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“Vestir a camisa da empresa”: prática atual ou ultrapassada?

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6 minutos de leitura
vestir a camisa da empresa

O que significa “vestir a camisa da empresa” e o que acontece quando os funcionários deixam de fazer essa ação? Saiba se essa prática ainda é atual ou já ficou ultrapassada no artigo, logo abaixo! 

A expressão “vestir a camisa da empresa” possui um significado positivo, já que está associada ao compromisso e senso de pertencimento de um colaborador em uma empresa. No entanto, essa expressão parece não agradar muitos profissionais das novas gerações. Será que esse termo não deve ser usado atualmente?

Afinal, muitos trabalhadores acreditam que a ação figurada de “vestir a camisa da empresa” pode trazer mais trabalho para a equipe, aumentar o número de horas extras, longas jornadas de trabalho, cansaço excessivo e a criação de um ambiente de trabalho tóxico.

No entanto, a motivação e o engajamento saudáveis devem ser reconhecidos como algo positivo para a empresa e colaborador. Saiba mais a seguir!

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O que significa vestir a camisa da empresa?

O que é vestir a camisa da empresa? Essa expressão muito utilizada no mercado de trabalho está associada vêm da referência dos membros de uma torcida de futebol.

No mundo corporativo, essa expressão está associada ao nível de engajamento interno. Isso porque quando um trabalhador torce e faz de tudo pela instituição, dizemos que esse profissional veste a camisa da empresa.

Portanto, esse termo se refere ao quão engajado um colaborador está ou o quão apaixonado ele é pela empresa em que trabalha. Assim como os torcedores apaixonados pelos seus times de futebol, o funcionário que veste a camisa tem orgulho em fazer parte da sua instituição.

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Até que ponto é saudável?

É preciso saber até que ponto “vestir a camisa da empresa” é algo saudável para a saúde mental e física dos colaboradores. Afinal, é normal em algumas situações fazer horas extras para concluir um projeto ou alcançar uma meta, por exemplo.

No entanto, essas situações não podem se repetir constantemente. Isso porque pode ser que existam problemas de má gestão de tempo, prazos inatingíveis para as metas, entre outros.

Portanto, assim como os trabalhadores têm que entender seus limites ao se dedicarem à empresa, os setores de RH e DP, além dos CEOs, precisam respeitar as normas do contrato de trabalho de acordo com a lei trabalhista.

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Vestir a camisa da empresa de acordo com a lei

Dados oficiais da OMS mostram que as jornadas de trabalho acima de 55 horas semanais podem aumentar em 17% as chances de ataques cardíacos e de 35% o risco de mortes por AVC nos funcionários.

Portanto, a melhor maneira de permitir que seus funcionários vistam a camisa da empresa é respeitando as leis trabalhistas. O artigo 7º, inciso XIII, da Constituição da República, inclui entre os direitos dos trabalhadores, a:

[…] duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Sendo assim, ultrapassando esse limite, são consideradas horas extras, que conforme o artigo 7º da CF, inciso XVI, obriga o pagamento de no mínimo 50% superior à hora normal. Além disso, as horas extras para trabalho noturno soma esses 50% + 20% de adicional noturno.

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Mudança de valores dos jovens profissionais

Será que ter orgulho de vestir a camisa da empresa é um dos valores das novas gerações de trabalhadores? A juventude parece não estar interessada em vestir a camisa por um emprego. Um estudo realizado pelo Workmonitor mostrou que quase 2 em cada 4 profissionais da geração Z preferem ficar desempregados a permanecerem em um emprego de que não gostam. 

A explicação para esse desapego pelas empresas das profissionais das novas gerações é a busca por maior autonomia e mais flexibilidade no trabalho. Os objetivos dos recém-chegados ao mercado de trabalho é ter mais tempo livre, aproveitar a família e amigos, trabalhar em casa, viajar e buscar o bem-estar

Além disso, muitos desses jovens enxergam as empresas sem diálogo, sem reconhecimento dos colaboradores e com excesso de trabalho. Portanto, é preciso enxergar que os valores e expectativas dos jovens profissionais mudaram ao longo do tempo, e muitos deles buscam um equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e não querem sacrificar sua saúde física e mental pelo trabalho.

Tanto que a prática da demissão silenciosa é mais popular entre os jovens trabalhadores da Geração Z. 🎥 Entenda melhor no vídeo 👇

Afinal, vestir a camisa da empresa é uma prática atual ou ultrapassada? 

Será que ter orgulho de vestir a camisa da empresa é uma prática atual ou ultrapassada? De fato, fazer tudo pela instituição e comprometer a saúde mental e física não faz mais sentido atualmente.

No entanto, vestir a camisa da empresa de forma saudável ainda faz bem para os indicadores de RH, como níveis de engajamento, motivação e clima organizacional.

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Por isso, é importante que as empresas busquem novos valores para oferecer um ambiente de trabalho saudável e equilibrado. Afinal, reconhecer e recompensar o trabalho realizado pelos colaboradores é uma ótima forma de engajar e motivar os funcionários.

Como fazer o funcionário vestir a camisa da empresa?

Então como fazer o funcionário vestir a camisa da empresa, de forma saudável? Principalmente, os novos funcionários que possuem outra percepção sobre a relação empresa-trabalhador. Veja como o RH pode fazer o colaborador vestir a camisa da empresa sem comprometer o bem-estar mental e físico. Abaixo:

1. Liderança ativa e motivadora

Uma das formas de fazer o funcionário vestir a camisa da instituição é treinar a liderança para se tornar ativa e motivadora. Afinal, para os trabalhadores conquistarem bons resultados é necessário ter uma equipe motivada e engajada pelo seu gestor.

O papel do líder é impulsionar o time, saber atribuir as demandas e também colocar a “mão na massa”. Essas atitudes mostram o comprometimento e esforço do líder e seus liderados para entregar o melhor. Portanto, invista em treinamentos para a liderança!

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2. Dê feedbacks

O setor de Recursos Humanos precisa implementar uma cultura de feedback na empresa para tornar a comunicação clara e transparente entre os funcionários.

Além disso, os gestores e líderes precisam dar feedbacks regulares sobre as performances dos integrantes das suas equipes. Dar feedback é uma das formas de reconhecer o trabalho do colaborador, além de criar um clima organizacional saudável entre os profissionais.

3. Aplique avaliações

Mesmo com a cultura de feedbacks implementada é necessário aplicar avaliações para entender os níveis de motivação, satisfação e engajamento no trabalho.

Isso porque o colaborador pode se sentir mais à vontade em dar sua opinião no questionário sobre a empresa, clima corporativo, cultura organizacional, processos, ferramentas, entre outros pontos.

Portanto, aplique os questionários e realize ações para melhorar os resultados obtidos. Procure manter uma frequência de aplicação para identificar se as melhorias trouxeram retornos positivos.

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4. Flexibilidade

Em muitos casos, o desinteresse dos jovens trabalhadores em vestir a camisa da empresa não é pelo salário ou benefícios corporativos oferecidos.

A falta de flexibilidade é algo que faz muitos profissionais deixarem seus empregos, ou que aumenta os casos de demissão silenciosa. Por isso, ofereça flexibilidade aos colaboradores, como contratos de trabalho e jornadas flexíveis.

💡 Leia também sobre a Semana de 4 dias de trabalho no Brasil: como funciona e o que RH deve saber

5. Dê autonomia

Além de dar flexibilidade, os gestores precisam aprender a dar autonomia aos profissionais, sem deixar de delegar as tarefas. O ideal é incentivar as responsabilidades e envolver os colaboradores em decisões importantes, promovendo a confiança no trabalho dos envolvidos.

Além disso, ao dar mais autonomia no dia a dia para a realização das tarefas e nas tomadas de decisão, os funcionários se sentem respeitados e reconhecidos, passando a “vestir a camisa da empresa”.

6. Melhore o Employer Branding

Uma das formas de criar um clima mais humanizado no ambiente profissional é melhorar o Employer Branding, ou seja, a experiência do colaborador.

Portanto, o RH pode promover novas experiências para os funcionários se sentirem confortáveis dentro da organização. Existem várias opções, como dinâmicas em grupo, mensagens criativas, brindes e outras ações.

Dessa forma, os trabalhadores se sentirão reconhecidos e podem até virarem embaixadores da marca ao vestir a camisa da empresa.

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7. Ofereça melhores ferramentas de trabalho

Uma forma de reconhecer os esforços que o seu colaborador faz pela empresa é oferecer melhores ferramentas de trabalho, como softwares de Recursos Humanos que otimizam o setor e melhoram a rotina de todos os colaboradores.

Com esse software de RH é possível oferecer mais de 30 funcionalidades aos profissionais, que incluem:

Ao otimizar o setor de RH, os integrantes desse departamento poderão focar em ações mais estratégicas e humanas. Assim, os funcionários sentirão orgulho em vestir a camisa da empresa.

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Amanda Miquelino é redatora na Factorial para o mercado do Brasil. Jornalista e Criadora de Conteúdo, é apaixonada pela estratégia de SEO e pelo Marketing Digital. Por aqui, escreve tudo sobre o universo do RH para otimizar a rotina e a produtividade dos profissionais desse setor!   

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