Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos passou por diversas transformações, impulsionadas pela tecnologia, mudanças na cultura organizacional e novas expectativas dos funcionários. A mais recente tendência é o RH 5.0.
O RH 5.0 é a mais nova abordagem que coloca o ser humano no centro das decisões e usa a tecnologia para melhorar o Employee Experience (Experiência do funcionário) e aumentar a eficiência dos processos.
Portanto, os profissionais de RH e DP e os CEOs das empresas precisam conhecer e saber como se preparar para essa revolução no setor.
Afinal, essa novidade incentiva a busca pelas tecnologias, como inteligência artificial, automação e plataformas de engajamento, para tornar a gestão de pessoas mais ágil e eficiente. Confira a seguir!
Índice
O que é RH 5.0?
O RH 5.0 é uma nova abordagem da gestão de pessoas que visa colocar o ser humano no centro das decisões e utilizar a tecnologia para melhorar a sua experiência, tornando os processos mais automatizados e eficientes.
Esse recente conceito se baseia no princípio que a tecnologia não é um fim, mas um meio para tornar a gestão de pessoas mais humana, ágil e eficiente.
Além disso, essa evolução da área de Recursos Humanos não impacta somente a área de gestão de pessoas, como as jornadas de trabalho, a produtividade e o bem-estar dos funcionários.
No entanto, o RH 5.0 enfatiza que o uso da tecnologia ajuda a otimizar todos os processos relacionados desse departamento, desde o recrutamento à gestão de desempenho, sem perder as relações de trabalho mais humanizadas.
📥 Download grátis: Modelo de Avaliação de Desempenho
Como e por que surgiu o RH 5.0?
Como e por que chegamos ao RH 5.0? Primeiramente, precisamos entender as outras revoluções no setor de Recursos Humanos. São elas:
- Primeira geração de RH: centrada na seleção e contratação de pessoal;
- Segunda geração de RH: o foco mudou para o treinamento e desenvolvimento;
- Terceira geração de RH: introduziu a gestão estratégica de talentos;
- Quarta geração de RH: trouxe a digitalização dos processos e a análise de dados.
📚 Leia mais sobre RH 4.0
Agora, a quinta geração, ou RH 5.0, como é chamada, está focada em utilizar a tecnologia para colocar o ser humano no centro das decisões e criar uma cultura de engajamento e colaboração.
Além disso, essa quinta geração desse setor segue algumas tendências da época, como a adoção das tecnologias, o aumento da produtividade, o foco no bem-estar dos funcionários e o movimento de colaboração, que visa criar relações saudáveis e de cooperação entre os funcionários e líderes.
Principais características da gestão de RH 5.0
Agora que você já sabe o que é RH 5.0, vamos nos aprofundar no assunto! Veja quais são as principais características desse novo conceito, abaixo:
Foco no bem-estar dos funcionários
O RH 5.0 visa criar um ambiente de trabalho saudável para promover a felicidade corporativa e aumentar o bem-estar dos colaboradores.
Para isso, é necessário que as empresas desenvolvam iniciativas como programas de saúde e bem-estar, flexibilidade de horários e programas de reconhecimento e incentivo.
Uso da tecnologia
Esse novo conceito para a área de Recursos Humanos utiliza a tecnologia para tornar os processos de gestão de pessoas mais ágeis, eficientes e humanos.
Para melhorar a experiência do funcionário com o uso dessas ferramentas digitais é preciso implementar o uso de softwares de gestão de RH, plataformas de e-learning, chatbots, inteligência artificial e outras tecnologias.
💡Confira as 12 principais tendências de RH
Automação de processos
O RH 5.0 automatiza tarefas repetitivas, manuais e demoradas para otimizar o tempo dos profissionais de RH, que poderão se concentrar em atividades e ações mais estratégicas.
Esse conceito permite a aplicação da automação de processos em diversas áreas da gestão de RH e DP, desde o recrutamento e seleção até a administração de benefícios corporativos e o processamento de folha de pagamento, por exemplo.
📥 Download grátis: Folha de pagamento digitalizada
Análise de dados
O RH 5.0 também utiliza a análise de dados para tomar decisões mais estratégicas sobre a gestão de pessoas. Dessa forma, os integrantes desse setor podem incluir a análise de dados sobre o desempenho dos funcionários, a identificação de padrões de comportamento e a previsão das necessidades de treinamento e desenvolvimento.
Foco na experiência do funcionário
Essa tendência coloca a experiência do colaborador no centro das decisões, criando um ambiente de trabalho mais saudável e engajando os profissionais.
Sendo assim, a gestão de RH 5.0 pode incluir a adoção de práticas como o design thinking e o employee experience, entre outras, que buscam entender e atender às necessidades dos trabalhadores.
Gestão estratégica de talentos
A gestão estratégica de talentos também é uma das características do RH 5.0, que envolve identificação, desenvolvimento e retenção dos profissionais talentosos na empresa.
Isso pode incluir a implementação de programas de desenvolvimento de lideranças e a criação de um plano de salário e carreira mais justo.
💡 Aprenda como fazer um plano de cargos e salários
Principais vantagens do RH 5.0
As características do RH 5.0 garantem diversas vantagens para sua empresa, muito além da automatização de processos. Veja quais são os maiores benefícios:
- treinar as lideranças;
- aumentar a produtividade;
- maior eficiência para o setor;
- melhorar o trabalho em equipe;
- melhorar a marca empregadora;
- possibilitar o feedback contínuo;
- oferecer flexibilidade no trabalho;
- construir um bom clima organizacional;
- promover o bem-estar dos funcionários;
- transformar a experiência do colaborador;
- digitalizar e automatizar os processos de RH;
- criar relações de trabalho mais humanizadas;
- ter tomadas de decisões baseadas em dados;
- aumentar as oportunidades de desenvolvimento.
O que o RH 5.0 muda no setor, na prática?
Além dos benefícios do RH 5.0 que já mencionamos, a adoção dessa novidade também implica em outras mudanças, na prática. A maior dessas transformações é a revolução na área de gestão de pessoas que enfatiza o foco no capital humano.
Por isso, algumas mudanças concretas incluem: a automação de processos de RH, o monitoramento contínuo dos colaboradores, uso de feedbacks para melhorar o desempenho, implementação das tecnologias e análise de dados para tomar decisões estratégicas.
Além disso, no dia a dia, o RH 5.0 dá maior ênfase em soft skills na contratação e desenvolvimento dos funcionários e desenvolve novas formas de aprendizado e desenvolvimento.
Como preparar sua empresa para o RH 5.0 em 8 passos
Se você está buscando por exemplos de aplicação do RH 5.0 na sua empresa, então veja o passo a passo dessa nova abordagem de gestão de pessoas. A seguir:
Passo 1: entender o conceito de RH 5.0
Após ler esse artigo, você entenderá tudo sobre o conceito da quinta geração de RH. Por isso, é fundamental que todos os profissionais de RH compreendam como essa novidade se aplica na gestão de pessoas. Portanto, compartilhe esse conteúdo com todos da sua equipe!
👉 Saiba 10 dicas práticas para o RH realizar a Gestão de Pessoas nas empresas
Passo 2: analisar a cultura e os processos da empresa
Antes de implementar o RH 5.0, é preciso analisar a cultura organizacional, além dos processos da empresa. Dessa forma, será possível identificando os pontos fortes e os pontos a melhorar.
Sendo assim, aplique questionários nos colaboradores, pesquisas de cultura e clima organizacional, estude os relatórios de RH e os indicadores da empresa.
📥 Download grátis: Pesquisa de Clima organizacional
Passo 3: criar metas claras
Após as análises realizadas, o terceiro passo é definir as metas claras e mensuráveis para o RH 5.0. Essa ação ajudará a estabelecer os objetivos concretos para a implementação dessa nova abordagem. Se a meta é melhorar o recrutamento e seleção, por exemplo, então o objetivo pode ser a redução do tempo médio de contratação de novos funcionários.
Passo 4: Invista em tecnologia e automação
Para a implementação do RH 5.0 é preciso escolher as tecnologias e ferramentas para a automação de todos os processos da área, como o software de Recursos Humanos da Factorial. Com esse software, é possível:
- gerenciar os pedidos de ausências dos colaboradores;
- acompanhar a jornada de trabalho com o relógio de ponto inteligente;
- aplicar avaliações de desempenho com os funcionários;
- identificar talentos por meio de processos de recrutamentos eficientes;
- automatizar a folha de pagamento;
- gerenciar as despesas dos colaboradores;
- e muito mais.
Passo 5: promover a cultura de aprendizado contínuo
Ao implementar o RH 5.0 é fundamental que a empresa promova uma cultura de aprendizado contínuo. Esse tipo de ação incentiva os colaboradores a buscarem novas habilidades e conhecimentos.
Isso pode envolver a implementação de programas de treinamento e desenvolvimento, incentivos à educação continuada e programas de mentoria.
💡 Upskilling e reskilling: o que são e como aplicá-las na empresa
Passo 6: estimular a diversidade e a inclusão
Uma das características do RH 5.0 é o foco no bem-estar dos colaboradores. Portanto, estimule a diversidade e a inclusão na gestão de pessoas para promover uma experiência positiva para todos os funcionários.
Passo 7: promover uma comunicação clara e transparente
Para implementar o RH 5.0, é fundamental que a empresa promova uma comunicação clara e transparente com os trabalhadores. Para isso, compartilhe as informações sobre as mudanças que estão sendo implementadas e os novos objetivos para o setor.
📥 Baixe grátis: Modelo de Plano de Comunicação Interna
Passo 8: monitorar os resultados
Monitorar os resultados da implementação do RH 5.0 é essencial para garantir o sucesso da estratégia. Portanto, analise regularmente os dados sobre a nova implementação para saber quais são os resultados da empresa. Além disso, identifique quais campos precisam de melhorias e faça ajustes na implementação, quando necessário.
✅ Peça uma demonstração grátis do software da Factorial e autotomize a gestão de RH da sua empresa ✅
🎥 Tecnologia e RH: trechos da entrevista de Renan Conde para o Passa Lá no RH da Band 👇