Ir para o conteúdo

6 tipos de análises e KPI de RH para aplicar na sua empresa [+ Planilhas + Webinars]

·
5 minutos de leitura
kpi de rh

Cada vez mais o setor de Recursos Humanos e Departamento Pessoal entende a importância de criar relatórios e coletar dados e KPIs de RH de suas equipes, a fim de tomar decisões melhores e mais assertivas.

Nesse sentido, os relatórios e KPIs de RH são úteis não apenas para realizar análises mais profundas sobre a força de trabalho da empresa. Mas também para detectar possíveis oportunidades ou lacunas dentro da organização. E assim tomar decisões baseadas em dados.

A seguir, confira os principais tipos de relatórios avançados e análises de indicadores-chave (KPIs) essenciais ao setor de Recursos Humanos. Boa leitura!

performance

O que são KPIs de RH? 

KPI é a sigla para “Key Performance Indicator”, e em português significa “Indicador-chave de desempenho“. Basicamente, trata-se de uma métrica utilizada para medir o desempenho de uma determinada atividade, processo ou projeto dentro de uma empresa.

Em outras palavras: os KPIs são indicadores quantitativos que permitem medir e avaliar o progresso em relação a um objetivo específico. Eles são essenciais para que gestores saibam como agir para melhorar a experiência do colaborador e os resultados da organização.

No caso dos KPI de RH, eles são utilizados para medir e avaliar o desempenho dos funcionários, assim como o impacto das iniciativas e estratégias de RH na organização como um todo.

👉 Baixe grátis: Metodologia OKR [Modelo em Excel]

metodologia okr download

A seguir, você confere alguns exemplos de relatórios e KPIs de Recursos Humanos geralmente utilizados nas empresas.

6 tipos de relatórios avançados e análises de RH

Assim, existem muitos tipos de relatórios e análises que podem ser extremamente úteis para o departamento de Recursos Humanos. Confira a seguir alguns KPIs de RH interessantes e exemplos de relatórios que podem ser utilizados pela sua empresa.

Relatórios de faixa etária

Relatórios de idade mostram a distribuição de diferentes faixas etárias dentro de uma organização. Eles são úteis tanto para saber a idade média dos colaboradores da empresa, quanto para entender as necessidades que podem surgir com isso. 

Assim, com base nesse tipo de KPI de RH é possível entender o perfil do funcionário da empresa e tomar decisões como o tipo de benefício que pode ser oferecido a cada grupo de trabalhadores.

Se uma empresa possui trabalhadores mais jovens, talvez um auxílio-creche não seja o melhor benefício. No caso oposto, ofertar planos de saúde ocupacional ou opções de previdência social pode ser uma boa opção.

👉 Leia também sobre RH estratégico: 15 dicas e ferramentas para colocar em prática

Relatório salarial

O relatório salarial é útil para saber se sua empresa está oferecendo uma remuneração competitiva e compatível com o mercado.

Dessa forma, é possível obter uma média das remunerações de cada setor ou profissão. O que ajudará o profissional de RH a saber o salário médio da empresa como um todo.

Esse tipo de relatório ou KPI de RH também pode ajudar a identificar as melhores formas de otimizar o plano de cargos e salários da empresa. Quem sabe isso até ajude a reduzir o índice de turnover e aumentar a produtividade.

Outra informação importante para o Recursos Humanos é saber a faixa salarial de cada departamento com base no gênero dos colaboradores, o que pode ajudar a identificar problemas de disparidade salarial baseada em gênero. E então resolver esta questão com políticas de equidade salarial.

🏳️‍🌈 Diversidade de gênero nas empresas: como medir e qual a importância?

webinar planejamento financeiro

KPI de antiguidade (ou tempo de empresa)

Sem dúvida, o relatório de antiguidade é uma ótima ferramenta para o setor de RH. Ela permite saber, por exemplo, quanto tempo um colaborador costuma permanecer na organização. E também identificar quais são as causas de um funcionário permanecer bastante ou pouco tempo na empresa.

Isso pode estar relacionado à motivação, remuneração salarial, reconhecimento profissional, entre outros fatores.

Uma coisa é certa: o custo de perder um funcionário que está há bastante tempo dentro da empresa é alto. Afinal, com ele a empresa não só perde o investimento feito naquele colaborador, mas também todo o conhecimento acumulado por ele durante este período. 

Assim, ao ter em mão esse KPI de RH e reconhecer quais são as causas que fazem com que pessoas permaneçam ou saiam de sua empresa, é possível antecipar essa situação e trabalhar para aumentar taxas de motivação e engajamento das equipes.

Indicadores de crescimento

Para as empresas em fase de crescimento, é interessante observar o ritmo de crescimento da organização nos últimos meses.

Quando a taxa de crescimento é alta, sua equipe pode precisar de uma ajudinha para facilitar a integração de novos funcionários ou até mesmo promover eventos de networking a fim de permitir uma conexão maior entre os colegas.

Neste caso, atividades de teambuilding geralmente fazem todo o sentido e são necessárias para empresas cuja taxa de contratação é crescente.

webinar team building

Taxa de rotatividade 

Esse modelo de relatório de RH está intimamente vinculado ao relatório anterior. Isso porque a taxa de rotatividade (turnover) de uma empresa pode oferecer uma visão geral sobre o negócio.

Nesse relatório, é possível conferir quantos funcionários deixaram a empresa no último ano, por exemplo, descobrindo qual o custo mensal que essa rotatividade acarreta para a empresa. 

E, claro, para além dos custos típicos da gestão da saída de um trabalhador, ter acesso a esse tipo de informação permite que o setor de RH crie novas políticas de retenção de talentos, a fim de melhorar as taxas de rotatividade. 

📱 Baixe grátis: Calculadora de Turnover [Modelo em Excel]

Saber calcular o turnover de uma empresa nem sempre é fácil. Essa conta pode ser complexo em alguns casos, aumentando o risco de erros no resultado final. Por isso, disponibilizamos um modelo gratuito em Excel para que você poupe tempo nessa tarefa.

calculadora turnover

Relatório de absenteísmo

Por fim, os relatórios de ausências e absenteísmo podem ajudar o departamento de RH a entender os picos de ausências que ocorrem ao longo do ano. 

Com essas informações, é possível, por exemplo, antecipar possíveis paradas na produção. Ou evitar que um departamento fique para trás em caso de ausência de toda a equipe.

Uma informação também relevante trazida por este tipo de KPI de RH é o índice de absenteísmo injustificado dos colaboradores. 

Como sabemos, o absenteísmo tem um custo para a empresa, e pode ser o principal sintoma de desmotivação de um colaborador. Identificar esse problema com antecedência pode fazer toda a diferença para a organização.

👉 Software para gestão de férias: Teste grátis na prática por 14 dias

✅ Crie relatórios e KPIs de RH com a ajuda da Factorial

Gerar todos esses relatórios pode ser extremamente trabalhoso. E com tanto trabalho a ser feito, não tem nada melhor do que receber uma ajuda na hora de desenvolver o seu relatório de RH, não é mesmo

Imagine criar relatórios de Recursos Humanos personalizados para a sua empresa, atendendo às necessidades e montando uma apresentação completa.

A boa notícia é que a tecnologia pode ajudar muito neste processo. Uma dessas soluções é o software de RH da Factorial — o mais completo do mercado — onde você consegue desenvolver modelos personalizados de relatórios de RH de forma simples e otimizada, com diferentes estilos de visualização.

E além de possuir uma seção dedicada especialmente a relatórios, nossa plataforma também conta com mais de 30 funções de Gestão de Recursos Humanos para a sua empresa:

Em poucos cliques você deixa tudo pronto e pode salvar seu template para usar nas próximas apresentações. Todos os dados e KPIs de RH necessários para montar esses documentos ficam disponíveis e salvos na plataforma.

E mais: a ferramenta ainda se integra com outras soluções para oferecer tudo o que você precisa. Em um só lugar.

🎥 Veja como funciona a criação de objetivos, metodologias e relatórios dentro da Factorial ⬇️

✅ Facilite a construção de relatórios e análises de KPI de RH com o uso do software da Factorial. Agenda uma demonstração grátis e entenda como funciona!

 

Bruna Valtrick é redatora da Factorial para o mercado do Brasil. Graduada em Jornalismo e apaixonada por escrita e linguagem, acredita no poder da informação para educar e transformar a sociedade um dia de cada vez.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário