Ir para o conteúdo

Setembro Amarelo nas empresas: qual o papel do RH na saúde mental no trabalho?

·
6 minutos de leitura

Qual o verdadeiro papel do RH com a saúde mental no trabalho? O Setembro Amarelo, entre muitas outras ações, vem reforçar a necessidade dos cuidados com a gestão de pessoas nas empresas.

O ambiente de trabalho possui uma grande carga de responsabilidade na saúde mental das pessoas. Afinal, boa parte da população passa mais tempo no trabalho do que em casa, o que torna essencial o debate sobre a saúde mental no trabalho.

Que tal conhecer mais sobre o Setembro Amarelo e como a saúde mental no trabalho está ligada a ele?

 Conheça uma tecnologia que ajuda na Gestão de Talentos da sua empresa

software-rh-dp-360

Setembro Amarelo: história

Inspirado pelo 10 de setembro de 2003, quando a Organização Mundial da Saúde definiu a data como Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o Brasil iniciou sua campanha em 2014.

Desde então, o mês de Setembro é conhecido como Setembro Amarelo. Criada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha busca conscientizar e reduzir os casos de suicídios no Brasil.

Os números de suicídios no Brasil vêm crescendo nos últimos anos. Isso torna ainda mais urgente deixar de tratar o tema como tabu.

No nosso país, cerca de 12 mil suicídios são registrados todo ano, sem falar dos casos de subnotificação. No mundo, são mais de 1 milhão de mortes.

Dessa forma, o Setembro Amarelo se tornou um programa de informação e conscientização com a população que envolve diferentes organizações. Governo, instituições não governamentais, empresas, órgãos de saúde, instituições sociais, imprensa e entre outras se unem para falar sobre a questão.

setembro amarelo empresa

A saúde mental no trabalho

Diferentes situações podem levar ao suicídio. É uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos. Também pode ter influências genéticas, culturais e socioambientais. Por isso, no local de trabalho, o departamento de Gestão de Pessoas deve estar alerta sobre essa condição.

Pesquisas demonstraram que cerca de 96,8% das pessoas que cometeram suicídios tinham transtornos mentais.

👉 A primeira delas é a depressão, em segundo o transtorno bipolar e por último, o abuso de substâncias.

Nesse sentido, a depressão já vem ocupando boa parte dos pedidos de licença-médica, junto com a ansiedade. Aliás, esse consiste em um dos tabus mais frequentes no espaço de trabalho, já que muitas pessoas consideram “drama” o que na realidade é uma doença.

No entanto, é fundamental que o setor de Recursos Humanos trabalhe esses temas com seus colaboradores.

A depressão e ansiedade são doenças que como consequência baixam a produtividade, ânimo e geram absenteísmo – ou ainda presenteísmo, que é quando o funcionário está na empresa, mas não rende nem consegue se concentrar.

Para identificar essa condição, devemos analisar o ambiente de trabalho. Muitas vezes ele é competitivo, cheio de demandas, estressante e angustiante.

Conviver com equipes e ambientes tensos aumenta as chances de tornar o colaborador mais suscetível à depressão e ansiedade. Sendo assim, a saúde mental no trabalho é dos fatores sobre bem-estar do colaborador que mais merecem atenção.

💡 Quer descobrir como seus colaboradores se sentem? Baixe grátis nosso Teste de Motivação no Trabalho

regras ponto eletronico

Como o departamento de RH pode atuar?

Como vimos, o o departamento de Gestão de Pessoas e RH é o mais indicado para ficar atento a situações que afetem a saúde mental no trabalho.O setor pode realizar atividades de conscientização junto aos colaboradores, abrir o tema para debate e implementar programas que cuidem da saúde mental no trabalho.

👉 Modelo de Plano de Comunicação Interna [Download grátis]

Segundo números da Top Employer Organization, órgão que classifica as melhores empresas para trabalhar, as empresas brasileiras investem em programas antiestresse representam 61%. Enquanto que a média mundial é de 82%.

Outro dado interessante é que o trabalhador brasileiro cumpre 15% mais horas extras que a média global.

Dessa maneira, se torna inclusive estratégico para as empresa criar medidas para o cuidado da saúde mental no trabalho. Isso implica focar em alguns aspectos do ambiente corporativo e do mercado de trabalho. Vamos ver mais detalhes abaixo!

5 estratégias para implementar políticas pró saúde mental no trabalho

Analisar as necessidades do trabalhador, como tornar seu dia mais agradável e identificar como o desenvolvimento profissional pode ser um aliado disso. Essas são algumas estratégias para implementar políticas pró saúde mental na sua empresa.

Como você deve saber, a gestão de pessoas vêm se tornando uma das principais vias para melhorar o employer branding, o relacionamento entre gestores e equipe, e promovendo melhores condições de trabalho.

Nesse sentido, observamos a relevância de alguns pontos:

Plano de carreira

Uma das pressões sociais mais fortes é pelo sucesso profissional. Dessa maneira, uma forma de dar mais segurança ao colaborador e lhe apresentar perspectivas reais sobre seu desenvolvimento na empresa é por meio de um plano de carreira sólido.

Desde sua chegada na organização, o RH deve abordar e traçar junto ao colaborador um planejamento sobre quais são as expectativas de empresa e funcionário. Assim como, quais serão os próximos passos do colaborador dentro da empresa.

plano de carreira

Mapear o nível de estresse

Dados e números são as ferramentas do profissional de RH deste século. E não há dúvidas que o RH continuará a utilizar esses suportes. Sendo assim, para identificar como anda a saúde mental no trabalho, uma boa maneira é mapear o nível de estresse na empresa.

Crie questionários, converse com gerentes e subordinados, identifique comportamentos e etc. O objetivo é obter um relatório sobre como vai o nível de estresse na empresa.

Com isso, será possível planejar ações de acordo com o resultado dessa pesquisa e de que maneira elas atuarão, de forma mais branda e constante, ou acelerada e pontual.

Afinal, é possível que alguns membros da sua equipe estejam passando por situações de forte tensão e necessitem de ajuda urgente.

👉 Conte com uma ferramenta automatizada, como um software de RH, para criar pesquisas na sua empresa e gerar relatórios 👇

botao demo

Crie canais de comunicação

Ao abordar o tema da saúde mental no trabalho ou ao implementar programas ligados ao Setembro Amarelo, também apresente formas do trabalhador informar ou cuidar da sua saúde.

Além da obrigatoriedade das empresas em estabelecer a segurança e uma cultura organizacional adequada, instituída pela Lei n.° 14.457/22, um canal de denúncias contribui para a saúde mental no trabalho.

O colaborador pode informar anonimamente se está passando por momentos difíceis e pedir uma indicação sobre o que fazer. Assim como informar sobre episódios de bullying ou problemas com outros colaboradores que podem estar causando situações incômodas.

📚 Leia mais sobre Canal de denúncias nas empresas: como implementar conforme a lei

Abra a discussão sobre o tema

Nunca é demais abordar, criar rodas de discussão ou enviar informes sobre a depressão, ansiedade e sobre suicídio. Quebrar o tabu inclui atividades como essa em que o tema não pode ser esquivado ou tratado como desnecessário.

Falar sobre saúde mental no trabalho é essencial para que o próprio colaborador esteja atento sobre sua saúde psicológica e saiba quando é preciso buscar ajuda profissional.

Invista em benefícios de saúde mental

Outra solução que empresas e RH encontraram foi adicionar serviços de atenção psicológica disponível para seus funcionários. Em tempos de quarentena, esse tipo de benefício foi mais procurado pelos departamentos pessoais, ao lado de softwares de RH.

Assim, é possível que os colaboradores tenham acesso facilitado e sem custos adicionais com profissionais de psicologia. Uma alternativa extra é também oferecer atividades relaxantes, como yoga no trabalho, atividades físicas leves e mais conforto no trabalho.

Além disso, pode ser o caso de melhorar as políticas de RH, como estender licenças-maternidade e paternidade. Pois, lembramos que a saúde mental também implica em tornar o trabalho mais flexível e adaptado às necessidades de cada colaborador.

RH, você monta relatórios sobre a produtividade e assiduidade dos seus colaboradores? Com a Factorial, você faz isso e muito mais!

✅ Solicite uma demonstração grátis e sem compromisso

botao demo

 

Renan Conde é Diretor Américas da Factorial, onde tem gerenciado grandes equipes e atuado no desenvolvimento de novos mercados como o Reino Unido, Holanda, Alemanha, Itália, Portugal, EUA e Brasil. Especialista no desenvolvimento de negócios internacionais há mais de 10 anos, passou por empresas como Casafari, a francesa Green-Acres, Coface, Icatu Seguros representando Insurope & Swiss Life no Brasil e Itaú. Formado em administração de empresas, já participou de conferências da Insurope em Leipzig onde foi premiado por Business Achievement Goal.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário