de recursos humanos. A sua especialização dentro do RH também conta como uma variável na hora da sua decisão. Se você deseja trabalhar como analista de gente e gestão, uma faculdade de RH pode ser uma boa opção. Mas se o que você busca é algo mais direcionado ao direito trabalhista, o mais indicado é estudar um bacharelado em direito. 
  • A oferta de universidades que oferecem a graduação em recursos humanos. Como explicamos anteriormente, no Brasil, não existe a opção de um bacharelado em recursos humanos. Mas além disso, é importante ressaltar que os cursos tecnológicos são oferecidos por um número reduzido de universidades e a maioria deles se concentra nas capitais e grandes cidades.
  • O setor e os profissionais que trabalham em recursos humanos. Antes de escolher um curso ou decidir a sua trajetória acadêmica, vale a pena pedir a opinião de outros profissionais. Pessoas que já estão no mercado há mais tempo saberão te indicar qual é o melhor caminho a seguir e quais são as melhore instituições de acordo com o seu objetivo. 

plano de carreira download

As 10 melhores faculdades de Recursos Humanos de acordo com o MEC

No último levantamento do MEC sobre as faculdades de recursos humanos, o Ministério da Educação listou as melhores instituições de ensino. Cabe ressaltar que as faculdades listadas pelo MEC consideram apenas o curso de tecnologia em gestão de recursos humanos. 

Além disso, as faculdades que ocupam as 10 primeiras posições são instituições privadas. Aqui você pode ver os detalhes de cada uma delas:   

1.Universidade Veiga de Almeida (UVA) – Rio de Janeiro – RJ 

A Universidade Veiga de Almeida é uma das mais antigas do Rio de Janeiro e oferece também um curso superior tecnológico em gestão de recursos humanos. O curso é oferecido no campus da Tijuca e também a distância. 

O curso de Gestão de Recursos Humanos foca no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas. Alguns dos principais temas são : recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. 

2. UNIFACEX, Centro Universitário FACEX – Natal – RN 

A UNIFACEX é um centro universitário em Natal focado no ensino executivo desde 1971. Com uma nota de 4 (sobre 5) no MEC, a universidade é uma referência no Rio Grande do Norte. 

A Graduação em Recursos Humanos da UNIFACEX cobre distintos campos de conhecimento na área de recursos humanos, como: 

  • Psicologia do Trabalho
  • Recrutamento e Seleção
  • Direito aplicado aos negócios
  • Segurança e Medicina do Trabalho
  • Administração de Departamento de Pessoal.

3. UNICESUMAR – Centro Universitário de Maringá  

O UNICESUMAR oferece um curso superior de tecnologia de recursos humanos. No momento este curso está disponível na modalidade à distância. O que pode ser uma oportunidade para aqueles que precisam conciliar trabalho e estudos ou que moram longe das grandes cidades. 

O curso está dividido em 8 módulos distribuídos por 2 anos. Os temas apresentados neste tecnólogo abrangem distintas facetas da gestão de pessoas. Desde as relações trabalhistas até o coaching e os planos de carreira.

4. Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB) – Brasília – DF

O IESB, em Brasília, possui uma graduação específica para a gestão de recursos humanos. O curso está disponível nas suas 3 unidades (Norte, Sul e Ceilândia) no horário da manhã ou da noite. 

Este tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos tem uma duração de 2 anos divididos em 4 semestres. Com uma carga horária de 420 horas por semestre, esta formação combina a teoria e a prática na gestão de pessoas desde o início do curso. 

5. Faculdade Sumaré (ISES) – São Paulo – SP

O tecnólogo em gestão de recursos humanos da Faculdade Sumaré, em São Paulo, capital, também conta com 2 anos de formação divididos em 4 semestres. 

O curso é presencial mas utiliza a tecnologia do ensino à distância para complementar o aprendizado dos alunos. Estes também possuem ao seu alcance uma vasta bibliografia digital disponível em todas as aulas.  

Esta formação é unicamente noturna, mas está disponível em 8 diferentes unidades da Sumaré, em São Paulo. 

6. Faculdade de Tecnologia TECBRASIL (FTEC Bento Gonçalves) – Bento Gonçalves – RS

A FTEC é uma faculdade que oferece cursos livres, de pós graduação e uma enorme gama de cursos de graduação. Entre eles está o tecnólogo em gestao de recursos humanos. 

O estudante pode escolher entre duas modalidades: presencial, dividida em 4 semestres, ou semi presencial, com 8 eixos. Ambas possuem uma carga horária de 1600 horas no total. As matérias para ambos são bastante similares e vão desde temas como o design thinking até os direitos do trabalho e relações sindicais.

7. Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (FANESE) – Aracaju -SE

Em Sergipe, os profissionais e futuros estudantes de recursos humanos também tem uma opção de graduação tecnológica. A FANESE, uma instituição voltada especificamente para a área de negócios. O curso, é reconhecido pelo MEC como o melhor do estado do Sergipe, com um conceito 4 (sendo 5 a nota máxima). 

A graduação, dividida em 4 semestres, está voltada para os profissionais que desejam atuar em diferentes funções no mercado de trabalho, tais como: Analista, Coordenador, Gerente de Recursos Humanos, entre outras. 

8. Universidade Paulista (UNIP) – Sorocaba e Ribeirão Preto – SP 

A UNIP, que mencionamos anteriormente por possuir cursos de pós graduação em recursos humanos, também conta com uma graduação tecnológica em gestão de pessoas. A universidade que tem diversos campi em São Paulo, oferece um curso com uma carga horária de 2020 horas/aula. Além de matérias optativas em áreas relacionadas. 

9. Faculdade Carlos Drummond de Andrade (FCDA)  – São Paulo – SP

Sendo um dos pólos econômicos do país, não é de se assustar que São Paulo tenha uma série de faculdades de recursos humanos. E claro uma das melhores faculdades de RH pelo MEC 2020 de SP. 

Entre elas, destacamos a Faculdade Carlos Drummond de Andrade. A instituição oferece uma graduação tecnológica em gestão de recursos humanos, com uma carga horária de 1720 horas. Os alunos podem escolher entre 4 campi: Penha, Tatuapé, Ponte Rasa e Vila Formosa.

10. Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro – RJ 

A Estácio, uma das universidades mais conhecidas do Rio de Janeiro, tem na sua cartela a graduação de gestão de recursos humanos. O curso é um tecnológo oferecido em três modalidades: presencial, semipresencial e EAD. Os módulos são os mesmos para todas as modalidades, o que varia é a sua ordem e a disponibilidade horária de cada unidade da Estácio (no caso das opções presencial e semipresencial) 

O curso habilita o aluno a atuar na área de RH em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, bem como estimula o seu potencial empreendedor para prestar serviços de RH.

melhor faculdade recursos humanos

Como escolher a melhor faculdade de Recursos Humanos

Agora que você já viu as 10 opções de onde estudar por Estado, é hora de saber como escolher a melhor faculdade de Recursos Humanos. São muitos os fatores a serem considerados além da nota no MEC, tipos de grade curricular e  perfil dos alunos e professores.

Listamos abaixo os mais importantes para que a sua escolha de melhor faculdade de Recursos Humanos seja feita de acordo com as suas necessidades.

Localizaçao

Não basta saber qual é a melhor faculdade de Recursos Humanos se ela estiver localizada em uma cidade, onde você não possa ir. Muitas vezes existe um preconceito com cidades pequenas, porém muitas das melhores universidades do Brasil estão localizadas distantes dos grandes centros urbanos. Portanto, considerar primeiro as cidades onde você tenha a opção de ir viver é o primeiro passo para fazer uma escolha correta.

Reconhecimento pelo MEC

Uma vez que você já considerou as cidades que gostaria de ir viver, no caso da sua faculdade não oferecer cursos EAD (Ensino à Distância), é hora de saber quais são reconhecidas pelo MEC. O Ministério da educação oferece uma lista de todas as faculdades de Recursos Humanos registradas no Brasil. No site apontado anteriormente, é possível fazer essa busca.

Grade Curricular

o mercado de trabalho tão competitivo, é importante saber quais competências serão aprendidas durante o curso. Portanto, conhecer com detalhes a grade curricular da instituição que você escolher é essencial. Essa decisão vai refletir na sua busca por emprego posteriormente. Hoje, para escolher a melhor faculdade de Recursos Humanos  considere alguma grade que ofereça pelo menos uma matéria relacionada com tecnologia.

Lattes dos professores

De igual importância na sua pesquisa é conhecer o Lattes dos professores. Isso porque com um currículo mais especializado, esses profissionais têm mais chances de oferecer um curso melhor orientado para a matéria estudada. Um professor mais qualificado e com mais tempo de experiência em sala de aula, tem maiores chances de ser um bom orientador. Já um professor que tenha mais tempo em uma empresa, por exemplo, pode ser um ótimo conselheiro para as tendências do mercado e estar mais atualizado.

Temas de pesquisa

Outro tema relacionado com os itens anteriores para escolher a melhor faculdade de Recursos Humanos que vai de alcance aos seus sonhos são os temas de pesquisa. Isso acontece, pois uma faculdade que invista em pesquisa também está investindo no desenvolvimento dos alunos. E isso, consequentemente, gera um impacto positivo depois da graduação.

Visita Virtual ou Presencial

Agora que os pontos acima já foram filtrados, é hora de fazer uma visita ao campus. Seja ela virtual ou presencial. Se familiarizar com o ambiente que você vai estar convivendo dia após dia. Conhecer com antecedência a estrutura, onde serão as aulas, biblioteca, lanchonete, secretaria, etc . te ajudará a economizar tempo e evitar atrasos.

Carga horária

O melhor curso de Recursos Humanos tem que respeitar a carga horária que seja melhor para você. Se o seu perfil de estudante é aquele que trabalha durante o dia, deve buscar um curso que seja oferecido à noite ou durante os finais de semana. E vice-versa. Saber exatamente o número de horas/aula por semana é crucial para organizar melhor a sua rotina.

Custo e benefício

Por fim, o item que não pode faltar na hora de escolher a melhor faculdade de Recursos Humanos é o custo e benefício. Escolher uma faculdade é investir na sua carreira, no seu presente e consequentemente no seu futuro profissional. Portanto, só você pode decidir quanto esse investimento vale.

O que é possível investir e quais os benefícios que esse curso trará a você a médio e longo prazo. Essa decisão envolve financiamentos, empréstimos, poupanças, economias, etc. Portanto deve ser muito bem analisada com os dados numéricos de cada instituição.

Oportunidades profissionais

Como você sabe, durante os seus estudos, pode entrar em uma empresa com um contrato de estágio que te permitirá obter experiência no setor. Seja em empresas privadas ou em entidades públicas. A seguir, mostramos algumas das oportunidades profissionais que essa carreira oferece:

  • Direção e gestão de recursos humanos
  • Desenvolvimento, gestão e avaliação de políticas sociais e trabalhistas
  • Assessoria no emprego e desenvolvimento do trabalhador
  • Professor de recursos humanos e orientação profissional
  • Headhunter e especialista em recrutamento
  • Consultor externo especializado em contratação, segurança, acordos, conflitos trabalhistas, etc

Como você pode ver, este é um campo muito amplo que cobre várias posições em diferentes tipos de empresa. Por isso, é importante saber também aonde você quer chegar antes de efetivamente decidir o seu curso. 

Software de Recursos Humanos

software rh factorial

Ana Matos é Marketing Manager da Factorial para o mercado português. Licenciada em Ciências da Comunicação e Mestre em Marketing, dedica-se à criação, produção e gestão de conteúdos digitais desde 2017. Depois de alguns anos a trabalhar em agências de Comunicação e Marketing, especializa-se agora na área de Recursos Humanos & Tecnologia.

Postagens relacionadas

Deixe um comentário