Cada vez mais o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal entende a importância de criar relatórios e coletar dados e KPIs de RH de suas equipes, a fim de tomar decisões melhores e mais assertivas.
Nesse sentido, os relatórios e KPIs de RH são úteis não apenas para realizar análises mais profundas sobre a força de trabalho da empresa. Mas também para detectar possíveis oportunidades ou lacunas dentro da organização. E assim tomar decisões baseadas em dados.
A seguir, confira os principais tipos de relatórios avançados e análises de indicadores-chave (KPIs) essenciais ao setor de Recursos Humanos. Boa leitura!
Índice
O que são KPIs de RH?
KPI é a sigla para “Key Performance Indicator”, e em português significa “Indicador-chave de desempenho“. Basicamente, trata-se de uma métrica utilizada para medir o desempenho de uma determinada atividade, processo ou projeto dentro de uma empresa.
Em outras palavras: os KPIs são indicadores quantitativos que permitem medir e avaliar o progresso em relação a um objetivo específico. Eles são essenciais para que gestores saibam como agir para melhorar a experiência do colaborador e os resultados da organização.
No caso dos KPI de RH, eles são utilizados para medir e avaliar o desempenho dos funcionários, assim como o impacto das iniciativas e estratégias de RH na organização como um todo.
👉 Baixe grátis: Metodologia OKR [Modelo em Excel]
A seguir, você confere alguns exemplos de relatórios e KPIs de Recursos Humanos geralmente utilizados nas empresas.
6 tipos de relatórios avançados e análises de RH
Assim, existem muitos tipos de relatórios e análises que podem ser extremamente úteis para o departamento de Recursos Humanos. Confira a seguir alguns KPIs de RH interessantes e exemplos de relatórios que podem ser utilizados pela sua empresa.
Relatórios de faixa etária
Relatórios de idade mostram a distribuição de diferentes faixas etárias dentro de uma organização. Eles são úteis tanto para saber a idade média dos colaboradores da empresa, quanto para entender as necessidades que podem surgir com isso.
Assim, com base nesse tipo de KPI de RH é possível entender o perfil do funcionário da empresa e tomar decisões como o tipo de benefício que pode ser oferecido a cada grupo de trabalhadores.
Se uma empresa possui trabalhadores mais jovens, talvez um auxílio-creche não seja o melhor benefício. No caso oposto, ofertar planos de saúde ocupacional ou opções de previdência social pode ser uma boa opção.
👉 Leia também sobre RH estratégico: 15 dicas e ferramentas para colocar em prática
Relatório salarial
O relatório salarial é útil para saber se sua empresa está oferecendo uma remuneração competitiva e compatível com o mercado.
Dessa forma, é possível obter uma média das remunerações de cada setor ou profissão. O que ajudará o profissional de RH a saber o salário médio da empresa como um todo.
Esse tipo de relatório ou KPI de RH também pode ajudar a identificar as melhores formas de otimizar o plano de cargos e salários da empresa. Quem sabe isso até ajude a reduzir o índice de turnover e aumentar a produtividade.
Outra informação importante para o Recursos Humanos é saber a faixa salarial de cada departamento com base no gênero dos colaboradores, o que pode ajudar a identificar problemas de disparidade salarial baseada em gênero. E então resolver esta questão com políticas de equidade salarial.
🏳️🌈 Diversidade de gênero nas empresas: como medir e qual a importância?
KPI de antiguidade (ou tempo de empresa)
Sem dúvida, o relatório de antiguidade é uma ótima ferramenta para o setor de RH. Ela permite saber, por exemplo, quanto tempo um colaborador costuma permanecer na organização. E também identificar quais são as causas de um funcionário permanecer bastante ou pouco tempo na empresa.
Isso pode estar relacionado à motivação, remuneração salarial, reconhecimento profissional, entre outros fatores.
Uma coisa é certa: o custo de perder um funcionário que está há bastante tempo dentro da empresa é alto. Afinal, com ele a empresa não só perde o investimento feito naquele colaborador, mas também todo o conhecimento acumulado por ele durante este período.
Assim, ao ter em mão esse KPI de RH e reconhecer quais são as causas que fazem com que pessoas permaneçam ou saiam de sua empresa, é possível antecipar essa situação e trabalhar para aumentar taxas de motivação e engajamento das equipes.
Indicadores de crescimento
Para as empresas em fase de crescimento, é interessante observar o ritmo de crescimento da organização nos últimos meses.
Quando a taxa de crescimento é alta, sua equipe pode precisar de uma ajudinha para facilitar a integração de novos funcionários ou até mesmo promover eventos de networking a fim de permitir uma conexão maior entre os colegas.
Neste caso, atividades de teambuilding geralmente fazem todo o sentido e são necessárias para empresas cuja taxa de contratação é crescente.
Taxa de rotatividade
Esse modelo de relatório de RH está intimamente vinculado ao relatório anterior. Isso porque a taxa de rotatividade (turnover) de uma empresa pode oferecer uma visão geral sobre o negócio.
Nesse relatório, é possível conferir quantos funcionários deixaram a empresa no último ano, por exemplo, descobrindo qual o custo mensal que essa rotatividade acarreta para a empresa.
E, claro, para além dos custos típicos da gestão da saída de um trabalhador, ter acesso a esse tipo de informação permite que o setor de RH crie novas políticas de retenção de talentos, a fim de melhorar as taxas de rotatividade.
📱 Baixe grátis: Calculadora de Turnover [Modelo em Excel]
Saber calcular o turnover de uma empresa nem sempre é fácil. Essa conta pode ser complexo em alguns casos, aumentando o risco de erros no resultado final. Por isso, disponibilizamos um modelo gratuito em Excel para que você poupe tempo nessa tarefa.
Relatório de absenteísmo
Por fim, os relatórios de ausências e absenteísmo podem ajudar o departamento de RH a entender os picos de ausências que ocorrem ao longo do ano.
Com essas informações, é possível, por exemplo, antecipar possíveis paradas na produção. Ou evitar que um departamento fique para trás em caso de ausência de toda a equipe.
Uma informação também relevante trazida por este tipo de KPI de RH é o índice de absenteísmo injustificado dos colaboradores.
Como sabemos, o absenteísmo tem um custo para a empresa, e pode ser o principal sintoma de desmotivação de um colaborador. Identificar esse problema com antecedência pode fazer toda a diferença para a organização.
👉 Software para gestão de férias: Teste grátis na prática por 14 dias
✅ Crie relatórios e KPIs de RH com a ajuda da Factorial
Gerar todos esses relatórios pode ser extremamente trabalhoso. E com tanto trabalho a ser feito, não tem nada melhor do que receber uma ajuda na hora de desenvolver o seu relatório de RH, não é mesmo
Imagine criar relatórios de Recursos Humanos personalizados para a sua empresa, atendendo às necessidades e montando uma apresentação completa.
A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar muito neste processo. Uma dessas soluções é o software de RH da Factorial — o mais completo do mercado — onde você consegue desenvolver modelos personalizados de relatórios de RH de forma simples e otimizada, com diferentes estilos de visualização.
E além de possuir uma seção dedicada especialmente a relatórios, nossa plataforma também conta com mais de 30 funções de Gestão de Recursos Humanos para a sua empresa:
- centralize processos;
- gerencie dados dos colaboradores;
- crie relatórios personalizados e diversos;
- colete dados sempre que for necessário;
- e muito mais!
Em poucos cliques você deixa tudo pronto e pode salvar seu template para usar nas próximas apresentações. Todos os dados e KPIs de RH necessários para montar esses documentos ficam disponíveis e salvos na plataforma.
E mais: a ferramenta ainda se integra com outras soluções para oferecer tudo o que você precisa. Em um só lugar.
🎥 Veja como funciona a criação de objetivos, metodologias e relatórios dentro da Factorial ⬇️
✅ Facilite a construção de relatórios e análises de KPI de RH com o uso do software da Factorial. Agenda uma demonstração grátis e entenda como funciona!